Camogli e sua preciosidade chamada San Fruttuoso
A Ligúria é uma região deliciosa e abriga cidades verdadeiramente mágicas. Hoje vamos para um lugar incrível, perto da capital da região, que é Gênova, e vamos descobrir Camogli e sua preciosidade chamada San Fruttuoso. Prontos? Vamos lá! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A aldeia de San Fruttuoso di Camogli é uma verdadeira joia! San Fruttuoso é a cidadezinha perfeita para quem gosta de caminhar, de belezas naturais, e cheia de charme. Camogli e sua preciosidade chamada San Fruttuoso são cidades integrantes do Parque Portofino, uma joia belíssima natural na região da Ligúria.
Caminhando entre as belezas das trilhas
Para ir de Camogli até San Fruttoso a melhor maneira, acredite: é a pé! Partindo de Camogli, siga a trilha para San Fruttuoso. A cidade também pode ser alcançada de outras localidades próximas como San Rocco, Portofino ou Santa Magherita Ligure.
É bom saber que as trilhas são diferentes, e apresentam diferentes graus de dificuldade, mas todas são muito bem sinalizadas. Evidente que a escolha da trilha ideal para você vai depender do seu preparo físico e da sua disposição, mas tenho certeza de que o destino “paga” todos os músculos trabalhados para chegar até lá!
Excursão saindo de Florença até Cinque Terre
Nesta excursão saindo de Florença, você visitará os mais importantes aldeias das cinco terras. Imperdível!!!!
As “Cinco Terras” abrangem um pedaço de costa formado por cinco belos povoados: Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore.
Clique Aqui para saber mais e reservar!
As trilhas clássicas para chegar até San Fruttuoso
As trilhas que levam de Camogli até San Fruttuoso são diversas, no entanto, algumas delas são as mais famosas. Leia também: As trilhas mais bonitas de Cinque Terre.
Camogli > Pietre Strette > San Fruttuoso
Partindo de Camogli, mais precisamente da Via San Bartolomeo, siga os degraus até o centro de San Rocco. Dali basta seguir as orientações para Gaixella, e prosseguir até San Fruttuoso. O percurso tem cerca de 5 km e é considerado fácil. O tempo de caminhada é, em média, entre 2 e 2 horas e meia, dependendo de quem está fazendo a trilha.
San Rocco > Batterie > San Fruttuoso > Pietre Strette > San Rocco
San Rocco é uma pequena aldeia localizada pouco depois de Camogli. O caminho se inícia na Igreja de San Rocco, passa pertinho de um bar, o Bar Dai Muagetti. Caminhe até um local chamado Batterie (tudo é bem sinalizado, não se preocupe!). É ali o local onde estão os restos de bunkers da Segunda Guerra Mundial. Não deixe de fazer paradas estratégicas para tomar uma água e observar o panorama ao seu redor: é impressionante!
Atenção!!!!
Pessoal, não é a trilha mais indicada para quem tem medo de altura ou sofre de vertigem. Apesar de nos oferecer paisagens lindas, algumas rochas de frente para o mar podem ser incômodas por conta de sua altura, por isso, siga por essa trilha somente se não sofrer com alturas, ok?!
Nessa trilha, antes de chegar a San Fruttuoso, você tem que encarar uma subida bem chatinha para, finalmente, chegar até a descida que te levará até a praia de San Fruttuoso e a Abadia. Essa é uma das trilhas mais complicadas, mas é lindíssima! O trajeto dura um pouco mais, podendo chegar à 2h40 de caminhada, mas depende de você, claro! O trajeto nos apresenta 6 km de extensão.
Camogli > San Fruttuoso > Portofino
Talvez a mais clássica entre os clássicos! Essa é a trilha favorita dos turistas, pois você pode chegar até Portofino seguindo esse caminho. A caminhada é muito tranquila e o trajeto bem fácil! Nessa trilha você encontra alguns locais bem interessantes como a famigerada Base 0, que é um antigo posto militar datado da Segunda Guerra Mundial e, hoje, é um ponto de panorâmico que merece uma parada; depois você pode ver Vessinaro onde fica a charmosa enseada de Cala degli Inglesi, e depois de tantas belezas, chegar à bela e elegante Portofino. Lembrando que de San Fruttuoso até Portofino o trajeto leva cerca de 1h45.
O que conhecer em Camogli?
Primeira parada, claro: o pequeno porto de Camogli. Suas casinhas coloridas ao fundo dão o tom da cidade: alegre, vibrante, e parece nos abraçar. O pequeno porto de Camogli se abre até a Basílica e abriga os diversos barcos de pesca, bem como os barcos turísticos, que vêm e vão em constante movimento.
Dica de Ouro
- Não deixe de caminhar até o farol ali perto! A vista de Camogli e maresia irão fazer você ficar sem palavras. O momento mais lindo? O pôr-do-sol!
