O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças?

Hoje vamos dedicar um tempo aos pequenos: vamos saber o que fazer nas Dolomitas se estivermos viajando com as crianças. Prepare-se, pois você também vai se divertir muito com nossas ideias!

0 311

O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças?

Viajar com crianças nem sempre é fácil: eles se cansam com facilidade e, compreensivelmente, nem sempre têm interesse na história e na natureza que os rodeia em determinados momentos. Ligados na tecnologia, com a mente sempre ligada nos 220, a cabecinha das crianças (e dos adultos!) precisa de distrações e de atrações que sejam interessantes tanto para ele quanto para os pais. Hoje vamos saber o que fazer com as crianças nas Dolomitas. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Hoje vamos falar das esplêndidas Dolomitas italianas. Mas, para começarmos, vamos recapitular rapidamente um pouco o que são as Dolomitas e onde elas ficam. As Dolomitas são uma série de grupos montanhosos nos Alpes Orientais Italianos. Esse grupo de montanhas foi batizado assim por conta da formação dessas montanhas, que são formadas por uma rocha chamada, justamente, dolomita. Esse mineral confere às Dolomitas suas cores ‘pálida’, que se ‘tingem’ com o dourado do sol e com o branco da neve com facilidade, nos oferecendo paisagens fascinantes em qualquer época do ano! Leia também Turismo na Itália com crianças! e Parques Temáticos na Itália!

Onde ficam as Dolomitas?

As Dolomitas – também são chamadas de Pale Mountains, Dolomiten (em alemão), Dolomites (em Ladin) e Dolomitis(no dialeto ‘Friuliano’) – ficam quase inteiramente nas regiões de Veneto, Trentino-Alto Adige e Friuli-Venezia Giulia (dividida entre as províncias de Belluno, Bolzano, Trento, Udine, Pordenone, Vicenza e Verona, com uma pequena parte também na Áustria – Lienz Dolomitas). Entre as áreas naturalista-ambientais e turísticas mais conhecidas dos Alpes Italianos, estão as áreas que abrigam um parque nacional e outros nove parques naturais, incluindo a maior área de esqui italiana (a Dolomiti Superski). A cadeia montanhosa, no dia 26 de junho de 2009, passou a integrar a lista de Patrimônios da Humanidade da UNESCO.

Qual é a melhor região das Dolomitas para férias em família?

Pessoal, se fossemos citar todas as atrações para crianças nas Dolomitas, poderíamos escrever um livro! Há MUITAS opções de passeios, várias ideias, preços, destinos, etc… e para todos os gostos! Portanto reunimos aqui somente algumas, mas se quiser informações sobre uma localidade específica que não tenha sido citada aqui, me envie um e-mail, ou deixe sua pergunta nos comentários! : )

Para quem viaja com crianças maiores…

Vamos lá! Antes de tudo: se seus filhos já são maiorzinhos, vai depender do interesse da família. Uma dica: quando estiver programando sua viagem, inclua seus filhos nas decisões, ofereça opções, negocie com eles o que e quando fazer. Faça-os, desde o início, se sentirem parte da viagem. Isso vai ajudar MUITO quando vocês estiverem por lá! Acredite! 😉

Para quem viaja com crianças menores…

Para quem viaja com crianças menores, a parte das Dolomitas que fica em Trentino merece atenção especial! Com diversas opções, é a que mais passeios oferece.

1) O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? VISITAR MOENA

Um dos lugares que chama atenção é Moena. Moena fica bem no comecinho do Val di Fassa, e está estrategicamente posicionado, pois – daqui – as montanhas mais bonitas das Dolomitas podem ser alcançadas com muita tranquilidade e a vista é “MARAVILINDA”! 😉 A cidade de Moena oferece muitas opções, tanto como hotéis e restaurantes, como também atividades diurnas e noturnas. O centro histórico é fechado para carros, por isso é um muito tranquilo passear por aqui com as crianças ou empurrar carrinhos. É IMPOSSÍVEL ficar entediado por aqui, tenha certeza disso!

