Onde ver neve perto das principais cidades italianas?
Olá! Hoje vamos falar do inverno italiano, especificamente, sobre a neve! Muito brasileiros gostam de viajar no inverno, justamente para poder ver as cidades vestidas de branco! É bom saber que se você pensar em fazer bonecos de neve, brincar de “anjo” deitado em uma camada branca fofinha ou, literalmente, se jogar em montes branquinhos que parecem algodão doce: esqueça! Em algumas cidades italianas a neve serve somente para cobrir alguns “detalhes”, ou seja, não neva com tanta intensidade e, muitas vezes, nem neva no inverno! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Ao contrário do que muitos pensam, enquanto neva o frio não é tão insuportável assim. Uma dica para esquentar as mãos: enterre-as na neve! Depois tire, enxugue e coloque as luvas, o frio da neve vai fazer mais sangue circular em suas mãos e elas vão se esquentar com mais facilidade! 😉 Clique Aqui para Dicas do que fazer durante o inverno na Itália?
Importante Saber
Antes de qualquer coisa: caso você alugue um carro para circular na Itália durante o inverno, cuidado dobrado nas estradas e nas ruas, porque mesmo que não haja neve de fato, as ruas costumam ficar com uma finíssima camada de gelo e isso pode ser perigoso para quem não está acostumado a dirigir nestas condições! O melhor a fazer é optar por transporte público, O.K.?! Saiba aqui: Como dirigir com neve na Itália?
1) Onde ver neve perto das principais cidades italianas? ROMA
Roma é uma das cidades onde menos neva, a última neve que caiu por ali foi em 2015 e mesmo assim, nada assombroso! Quando neva em Roma é um evento, mas depois da alguns minutos os romanos já começam a reclamar! Porém, próximo à cidade, há alguns lugares excelentes para quem quer “brincar de Elsa” e cantar “Let It Go” sem piedade! (risos) A localidade mais famosa é o Monte Livata.
Transporte público em Roma
Chegar no Monte Livata de transporte público não é difícil, mas lembre-se de que as pistas de esqui costumam fechar uma hora antes do pôr-do-sol, e no inverno o sol se põe antes das 17h então considere a possibilidade de dormir no local. Se você quiser somente fazer um bate-volta, comece o seu dia bem cedo! Para chegar até lá, vá até a estação de metrô Ponte Mamolo, pegue o ônibus da empresa Cotral, ROMA- SUBIACO, chegando a Subiaco, pegue outro ônibus até Livata. O trajeto dura, mais ou menos, uma hora. Você pode comprar os bilhetes, ida e volta, na estação de metrô em Roma.
2) Onde ver neve perto das principais cidades italianas? NÁPOLES
Nápoles, outra cidade que quase nunca vê a neve, e quando vê ela vem em doses homeopáticas! O lugar mais procurado para esquiar perto de Nápoles é Laceno! O único problema é chegar até lá: não há transporte público e as estradas são bem íngremes! Desaconselho a fazer o trajeto de carro caso não tenha experiência em estradas nessas condições, sem contar a neve! Uma ótima opção é contratar um motorista privado. Pode-se chegar até lá através da Napoli – Bari e pegando a saída em Avellino Ovest, para depois continuar pela SS 368.
3) Onde ver neve perto das principais cidades italianas? MILÃO
Milão, apesar de ser um pouco mais fria no inverno, a quantidade de neve em Milão também não é tão significativa assim, porém, perto de lá, é possível encontrar lugares fantásticos para esquiar, inclusive com “pistas baby”, próprias para iniciantes; caso você já seja um expert, não se preocupe: também há muitas opções!
Estações de Esqui
Uma das estações de esqui mais prestigiadas e conhecidas é a Piani di Bobbio. A estação fica província de Lecco, numa região chamada Valassina, fronteira com Bergamo e é incrível! O passeio vale a pena até pra quem não quer esquiar, só fazer algo diferente durante a estadia em Milão. O skipass (bilhete que te dá acesso às pistas) é comprado ali mesmo e serve para o dia inteiro, é o que mais vale a pena e já inclui o deslocamento com a o teleférico que serve para ir de uma pista para outra. Partindo de Milão pegue o trem na ‘Stazione Centrale di Milano’ e vá até a estação de Lecco; de lá, pegue um ônibus local que vá até Barzio e peça para descer no ‘impianto sciistico di Bobbio’.
Dicas
- Aos sábados e domingos é disponibilizado um serviço de traslado chamado “Bus della Neve”; custa aproximadamente €35,00 por pessoa e já está incluído o skipass diário!
