Pequenos conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália!!
Caro leitor, gostou da temática do nosso post? Pequenos conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália? O blog Viajando para Itália participa como convidado da Revista de Turismo Mala para dois. Estou muito contente em poder ser integrante da revista e colaborar com os posts sobre a Itália. Esse foi meu primeiro post, por isso me apresento: Sou consultora turística, trabalho organizando a viagem de brasileiros para toda a Itália, além de escrever em meu blog, Viajando para Itália, onde dou conselhos sobre como planejar a viajem para esta bela terra. Saiba aqui: contratar Consultoria Especializada em Viagens para Itália: vale a pena?
Revista Mala para Dois
A revista “Mala para Dois” deu-me a oportunidade de te contar tudo sobre a Itália turística e menos turística, por isso se esse país faz parte das tuas metas e do seu sonho, não deixe de me seguir, O.K.? Leia o nosso post do mês de Julho e conheça aqui a Comunidade de Mala para Dois! Visite o site do nosso parceiro e siga todas as matérias das revistas (você poderá abaixar GRATUITAMENTE) que são super especiais!! Veja a revista de Julho/2015 aqui! O nosso primeiro post será dedicado a seção: “Uma viagem segura, conselhos para quem vai pela primeira vez”.
Nossa Introdução
Vou dar alguns conselhos rápidos e práticos sobre a Itália e tenho certeza que te ajudarão a planejar melhor a sua viagem. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!1) Primeira vez na Itália: USANDO O CARTÃO DE CRÉDITO
Você poderá usar os principais cartões de crédito na Itália. Dificilmente encontrará uma loja/estação ferrovia/restaurante onde não possa usar o cartão. Muitas vezes na entrada da Loja você poderá ver o símbolo dos cartões aceitos. Não esqueça de pedir autorização prévia para o seu cartão antes de viajar.
Importante:
- Para sua segurança informe para sua Operadora do Cartão o período em que estará na viajando na Itália.
- Leia os posts: Usar ou não usar cartão de crédito na Itália? e Melhores cartões pré-pagos para viajar para Itália?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba quanto você vai gastar na Itália!
2) Primeira vez na Itália: DANDO GORJETAS
As gorjetas não são obrigatórias na Itália, mas geralmente as pessoas deixam sempre nos restaurantes/pub etc, uma gorjeta de 10% do valor do serviço. Quando você contrata o serviço de um táxi/transporte privativo ou guia de turismo, dar a gorjeta significa mostrar satisfação pelo serviço recebido, obviamente quanto maior a gorjeta, maior é a satisfação. Leia também: Como se comportar na Itália? Etiqueta na Itália? Gorjeta dar ou não dar? – Vamos aprender mais sobre este assunto assistindo o vídeo a seguir.
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba se é ou não obrigatório dar gorjetas na Itália!
3) Primeira vez na Itália: USANDO O CELULAR
Se alguém do Brasil te chamar em um número italiano, deve sempre colocar o DDD +39 na frente do número. Se você for ligar para o Brasil, deve sempre colocar o DDD +55 na frente do número.
Usar o teu telefone na Itália pode trazer surpresas desagradáveis, te aconselho a comprar um chip telefônico italiano com promoção internet. Você vai precisar somente do teu passaporte para poder compra-lo. O custo médio do chip, incluindo promoção internet é de € 20.00. Leia também: Como comprar um chip pré-pago na Itália? e Como sair com o celular do Brasil pronto para usá-lo na Itália?
4) Primeira vez na Itália: CONHECENDO OS HORÁRIOS DAS LOJAS
Geralmente as lojas estão abertas de segunda a sábado das 9.30 as 12.30 e das 15.30 as 19.30, mas os centros comerciais e as grandes lojas, muitas vezes fazem os horários continuados até as 21.00 e algumas vezes até 22.00. Nas grandes cidades também é normal encontrar as lojas abertas aos domingos. Conheça nossa seção Shopping na Itália! e Leia também: Quais são os horários dos principais monumentos na Itália?
5) Primeira vez na Itália: BEBENDO ÁGUA NAS TORNEIRAS
Beber água em torneiras dos hotéis ou fontes nas cidades? Geralmente a água é potável, por isso te aconselho sempre a levar uma garrafa vazia de água para quando tiver sede passeando nos centros históricos.
6) Primeira vez na Itália: A ITÁLIA É SEGURA?
