Casole d’Elsa: uma preciosidade no coração da Toscana

No coração da Toscana, na província de Siena, encontramos uma cidade muito especial: Casole d’Elsa, e é pra lá que te levo hoje!

0 51

Casole d’Elsa: uma preciosidade no coração da Toscana

Casole d’Elsa, na província de Siena, é uma pequena cidade no coração da Toscana e, apesar de pequena, é imensa em história, cultura e atrações para serem visitadas! Vamos conhecer Casole? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa introdução

Há algumas semanas eu fui convidada para um evento da Associazione Italiana Travel Blogger e a reunião aconteceu na charmosa cidadezinha de Casole d’Elsa, na província de Siena, na Toscana.

Era uma cidade que eu não conhecia, mas foi amor à primeira vista! Apesar de ser discreta, a cidade se apresenta de uma maneira muito aconchegante, parecendo nos abraçar assim que colocamos os pés ali! Casole tem apenas 3.890 habitantes, não é uma cidade grande, mas tem um charme todo especial, e por isso fiz questão de falar de Casole, pois é um lugar pouco conhecido por turistas, mas que há tanto a nos oferecer, tanto do ponto de vista turístico, quanto do ponto de vista naturalista.

Um pouco mais sobre Casole d’Elsa

Casole d’Elsa é um antigo povoado etrusco localizado na parte de trás de uma colina que oferece ao visitante uma vista panorâmica magnífica dos campos de Siena. Entre séculos XI e XII foi feudo dos Bispos de Volterra, e em 1260 passou ao domínio dos Sieneses. Com uma posição estratégica, ergueu diversas fortificações e, delas, ainda podemos ver duas torres ainda presentes ali.

A grande atração da cidade são, sem dúvida, suas muralhas. Você pode observá-la em todo seu esplendor e é composta por duas torres erguidas no final do século XV. Outra bela vista é a da Rocca, uma fortaleza do século XIV que, hoje, é sede da Câmara Municipal.

Outra atração imperdível é a Colegiada de Santa Maria Assunta, erguida no século XII em estilo românico-gótico. A Colegiada se destaca de todos os outros edifícios do centro histórico e, por isso, não é difícil identifica-la. Dentro dela você pode observar diversas obras de arte como o belo Cenotáfio de Beltramo Aringhieri.

Ao seu lado fica a Canonica, que abriga também o Museu Arqueológico da Collegiata, onde você pode seguir uma espécie de linha do tempo e entender toda a história de Casole, desde o período etrusco até os momentos atuais de cidade.

Minha experiência na cidade

Eu pude visitar a cidade de forma rápida, porém foi um passeio muito proveitoso. Pude visitar o museu e, posso dizer com propriedade: merece a visita! É um museu muito bem estruturado e as peças abrigadas ali são de grande interesse histórico cultural. O melhor de tudo é que a visita é guiada, e isso nos dá outra visão da história dessa cidadezinha tão especial. O museu entrelaça o patrimônio arqueológico com o histórico-artístico e é de uma beleza que impressiona!

Além do mais, em Casole você pode visitar empresas de agriturismo que oferecem excelentes opções de degustações de vinhos e queijos.

Rodeada pela natureza, a cidade também nos oferece a chance de nos conectarmos com o ar puro e com o verde presente ali de uma forma muito especial! Você pode alugar uma bicicleta e fazer um passeio delicioso pelas colinas, fazendo paradas estratégicas para admirar toda a beleza desse lugar.

Dica de ouro:

  • Não deixe de fazer uma degustação em Scorgiano. É tudo PERFEITO! 

Visite o Dreamwood Parque Natural de Esculturas!

Imperdível em Casole é também o Dreamwood Parque Natural de Esculturas. O local é lindíssimo e nos oferece inúmeras obras de arte. Localizado a 600 m acima do nível do mar, há cerca de 40 anos o escultor alemão Deva Manfredo construiu um mundo de fantasia feito de pedra e materiais encontrados na mata.

O local se tornou um verdadeiro labirinto de Arte Ambiental, e se estende por quase 10 hectares. Ali você pode observar aproximadamente 250 obras, entre figuras antropomórficas, templos e cidades em miniatura de civilizações antigas, além de mandalas grandiosas feitas com pedras coloridas; também é possível observar jogos de pedras com formas meio estranhas de árvores, pedras espalhadas pelo chão, que formam tapetes de cores que encantam.

A floresta convida a parar e observar o redor, respirar fundo e agradecer a oportunidade de estar em um local como esse. A visita também é guiada e leva, mais ou menos, 2 horas para ser concluída.

Para os amantes do vinho, sugiro um lugar muito especial! Siga para a Vinícola Luminosità, que é de um brasileiro e é um lugar, de fato, fantástico!

Temos um post completo sobre esse lugar fantástico, e te convido a dar uma olhada CLICANDO AQUI!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Onde se hospedar em Casole d’Elsa?

Como convidada para o evento, fui muito bem recebida pelo assessor do turismo de Casole, Daniele – a quem quero agradecer imensamente pela hospitalidade.

Ficamos acomodados (muito bem acomodados) em um hotel delicioso, imerso na natureza, e muito bem localizado, o Hotel Terre di Casole. Ali você encontra um hotel delicioso, com serviços impecáveis, e muito charme!

O hotel existe há mais de 40 anos e, antes de ser hotel, era uma casa de campo de uma família, que reunia os amigos e os familiares, ou seja: parece, até hoje, que estamos em casa! Além de sua localização mágica, o hotel oferece diversas facilidades e vistas maravilhosas, especialmente durante o pôr-do-sol.

É, realmente, de tirar o fôlego! É perfeito para todos os públicos e é de uma beleza que faz com que caímos de amores por ele!

Veja algumas fotos oficiais do hotel!

Créditos: Hotel Terre di Casole

Bom saber…

  • Caso tenha interesse de realizar alguma atividade na cidade, fale comigo! Será um prazer te ajudar a passar momentos incríveis nesse lugar cheio de magia e beleza!
  • Em Casole você pode realizar aulas de culinária, trekking, passeios de bicicleta, visita ao apiário, piqueniques, degustações e muito mais!

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!

 

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Conclusão

Casole d’Elsa: uma preciosidade no coração da Toscana! Casole é uma cidade muito especial! Se você gosta de turismo de experiência, se você prefere um turismo mais autentico, longe dos grandes centros, ou se busca somente experiências diferentes, novas, e quer paz e tranquilidade: esse é o seu destino, pode ter certeza!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!




Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!