A Basílica de Camogli
Imperdível em Camogli é também a bela Basílica de Santa Maria Assunta, que é o cartão postal da cidade. Essa basílica de uma beleza que impressiona: com uma vista direta para o mar, ela se ergue na famigerada Isola. Isola é um promontório que, em tempos mais remotos, se “desgrudou” do continente.
Essa basílica foi construída no século XII e passou por múltiplas reformas. Sua fachada é neoclássica e enche nossos olhos com sua beleza! Em seu interior encontramos diversas obras artísticas, além de uma lindíssima abóbada com afrescos de Barabino e Semino; o destaque fica para seus mármores e estuques dourados que fazem da estrutura interna um encanto.
O Castel Dragone
Ainda em Camogli não deixe de visitar o Castel Dragone. Localizado exatamente atrás da Basílica de Santa Maria Assunta, o castelo possui uma posição privilegiada, em um enorme rochedo, com uma vista lindo para o mar e para o porto da cidade. Com sua construção tipicamente medieval, o castelo é uma fortaleza erguida por volta do século XII para poder combater as invasões dos piratas sarracenos provenientes do Mar Tirreno.
Um pouco mais sobre o Castelo
O Castelo também é chamado de Castello del Dragone, ou Dragonara, e também passou por diversas reformas. Em 1500 foi desativado como fortaleza e transformado em uma prisão. Nos anos 70 do século XX, foi “casa” do Aquário Tirreno, mas foi fechado definitivamente assim que o “primo” Aquário de Gênova foi aberto e atraia muito mais visitantes do que ele.
O Castelo, atualmente, é um centro cívico-cultural e muito utilizado tanto pelos locais quanto pelos turistas como centro de atividades, especialmente durante o verão. Do alto a vista é algo de tirar o fôlego. Leia também: Dez castelos para visitar na Itália.
A Panela Gigante e o Museu dos Marinheiros
Uma panela gigante? Sim! Camogli tem uma panela gigante! Esta panela é feita de ferro, pesa 1.100 quilos, tem 4 metros de diâmetro e uma alça de 6 metros. Ela tem capacidade para 3.000 litros de azeite e 3 toneladas de peixe; ficou famosa, pois foi mostrada na televisão em 1955, para celebração do Festival do Peixe de Camogli, que acontece todo segundo domingo de maio e atrai visitantes do mundo todo.
Já o Museu dos Marinheiros é um charme!
O museu leva o nome de seu fundador, Ferrari, e conta toda a história marítima da cidade. Ali você pode observar diversos modelos de navios, pinturas, instrumentos náuticos e objetos que pertenceram a Giuseppe Garibaldi.
O que conhecer em San Fruttoso?
Chegando a San Fruttuoso é impossível não desviar o olhar para a esplendorosa Abadia do santo homônimo presente ali!
A Abadia de San Fruttoso
Com sua arquitetura em estilo tipicamente românico da Ligúria, a construção é impressionante! Toda feita em mármore branco e ardósia dos vales, você pode observar na igreja o Claustro, o Museu, os túmulos Doria e a Torre.
Um pouco mais sobre a Abadia de San Fruttoso
San Fruttuoso foi um bispo e santo catalão do século III, e suas cinzas são mantidas no interior da Abadia. Essa igreja foi fundada no século VIII d.C. em cima da nascente de uma fonte de água doce; depois foi reconstruída no século X como um mosteiro beneditino.
No século XIII a Abadia se uniu com a família Doria que alterou a sua planta, e ergue a loggia com duas filas de janelas de três grades; após a obra a família decidiu trazer o cemitério da família para cá e assim foi feito. Em 1983 todo o complexo foi doado à FAI (Fondo per l’Ambiente italiano), que o administra até hoje.
A Torre da Abadia
Ao lado da Abadia, você pode ver a torre com o nome de Andrea Doria erguida em 1562 para seus herdeiros: Giovanni, Andrea e Pagano. A torre tinha como objetivo inicial proteger a vila e sua famosa fonte de água.
O Cristo do Abismo submerso
Em frente à abadia há uma praia, alguns restaurantes, e algumas casas de pescadores. No mar podemos, no centro da baía, encontramos o Cristo do Abismo. Sua mão fica a 10 metros de profundidade, enquanto para chegar à base é preciso descer até 15 metros de profundidade do mar. Essa estátua foi colocada ali em 1954. Essa obra foi uma encomenda do mergulhador Duilio Marcante que a dedicou ao seu amigo Dario Gonzatti, que morreu durante um mergulho em 1947 naquela área.
Bom saber…
Camogli e San Fruttuoso fazem parte do Parque Portofino. Para acessar mapas, sugestões de itinerários, e outras informações, acesse o site oficial do parque CLICANDO AQUI!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como chegar a Cinque Terre saindo da Toscana!
Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Camogli e sua preciosidade chamada San Fruttuoso. Camogli e San Fruttuoso são, sem dúvida nenhuma, esplendores na Ligúria. Cheias de charme, são cidades que se apresentam de forma despretensiosa, mas encantam.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!