O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza?
Esse ano o fenômeno da Acqua Alta em Veneza virou notícia no mundo inteiro devido a sua intensidade: 145 cm de água! A cidade ficou alagada e a água causou alguns prejuízos para os donos de alguns estabelecimentos, nem a icônica Basílica de São Marcos escapou! Mas afinal O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? Qual plano da prefeitura para minimizar o impacto da Acqua Alta na cidade? Quanto tempo dura? Para responder essas e outras questões, fizemos um post especial para você com tudo que é necessário saber sobre esse assunto. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Serão necessários diversos trabalhos de restauração já que, impiedosamente, a água do mar danificou alguns mosaicos no chão e diversas colunas no interior da Igreja. Alguns dados dizem que a cidade, que recebe cerca de 20 milhões de turistas todos os anos, está sendo tomada pela água do mar de forma lenta e progressiva. Estima-se que a cidade “afunde” cerca de 2 mm por ano; na verdade o que acontece é que a maré está cada vez mais alta e um dos principais motivos é o mudança climática mundial. Conheça nossa Seção sobre o Clima na Itália!
Fato Constatado
A Acqua Alta em Veneza parece aumentar cada vez mais com o passar dos anos e, sem dó, domina a cidade! Autoridades e suas equipes já instalaram diversas estacas debaixo de diversas construções pela cidade para evitar esse problema, mas com o passar dos anos foi provado que essa atitude não foi tão efetiva assim.
De qualquer maneira há arquitetos, engenheiros e autoridades que estudam, todos os dias, como minimizar os efeitos do mar em Veneza e, principalmente, como “salvar” e evitar que a Acqua Alta danifique os patrimônios, de valores inestimáveis. Eles tentam, talvez não bloquear completamente, uma vez que não se sabe com exatidão quando a maré subirá excessivamente, mas conter o máximo possível a entrada de água nesses locais.
Entenda o fenômeno Água Alta ou Acqua Alta em Veneza
A Acqua Alta nada mais é do que o aumento da maré. O fenômeno afeta a cidade principalmente no outono e no inverno, quando a combinação dos ventos e do mar aumenta o volume da água na região. A alteração do nível da maré que podemos notar em Veneza combina dois elementos essenciais: a maré astronômica, que está relacionada diretamente com o movimento lunar/solar e as condições meteorológicas, como baixa pressão atmosférica e fortíssimos ventos. Quando os elementos se ‘unem’, acontece o fenômenos da Acqua Alta.
É comum também que a maré fique muito mais baixa do que o normal (é mais raro, mas acontece!) dificultando o movimento dos transportes pela água. Como já citamos, o clima mudou muito ao longo das últimas décadas e, com isso, existem outros dois fenômenos que também afetam a cidade são o eustatismo (aumento do nível do mar frequente) e a subsidência (diminuição do solo devido a causas naturais ou antrópicas). Com isso, a cidade ‘afunda’ mm por mm com o passar dos anos.
Como é caracterizada a Água Alta ou Acqua Alta em Veneza?
A maré que excede os 80 cm em Veneza já é denominada como Acqua Alta. Com essa altitude da água, o transporte e o deslocamento de turistas já fica prejudicado, principalmente nas partes mais baixas da cidade, como a Piazza San Marco. Quando a maré excede 100 cm, 5% da cidade fica inundada e isso começa a afetar as rotas de deslocamento pela cidade (tanto pela água quanto pela terra).
Com 110 cm de água, 12% da cidade é afetada e quando a água atinge os 140 cm, 60% da cidade fica tomada pela água, que é quando o fenômeno é considerado excepcional (no pior sentido da palavra!). O recorde, em centímetros, deste fenômeno é de 194 cm e aconteceu em novembro de 1966.
Qual a duração do fenômeno Água Alta ou Acqua Alta em Veneza?
Relativamente pouco, mas tempo suficiente para, quando o volume é grande, atrapalhar a vida de moradores e turistas, alagar prédios históricos e estabelecimentos e causar muitos outros transtornos! A Acqua Alta em Veneza dura, aproximadamente, entre 2 e 6 horas, podendo durar também somente 10 minutos.
