O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza?

O que é a água alta em Veneza? A Acqua Alta acontece todos os anos em Veneza e hoje vamos te contar tudo sobre esse fenômeno.

0 2.729

O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza?

Esse ano o fenômeno da Acqua Alta em Veneza virou notícia no mundo inteiro devido a sua intensidade: 145 cm de água! A cidade ficou alagada e a água causou alguns prejuízos para os donos de alguns estabelecimentos, nem a icônica Basílica de São Marcos escapou! Mas afinal O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? Qual plano da prefeitura para minimizar o impacto da Acqua Alta na cidade? Quanto tempo dura? Para responder essas e outras questões, fizemos um post especial para você com tudo que é necessário saber sobre esse assunto. Fique com a gente e realize aqui a viagem dos seus sonhos! Conheça nossa Seção sobre o Clima na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: Qual é o mês que mais chove na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Nossa Introdução

Serão necessários diversos trabalhos de restauração já que, impiedosamente, a água do mar danificou alguns mosaicos no chão e diversas colunas no interior da Igreja. Alguns dados dizem que a cidade, que recebe cerca de 20 milhões de turistas todos os anos, está sendo tomada pela água do mar de forma lenta e progressiva. Estima-se que a cidade “afunde” cerca de 2 mm por ano; na verdade o que acontece é que a maré está cada vez mais alta e um dos principais motivos é o mudança climática mundial.

Fato Constatado

A Acqua Alta em Veneza parece aumentar cada vez mais com o passar dos anos e, sem dó, domina a cidade! Autoridades e suas equipes já instalaram diversas estacas debaixo de diversas construções pela cidade para evitar esse problema, mas com o passar dos anos foi provado que essa atitude não foi tão efetiva assim.

De qualquer maneira há arquitetos, engenheiros e autoridades que estudam, todos os dias, como minimizar os efeitos do mar em Veneza e, principalmente, como “salvar” e evitar que a Acqua Alta danifique os patrimônios, de valores inestimáveis. Eles tentam, talvez não bloquear completamente, uma vez que não se sabe com exatidão quando a maré subirá excessivamente, mas conter o máximo possível a entrada de água nesses locais.

1) O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? O FENÔMENO

A Acqua Alta nada mais é do que o aumento da maré. O fenômeno afeta a cidade principalmente no outono e no inverno, quando a combinação dos ventos e do mar aumenta o volume da água na região. A alteração do nível da maré que podemos notar em Veneza combina dois elementos essenciais: a maré astronômica, que está relacionada diretamente com o movimento lunar/solar e as condições meteorológicas, como baixa pressão atmosférica e fortíssimos ventos. Quando os elementos se ‘unem’, acontece o fenômenos da Acqua Alta.

É comum também que a maré fique muito mais baixa do que o normal (é mais raro, mas acontece!) dificultando o movimento dos transportes pela água. Como já citamos, o clima mudou muito ao longo das últimas décadas e, com isso, existem outros dois fenômenos que também afetam a cidade são o eustatismo (aumento do nível do mar frequente) e a subsidência (diminuição do solo devido a causas naturais ou antrópicas). Com isso, a cidade ‘afunda’ mm por mm com o passar dos anos.

2) O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? ALTITUDE DA ÁGUA

Como é caracterizada a Acqua Alta? A maré que excede os 80 cm em Veneza já é denominada como Acqua Alta. Com essa altitude da água, o transporte e o deslocamento de turistas já fica prejudicado, principalmente nas partes mais baixas da cidade, como a Piazza San Marco. Quando a maré excede 100 cm, 5% da cidade fica inundada e isso começa a afetar as rotas de deslocamento pela cidade (tanto pela água quanto pela terra).

Com 110 cm de água, 12% da cidade é afetada e quando a água atinge os 140 cm, 60% da cidade fica tomada pela água, que é quando o fenômeno é considerado excepcional (no pior sentido da palavra!). O recorde, em centímetros, deste fenômeno é de 194 cm e aconteceu em novembro de 1966.

Acqua Alta em Veneza
Veneza

3) O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? DURAÇÃO DO FENÔMENO

Relativamente pouco, mas tempo suficiente para, quando o volume é grande, atrapalhar a vida de moradores e turistas, alagar prédios históricos e estabelecimentos e causar muitos outros transtornos! A Acqua Alta em Veneza dura, aproximadamente, entre 2 e 6 horas, podendo durar também somente 10 minutos.

4) O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? PERÍODO DO FENÔMENO

A Acqua Alta em Veneza ocorre, geralmente, nos meses de outono-inverno, com mais intensidade entre novembro e dezembro. Neste período o fenômeno pode acontecer todos os dias, como pouco volume, ou em um único dia, com uma maré excepcional de mais de 140 cm. As maiores inundações acontecem, geralmente, com intervalos de 3 anos entre elas; o que não significa que grandes volumes não possam dominar a cidade todos os anos. Na figura a seguir é possível verificar o nível da água de acordo com os centímetros da maré.

Atenção

O nível refere-se ao zero mareógrafo de Punta della Salute, que fica entre o Grande Canal e o Canal Giudecca, considerado o ponto mais baixo da cidade, e foi calculado no início do século XX como uma média do nível do mar em torno a Veneza. Atualmente, o nível é 26 cm superior ao nível de referência.