O que fazer em Moena com crianças?

Um passeio que as crianças ADORAM e que não os cansa muito é o passeio de Parque das Fábulas (Il Parco Fiabilandia). Ao aberto, é ideal para quem quer que as crianças respirem o ar puro, corram e brinquem sem preocupação.

Se eles gostarem do contato com a natureza de forma direta, saindo do centro de Moena, siga pela estrada de Salejada e pegue a estrada de Moene. Apesar de apresentar uma subida íngreme, a estrada de Saschlonch, em 10 minutos você chega até o Agriturismo El Mas, onde diversos animais e o simpático “anfitriCÃO’, da raça São Bernardo, chamado Ota aguardam as crianças. O lugar é lindo, delicioso e as crianças AMAM interagir com os animais. Lá também você encontra uma pequena loja de produtos locais e restaurante e, se quiser, pode se hospedar ali também! Vale muito a pena!

Dica

  • Em Val di Fassa existem várias opções de passeios nas montanhas. Verifique na recepção do seu hotel qual é a programação dos arredores, pois sempre há algo para se fazer! Três parques merecem destaque em Val di Fassa são: Dolomiti Action, O Reino de Salvan e o Adventure Park (abre somente no verão e é necessário fazer reserva antecipada).

2) O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? VISITAR ALTA GARDA

Garda Trentino, junto com Valle di Ledro, é ideal para férias em família. Garda Trentino consiste na parte mais ao norte do Lago de Garda e reúne, em um cenário natural encantador, Riva del Garda, Arco, Nago, Torbole, Drena, Dro e Tenno. O Vale do Ledro, por outro lado, começa a poucos quilômetros de Riva del Garda e é particularmente apreciado por quem adora trekking e moutain bike! Todos os centros oferecem instalações de qualidade, com serviços, ofertas e ótima estrutura turística.

Aqui você encontra dois parques de aventura muito apreciados por seus visitantes: o Busatte Adventure, em Torbole sul Garda, com 5 rotas acrobáticas, inclusive para crianças menores; e o Adventure Park Arco, também com uma proposta bem interessante de atividades ao ar livre e em contato com a natureza.

3) O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? VISITAR BRENTONICO (PEQUENAS DOLOMITAS)

Vallagarina é o último trecho do vale atravessado pelo rio Adige e fica entre Besenello, localizado ao sul de Trento, e Borghetto, onde se abre para o Vale do Pó. A oeste do Vale você encontra o Planalto Brentonico, enquanto a leste encontramos as Pequenas Dolomitas.

Aqui você também encontra boas opções para as crianças! Uma delas são os percursos acrobáticos e o percurso de minigolfe do Family Adventure Park. Tem atividades para TODAS AS IDADES, super divertidas e o tempo aqui parece voar! Vale a visita!

4) O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? VISITAR SAN MARTINO DI CASTROZZA

Destino popular para os amantes dos esportes de inverno, também oferece boas opções durante o verão. Os principais centros do Vale Primiero são: Fiera di Primiero, Siror, Tonadico, Transacqua, Mezzano e Imer. Partindo de Imer, você pode chegar facilmente ao Vale Vanoi, o coração verde de Trentino, e ao famoso centro do Canal San Bovo. Depois de Primiero, você chega a San Martino di Castrozza e ao sugestivo Passo Rolle. Aqui você encontra um parque muito bacana e que as crianças amam de paixão! Estamos falando do Agility Forest. Como seus ‘vizinhos’, também é imerso na natureza e oferece atividades para crianças de todas as faixas etárias.

