Conheça Roccaporena: cidade natal de Santa Rita

Roccaporena, na província de Perugia, Umbria, divide suas atenções com Cássia e é o berço de Santa Rita. É uma cidade cheia de magia que, com toda certeza, irá te surpreender.

0 102

Conheça Roccaporena: cidade natal de Santa Rita

Quando falamos de Santa Rita logo pensamos na cidade de Cássia, mas o que poucos sabem é que, na verdade a cidade natal da Santa é Roccaporena, ambas na Umbria, e é pra lá que nós vamos hoje. Vamos ao nosso post do dia? Conheça Roccaporena: cidade natal de Santa Rita. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Não há dúvida de que a vida de Santa Rita foi fascinante e sua história será para sempre lembrada com carinho por seus devotos. Apesar de a Santa ter escolhido Cássia para escrever sua história, poucos sabem que, de fato, sua cidade natal é Roccaporena, também na região de Úmbria e é para lá que nós vamos hoje. Saiba tudo sobre Cassia aqui!

Um pouco sobre Roccaporena 

A cidade de Roccaporena já era habitada desde os tempos pré-cristãos e, desde sempre, já tinha uma conotação religiosa bem antes do nascimento de sua ilustre Santa. Pesquisadores já confirmaram que na Idade Média, a cidade de Roccaporena fazia parte do Castaldato Equano que, por sua vez, era parte do Ducado de Spoleto fundado em 571 pelos lombardos. Os habitantes dessa região trabalhavam, predominantemente, na zona rural e cultivavam cereais e diversos animais de pastoreio. Saiba aqui como chegar a Cassia a partir de Roma!

Em 1080, os monges de Farfa separaram o antigo Castaldato em onze comunidades monásticas e a quarta parte disso foi destinada a Roccaporena. Ali foi fundado um mosteiro, que mais tarde seria dedicado a S. Montano sob a Regra de S. Bento. Até 1900, que foi o ano da canonização de Santa Rita, Roccaporena permaneceu quase intacta ao que era nos séculos XIV e XV: isolada, tranquila e apresentava somente um acesso que chegava a Cássia, seguindo o curso do riacho e passando por Corno e sob as falésias de Colle Castellano. Logo após os períodos das duas guerras mundiais, foi pavimentada a estrada que une a vila à capital e que, hoje, permite o acesso dos milhares de peregrinos que passam por ali todos os anos.

1) Conheça Roccaporena: VISITE A CASA NATAL DE SANTA RITA

A Casa Natal de Santa Rita é um dos lugares mais famosos e imperdíveis, sem dúvida. O local de nascimento de Santa Rita ainda está ali, mas é importante lembrar de que a casa pode não ser, de fato, a casa onde a Santa nasceu: eu explico. Não há registros concretos sobre o assunto, porém, após diversas pesquisas por parte dos historiadores, eles acreditam que a casa, realmente, seja essa. O Cardeal Fausto Poli, homem de já que Rita era muito venerada ali e, por isso, mandou adaptar a casa a uma capela, o que serviria como a ‘atestado’ caso acontecesse algo com a casa. A casa é simples, mas possui uma energia de paz e tranquilidade, o que atrai muitos turistas durante o ano todo.

2) Conheça Roccaporena: VISITE A CASA CONJUGAL DE SANTA RITA

Outro local imperdível é a Casa Conjugal de Santa Rita. Aqui Rita viveu desde que se casou até o dia em que foi aceita na Ordem de Santo Agostinho. Em 1599, um terremoto devastou a cidade toda, porém essa casa continuou intacta.  Dentro da casa você pode ver um famoso quadro que mostra Rita no recebendo o espinho. O quadro é de meados do século XVII e foi encomendado pelo Cardeal Poli ao pintor napolitano Luca Giordano.

3) Conheça Roccaporena: VISITE O LAZZARETO

Não deixe também de visitar o Lazzareto, que era o lugar onde Rita cuidava dos doentes e dos estrangeiros. Na época de Rita, o local foi colocado sob a proteção da Madonna della Concezione e muitos estrangeiros paravam ali, pois sabiam que seriam bem recebidos. O nome “Lazzareto” se dá por conta de ser um local usado como unidade de saúde durante as epidemias de peste que assolaram a Úmbria. Das três salas que tinham ali, hoje temos somente duas. Os afrescos presentes nos cômodos são do século XVI.

