O Poderoso Chefão: filmado na Itália!
Hoje te levo para a Sicília, onde iremos descobrir tudo sobre as locações mais famosas do aclamado O Poderoso Chefão, longa metragem de Francis Ford Coppola. O primeiro filme da trilogia foi lançado em 1973 e, pasmem, apesar de ser ambientado em Corleone, NENHUMA cena foi rodada ali. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Nossa Introdução
Quando falamos em cinema e Itália em uma mesma frase, um dos filmes que logo nos vem à mente, claro, é O Poderoso Chefão, do incrível Francis Ford Coppola. No filme (que foi inspirado no livro homônimo de Mario Puzo, publicado em 1969), o diretor nos conta a história de Don Vito Corleone, vivido brilhantemente por Marlon Brando, que é um típico siciliano responsável por erguer um verdadeiro império na América através do escambo de favores e, claro, dinheiro. Saiba tudo sobre a Região da Sicília aqui!
Tour pelos cenários de O Poderoso Chefão
Você é um fã da saga “O Poderoso Chefão”? Viaje pelas localidades de Savoca e Forza d’Agrò seguindo os passos do diretor Francis Ford Coppola para conhecer os cenários onde se filmou esta autêntica obra de arte da história do cinema.
Clique aqui para saber mais e reservar!
Um pouco sobre Don Vito Corleone e o filme…
Patriarca da família Corleone que (no filme) é uma das famílias que dominam a máfia da Sicília, Don Vito Corleone sempre deixa muito claro quais são as (rígidas) regras a serem seguidas por todos, definindo hierarquia, princípios e morais: dentro de seu mundo, claro, e à sua maneira!
A prioridade sempre é a família e, quando as regras são quebradas, as coisas podem seguir rumos trágicos e irreversíveis!
O filme é, sem sombra de dúvida, um clássico do cinema mundial e fez história!
Coppola, com sua mente brilhante, conseguiu apresentar ao público uma faceta da máfia italiana nunca antes vista de uma forma clara e nada ofensiva – embora muitos italianos odeiem a trilogia, pois alegam que a máfia não existe.
A atuação do elenco também surpreende, bem como a trilha sonora (escolhida a dedo!), suas frases icônicas que se tornaram referência e, óbvio, as locações da produção para as cenas que se passam na Itália. Corleone (como o nome do mafioso) é uma cidade localizada na província de Palermo, a 59 km de distância da capital; possui cerca de 10.600 habitantes e é uma típica pequena cidade italiana: calma, tranquila e pacífica.
Curiosidades
- Até hoje não se sabe se Coppola não pôde ou não quis rodar o filme ali. Há algumas teorias sobre essa decisão: há quem diga que ele foi proibido pela população local, pois eles teriam medo do estereótipo que isso poderia criar;
- Outros contam que foi o próprio diretor que optou por não rodar seu filme ali, temendo a reação dos habitantes de Corleone. No entanto, a teoria mais aceita, é de que o diretor achou Corleone muito moderna para servir de cenário para um filme que é passado na década de 40 e, por isso, optou por cidades mais medievais.
Cidades escolhidas por Coppola para filmar o Poderoso Chefão
Corleone virou ponto turístico, justamente, por conta de todo o fascínio que o filme nos oferece embora, reforçando, NENHUMA cena tenha sido rodada ali! Mas, afinal, quais foram as locações escolhidas por Coppola? Diversas, mas, principalmente, as cidades de: Motta Camastra, Savoca e Forza d’Agrò.
Locação em Motta Camastra
Comecemos do princípio: uma das cenas mais famosas do filme é, sem dúvida, aquela em que Michael (filho de Vito) chega à Sicília. Com seus capangas, ele parte em caminhada para chegar até a cidade de sua família e, ao avistar o local, no alto de uma colina, ele diz orgulhoso: “Corleone!” – mas, não! Aquela cidade não é Corleone! É, na verdade, Motta Camastra.
Motta Camastra é uma cidadezinha medieval que fica, justamente, no topo de uma colina na província de Messina. Possui somente 810 habitantes mas é de um charme indiscutível! As origens da cidade remontam ao povoado de Crimastra ou Camastra, que existe desde o final de 1100. Os senhores da cidade, a partir de 1300, foram os da família Linguida; foram eles que fortificaram a cidade.
O centro histórico é uma das aldeias mais características do Vale de Alcântara e nos apresenta uma vista magnífica, do famoso sítio natural das Gargantas de Alcântara. Não deixe de visitar a Igreja Matriz dedicada a San Michele Arcangelo e a Igreja dedicada à Anunciação.
Locação em Savoca
Em Savoca, podemos ver outros pontos históricos mostrados no filme. Um deles é o clássico Bar Vitelli. Esse foi o local escolhido para diversas cenas do filme; na mais famosa delas podemos ver Michael – que havia fugido de Nova York depois de iniciar uma guerra entre famílias da máfia italiana – e, ao chegar à Sicília para se refugiar, ele logo se apaixona por Apollonia Vitelli; no Bar Vitelli, Michael Corleone conhece o dono do café, que é o pai de sua amada Apollonia. O Bar Vitelli é também onde Michael pede a mão de Apollonia em casamento, ou seja, o local foi palco de diversas passagens bem importantes do filme.
Um pouco mais sobre o Bar Vitelli
O bar, é óbvio, ostenta diversas imagens e objetos das gravações do filme. Eles morrem de orgulho de terem sido escolhidos como cenário para um filme tão importante como O Poderoso Chefão. Esse bar fica no Palazzo Trimarchi, um edifício do século XVIII, localizado na Piazza Fossia, a praça principal da cidade.