5) O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? VISITAR VAL DI SOLE

O fértil e verde Val di Sole se estende entre as cordilheiras das Dolomitas de Brenta, Adamello, Presanella, Ortles-Cevedale e Maddalene, sendo uma sucessão de rios, lagos e fascinantes aldeias atemporais com cabanas e fazendas incríveis! Nessa região você pode conhecer dois parques de aventura: o Extreme Waves di Commezzadura, pra quem não tem medo de água! E o delicioso Flying Park, para quem gosta de aventuras e topa qualquer parada! ; )

6) O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? VISITAR VALLE DELL´ADIGE

O Vale do Adige é a seção central do vale que é atravessado pelo rio Adige e fica entre o Val Venosta, ao norte, e Vallagarina, ao sul. As cidades localizadas por aqui são Cavedine, Lavis, Mezzocorona, Monte Bondone, San Michele all’Adige e Trento e oferecem às famílias a oportunidade de desfrutar de férias entre esporte e natureza! Com as crianças você pode descobrir a reserva integral do Tre Cime del Monte Bondone e o Jardim Botânico Alpino. Mas a atração que chama a atenção das crianças é o parque de aventuras Acrobat Park Monte Bondone, em Vason.

7) O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? VISITAR VALSUGANA

O Valsugana é a parte das Dolomitas que abriga a cordilheira Lagorai e grandes lagos como o Lago Levico e o Lago Caldonazzo o maior lago de Trentino. Só a natureza por aqui já vale a visita na região! O Valsugana é proposto como um ginásio natural, e oferece trilhas de diversas dificuldades, além de uma excelente ciclovia de 80 km que começa na cidade de Calceranica, no Lago di Caldonazzo, passa por Grigno (na aldeia Pianello Vallon) e chega até a charmosa Bassano del Grappa. Por falar de Caldonazzo, a poucos quilômetros dali, é possível descobrir o primeiro Acroparque do Trentino: o Acroparque Rio Centa. Também apresenta opções incríveis para as crianças!

Sempre Lembrando…

  • Faça caminhadas, piqueniques, visite os museus – normalmente, alguns hotéis, também oferecem atividade para crianças e adolescentes, especialmente em dias chuvosos. Por falar em chuva…

O que fazer nas Dolomitas se chover?

Opções não faltam! E, digo mais: vale a pena fazer algo do gênero mesmo que não esteja chovendo! ; )

1 – Vá para o SPA!

Aproveite para relaxar, não pensar em nada, se cuidar e não se preocupar com o tempo! Tire um tempo para você! <3 É importante e vai te fazer bem! Em hotéis em Val di Fassa, Val di Sole e em Comano Terme, você encontrará fantásticos centros termais com tarifas especiais para Dolomiti Walking Hotels – Gostou? Saiba mais aqui!

2 – Aproveite a piscina!

A região do Tirol do Sul, oferece ótimas opções como a Acquafun, em San Candido, a Terme di Merano, em Naturno , a Cron4 em Riscone ou a Acquarena em Bressanone.  Todas oferecem ótima estrutura e são aquecidas!

3 – Visite museus!

A região é repleta de museus, entre os mais interessantes estão: o Museu Arqueológico e o Museu de Corone.

4 – Caminhe pelas cidades!

Se você está com crianças, vá para o centro tomar um sorvete e aproveite para fazer compras! Cidades como Bolzano, Bressanone, Brunico, Vipiteno e Merano oferecem ótimas lojas para comprar lembrancinhas!

5 – Vá para o Planetário!

Que criança (e que adulto) não AMA o planetário? É uma ótima opção para quem pegar um dia chuvoso! Em San Valentino del Campo tem um Planetário lindo e que merece uma visita!

6 – Visite castelos!

É magia pura visitar um castelo e o Alto Adige oferece vários deles! Conte história para as crianças enquanto circulam pelos corredores antigos!

Se preferir…

  • Fique no hotel, peça um chocolate quente e assista um filme debaixo das cobertas: você vai adorar!

Assista esse vídeo e saiba: Viajar com crianças pela Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer nas Dolomitas viajando com crianças? Viajar com crianças pode ser complicado, mas sabendo como mantê-los entretidos, vai te salvar nos momentos mais ‘críticos’ de cansaço e tédio! Boa viagem! E se você for ficar em Veneza por mais de dois dias, sugiro que visite as ilhas que citamos acima, você vai adorar!  E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!