Conheça o Parque dos Monstros de Bormazo na Itália!

Hoje te levo para conhecer um dos parques mais fascinantes de toda a Itália. Vamos para a região do Lazio para visitar o Parque dos Monstros.

0 53

Conheça o Parque dos Monstros de Bormazo na Itália!

Hoje vou te levar para um dos parques mais interessantes de toda a Itália: o Parque dos Monstros, que também é chamado de Bosque Sagrado, na província de Viterbo, no Lazio. Apesar do ter esse nome, o parque é um local belíssimo e surpreendente! Vamos saber mais? Conheça o Parque dos Monstros de Bormazo na Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Hoje seguimos para a magnífica região do Lazio, mais exatamente na província de Viterbo, onde iremos conhecer o famoso Parque dos Monstros. O parque fica na localidade de Bomarzo e atrai diversos turistas durante o ano todo. A cidade está localizada no coração de Tuscia, entre as encostas das montanhas Cimini e o vale do rio Tibre e é rodeada pela natureza. Leia também: Melhor Consultoria de Viagem para Itália?

Como surgiu o parque?

O Parque dos Monstros nasceu em 1552 e é o único parque do gênero no mundo. Segundo a tradição, Pier Francesco Orsini, um nobre que governava essa área, ordenou a criação do parque por amor de sua amada esposa que acabara de morrer. Devastado por sua morte, ele quis expressar todas as suas tristezas através de obras, que estão nestes jardins. Foi então que ele pediu a um famoso arquiteto renascentista, Pirro Ligorio, que projetasse as criaturas e os monumentos mágicos do parque. Todos estão esculpidos na rocha e foi um pedido direto de Pier, mas após a morte dele, o parque foi esquecido por 400 anos até que, em 1954, Giovanni Bettini comprou o terreno e restaurou todas as obras dispostas ali. Com o passar dos anos, a natureza fez seu papel e se fundiu, de forma muito interessante, aos monumentos presentes ali.

O Parque e suas Obras

O parque possui mais de 25 obras e nos apresenta, algumas vezes, estranhas – e meio assustadoras – formas mitológicas. São enormes e cheias de mistério, nos apresentando muitas criaturas. Ali você pode observar imagens de diversos deuses como Proteu, filho do deus do mar Netuno; Ogre, deus do submundo; Cérbero, o famoso cachorro de três cabeças; e até mesmo Afrodite, a deusa grega do amor.

As Atrações no Parque dos Monstros

Percorrer o Parque dos Monstros é viajar entre metáforas e arte. As esculturas do Parque dos Monstros nos faz percorrer um itinerário de várias etapas, e diversas emoções, todas simbolizadas pelas figuras que chamam atenção de nossos olhos. As obras do parque nos dão diversas possíveis leituras do que elas representam e, embora nos confunda muitas vezes, cada pessoas tem uma visão do que está vendo. Leia também nosso Post Especial Como Planejar uma Viagem para a Itália?

Nosso Roteiro no Parque dos Monstros

Na entrada você encontrará duas esfinges; símbolo de enigma e da dúvida, em uma das estaturas podemos ler: “Você que entra aqui mente parte por parte e depois me diga se tantas maravilhas foram feitas por engano ou pela arte”; é, na verdade, um convite à reflexão, como se fosse uma advertência ao espírito sobre a falácia das aparências e da realidade.

Seguimos para a direita, já que o caminho da esquerda é delimitado por rostos inquietantes e termina a poucos metros diante de uma enorme máscara, podendo ser visitado depois. Continuando para a direita, descendo, você pode observar uma das primeiras figuras importantes e imponentes do parque. A imagem nos remete a uma imagem de uma possível briga, onde representa a raiva e a frustração dos seres humanos. Junto à essa imagem, perto do leito do rio, ficam algumas das obras mais misteriosas e espetaculares do local, incluindo um peixe gigante, uma tartaruga e Pégaso.

A Casa Inclinada

Conforme caminhamos e exploramos as imagens, encontramos uma das obras mais curiosas do parque. É a chamada “Casa Inclinada”, uma pequena joia da arquitetura renascentista que parece querer simbolizar nossa impressão de vertigem causada por todas as obras presentes ali. Ao mesmo tempo nos dá a sensação de que ‘tudo está em seu devido’ lugar, como se fosse um símbolo nos dizendo “está pendendo, mas está sob controle”.

Dali, podemos ir para o ponto mais especial do complexo:

Uma clareira que abriga figuras incríveis e enigmáticas. Ali podemos ver Netuno, um dragão, um elefante que esmaga um guerreiro e uma varanda rodeada de taças com frases herméticas. Aqui também notamos a imagem assustadora do Ogro, a escultura mais famosa de todo o parque. O Mascherone (a grande máscara) é definido por muitos como o “Portal do Submundo” e assume características diferentes dependendo da hora do dia e da luz que incide ali. É possível entrar na obra, embora seja em um espaço reduzido, por conta de suas mandíbulas bem abertas. O que mais nos impressiona é a frase gravada nos lábios do monstro: “todo pensamento voa”, que talvez queira nos dar a ideia de abandono da razão e da nossa própria permissão para sonhar.

Última etapa do caminho esotérico

Saindo dali podemos seguir para a última etapa do caminho esotérico e visitar o Tempietto. Antes encontramos o pequeno templo, encontramos Cerberus, o cão de três cabeças que parece estar ali como um guardião assustador. O local nos inspira a transmutar, repensar e mudar nossas ideias sobre os sentimentos e como os expressamos, tudo, claro, de forma velada, mas muito óbvia para quem se permite mergulhar nesse mundo de fantasia.

Mais um pouco sobre o Parque dos Monstros

O parque nos convida, sem percebermos, a nos livrarmos de todos os preconceitos em relação aos sentimentos que, nem sempre são bons, mas que estão presentes em nossas vidas. O parque pode ser considerado um livro esculpido em pedras e está pronto para ser lido e nunca mais esquecido.

Informações Úteis sobre o Parque dos Monstros

O horário de funcionamento do Parque dos Monstros pode sofrer alterações sem aviso prévio, então, antes de sua visita, sugiro que você entre no site oficial do Parques dos Monstros e verifique os horários atualizados. Em tempo: o ingresso custa 11 euros.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!



Conclusão

Conheça o Parque dos Monstros de Bormazo na Itália! O Parque dos Monstros é o tipo de lugar que merece uma visita, pois, com toda certeza, vai te surpreender. O local vai além de figuras mitológicas e esculpidas em rochas. Exótico, o parque é um lugar único em seu gênero e te convida a fazer mais do que uma visita: te convida a refletir sobre a vida, sobre os sentimentos – bons e ruins – e sobre tantos outros assuntos que, na correria do dia a dia, tiram nossa atenção do nosso verdadeiro ‘eu’ e da maneira de como lidamos com tantas emoções ao nosso redor.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!