Acqua Alta em Veneza
Imagem dos centímetros relativos à Acqua Alta – Fonte: Prefeitura de Veneza.

5) O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? ADMINISTRAÇÃO DA CIDADE

Como a administração da cidade lida com a Acqua Alta? Quando há previsão de Acqua Alta superior a 110 cm, a prefeitura da cidade emite avisos sonoros para a população e envia SMS com informações (cujos dados são de responsabilidade do Centro Previsioni e Segnalazioni Maree – CPMS – Centro de Previsões e Avisos de Maré).

Plataformas para a Locomoção

Pela cidade são colocadas espécies de plataformas para a locomoção dos transeuntes e os donos dos estabelecimentos usam espécies de barreiras na entrada das lojas, para poderem trabalhar normalmente. De qualquer maneira, é sempre recomendável utilizar galochas, que podem ser compradas em diversas lojas da cidade e tem preços bem acessíveis.

Solicite Informações

Em raríssimos casos o trânsito de pessoas é interrompido, por questões de segurança. Na dúvida, caso você se depare com a situação de Acqua Alta em Veneza, você pode solicitar informações na recepção do hotel em relação a mobilidade na cidade, ou para pedir sugestão de onde comprar os calçados adequados. Como a Acqua Alta em Veneza é simplesmente a maré, o “escoamento” não existe, pois a água não é proveniente de nenhum rio, por exemplo, ou seja: é necessário aguardar a maré baixar. A cidade informa a situação da Acqua Alta, com dados da CPMS, através de códigos “coloridos”, conforme abaixo.

Para receber essas informações a melhor opção é enviar um SMS de um chip italiano para o número 342 4141041.

Saiba aqui no Viajando para Itália como comprar um chip pré-pago na Itália CLIQUE AQUI!
Acqua Alta em Veneza
Veneza

6) O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? ATRAÇÕES DA CIDADE

O que fazer no caso de Acqua Alta em Veneza? Siga o passeio normalmente. Como já dissemos, Veneza é uma cidade que já está acostumada com a Acqua Alta, portanto (com exceção de casos excepcionais), a vida na cidade não para! Os estabelecimentos funcionam normalmente, bem como os pontos turísticos. Leia também nosso Post Especial sobre O que fazer em Veneza quando chove?

7) O que é Água Alta ou Acqua Alta em Veneza? CASOS EXCEPCIONAIS

Existe sim as “exceções” e casos excepcionais, e uma vez a cada três anos pode acontecer das autoridades não permitirem a circulação pela cidade, mas muitos avisos serão emitidos. Sempre fique atento as informações.

Dica

  • Mesmo que a água não esteja tão alta, SEMPRE utilize as plataformas quando disponíveis! Caso elas não estejam montadas, preste MUITA atenção aonde pisa para não pisar em falso e se machucar, o que pode ocasionar, inclusive, uma queda.


Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa um passeio de gôndola em Veneza? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Vai se hospedar em Veneza? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!

Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!

A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Veneza e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Hospedagens que aconselho na Zona de San Marco

San Marco é o bairro mais famoso e em alguns períodos do ano fica complicado andar por ali, pois a cidade fica lotada.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Você gosta de muito conforto? Está em lua-de-mel ou está comemorando algo? Então veja algumas opções de hospedagem de luxo na melhor zona de Veneza.

Hospedagens que aconselho na Zona de Castello

Castello é o maior de todos os “sestieri”  (bairros) e tem uma orla incrível para boas caminhadas, além de ser cheio de cafés, bares e lojinhas. Não são lugares baratos para se hospedar, mas facilita o acesso aos pontos turísticos mais famosos e, com isso, economiza-se com transporte, pois é possível fazer tudo a pé!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de Cannaregio ou Dorsoduro

Se quiser algo mais calmo, escolha Cannaregio ou Dorsoduro; neste último, a vida noturna é particularmente ativa, ideal para os amantes de bares agitados e locais para tomar bons drinks!

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de San Polo

San Polo é ideal se você quiser algo cômodo, perto de alguns pontos turísticos, mas mais modesto. Acho que como posição é ótimo esse bairro portanto indico muito.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Hospedagens que aconselho na Zona de Santa Croce

Santa Croce abriga a importante estação de ônibus na Piazzale Roma, o que facilita muito seu descolamento, inclusive para ir até Santa Lucia caso queira fazer um bate e volta.

Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B ou um apartamento, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Se prefere um bom hotel, tenho algumas opções de hotéis que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)

Não quer ficar na ilha? Sem problemas! Busque por Mestre, Campalto ou Favaro Veneto, que são as cidades continentais de Veneza e oferece excelentes opções de hospedagem. Um pouco mais afastados do Piazzale Roma, cerca de 20 minutos de transporte aquático, não apresentam vistas magnânimas das janelas do quartos, mas é ideal para quem quer economizar com hospedagem.

Dicas
  • A dica para economizar MUITO é reservar com antecedência.
  • Como já citamos também: cuidado com o excesso de bagagem! É bem complicado se locomover com grandes volumes e as pontes, escadas e ruas estreitas de Veneza, não ajudam muito!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

A Acqua Alta em Veneza dificilmente vai atrapalhar seu passeio, mas se preferir não passar por essa experiência que, confesso, chega a ser interessante, evite viajar durante o outono/inverno. Ah, em Março, quando o verão está ‘batendo na porta’, também pode acontecer o fenômeno! ; )

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!