Como passar pela imigração italiana?

Passar pela alfândega pode apavorar algumas pessoas, principalmente por causa do idioma, mas com nossas dicas, você não terá problemas!

2 16.980

Como passar pela imigração italiana?

A imigração talvez seja a parte mais chata de uma viagem, principalmente na alta temporada: há filas, às vezes demora e nem sempre um entende o idioma do outro. Na Itália a passagem pela alfândega é, geralmente, bem tranquila, claro que às vezes eles podem te parar para solicitar informações, mas é um procedimento de praxe, portanto não ache que você foi parado por causa da aparência ou porque eles ‘desconfiam’ de algo. Vamos aprender como passar pela imigração italiana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Documentação para entrar Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: Como passar pela imigração italiana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Nossa Introdução

Como NÃO estamos falando de pessoas ‘procuradas’, não há com o que se preocupar! (risos). As autoridades tem um tipo de ‘padrão’ na hora de parar ou não um passageiro, eles geralmente solicitam maiores informações para quem está viajando sozinho ou para quem está com muita bagagem. Mesmo depois de ter retirado as malas da esteira e estar com o passaporte carimbado, há outro controle de segurança no portão de saída, ou seja, é nessa hora que podem (ou não) te solicitar para, por exemplo, abrir as malas. Também é procedimento de praxe. Pessoal, tenham uma coisa clara na mente de vocês: o objetivo deles NÃO é barrar turistas, é SOMENTE fazer o trabalho deles! 🙂

1) Como passar pela imigração italiana? SAIBA SE É NECESSÁRIO O VISTO

O visto NÃO É NECESSÁRIO para entrar na Itália. Brasileiros podem ficar até 90 dias na Itália sem a necessidade de visto; caso você vá ficar mais de 90 dias em solo italiano, é necessário entrar em contato com o Consulado Italiano no Brasil, antes de viajar. Muitos acham que basta viajar com o passaporte em mãos, NÃO!  Esteja sempre com outro documento com foto como, por exemplo, CNH ou RG e deixe-os sempre à mão. “Perdi meu passaporte na Itália, o que fazar?” Leia esse post antes de sua viagem e saiba as precauções necessárias. Não deixe de assistir nosso vídeo a seguir, é muito importante!!! “Melhor prevenir que remediar” 😉

2) Como passar pela imigração italiana? DOCUMENTOS EM MÃOS

Para se ter sempre à mão: passagem de volta, seguro obrigatório e reserva do hotel. Leia também nosso Post Especial sobre “Documentação para entrar na Itália

3) Como passar pela imigração italiana? HOSPEDAGEM RESERVADA

Se você for se hospedar na casa de amigos, apresente a carta convite no guichê. Não sabe o que é isso? Então leia nosso post “Carta Convite para entrar na Itália“.

Importante Saber

Lembre-se que os agentes estão somente fazendo o trabalho deles e protegendo o próprio país, então não há com o que se preocupar. Não se esqueça, infelizmente, nem todas as pessoas são ‘do bem’ e esse tipo de controle é muito importante para todos os países, então tenha calma e paciência, O.K.?

4) Como passar pela imigração italiana? SABER UM POUCO DO IDIOMA

Os italiano falam inglês? Alguns sim, outros não! Mesmo assim, os italianos tentam MUITO entender os visitantes que estão chegando na “casa deles”, e alguns até arriscam um português por pura simpatia e outra, o fluxo de pessoas que eles atendem por dia é enorme, então, mesmo sem querer, eles acabam aprendendo algumas palavras em outras línguas. Leia também nosso Post “Vocabulário Básico“. Seria muito interessante se você aprender algumas palavras em italiano, ajuda muitoooo.

5) Como passar pela imigração italiana? PERGUNTAS FREQUENTES NA IMIGRAÇÃO

Para auxiliar quem não fala italiano e viaja pela primeira vez, abaixo listamos as perguntas e respostas mais frequentes feitas na imigração.

Parla italiano?  Parla inglese? (Você fala italiano? Fala inglês?)

⇒No! (pronuncia-se: Nô!)

Qual è il motivo del viaggio? (Qual o motivo da viagem?)

Há inúmeras variações, mas todas querem dizer a mesma coisa: qual o motivo da viagem? Então eles podem te perguntar: Perchè sei in Itália?; Qual è il scopo del viaggio?; Qual è la ragione del viaggio?

⇒Turismo!

È la tua prima volta in Itália? (É a sua primeira vez na Itália?)

⇒Si!

Qual è il suo destino finale? (Qual é o seu destino final?)

⇒Roma!

Posso vedere il tuo biglietto di ritorno? (Posso ver sua passagem de retorno?)

⇒Si!

Posso vedere la riserva del albergo? (Posso ver a reserva do hotel?)

⇒Si!

Può aprire la valigia, per cortesia? (Pode abrir a mala, por favor?)

Às vezes eles não são tão “educados” a ponto de pedir “por favor” (risos), então você também pode ouvir um “Apra la valigia!”.

⇒Va bene! Grazie! Buon viaggio! (Está bem! Obrigado! Boa viagem!).

E foi assim que você passou pela alfândega italiana sem NENHUM problema! Viu só?! Nenhum motivo para ficar nervoso, não é mesmo?!

Dicas Importantes

  • Evite “enfeitar o pavão!” Se você NÃO FALA italiano, um simples ‘no’ basta. Se você se estender demais ‘falando’ italiano, o agente pode achar que você está mentindo ou brincando e ele pode acabar implicando com você, fazendo esse procedimento durar mais ainda! Então, fique no básico!
  • Aprenda o nome da cidade que está indo em italiano! Por exemplo: Milão é Milano, Florença é Firenze, Veneza é Venezia, Torino é Turim.
  • Se você tiver a carta convite, apresente ao agente no momento em que te perguntar sobre o hotel. Ela serve como ‘reserva de hotel’ também.

Assista esse vídeo e saiba: Quais são as palavras mais usadas durante uma viagem na Itália? Na imigração! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Passar pela alfandega é muito mais simples do que se imagina mesmo pra quem não fala italiano, então não há necessidade de se preocupar, nem de ficar nervoso! Anzi (pelo contrário), quanto mais você demonstrar nervosismo maior a possibilidade deles pensarem que tem alguma coisa de errado, portanto, relaxa, aproveite sua viagem e ‘arrivederci’

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!