O Poderoso Chefão: as locações históricas escolhidas por Francis Ford Coppola

Um dos maiores clássicos do cinema mundial, O Poderoso Chefão, teve grande parte de suas cenas gravadas na Sicília, mas elas passaram bem longe de onde acontece a história, Corleone.

0 46

O Poderoso Chefão: as locações históricas escolhidas por Francis Ford Coppola

Hoje te levo para a Sicília, onde iremos descobrir tudo sobre as locações mais famosas do aclamado O Poderoso Chefão, longa metragem de Francis Ford Coppola. O primeiro filme da trilogia foi lançado em 1973 e, pasmem, apesar de ser ambientado em Corleone, NENHUMA cena foi rodada ali. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Nossa Introdução

Quando falamos em cinema e Itália em uma mesma frase, um dos filmes que logo nos vem à mente, claro, é O Poderoso Chefão, do incrível Francis Ford Coppola. No filme (que foi inspirado no livro homônimo de Mario Puzo, publicado em 1969), o diretor nos conta a história de Don Vito Corleone, vivido brilhantemente por Marlon Brando, que é um típico siciliano responsável por erguer um verdadeiro império na América através do escambo de favores e, claro, dinheiro.

Um pouco da história…

Patriarca da família Corleone que (no filme) é uma das famílias que dominam a máfia da Sicília, Vito sempre deixa muito claro quais são as (rígidas) regras a serem seguidas por todos, definindo hierarquia, princípios e morais: dentro de seu mundo, claro, e à sua maneira! A prioridade sempre é a família e, quando as regras são quebradas, as coisas podem seguir rumos trágicos e irreversíveis!

O filme é, sem sombra de dúvida, um clássico do cinema mundial e fez história! Coppola, com sua mente brilhante, conseguiu apresentar ao público uma faceta da máfia italiana nunca antes vista de uma forma clara e nada ofensiva – embora muitos italianos odeiem a trilogia, pois alegam que a máfia não existe. A atuação do elenco também surpreende, bem como a trilha sonora (escolhida a dedo!), suas frases icônicas que se tornaram referência e, óbvio, as locações da produção para as cenas que se passam na Itália.

O Poderoso Chefão: as locações históricas escolhidas por Francis Ford Coppola

Corleone é uma cidade localizada na província de Palermo; possui cerca de 10.600 habitantes e é uma típica pequena cidade italiana: calma, tranquila e pacífica.

Curiosidade

Até hoje não se sabe se Coppola não pôde ou não quis rodar o filme ali. Há algumas teorias sobre essa decisão: há quem diga que ele foi proibido pela população local, pois eles teriam medo do estereótipo que isso poderia criar; outros contam que foi o próprio diretor que optou por não rodar seu filme ali, temendo a reação dos habitantes de Corleone. No entanto, a teoria mais aceita, é de que o diretor achou Corleone muito moderna para servir de cenário para um filme que é passado na década de 40 e, por isso, optou por cidades mais medievais.

Fato é que Corleone virou ponto turístico, justamente, por conta de todo o fascínio que o filme nos oferece embora, reforçando, NENHUMA cena tenha sido rodada ali!

Catânia – Sicília

Mas, afinal, quais foram as locações escolhidas por Coppola? Diversas, mas, principalmente, Savoca e Forza d’Agrò.

1) O Poderoso Chefão: as locações históricas escolhidas por Francis Ford Coppola – MOTTA CAMASTRA

Comecemos do princípio: uma das cenas mais famosas do filme é, sem dúvida, aquela em que Michael (filho de Vito) chega à Sicília. Com seus capangas, ele parte em caminhada para chegar até a cidade de sua família e, ao avistar o local, no alto de uma colina, ele diz orgulhoso: “Corleone!” – mas, não! Aquela cidade não é Corleone! É, na verdade, Motta Camastra.

Motta Camastra é uma cidadezinha medieval que fica, justamente, no topo de uma colina na província de Messina. Possui somente 810 habitantes mas é de um charme indiscutível! As origens da cidade remontam ao povoado de Crimastra ou Camastra, que existe desde o final de 1100. Os senhores da cidade, a partir de 1300, foram os da família Linguida; foram eles que fortificaram a cidade.

O centro histórico é uma das aldeias mais características do Vale de Alcântara e nos apresenta uma vista magnífica, do famoso sítio natural das Gargantas de Alcântara. Não deixe de visitar a Igreja Matriz dedicada a San Michele Arcangelo e a Igreja dedicada à Anunciação.

3) O Poderoso Chefão: as locações históricas escolhidas por Francis Ford Coppola – FORZA D’AGRÒ

Em Forza d’Agrò, a atração principal é, sem dúvida, a igreja da Santissima Annunziata. Essa igreja foi, originalmente, construída no século XV e reconstruída, em estilo barroco, no início do século XVIII. Aqui também se passam algumas cenas do filme e, apesar de não ser nada grandioso, vale a visita para os fãs da trilogia.

4) O Poderoso Chefão: as locações históricas escolhidas por Francis Ford Coppola – O Poderoso Chefão 2 e o Poderoso Chefão 3

Como todos sabem o filme é uma trilogia e os filmes 2 e 3 também tiveram algumas cenas rodadas na Itália, claro!

Em O Poderoso Chefão 2, um dos lugares de destaque que serviu como locação é o Castello degli Schiavi, localizado na cidade de Fiumefreddo de Sicília. O local é uma propriedade particular e não pode ser visitado pelo público – somente para convidados e, normalmente, para eventos privados. O local serviu como locação para representar a casa de Michael e é de uma beleza sem igual!

Já em O Poderoso Chefão 3, merecem destaque as cidades de Acireale, localizada próxima a Catania, e Taormina, mais precisamente a estação de trem Taormina-Giardini, que no filme aparece como Estação Bagheria.

Ao falarmos de Bagheria é bom deixar claro que as cenas finais do filme NÃO FORAM RODADAS ALI! Elas foram, na verdade, rodadas em Palermo, no Palazzo Villa Malfitano. Outra localidade (maravilhosa!) usada em Palermo foi o Teatro Massimo.

Afinal: Don Corleone existiu ou não?

Não! Mas foi inspirado em personagens reais. O personagem Don Corleone foi baseada em diversos personagens públicos italianos que mandavam e desmandavam (em português bem claro!) em todo o sul italiano. Coppola romantizou essa imagem transformando o mafioso em “mocinho”, e deu certo! Os chefes da máfia ganharam ares aristocráticos, tons de elegância e toques de humanidade.

O filme causou resistência por parte dos integrantes da máfia, mas o mundo se apaixonou por eles de uma maneira inesperada! Em resumo, Coppola transformou o livro homônimo em arte! Aliou verdade e fantasia com um toque de beleza, maldade e bondade de forma harmoniosa, gentil, delicada, precisa, mas, acima de tudo, clara!

Curiosidade, ambição e medo movem o mundo desde sempre e Coppola, brilhantemente, usou isso a seu favor mesclando tudo com panoramas esplêndidos oferecendo ao mundo uma verdadeira obra prima da sétima arte.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre o melhor da bela Itália!!!!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O Poderoso Chefão: as locações históricas escolhidas por Francis Ford Coppola. Se você é um amante de O Poderoso Chefão, não deixe de conhecer seus locais históricos na Sicília: você vai sair de lá com o sentimento de missão cumprida!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!