O período do fenômeno da Água Alta ou Acqua Alta em Veneza
A Acqua Alta em Veneza ocorre, geralmente, nos meses de outono-inverno, com mais intensidade entre novembro e dezembro. Neste período o fenômeno pode acontecer todos os dias, como pouco volume, ou em um único dia, com uma maré excepcional de mais de 140 cm. As maiores inundações acontecem, geralmente, com intervalos de 3 anos entre elas; o que não significa que grandes volumes não possam dominar a cidade todos os anos. Na figura a seguir é possível verificar o nível da água de acordo com os centímetros da maré.
Atenção!!!!
O nível refere-se ao zero mareógrafo de Punta della Salute, que fica entre o Grande Canal e o Canal Giudecca, considerado o ponto mais baixo da cidade, e foi calculado no início do século XX como uma média do nível do mar em torno a Veneza. Atualmente, o nível é 26 cm superior ao nível de referência.

Como a administração da cidade lida com a Água Alta ou Acqua Alta em Veneza?
Quando há previsão de Acqua Alta superior a 110 cm, a prefeitura da cidade emite avisos sonoros para a população e envia SMS com informações (cujos dados são de responsabilidade do Centro Previsioni e Segnalazioni Maree – CPMS – Centro de Previsões e Avisos de Maré).
Plataformas para a Locomoção
Pela cidade são colocadas espécies de plataformas para a locomoção dos transeuntes e os donos dos estabelecimentos usam espécies de barreiras na entrada das lojas, para poderem trabalhar normalmente. De qualquer maneira, é sempre recomendável utilizar galochas, que podem ser compradas em diversas lojas da cidade e tem preços bem acessíveis.
Solicite Informações
Em raríssimos casos o trânsito de pessoas é interrompido, por questões de segurança. Na dúvida, caso você se depare com a situação de Acqua Alta em Veneza, você pode solicitar informações na recepção do hotel em relação a mobilidade na cidade, ou para pedir sugestão de onde comprar os calçados adequados. Como a Acqua Alta em Veneza é simplesmente a maré, o “escoamento” não existe, pois a água não é proveniente de nenhum rio, por exemplo, ou seja: é necessário aguardar a maré baixar. A cidade informa a situação da Acqua Alta, com dados da CPMS, através de códigos “coloridos”, conforme abaixo.
Para receber essas informações a melhor opção é enviar um SMS de um chip italiano para o número 342 4141041.
Saiba aqui no Viajando para Itália como comprar um chip pré-pago na Itália CLIQUE AQUI!

O que fazer no caso de Água Alta ou Acqua Alta em Veneza?
Siga o passeio normalmente. Como já dissemos, Veneza é uma cidade que já está acostumada com a Acqua Alta, portanto (com exceção de casos excepcionais), a vida na cidade não para! Os estabelecimentos funcionam normalmente, bem como os pontos turísticos. Leia também nosso Post Especial: O que fazer em Veneza quando chove?
As “exceções”
Existe sim as “exceções” e casos excepcionais, e uma vez a cada três anos pode acontecer das autoridades não permitirem a circulação pela cidade, mas muitos avisos serão emitidos. Sempre fique atento as informações.
Dicas de Ouro:
- Mesmo que a água não esteja tão alta, SEMPRE utilize as plataformas quando disponíveis! Caso elas não estejam montadas, preste MUITA atenção aonde pisa para não pisar em falso e se machucar, o que pode ocasionar, inclusive, uma queda.
- A dica para economizar MUITO em Veneza é reservar tudo com antecedência (monumentos, trens, hospedagens).
- Como já citamos também: cuidado com o excesso de bagagem! É bem complicado se locomover com grandes volumes e as pontes, escadas e ruas estreitas de Veneza, não ajudam muito!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba qual o mês que mais chove na Itália!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? A Acqua Alta em Veneza dificilmente vai atrapalhar seu passeio, mas se preferir não passar por essa experiência que, confesso, chega a ser interessante, evite viajar durante o outono/inverno. Ah, em Março, quando o verão está ‘batendo na porta’, também pode acontecer o fenômeno! ; )
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!