4) Conheça Roccaporena: VISITE A IGREJA DE SAN MONTANO

A Igreja de San Montano também é um ponto importante na cidade. A igreja dedicada a S. Montano é do século XII e teve um papel fundamental nos trinta e seis anos em que Rita viveu em Roccaporena. Foi aqui que ela recebeu sua primeira instrução religiosa, e se casou com Paolo di Ferdinando. A igreja que vemos hoje é o resultado de diversas obras ao longo dos anos. A mais antiga delas tinha somente uma nave e, hoje, fica à esquerda; a nave da direita foi erguida no século XIV.

5) Conheça Roccaporena: VISITE O JARDIM DO MILAGRE

Impossível deixar de ver também o chamado Jardim do Milagre. Um jardim belíssimo cheio de rosas e figos. Contam que no dia 30 de outubro de 1526, a Comissão para a Causa de Beatificação foi ao pequeno jardim e, ali, eles encontraram a figueira. Mas por que essa árvore é tão importante? Porque ela dá frutos, também, no inverno, já que a fruta – em teoria – não cresce diante de baixas temperaturas. Dentro da construção presente ali, fica uma estátua de bronze do escultor Rodolfo Maleci (1941) que nos apresenta a Santa gravemente doente; nesse momento ela teria pedido “uma rosa e dois figos da horta em Roccaporena”. Sabendo que, durante o inverno, isso seria impossível, eles foram ao jardim e encontraram o que havia pedido a Santa; há uma inscrição ali que conta essa história e data de 1600.

6) Conheça Roccaporena: VISITE A ROCHA DA ORAÇÃO

A Rocha da Oração é outro ponto muito visitado pelos peregrinos! Era ali que Rita se refugiava para rezar e conversar com Deus. O Rochedo de Roccaporena conta com 827 metros de altura e, ali, no topo, ficava a “Rocca del Barone”, uma espécie de torre de vigia romana tardia que foi destruída durante as invasões bárbaras do século VI. Rita foi uma mulher de oração e em sua íntima relação com Deus, ela encontrou forças para transfigurar a realidade sem fugir dela e vivê-la intensamente com sabedoria e amor, espalhando isso para o próximo. A pequena igreja encontrada ali é de 1919 e foi restaurada em 1941 e em 1979, por conta de um terremoto que a deixou quase toda destruída.

7) Conheça Roccaporena: VISITE O SANTUÁRIO DE SANTA RITA

O Santuário de Santa Rita de Roccaporena é um dos mais bonitos da Itália. Foi consagrado em 1948, e seu projeto foi feito pelo arquiteto Oreste Della Piana, de Turim. No pórtico de quatro faces podemos ver a belíssima fachada, um chafariz, e uma a estátua de Santa Rita. Duas capelas ficam ao lado da nave central e, naquela da direita, conserva-se o manto da Santa em uma caixa de prata. O mosaico da abside foi feito por Righini-Politi e inaugurado em 18 de junho de 1967, retratando o Crucifixo, o Addolorata, Santo Agostinho, São Nicolau de Tolentino, Santa Rita, São João Batista e São Montano. É lindíssimo!

Bom Saber…

Pessoal, a cidade é uma delícia e nos oferece uma atmosfera de paz que poucas cidades no mundo conseguem. É possível visitar os pontos principais em apenas um dia, mas se eu posso lhe dar um conselho: não faça esses trajetos com pressa. Dica de Ouro: Cássia fica a apenas 6 quilômetros de Roccaporena. Se quiser saber mais sobre Cássia, te convido a conhecer nossa seção sobre Cássia, clique aqui para saber mais!


Mapa de Cássia até Roccaporena

Conheça Roccaporena: cidade natal de Santa Rita
Fonte: Google Maps

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Roccaporena: cidade natal de Santa Rita – Quer passar mais tempo por ali? Quer conhecer a cidade e a história de Rita em detalhes? Fale comigo! Lembre-se de que sou consultora de viagem e posso te ajudar a organizar sua viagem dos sonhos para que você possa visitar, de maneira única e inesquecível, todos os pontos importantes que contam a interessante e belíssima história de Santa Rita.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!