O bar tem um terraço ao ar livre coberto de vinhas e nos oferece uma vista belíssima de Savoca. Imperdível! Ah: tem uma escultura espelhada presente no local que é uma homenagem, muito bonita, ao diretor do filme, Coppola.
Igreja de San Nicolò
Outro lugar icônico é, claro, a Igreja de San Nicolò, local onde Michael se casa com Apollonia. Na cena do filme podemos ver os dois caminhando para o local sob aplausos dos convidados em outra cena histórica! A igreja fica em um ponto panorâmico magnífico e fica bem perto do bar Vitelli.
Conheça aqui um pouco de Savoca!
Fonte: Discover Messina Sicily
Locação em Forza D´Agrò
Em Forza d’Agrò, a atração principal é, sem dúvida, a Igreja da Santissima Annunziata. Essa igreja foi, originalmente, construída no século XV e reconstruída, em estilo barroco, no início do século XVIII. Aqui também se passam algumas cenas do filme e, apesar de não ser nada grandioso, vale a visita para os fãs da trilogia.
Conheça aqui um pouco de Forza D´Agrò
(Fonte: konazotravels)
O Poderoso Chefão 2 e o Poderoso Chefão 3
Como todos sabem o filme é uma trilogia e os filmes 2 e 3 também tiveram algumas cenas rodadas na Itália, claro!
O Poderoso Chefão 2
Em O Poderoso Chefão 2, um dos lugares de destaque que serviu como locação é o Castello degli Schiavi, localizado na cidade de Fiumefreddo de Sicília. O local é uma propriedade particular e não pode ser visitado pelo público – somente para convidados e, normalmente, para eventos privados. O local serviu como locação para representar a casa de Michael e é de uma beleza sem igual!
O Poderoso Chefão 3
Já em O Poderoso Chefão 3, merecem destaque as cidades de Acireale, localizada próxima a Catania, e Taormina, mais precisamente a estação de trem Taormina-Giardini, que no filme aparece como Estação Bagheria. Ao falarmos de Bagheria é bom deixar claro que as cenas finais do filme NÃO FORAM RODADAS ALI! Elas foram, na verdade, rodadas em Palermo, no Palazzo Villa Malfitano. Outra localidade (maravilhosa!) usada em Palermo foi o Teatro Massimo.
O Tabu da Máfia na Itália
Embora seja fato de que a máfia italiana existe, os italianos não gostam de falar sobre esse assunto, se sentem muito desrespeitados e ofendidos (especialmente se o assunto é levantado por estrangeiros), por isso: evite falar sobre isso com eles, a não ser que você tenha MUITA intimidade com quem estiver conversando.
A trilogia de O Poderoso Chefão
A trilogia de O Poderoso Chefão trouxe para as grandes telas a verdade nua e crua sobre o assunto, porém de uma maneira muito respeitosa – embora dura em diversas passagens. O filme trata de família, tradições, cultura, princípios e respeito. Coppola evitou, a todo custo, caricaturar o “mafioso italiano”.
O estereótipo da caracterização
O estereótipo do terno branco, chapéu inclinado na cabeça, cara de mau, e o charuto na boca é muito comum quando falamos de máfia, mas não é mostrado explicitamente nos filmes de Coppola; ele optou pelo “para bom entendedor, meia palavra basta!”. Quando se mostra a ascensão de Michael na máfia, que constrói com firmeza sua reputação na América, Coppola mostra, também, um panorama geral da imigração italiana nos Estados Unidos.
A Valorização da Cultura
Ao contrário do que muitos pensaram, a ideia de falar sobre o assunto não prejudicou em nada a visão que os americanos tinham dos italianos, ao contrário: a relação, ali, se construiu de forma sólida, constante e respeitosa. Mas, devemos citar que muitos italianos não gostaram da representação de sua nacionalidade chegando à América.
Alguns, até hoje, abominam o filme e se dizem desiludidos com a falta de precisão ao descrever seus valores morais e culturais alegando que o filme generaliza os italianos e, assim prejudica sua imagem.
Afinal: Don Corleone existiu ou não?
Não! Mas foi inspirado em personagens reais. O personagem Don Corleone foi baseada em diversos personagens públicos italianos que mandavam e desmandavam (em português bem claro!) em todo o sul italiano. Coppola romantizou essa imagem transformando o mafioso em “mocinho”, e deu certo! Os chefes da máfia ganharam ares aristocráticos, tons de elegância e toques de humanidade.
O filme causou resistência por parte dos integrantes da máfia, mas o mundo se apaixonou por eles de uma maneira inesperada! Em resumo, Coppola transformou o livro homônimo em arte! Aliou verdade e fantasia com um toque de beleza, maldade e bondade de forma harmoniosa, gentil, delicada, precisa, mas, acima de tudo, clara!
Curiosidade, ambição e medo movem o mundo desde sempre e Coppola, brilhantemente, usou isso a seu favor mesclando tudo com panoramas esplêndidos oferecendo ao mundo uma verdadeira obra prima da sétima arte.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba tudo sobre o melhor da bela Itália!!!!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O Poderoso Chefão: filmado na Itália! Se você é um amante de O Poderoso Chefão, não deixe de conhecer seus locais históricos na Sicília: você vai sair de lá com o sentimento de missão cumprida!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!