Dinheiro ou cartão: o que usar na Itália?
Viajar sempre traz muita felicidade, cultura, novidade e animação para quem embarca, mas também traz muitas dúvidas e uma das mais comuns é dinheiro ou cartão: o que usar na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Antes de tudo é bom saber que, além do cartão e do dinheiro, há outras opções para pagar suas despesas na Itália: você pode usar cheques de viagem, conta digitais internacionais, cartão de débito e tantos outros, inclusive apps de transferência bancária, porém, é bom estar ciente de que cada uma delas oferece uma taxa diferente da outra e, para não ter nenhuma surpresa desagradável, sugiro que você se organize com antecipação em relação aos meios de pagamentos que irá utilizar. É bom saber algumas coisinhas sobre valores para entrar e sair do país ANTES da sua viagem. Leia também: Usar ou não usar cartão de crédito na Itália?
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Há um limite de dinheiro para levar para a Itália?
Sim! O limite determinado pela Receita Federal é de US$ 10 mil (regra válida para dinheiro em espécie) – sem a necessidade de declarar o valor. Caso você leve uma quantia maior – ou entre com valores acima de US$ 10 mil ao retornar – é necessário declarar para a Receita Federal na alfandega. Leia também sobre os Melhores Cartões Pré-pagos para você viajar para a Itália!
Há uma quantia mínima de dinheiro que devo levar?
Normalmente os países possuem o direito, por lei, de poder exigir um comprovante de que você é capaz, financeiramente, de se manter por ali durante a sua estadia, ou seja, pode ser, sim, que eles peçam provas de que você tem dinheiro suficiente para transitar pelo país visitado durante o período informado a eles no momento da imigração. Geralmente o valor fica em torno dos 120 euros por dia (por pessoa), mas varia de país para país.
“Ah Ana Patrícia, mas se eu vou ficar na Itália por mais dias, não posso levar mais dinheiro porque senão irão me fazer pagar impostos!” – exato, e é por isso que um dos melhores meios para “provar” aos agentes alfandegários que você consegue se manter financeiramente no país é o abençoado cartão de crédito internacional.
Dica de Ouro
- É bom lembrar de que nos grandes centros urbanos, muitos estabelecimentos aceitam cartão de crédito, porém, em alguns locais mais remotos, ou menores, há lugares que só aceitam dinheiro, ou seja: esteja preparado! Use e abuse das moedinhas que receber de troco! Eles AMAM!
1) É seguro andar com dinheiro na Itália?
Sim, mas não! Calma que eu explico! Andar com dinheiro em espécie na Itália é necessário, pois como já disse não são todos os locais que aceitam cartão de crédito, principalmente em cidades mais remotas, porém, andar com uma grande quantidade de dinheiro, claro que – como em qualquer outro lugar do mundo – é perigoso, e desnecessário! Leia também Como funcionar o Tax Free na Itália?
E onde você pode deixar seu dinheiro?
No cofre do hotel. Alguns hotéis, além de disponibilizarem cofre no quarto, disponibilizam também o cofre da recepção (alguns cobram o serviço, outros não), então, a dica é nunca sair com todo o seu dinheiro, deixe parte dele no hotel. Leia também: Como comprar Euro?
2) E cartão de crédito: vale a pena usar?
Para compras corriqueiras a resposta é simples e direta: não! Isso porque você paga o IOF (imposto sobre operações financeiras)* POR OPERAÇÃO, ou seja, a conta pode ficar cara no final da viagem.
*o IOF, a partir de 2 de janeiro de 2023, deixará de existir a partir de 2028, no entanto, até lá, o valor será reduzido anualmente, como segue abaixo:
- 2023: 6,38% para 5,38%;
- 2024: 5,38% para 4,38%;
- 2025: 4,38% para 3,38%;
- 2026: 3,38% para 2,38%;
- 2027: 2,38% para 1,38%;
- 2028: 1,38% para zero.
A mudança ocorreu por conta de um Decreto Federal e tem como objetivo reduzir a zero, até 2028, as alíquotas do imposto cobradas sobre operações de câmbio.
Lembre-se:
- Lembre-se de que o valor do IOF em compras no exterior é calculado no valor da compra já em reais, e não em euros como muitos pensam – ainda assim, é um imposto alto.
Use o cartão para emergências como, por exemplo, uma noite extra em um hotel que não estava na programação, ou quem sabe um jantar em um restaurante que você encontrou por acaso, amou, e está sem dinheiro vivo.
3) Conta digital multimoedas: Wise
Uma das maneiras mais simples de transitar com dinheiro sem se preocupar é utilizando uma conta digital multimoedas! Não sabe o que é isso? Eu te explico! Uma conta digital multimoedas é uma conta que funciona da mesma maneira que uma conta física, mas te permite movimentar dinheiro em diversas moedas estrangeiras.
A Wise é uma excelente opção, pois te oferece diversas vantagens como: é gratuita, te permite enviar e receber dinheiro do país e fora dele, te oferece a vantagem de movimentação financeira no exterior, e ainda te dá um cartão de crédito internacional.
Detalhe: eles operam com moedas comerciais, ou seja, mais em conta do que moeda turismo!
As taxas são excelentes:
O cálculo inclui uma tarifa fixa, que varia conforme o tipo de pagamento que pode ser transferência bancária, boleto e cartão de crédito ou débito, acrescida de IOF. A taxa do IOF é de 1,1%, ao enviar para uma conta própria, e de 0,38%, para contas de terceiros! E sem surpresas, pois você pode fazer a simulação de valores ANTES de realizar a operação.
Quer cartão digital?
A Wise tem também! O cartão Wise é de débito internacional e funciona em mais de 200 países, atendendo 55 moedas diferentes. Além de pagar suas compras, o cartão também te permite sacar dinheiro no exterior gratuitamente.
As tarifas do cartão podem ser até sete vezes, sim, SETE VEZES mais baratas do que as de um cartão internacional convencional e NÃO TEM ANUIDADE!
O diferencial do cartão Wise é que ele não exige que o cliente tenha saldo na moeda da transação para concluir a operação, por exemplo: se você gastar dinheiro em euro e sua conta tiver em dólares, o valor será convertido automático e gratuitamente, acrescentando somente a taxa de câmbio.
E a Wise é segura?
Muito! A Wise é autorizada pelo Banco Central e também exerce função como instituição financeira. A empresa já atua no mercado desde 2011 possui mais de nove milhões de clientes em 71 países.
SURPRESA!
Se quiser abrir sua conta AGORA e receber de presente a isenção de uma transferência de até 500 euros, clica aqui neste link: wise.com/invite/u/anas3785
E lembre-se de me contar o que achou do Wise!
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba comigo qual a melhor forma de pagamento na Itália: dinheiro ou cartão?
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Dinheiro ou cartão: o que usar na Itália? Tenha dinheiro sempre com você, mas não deixe seu cartão de crédito em casa! Na dúvida? Venha para o futuro: conheça a Wise!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!