Segurança na Itália? Atenção no transporte público, principalmente em ônibus/trens lotados. Acontece com muita mais frequência do que você possa imaginar, roubos de carteiras e bolsas. Quanto mais a cidade for turística, maior deve ser a tua atenção: Roma e Nápoles são aquelas onde tem o maior número de furtos, por isso dobre a tua atenção! Leia também A Itália é segura? – Vamos aprender mais sobre este assunto assistindo o vídeo a seguir.
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba se a Itália é segura!
7) Primeira vez na Itália: ESCOLHENDO O MELHOR PERÍODO PARA VIAJAR
Quando viajar para a Itália? Qualquer período é maravilhoso para viajar na Itália, mas podemos individualizar os melhores períodos de acordo com o tipo de turismo que nos interessa.
Vamos a eles:
- Visitas artísticas – culturais, enogastronômicas e viagem de entretenimento: primavera e o outono;
- Turismo “branco”: a temporada de esqui normalmente vai de Dezembro até Março;
- Turismo “sol e mar”: acontece de Junho até Setembro. Para conhecer o Sul da Itália, como as Ilhas da Sardenha e Sicília, o melhor período é a partir de Abril/Setembro quando a natureza se mostra em seu melhor aspecto. Conheça nossa seção Clima na Itália!
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba qual o melhor período para viajar para a Itália!
8) Primeira vez na Itália: USANDO OS TRANSPORTES PÚBLICOS OU CARRO ALUGADO
Qual transporte utilizar dentro das cidades? O melhor modo de se locomover dentro das cidades é com trem/ônibus/metrô ou a pé se o teu hotel é central. Grande parte das atrações turísticas estão sempre concentradas nos centros históricos, por isso muitas vezes dá para conhece-las com um bom passeio a pé. Leia também: Como se locomover nas cidades italianas?
Qual transporte utilizar para se locomover dentro da Itália?
Depende de que tipo de tour você quer fazer. Se você tem poucos dias a disposição e deve visitar principalmente as cidades turísticas clássicas, o melhor tipo de transporte é o trem de alta velocidade, já se você tem mais dias as disposições e quer conhecer zonas internas (lagos, costas, sul da Itália), aconselho a utilização de um carro de aluguel, essas zonas podem ser visitadas facilmente somente com esse tipo de transporte. Conheça nossa Seção Transportes na Itália
Dirigindo na Itália
É preciso ter em mãos a Carteira de Habilitação Internacional, que deverá ser feita no Brasil antes da partida. Procure o Detran e se informe antes de partir! Atenção com as zonas ZTL “Zona a Traffico Limitato” que é uma área dentro de algumas cidades (principalmente cidades com centros históricos importantes), onde o trânsito só é permitido aos moradores, meios de transporte público e veículos autorizados.
Por isso você deverá sempre estacionar o carro fora dessa área para evitar multas pesadas! Aconselho sempre a usar o carro somente para os deslocamentos de uma cidade para a outra e deixar no hotel, indo para os centros históricos com os transportes públicos ou com táxi. Será muito menos estressante!! Dicas de roteiros com carro na Itália?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba se é melhor viajar com um carro alugado ou com transporte público!
9) Primeira vez na Itália: CONHECENDO A CULINÁRIA ITALIANA
Termino esse post recordando que cada região italiana é especial por um tipo de comida ou de vinho, por isso se você quer conhecer a Itália em um dos seus pontos mais forte, aconselho que durante a viagem você pare sempre para almoçar ou jantar e pedir o prato típico daquela região, com certeza será um modo único de conhecer esse pais e por certo que você não vai se arrepender! Dicas sobre Alimentação na Itália!
Dica Importante
Lembra sempre de pedir o cardápio para não ter desagradáveis surpresas, mas aconselho principalmente a fugir de restaurantes localizados nas zonas turísticas, as vezes caminhando 500 metros você poderá encontrar pequenos restaurantes que te surpreenderá e uma coisa muito importante, quanto mais cheio você encontrar o restaurante, maior é a possibilidade de se comer bem, fuja de restaurantes vazios ou de restaurantes onde uma pessoa fica na frente chamando para entrar, porque se a comida fosse boa, acredite, ninguém te chamaria para entrar!!
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como economizar com a alimentação na Itália!
10) Primeira vez na Itália: ESCOLHENDO A MELHOR HOSPEDAGEM
Entendo que escolher um hotel “no escuro” não é fácil, por isso não hesite em conversar com quem já viajou para a Itália, pesquisar na internet e checar os sites de reserva, como o Booking.com! Lá é possível verificar avaliações de diversos clientes, nas mais diversas cidades e escolher sem medo de ser feliz! Pessoal, claro que devemos nos lembrar de que somos diferentes um do outro e, de repente, um hotel que agradou “aquele”, pode não agradar “esse”! Leia na nossa seção do blog sobre Hospedagem na Itália!
