Lugares imperdíveis para o aperitivo em Florença

Hoje nós vamos para a cidade berço do Renascimento onde te conto quais são os melhores lugares da cidade para fazer um aperitivo. Vamos para Florença?

0 27

Lugares imperdíveis para o aperitivo em Florença

Hoje te levo para a Florença, na Toscana. Vamos descobrir quais são os melhores lugares para fazer um aperitivo em Florença, cidade berço do Renascimento. Você sabe de onde veio a palavra “aperitivo”? Posso te adiantar que vem do latim “aperitivus”. Quer saber tudo sobre o assunto e, de quebra, conhecer os melhores lugares de Florença para fazer o seu? Esse post é pra você! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Nossa Introdução

Ah Florença! Cidade mais do que especial, cultural, histórica, elegante; capital da nossa amada região Toscana, Florença é uma cidade magnífica! Atemporal, Florença se apresenta de maneira imponente diante de nossos olhos!

A cidade é completa e nos oferece uma infinidade de atrações, entre elas lojas, restaurantes, hotéis e bares, muitos bares! E é ali que podemos nos sentir verdadeiros italianos e praticar algo que eles dominam, gostam e sabem fazer como ninguém: o aperitivo.

Você sabia que a palavra aperitivo vem do latim, “aperitivus” e significa “que abre”, ou seja: o “ritual” implica em tomarmos uma bebida para incentivar nosso apetite, estimular a sensação de fome. A tradição é muito antiga e, dizem, surgiu nos banquetes romanos, que tinham como praxe servir bebidas alcoólicas aos convidados antes do jantar.

A história moderna do aperitivo, diz que a ideia nasceu em 1786 pelas mãos de Antonio Benedetto Carpano, que começou a produzir um vinho aromatizado, leve e gostoso chamado vermute, em Turim. O vermute é um vinho branco infundido com 30 ervas e especiarias, tem um sabor meio amargo, e pode ser misturado com outras bebidas, alcoólicas ou não.

Essa bebida ganhou espaço nas primeiras décadas do século XX e, até hoje, a tradição se mantém. A Itália tem suas bebidas queridinhas para o momento do aperitivo; a princípio, são coquetéis como o Americano, o Spritz, o Bitter, o Rossini, o Pirlo, além, claro, do tradicional espumante branco ou rosé.

Comidas típicas que você precisa provar em Florença

Com o passar dos anos, o aperitivo foi aprimorado. Como? Ele ganhou novas formas e começaram a servir a bebida com diversos petiscos. Aqui na Itália, normalmente, o aperitivo é servido em dois momentos do dia: antes do almoço, entre às 11h00 e às 13h00, e antes do jantar, entre às 17h00 e às 20h00.

Aliás, o aperitivo antes do jantar é o preferido dos italianos, isso porque – normalmente a partir das 18h00 – você pode pedir uma bebida e, também, ter acesso a um buffet composto por pequenos quitutes como pizzas, frios, saladinhas, sanduíches variados entre outros.

Disso nasceu o famigerado “apericena”, que nada mais é do que um aperitivo junto com um pequeno jantar (que pode, inclusive, substituir a refeição principal), algo que podemos comparar com o brunch.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Há diferenças entre as regiões norte, centro e sul quando falamos de aperitivo?

Sim! Vamos saber quais são?

Bom, no norte italiano o aperitivo tradicional ainda permanece nos lugares mais luxuosos das grandes cidades. Em algumas cidades do centro-oeste, como Turim e Milão, o aperitivo tradicional é marcado pelo famoso Prosecco, pelos bitters e pelo Spritz.

Normalmente são servidos com pequenos salgados, mas também com batatas fritas, biscoitos salgados ou com a típica bruschetta lombarda.

O grande “problema” é que o aperitivo clássico servido hoje em dia é muito “rico”, oferecendo muitas opções de comidinhas e isso, ao invés de abrir o apetite, pode tirar a fome dos adeptos, que podem facilmente substituir uma refeição.

Onde encontrar o melhor aperitivo em Florença?

Seguindo para a Itália central, é importante dizer que a arte do aperitivo não é tão difundida como no Norte, mas também existe, e isso inclui nossa capital Roma.

Há uma alteração no gosto das bebidas que, no centro da Itália, pendem para o lado do Negroni – uma clássica mistura de gin, Campari e vermute tinto – nascido em Florença e muito difundido na Toscana, Emilia Romagna e Úmbria.

