O icônico Skyway para Monte Bianco de Courmayer
O turismo na Itália não para em nenhum momento do ano, nem durante o inverno! Aliás, é durante o inverno que um dos pontos mais altos da Europa, localizado na fronteira franco-italiana, ganha destaque: o Monte Branco, na região do Valle d’Aosta. Hoje nós vamos para um lugar muito especial e perfeito para os amantes dos esportes de inverno, boa comida, águas termais, e locais incríveis: o icônico Skyway para Monte Bianco de Courmayer. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Itália é um país incrivelmente amplo e, claro, isso faz com que a península nos apresente os mais variados tipos de relevo por todo seu território. Dentro da Itália temos os Alpes Italianos e as Dolomitas. As montanhas pode chegar a mais de 3 mil metros de altitude, e seria um crime falarmos sobre neve, turismo de inverno e neve sem falarmos sobre o icônico Skyway para Monte Bianco de Courmayer. Leia também: Onde ver neve perto das principais cidades italianas?
BOM SABER…
Há diferença entre Alpes e Dolomitas? SIM e NÃO! Calma, eu explico! Os Alpes Italianos estão localizadas nas regiões do Vêneto, Trentino Alto-Adige e Friuli Venezia Giuliua, ao norte da Itália, as Dolomitas são parte integrante dos Alpes, ou seja: formam uma cadeia montanhosa localizadas nos Alpes orientais, ao norte da Itália. As Dolomitas estendem-se entre as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Udine e Pordenone, e também fazem divisa com dois países vizinhos: Suíça e Áustria.
O Skyway para o Monte Bianco e seus encantos no coração de Courmayer!
Antes de tudo: vá com roupa apropriada para neve! Utilize roupas impermeáveis e lembre-se dos óculos de proteção contra o sol (se o dia estiver ensolarado!) – O reflexo do sol na neve pode ser desastroso para nossos olhos e deixa-los muito sensíveis. Leia também nosso post especial As estações na Itália: como fazer as malas?
Mas, afinal, o que é o Skyway? O Skyway é, na realidade, o nome do teleférico que parte da cidade de Courmayeur! Sim, queridos: o icônico Skyway para Monte Bianco de Courmayer é um teleférico! A cidade de Courmayer está localizada a cerca de 1500 metros acima do nível do mar, partindo dali o teleférico alcança 3500 metros, indo de Punta Helbronner e chegando diretamente no coração da geleira do Monte Bianco.
É impossível não se impressionar a obra de engenharia que se apresenta imponente diante de nossos olhos: em perfeita integração com a natureza, a obra realizada pelas mãos do Homem marcou a história da humanidade, já que parecia impossível erguer algo com tamanha perfeição em um local, de certa forma, tão inóspito e remoto.
Como é o teleférico icônico Skyway para Monte Bianco de Courmayer?
O teleférico que nos leva ao topo do Monte Bianco oferece uma vista de 360° e é de deixar qualquer um com o queixo caído! A subida nos oferece trechos incríveis: o primeiro deles percorre as encostas das montanhas que mudam de cor conforme a altitude: passam do verde para o cinza – dos terrenos cheios de pedregulhos – e chega, finalmente, ao branco, a cor que predomina uma vez alcançado o topo.
Este teleférico é uma obra de arte da engenharia, como já citamos, e, claro, da tecnologia! O Skyway é a considerado a representação da genialidade humana em termos de obras, projetos, e execução de grandes obras. E, de fato, é admirável!
O topo do topo!
Até chegar a Punta Helbroner, o teleférico nos apresenta uma vista magnífica: podemos observar geleiras, os picos principais como Dente del Gigante, além dos bosques – verdes e chamativos! – de Val Veny e Val Ferret; as montanhas de Courmayeur também se fazem presente e chamam nossa atenção!
Um dos pontos mais bonitos do topo é o belíssimo terraço panorâmico! Dali você pode ver pontos importantes da cadeia montanhosa, além de admirar os picos cheios de neve, que ficam lindos com o sol que reflete no topo deles! Leia também: Quais são as 10 cidades mais visitadas do Norte da Itália?
DICA
Você também pode caminhar na geleira mais alta da Europa! Basta descer com o elevador e passar pelo túnel presente ali! Cruzando o corredor, você chega até o Rifugio Torino, ponto de partida para caminhadas nas geleiras.
IMPORTANTE: FAÇA O PERCURSO COM UM GUIA LOCAL!
Que tal fazer um tour partindo de Milão?
Se você está em Milão e gostaria de passar um dia nas montanhas, saiba que é possível! Conheça um tour muito especial que parte da capital da Lombardia e te leva até o topo da montanha mais alta da Itália! Para fazer sua reserva, clique aqui!
Um SPA no meio da montanha!
O icônico Skyway para Monte Bianco de Courmayer também guarda algumas boas opções de passeio! Ali perto, ainda na cidade de Courmayer, encontramos outra atração imperdível: as termas de Pré-Saint-Didier. Nessa área encontramos essas incríveis nascentes de águas termais.
