5 igrejas que você deve conhecer em Roma

Elaborar um ranking adequado das mais belas igrejas de Roma é uma tarefa quase impossível, mas fizemos uma seleção das cinco igrejas para visitar pelo menos uma vez na vida. Então, quais foram escolhidas? Venha descobrir!

4 13.653

5 igrejas que você deve conhecer em Roma

Roma é uma cidade que ostenta 5000 anos de história e requer tempo para conhecê-la. Turistas lotam a cidade eterna em qualquer época do ano porque é uma capital artística e cultural como nenhuma outra. Não se esqueça de que Roma também é rica em igrejas, na verdade são quase mil delas, grandes e pequenas joias que brilham nas ruas e em rodovias ou que se escondem nas vielas mais remotas. Já que temos tantas igrejas selecionamos 5 especialmente para você que tem pouco tempo. Vamos ao nosso post do dia:  5 igrejas que você deve conhecer em Roma? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Elaborar um ranking adequado das mais belas igrejas de Roma é uma tarefa quase impossível, mas fizemos uma seleção das cinco igrejas para se visitar pelo menos uma vez na vida. Então, quais foram escolhidas? Bem, esta questão, vamos responder imediatamente e você verá de perto as cinco principais igrejas. Leia também O que visitar perto de Roma? Os melhores bate-voltas a partir de Roma.

1) 5 igrejas que você deve conhecer em Roma: A BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Não poderíamos começar se não a partir da magnífica Basílica de São Pedro, uma dos maiores igrejas do mundo. Em São Pedro são celebradas pelo Papa, as funções religiosas mais importantes, como aniversários, funerais de papas falecidos e anúncio do novo papa, além das missas de Páscoa e Natal; é o centro do cristianismo no mundo e seu tamanho gigantesco é a prova da sua grandeza. A igreja, como a vemos hoje, é o resultado de uma reconstrução de uma igreja erguida no século IV, pelo imperador Constantino I, e o local é atribuído ao túmulo de São Pedro, o primeiro apóstolo de Jesus. Vamos conhecer a Roma religiosa?

Um pouco mais sobre a Basílica de São Pedro

Foi apenas no Renascimento, e por meio da obra do Papa Julius II, que começou sistematicamente a reforma total da Basílica. Para a construção da igreja, que logo se tornaria a maior e mais majestosa do mundo cristão, foram chamados, por muitos papas que tiveram sucesso, os maiores artistas da época. Mestres como Bramante, Rafael, Michelangelo, Bernini, que fez um trabalho extraordinário que não tem igual no mundo. A Basílica é um verdadeiro tesouro renascentista e barroco e é também um enorme e notável tesouro, rica em obras de arte como a Pietà, de Michelangelo ou Baldacchino, de Bernini. Externamente possui colunas maravilhosas de Bernini; são 284 colunas dóricas e 80 pilares de travertino de Tivoli que circundam a Basílica de São Pedro, dando a impressão de um abraço simbólico aos fiéis que a visitam. Saiba aqui: Como usar o metrô em Roma?

5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Praça de São Pedro em Roma (Fonte: Pixbay)

2) 5 igrejas que você deve conhecer em Roma: A IGREJA SANTA MARIA DO POVO

Outra igreja entre os mais bonitas de Roma, que merece destaque, é a Santa Maria do Povo. Encostada na ‘porta do Povo’, ela tem seu lado nas paredes da cidade. Esta igreja fica no local do Mausoléu de Domizi Enobarbi, onde foi enterrado o imperador Nero. De acordo com uma lenda medieval, das cinzas do imperador Nero, uma nogueira nasceu infestada de demônios sob a forma de corvos.

Um pouco mais sobre a Igreja Santa Maria do Povo

Em 1099, para exorcizar a área, e em agradecimento pela libertação de Jerusalém, o papa Pasquale II construiu uma capela em honra da Virgem Maria, erguida à custa do povo romano, que foi chamada de Santa Maria do Povo. Bernini, Bramante, Bregno, Caravaggio, Pinturicchio, Raphael, Sansovino, são alguns dos nomes dos grandes artistas que trabalharam nessa igreja. A igreja está localizada na Piazza del Popolo, que é uma antecâmara urbana das mais belas do mundo, colocada no topo de um triângulo de ruas, conhecidas como o Tridente.

O que o torna especial, é que muitas famílias nobres e não romanas tiveram, nessa igreja, a ‘capela da família’. Precisamente por este motivo, ao longo dos séculos, todos os grandes personagens da cena de arte romana deixaram a sua marca na igreja; Bernini, por exemplo, tentou fazer estilo barroco, enquanto em Caravaggio, teve dois, de seus maiores trabalhos, encomendados aqui; são eles: a crucificação de São Pedro e conversão de São Paulo. Você precisa visitá-la para perceber com quanta beleza ela pode te presentear.