Para comer são oferecidas azeitonas, nozes, pistaches, palitos de pão e batatas chips. Em Florença os comes e bebes começam a ser servidos um pouco mais tarde, por volta das 19h00, mas os bares atendem quem chegar antes, não se preocupe. Nos finais de semana o horário é estendido e pode ir até às 23h00.

Quando falamos de aperitivo no sul da Itália, é importante citar que, por aqui, o aperitivo é particular e um pouco diferente do que o resto do país. No sul italiano o aperitivo tradicional é como uma prévia do jantar, mas – praticamente – sem levantar da mesa.

Os tempos são mais longos e é muito comum que as bebidas sejam acompanhadas por produtos típicos locais, algo que eles, de fato, valorizam muito mais do que qualquer outra região italiana.

É muito comum que seja servido vinho branco e tinto harmonizados com queijos, carnes curadas e até mesmo doces. É um aperitivo muito rico em sabores e, além do mais, o horário é mais longo e vai do fim da tarde ao fim da noite.

O que fazer na Itália em 15 dias?

No sul da Itália eles não têm pressa e comem com muita calma: aperitivo, almoços e jantares podem durar horas! Outra tradição do sul da Itália é servir café à noite, especialmente entre às 21h00 às 23h00, isso porque eles dizem que o café da energia para os amantes da noite que saem para clubes após o jantar.

Em Florença há lugares dedicados a esse momento delicioso do dia e o aperitivo para os italianos é como se fosse um culto, especialmente no norte da Itália. É um momento de descontração e o foco principal não é nem a bebida e nem as comidinhas: é apreciar a companhia de amigos e familiares.

Florença nos oferece excelentes (e tradicionais) opções de locais incríveis para esse momento de diversão e, agora, vamos saber quais são os lugares imperdíveis para você fazer um aperitivo épico na cidade berço do Renascimento: nossa linda Florença!

The Rooftop Bar – Grand Hotel Minerva -Sky Lounge

 

1) The Rooftop Bar – Grand Hotel Minerva

Um dos lugares mais lindos e históricos de Florença, o terraço do Grand Hotel Minerva merece atenção especial. Com um panorama MAGNÍFICO, o local oferece um aperitivo digno de cinema! Mas atenção: o local não funciona o ano todo. A partir de setembro (até maio), o snack-bar abre e ENCANTA! Vale, muito, a visita! Não é necessário fazer reserva, porém, vale citar, que o local fica lotado! Então: programa-se para esse aperitivo em Florença!
Onde? Piazza Santa Maria Novella 16.
Horários: é necessário verificar diretamente no site do hotel, pois podem sofrer alterações sem aviso prévio.

2) Se-Sto on Arno – Westin Excelsior

Outro lugar que merece MUITO destaque é o fantástico Se-Sto, um bar com uma vista belíssima no coração da cidade. No sexto andar do hotel The Westin Excelsior, o bar se apresenta de forma moderna com um cardápio de drinks maravilhoso e a vista… Te aconselho a descobri-la pessoalmente!
Onde? Piazza Ognissanti, 3
Horários: todos os dias, das 18h00 às 21h00.

3) Il Santino

Um clássico? Um clássico! Esse lugar é maravilhoso, clássico e muito frequentado, inclusive, pelos locais! É um lugar pequeno, mas muito aconchegante e romântico! O ambiente é uma delícia e o cardápio de drinks é de enlouquecer! Vale a visita? Muito!
DICA: se você gosta de cerveja artesanal, esse lugar é pra você! Ah: ao lado do bar, fica o restaurante Il Santo Bevitore: esplêndido!
Onde? Via Santo Spirito, 60/R.
Horários: todos os dias, das 12h30 às 23h00.

4) Colle Bereto

Muito tradicional em Florença, é um dos mais famosos bares, especialmente, por seu espetacular aperitivo. O ambiente é elegante, mas bem casual; o atendimento é impecável e os drinks incríveis. Muito bem localizado!
Onde? Piazza degli Strozzi, 5.
Horários: Todos os dias, das 08h00 às 02h00.

Picteau Bistrot & Cocktail Bar

5) Picteau Bistrot & Cocktail Bar

Com um nome que surgiu da união de dois dos maiores artistas do século passado, Picasso e Cocteau, esse moderno bar se apresenta de maneira incrível aos seus visitantes! Localizado no exclusivo lobby do Lungarno Hotel, esse bar é incrível! Moderno, o bar é uma delícia, o ambiente incrível e, sem nenhuma dúvida, merece uma visita! A vista dali é um sonho e encanta até mesmo os turistas mais exigentes para o aperitivo em Florença!

Onde? Borgo San Jacopo, 14.
Horários: todos os dias, das 11h00 às 23h00.


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!