De acordo com alguns estudos, as nascentes já eram conhecidas desde a era romana, por volta de 1600, e entre 1834 e 1888 era muito frequentada pelos próprios italianos, especialmente pela família real.
Permaneceu fechado por mais de 30 anos, no entanto foi completamente reformado e também ganhou uma estrutura de SPA completa, o que faz da experiência algo único! O mais interessante do local é que, apesar da moderna reestruturação, foi conservada a arquitetura da época, ou seja, do século XIX, deixando o lugar com um charme incrível.
Uma estrutura impressionante!
A estrutura conta com 500 metros quadrados que se distribuem por três andares e nos oferece excelentes opções de tratamentos. Você encontra por lá piscinas, banheiras com jogos de água e vapor, cachoeiras, banhos turcos, saunas, piscinas externas com vista panorâmica, e muito mais! As hidromassagens são os favoritos dos visitantes e servem para tonificar os músculos das costas e ombros, das costas e dos glúteos, e do abdômen.
Também há saunas secas e aromatizadas com óleos essenciais, banhos purificadores e regeneradores, e quedas de água quente do Orrido – que oferece uma vista magnífica para o Monte Bianco.
Jardim Botânico Alpino de Saussurea: interessante, diferente, e encantador!
Quando pensamos em jardins botânicos, jamais nos viria em mente um jardim no meio da montanha mais alta da Itália… Pois bem: eis o Jardim Botânico Alpino de Saussurea!
Esse jardim nasceu em 1984 em um promontório glacial que faz parte do maciço de Monte Branco, o Mont Fréty.
O local teve apoio do Corpo Florestal do Estado e da Região Autônoma do Valle d’Aosta e é o mais alto da Europa, pois está localizado a 2175 metros acima do nível do mar. Seu nome, Saussurea, é o nome de uma flor alpina, que foi batizada em homenagem ao cientista de Genebra Horace Bénédict de Saussure, o promotor da primeira subida do Mont Blanc em 1786.
O local é lindo de viver e é perfeito para quem viaja com crianças também. Elas AMAM a variedade cores e formas de flores e outros exemplares de flora presentes ali! Vale a visita, sem dúvida nenhuma!
Almoço nas nuvens!
Que tal um almoço especial com uma vista de tirar o fôlego? Bom, por ali não é difícil encontrar excelentes restaurantes com vistas impressionantes, mas um deles merece destaque, o delicioso Bellevue. Com uma cozinha muito especial, oferece pratos típicos da região, e abre para o almoço e para o jantar. É sugerido realizar reserva.
Um vinho clássico feito no coração da montanha!
Após 30 anos de experiência na produção de espumantes utilizando métodos clássicos no Vale de Aosta, a La Cave Mont Blanc dedica-se há 10 anos à produção de espumantes em altitudes elevadas.
Essa produção só é possível devido a uma super parceria entre a Cave Mont Blanc e a Courmayeur Guides, que se uniram para promoção desse território mágico! Leia também: Quais são os tipos de vinhos italianos?
Esse vinho especial nasceu no dia 20 de julho de 2009, era uma garrafa de Blanc de Morgex et de La Salle Classic Method Extrabrut “Cuvée des Guides” e foi aberta, e degustada, no cume do Monte Bianco, em homenagem à montanha e seus guias.
A Prié Blanc é a única variedade de uva branca nativa do Valle d’Aosta e encontra seu intérprete natural na Cave Mont Blanc, que nos oferece uma de suas melhores versões: o espumante feito pelo Método Clássico.
Esse espumante é especial porque sua uva cresce em grandes altitudes, com uma pressão atmosférica específica, baixas temperaturas e outros processos únicos, que nos oferecem uvas raras e impecáveis.
Quanto custa conhecer o complexo do Monte Bianco?
Depende do que você pretende conhecer, os trechos que pretende visitar e o que quer fazer nas alturas! Para ter acesso a todos os valores, acesse o site oficial clicando aqui!
Qual é o melhor período para visitar o complexo do Monte Bianco?
Se você vai visitar o Monte Bianco com o objetivo de esquiar, praticar esportes na neve, ou curtir o famoso “turismo bianco“, evidentemente o melhor período para visitar o complexo é durante o inverno, entre dezembro e março; no entanto, se você prefere temperaturas mais amenas e não faz questão de esquiar, por exemplo, pode visitar o local com toda tranquilidade durante a primavera e o verão, ou seja, entre abril e agosto.
Seja qual for o período escolhido, é bom lembrar de que você está seguindo para um dos pontos mais altos da Europa, ou seja: as temperaturas mais baixas no cume da montanha são quase que constantes, inclusive nos meses mais quentes, e venta muito no topo do monte, então, como já dissemos, use roupas apropriadas.
Assista esse vídeo e saiba: [EXCLUSIVO] VIAJANDO PARA A ITÁLIA NO INVERNO: PREPARE SUA MALA COM UMA PERSONAL ORGANIZER!
Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O icônico Skyway para Monte Bianco de Courmayer nos oferece uma experiência esplêndida! Com muitas surpresas ao longo dos caminhos presentes ali, o Monte Bianco irá te encantar em todos eles!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!