Para escolher o hotel de forma eficiente, busque um hotel fora do centro (no Centro são mais caros), mas próximo de locais “chaves”, como, por exemplo, estações de trem e metrô. Leitores amigos, não se deixem enganar pela quantidade de “estrelas” de um hotel. É bem comum que hotel três estrelas dê um banho em um hotel de luxo, por exemplo! Faça sua busca com a mente aberta e lembre-se de que você, provavelmente, passará pouco tempo por lá, já que vai querer aproveitar seus dias passeando, O.K.?! Leia também: Qual a diferença entre as categorias de hotel na Itália?
Dica Importante
- Outro ponto importante é organizar seus gastos! Inclua no seu orçamento TODOS os valores, mesmo que aproximados, de quanto você vai gastar por dia, quanto vai gastar com monumentos, no hotel, restaurante, com transporte público, etc. Para você conseguir ter uma ideia, leia esse Post Especial: Quanto eu gastaria em uma viagem na Itália?
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como economizar com a hospedagem na Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Pequenos conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália!! Bem, terminei a minha lista de conselhos práticos e espero ter ajudado a tirar suas dúvidas. Afinal não é tão complicado viajar para a Itália.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Oi Ana Patrícia, boa noite !
Adorei as suas dicas.
Muitíssimo obrigada.
Dinah
Fico contente querida!! 🙂 é ótimo quando um leitor me diz isso.. é um grande incentivo para continuar escrevendo:)
Olá Ana!
Excelentes dicas!
Estarei em Roma com mais duas pessoas dia 30, retorno dia 03/08.
Qual seria o melhor transporte?
Existe possibilidade de particular?
Parabéns!!!!!
Obrigada querido!
Estarei respondendo por email 🙂
Veja os posts de Roma, na categoria de Roma .. assim você começa a conhecer melhor a cidade eterna 🙂
Bom domingo, Ana Patricia
Adorei, comentários simples e objetivos, não poderia ser melhor.
Oi querido, obrigada pelo elogio. O objetivo principal do meu blog é ser objetiva e ir direto ao ponto.. ah ah.. acho que esse é o melhor modo de ajudar as pessoas sem faze-las perder tempo, verdade?
Simples e objetivo. Excelente seu blog. Pretendemos chegar na Itália no próximo dia 23 com retorno dia 7. Somos uma família de 4 adultos. O trajeto será Florença, La Spezia, Verona, Veneza e por último Roma. Optamos pelo deslocamento em transporte público para evitarmos “stress”. Acha uma boa opção? Parabéns e obrigada pelas orientações!
Oi querida se você for fazer somente essas cidades usar o trem será uma ótima coisa.. se forem querer visitar o interior da Toscana então será necessário um transporte:) Grande abraço da Itália, Ana Patricia
Ana,
Estou conhecendo seu blog agora, mas está muito interessante é só coisas boas.
Estou me programando para ir em maio próximo , e pergunto …..
Quero entrar em contato com vc , para definir algumas coisas, por e-mail ??.
Obrigada
Gilda
Sim querida, o email é [email protected] .. abraços, Ana Patricia
olá Ana,
Boa tarde!
Primeiramente, obrgada por compartilhar tantas informações úteis.
Se possível me dê uma ajuda por favor.
Eu e meu marido estamos ino pra Itália para comemorar nosso anversário de casamento.
Vamos dia 24.09 e retornaremos dia 02.10.
As passagens são Manaus/Roma/Manaus.
Pretendemos ir para Veneza, Firenze, florença, nápole e Roma.
E como só terá audiência com Para na quarta-feira dia 30, estamos pensando em chegar e ir de avisão para Veneza e depois fazermos a viagem de trem voltando para Roma e passando pelas cidades que lhe mencionei.
O que você acha? Teria uma outra sugestão pra gente?
Desde já, muito obrigada!
OI querida, a tua é uma ótima idéia.. se não conseguir bons preços com o avião, pode tb ir com o trem de Roma para Venezia, mas nesse caso terá que chegar até o centro (estação ferroviária Termini). Não conselho colocar tantas coisas para não ficar muito puxado.. de qualquer forma veja os exemplos de roteiros no meu site www.touristico.it Abraços
Ana Patricia
Não é necessário possuir carteira de habilitação internacional pra se dirigir na Itália. A nossa serve.