5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Basílica de Santa Maria do Povo (Fonte: Flick)
5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Piazza del Popolo (Fonte: flick)

3) 5 igrejas que você deve conhecer em Roma: A BASÍLICA DE SANTA PRASSEDE

A Basílica de Santa Prassede, está escondida nas ruas estreitas de Monti; tem origens muito antigas e ainda carrega intacta alguns mosaicos do século IX. Desconhecida para a maioria dos romanos, logo atrás de Santa Maria Maggiore, é acessada por uma entrada secundária e seu interior é de tirar o fôlego, com um arco contendo mosaicos do século IX, perfeitamente preservados.

Um pouco mais sobre a Basílica de Santa Prassede

Foi construída por Pascoal I e foi restaurada várias vezes, com mudanças óbvias de seu design original. No centro do chão, há um ‘disco’ de pórfiro que abrange um poço, onde, segundo a lenda, Santa Prassede recolheu os restos e o sangue dos mártires. No interior estão duas obras-primas absolutas do auge da Idade Média romana, que são o arco triunfal com mosáico e a Capela de San Zenone.

A preciosidade desta igreja, não está apenas na sua beleza, mas também na presença, nessa capela, do Santuário de San Zeno, que ainda está completamente coberto por mosaicos bizantinos, e é talvez o melhor exemplo de mosaicos desse tipo em Roma. Essa chama de mosaicos que já afeta a entrada principal, é mais impressionante no crepúsculo da noite, quando os mosaicos são iluminados artificialmente e que é, definitivamente, o melhor momento para desfrutar dessa beleza absoluta. Um conjunto de mosaicos maravilhosos de fantasia cromática, complexidade e, sobretudo, riqueza de símbolos, como a Jerusalém celeste, que mostra também os eleitos, Cristo rodeado por anjos e santos, e os temas do Apocalipse. Uma joia que não deve ser desperdiçada.

5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Basílica di Santa Prassede (Fonte: Flick)

4) 5 igrejas que você deve conhecer em Roma: A BASÍLICA DE SÃO JOÃO DE LATRÃO

Através desta excursão nas cinco igrejas mais bonitas de Roma, não pode faltar a Basílica de São João de Latrão, uma etapa muito importante e fundamental, cuja construção foi ordenada por Constantino I, no século IV. A Basílica de São João de Latrão é a catedral da diocese de Roma, bem como a sede oficial do Papa e da Igreja, e está localizado na parte sul da colina Celio.

Um pouco mais sobre a Basílica de São João de Latrão

Essa é uma das quatro Basílicas Patriarcais de Roma, juntamente com a Basílica de Santa Maria Maggiore, São Pedro e São Paulo Fora dos Muros. A Basílica de São João de Latrão é o intermediário entre o pagão e tempos cristãos. Na verdade, este edifício nasceu para reuniões públicas e para administrar a justiça, mas com a difusão do cristianismo tornou-se um lugar majestoso de culto. Dedicada a João Batista, João Evangelista e ao Santíssimo Salvador, foi restaurada várias vezes; a fachada foi feita por Alessandro Galilei, imponente e bonita. Hoje a Basílica é destino crucial para turistas e peregrinos de todo o mundo.

5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Basilica San Giovanni Laterano (Fonte: Flick)

5) 5 igrejas que você deve conhecer em Roma: A IGREJA DE SÃO PAULO FORA DOS MUROS

A quinta igreja escolhida é outra muito famosa e imperdível: a Basílica Romana de São Paulo Fora dos Muros, o segundo maior edifício religioso depois de São Pedro. Originalmente esse edifício foi usado como uma capela de enterro pelos primeiros cristãos, de fato, foi erguida sobre o túmulo do Apóstolo Paulo e foi convertida em basílica pelo imperador Constantino. Tornou-se uma das etapas mais importantes da peregrinação e, portanto, inadequada para acomodar os muitos fiéis, embora muitas vezes reconstruída, sua forma atual é devida a Pasquale Belli, em colaboração com outros arquitetos, reconstruída entre 1825 e 1854.

Um pouco mais sobre a Basílica Romana de São Paulo Fora dos Muros

Está localizada na Via Ostiense, perto da margem esquerda do Tibre, a cerca de dois quilômetros fora das muralhas aurelianas da Porta São Paulo. Sob o altar-mor, o altar papal, está o túmulo do Santo. O interior da Basílica de São Paulo é extraordinário, com enormes colunas de alabastro e preciosos mosaicos dourados. Infelizmente, devido ao incêndio de 1823, há poucas partes da basílica medieval que se conservam intactas. Um dos maiores tesouros que se encontram na igreja é o claustro, sobrevivente ao grande incêndio e que está em perfeito estado.

5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Foto 1 – Basílica São Paulo Fora dos Muros (Fonte: Emmanuele longo)
5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Foto 2 – Basílica São Paulo Fora dos Muros

Mapa com a Localização das 5 igrejas para conhecer em Roma

5 igrejas que você deve conhecer em Roma
Fonte: Google Maps


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

5 igrejas que você deve conhecer em Roma – As igrejas, que são o símbolo do cristianismo, são também uma parte fundamental da história artística da capital, e essas 5 igrejas são parte integrante desse pedaço de história da arte romana.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem!

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!