- Você pode pegar esse traslado em dois pontos: Teatro Piccolo, no Foro Bonaparte, que sai de lá às 7h30 ou na estação da linha de metrô vermelha, Sesto 1o Maggio FS, que sai às 8h00. O traslado volta às 17h00.
4) Onde ver neve perto das principais cidades italianas? VENEZA
Veneza, é bem difícil encontrar neve, neve propriamente dita nas cidades principais e Veneza não é uma exceção! Apesar de fazer muito frio no inverno, nevar em Veneza é um evento raríssimo e você tem que ter muita sorte pra ver isso acontecer! Quando neva essa neve logo se transforma em chuva e o encanto acaba!
Estações de Esqui
De qualquer maneira, Veneza fica próxima a uma das estações de esqui mais famosas do mundo, arrisco dizer, a elegante Cortina d’Ampezzo, a estação é quase gêmea da belíssima (e xodó de muitos!) St. Moritz, na Suíça. Fica a apenas 160 km ao norte de Veneza, e fica perto também da fronteira com a Áustria, a cidade encanta pela sofisticação em todos os detalhes: lojas, ruas, restaurantes, hotéis e por seus frequentadores. Tem 115 km de pistas, de todas as dificuldades. Dali você pode observar as impressionantes Dolomitas; Chega-se até lá de trem, partindo de Veneza. Vá até Calaizo di Cadore, e pegue o transfer para Cortina. A viagem toda dura em torno de 3 horas e meia e eu aconselho a passar uma noite por ali!
Veja a seguir outras opções para esquiar na Itália:
- Esquiar na Calábria: Sila e as suas estações de esqui!
- Onde esquiar no Vêneto?
- Onde esquiar no Vale de Aosta?
5) Onde ver neve perto das principais cidades italianas? FLORENÇA
Outra cidade onde a neve dá o ar da graça uma vez aqui e outra ali é Florença! Dificilmente neva com força a ponto de ter que manter todos dentro de casa e, normalmente, a neve cai só uma vez por ano! É uma das cidades com a estação de esqui mais próximas e a abençoada se chama Abetone, incrível e famosíssima! É muito fácil chegar lá: partindo de Florença existem trens com destino a Pistoia e o trajeto leva cerca de meia hora. Em Pistoia, pegue o ônibus que sai da frente da estação a cada 2h; No ônibus estará indicado Abetone você chega lá em 1h30 mais ou menos!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e siga minhas dicas para curtir o Natal e no Ano Novo na Itália!
Conclusão
Onde ver neve perto das principais cidades italianas? Ver neve na Itália, como deu para notar, somente em lugares muito específicos e, ainda assim, em períodos determinados (Geralmente de Novembro a Março). Apesar de tudo todas as cidades citadas possuem encantos infinitos e, mesmo que você não veja neve, você vai poder ver muitas outras atrações inigualáveis e únicas!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Boa noite, Ana!
Você sabe se na região das Dolomitas costuma ter neve no mês de março. Não vamos esquiar, porque tenho um bebê de 2 anos, mas adoraríamos “brincar” na neve!
Obrigada!
Olá querida, o periodo de esqui vai até abril/maio:) portanto muito dificilmente vocês não vão ver neve 🙂 Boa viagem e aproveitem muito, um grande abraço, Ana
Ola Ana,
Estou planejando ir até Roma e dirigir até Milão passando por algumas cidades com um carro alugado em Janeiro de 2020. Porém, estou com receio de dirigir na neve. Ficando próximos das grandes cidades (Roma, Florença e Milão), tem algum caminho que você recomenda para eu fugir da neve na estrada?
Alex se você for visitar as cidades que especificou vai pegar auto estrada.. dificilmente vai ter grandes problemas com neve.. geralmente neve vai encontrar somente na parte das montanhas.. ou seja um pouco fora de onde vai passar.. Abraços, Ana
Oi Ana, suas dicas são ótimas, mas você esqueceu de falar do Valle d’Aosta que fica perto de Turim e que tem cidades com ótimas opções para quem quer ver neve na Itália como Breuil-Cervinia que faz fronteira com a Suíça e divide o Matterhorn (ou Monte Cervino para os italianos) e Courmayeur que tem ligação com a Aiquille do Midi que faz parte do complexo de montanhas de Chamonix-Mont Blanc. Além de Cogne, ao sul do mesmo vale, situada na borda do belíssimo Parque Nacional Gran Paradiso.
Oi Ricardo, na verdade n considerei pq nao considero Torino como uma cidade muito visitada pelos brasileiros:( mas super obrigada pela otima dica!!! 🙂