Roberta por favor lê o seguinte post:)
www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/dirigindo-na-italia/preciso-carteira-internacional-dirigir-italia/
Abraços
Ana Patricia
Boa tarde a todos!
Passo por aqui apenas para deixar registrado meus agradecimentos por todo suporte oferecido por Ana Patrícia e sua equipe.
Estive na Itália no período de 16/07 à 01/08 com meu marido, meu filho e mais 11 amigos.
Contratamos vários serviços com a Ana, como tranfer aeroporto/hotel/aeroporto, passeios guiados, passeios sem guia e tudo aconteceu da melhor maneira possível.
Durante toda a negociação a Ana foi de uma gentileza muito grande, tirando todas as minhas dúvidas, afinal foi minha estréia na Itália, e posso garantir que foi em grande estilo!
O que falar da chegada em Veneza? O que falar depois do nosso embarque no Cruzeiro?
Tudo foi simplesmente maravilhoso!!!
Com toda a certeza, em minhas próximas passagens pela Itália, não deixarei de procurar por você Ana… e espero que nem demore muito, rsrs
Beijo grande!
Muito obrigada,
Adriana
Prezada Ana Patrícia !
Pretendemos fazer nossa viagem à Itália entre os dias 30.12 e 13.01.16
Roma , Florença , Pisa , San Gimignano , Montepulciano , Veneza , Milão.
Voltando a Roma e fazer um passeio de 1 ou 2 dias a Costa Amalfitana.
Vc acha que é possível em 14 dias ?
Pretendo alugar carro para ir a Toscana e depois a Costa Amalfitana.
Como poderia montar este roteiro ?
Oi Leandro, te aconselho a pegar o vôo e descer em Milão, caso chegue diretamente em Roma te aconselho a ir para Milão com o trem de alta velocidade. Então o tour seria Milão (1 dia), Lago de Garda e Verona (1 dia) Venezia (2 dias) partida para Toscana com breve parada em Bologna (4 dias), ida diretamente para a Campania (2 dias para visita da Costeira Amalfitana) Não aconselho Capri porque vai estar frio e não seria o máximo, e prosseguir para Roma onde passaria os últimos 4 dias:)
Veja essa seção para ver exemplo de roteiros com carro..
www.viajandoparaitalia.com.br/category/informacoes-uteis/viagem-de-carro-na-italia-exemplos-de-roteiros/
Grande abraço,
Ana Patricia
Ana Patrícia , como chegaremos no dia 31.12 por Roma , vc sugere o Reveillon em Roma e depois ida a Milão ? O carro vc sugere locar em Milão e devolvê-lo em Roma ?
Querido nesse caso passe o reveillon em Roma que tem vários shows nas praças maravilhosos e parta no dia seguinte com tranquilidade..:)
Abraços
Ana Patricia
Prezada Ana ! Restou a sua orientação quanto a locação de carro de acordo com meu programa de viagem. Vc desaconselha locar um carro em Firenze e percorrer Toscana , Veneza e Milão ? Faço locação apenas para o giro na Toscana ? Abraços
Querido depende do número de dias que vcs têm a disposição, se têm vários dias então faz tudo diretamente com carro, assim economizam o trem de alta velocidade que não custo tão pouco:) Abraços
Ana Patricia
Paty, amei teu post.
Gostaria que mais a frente você falasse da comuna de San Roberto…Conheces?
Abraços.
Oi Herica, nunca ouvi falar, mas vi que é na provincia de Reggio Calabria, é isso?
www.comune.sanroberto.rc.it/
é um vilarejo muito pequeno, por isso não é muito conhecido, você é descendente dali?
Abraços
Ana Patricia
Oi Paty,
quanto solícita você é! Na verdade eu tenho amigos lá. E é em Reggio Calabria sim.))
Vou colocar entre os lugares para escrever no futuro:) veja o nosso blog sobre a Calabria www.viajandoparaacalabria.com/
Grande abraço:) Ana Patricia
Ana Patricia,
Temos passagens para Florença entre 14 e 23 de abril\2016. Queremos visitar a região da Toscana de carro e ir a Roma de trem.
Tenho pesquisado sobre Pousadas e B & B e vi que existe uma infinidade de hotéis e pousadas nessa região.
Você acha que precisaremos reservar com antecedência ou vamos conseguir pousadas familiares e aconchegantes nas pequenas cidades da região? Existem B & B’s onde podemos nos hospedar em casas de famílias ou são Pousadas mesmo?
Eu preferia não ter que reservar, parar e dormir nos locais mais agradáveis. Seria um risco?
Flávio abril geralmente não é um periodo de altissima temporada por isso não acho que você vai ter problemas em encontrar lugares para dormir procurando diretamente ali.. obviamente existe sempre um risco.. isso não posso garantir.. mas considera que na Toscana nas zonas de campanha têm também muitos agriturismos (hotéis fazendas) que pode ser tb uma maravilhosa alternativa. Grande abraço, Ana Patricia
Prezada Ana,
Conheci hoje o seu Blog e achei fantástico e gerou várias dúvidas, pois pretendo viajar para a Itália no início do próximo ano. Mas, pergunto você tem informações de Polcenigo que fica em Pordenone – Friuli Giulia Venezia – Capital Trieste? Eu poderia passar algumas dúvidas para o seu E-mail? Desde já grande abraço.
Edson
Ola Edson, obrigada! Então não conheço Polcenigo, e sinceramente posso até colocar no calendário editorial, mas como não é uma localidade muito turistica não posso priorizar, por isso não sei quando consigo escrever sobre essa localidade. Em relação a dúvidas, respondo os leitores sempre pelo blog, por email somente aos pedidos dos clientes (senão não daria conta:( de responder a todos). Por isso deixe tuas dúvidas em forma de comentário que devagarzinho respondo sempre a todos os meus leitores 🙂 Veja esse link que achei sobre a localidade que você falou www.tripadvisor.com.br/Attractions-g194854-Activities-Pordenone_Province_of_Pordenone_Friuli_Venezia_Giulia.html um grande abraço, Ana Patricia
Guria, amei teu blog!!! Já nos ajudou muitooo!
Irei para a Itália em Junho desse ano e estamos planejando uma viagem de 10 dias de carro. Tu achas que é possível aproveitar tudo (Região norte até sul) ou é melhor focar em uma só?
Obrigada!
QUERIDO não.. seria impossivel aproveitar tudo em 10 dias.. uma viagem de norte a sul como minimo precisaria de 15 dias (vendo tudo bem rápido e passando por alguns lugares). Em 10 dias se é a tua primeira viage, te aconselho a conhecer o básico (venezia, verona, lagos, passar por bolonha e por modena se tiver vontade de fazer um test drive na ferrari, depois toscana e terminar em roma) mais do que isso realmente ficaria cansativo e não aproveitaria muito.. Grande abraço e boa viagem, Ana Patricia
OLA ANA ADOREI SUA DICAS FALEI MUITO SABER UM POUCO TENHO MUITO VONTADE DE CONHECER A ITAHA POIS MEUS BIS VOS VIERAM DAI DAI ITLHA OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES ASIM QUE EU PUDER EU ENTRO EM CONTATO COM VOCÊ.
Obrigada querida! 🙂
Oi Ana,adorei suas dicas. Irei conhecer Itália em outubro. Gostaria de saber se irei assistir algumas festividades .Beijos!
Lúcia em toda Itália tem sempre festividades.. você deve verificar as cidades que vai passear e procurar cidade por cidade:) Um grande abraço e boa viagem.. Ana
Ola Ana Paula, sou Ana Paula tbm rsrs. Otimas dicas, amei!
Gostaria de saber se para ir a Itália ( farei um tuor, que inicia em Milão) é exigido alguma vacina especifica?
Sou Ana Patricia:) até o presente momento não é necessário vacinas para viajar para a Itália, mas lembre sempre de consultar os devidos orgâos para ver se existem novas atualizações:) um grande abraço, Ana
Olá
Penso no seguinte e gostaria do seu parecer.
19/10 Brasil x 20/10 Bari passo um dia em Bari no dia seguinte pego um auto vou para Polignano a Mare e Arobello 9 dia todo para visitar estas duas cidades que são pequenas) retorno para Bari e pernoito, dia seguinte um voo para Roma, passo 1 dia para conhecer o Vaticano, dia seguinte vou para Toscana de trem , desejo conhecer Cinque Terre, Florença , e outros locais através da sua sugestão, desejo passar 4 dias na Toscana e depois seguir para Roma rumo Brasil. Detalhe importante não saber a língua pátria e fazer a viagem por conta própria será um tiro no pé? desde já agradeço
Isaura será um pouco cansativo, mas dá para fazer.. porque não dorme em zona de Polignano em vez de Bari? Daria para aproveitar mais.. Te aconselho a seguir os vídeos do meu canal da categoria comunicação:) youtu.be/4UKJI6-MX48 Abraços, Ana
Achei este conteúdo interessante e compartilhei em meu facebook.
Obrigada! 🙂