Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna?

Não tem modo melhor para conhecer esse território, se não também, graças aos produtos da sua terra e da sua culinária tradicional. Percorrendo as estradas dos sabores culinários da Emilia Romagna vamos saborear as delícias de alguns lugares dessa região. Vem conferir nossa lista!

0 425

Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna?

A Emilia Romagna, está situada entre o curso do Po ao Norte e aos relevos Apeninos no Sul, essa região é considerada entre as mais férteis e produtivas da Itália, graças também à influência do Mar Adriático que suaviza o clima na zona costeira. Com essa localização tiramos o melhor da enogastronomia dessa belíssima região. Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Emilia-Romagna é feita pela união de duas regiões históricas: EMÍLIA, que inclui as províncias de Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Ferrara e Bolonha, e ROMAGNA, que inclui províncias de Ravenna, Rimini, Forlì e Cesena. No emblema adotado pela região, podemos ver as duas características essenciais da longa história do território: a linha ondulada do rio Po e a oblíqua da Via Emilia.

A oferta turística da região de Emília Romagna

A oferta turística da região de Emília Romagna é rica e variada e pode ser resumida em quatro áreas principais, como a estância balnear na costa do Adriático, a descoberta das cidades de arte, o spa termal e, claro, a capacidade de atração excepcional formada por sua notável comida e cultura do vinho. E é precisamente o aspecto do alimento e do vinho que examinaremos, neste texto, porque essa região supera todos os recordes; com quarenta e três excelentes produtos entre o DOP e o IGP.

Produtos mais Famosos

Entre os produtos mais famosos são os quatro grandes queijos como o Parmigiano Reggiano, Grana Padano, Formaggio di Fossa di Sogliano e o Squacquerone di Romagna, cuja área de produção abrange todas as províncias da Romagna, Bolonha e Ferrara. A estes produtos devem ser adicionadas as carnes curadas exclusivas como o Presunto de Parma, o de Modena e o Culatello di Zibello.

A massa com ovos e o tortellini são as mais famosas das ‘entradas’. Não menos importantes são os vinhos: o mais famoso é, sem dúvida, o Lambrusco, mas a variedade é excepcional. Neste ponto vamos fazer uma espécie de rota gourmand que atravessa a região de Emilia Romagna.

Nota

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”!

1) Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? EM PARMA

Começamos o tour por essa terra incrível de sabores deliciosos, partimos de Parma com o seu legendário Presunto de Parma. A doçura é a característica deste produto. De sabor delicado, não muito salgado ao paladar, e de aroma perfumado, tem uma cor uniforme entre o rosa e o vermelho, intercaladas e rodeadas pelo branco puro das partes gordurosas.

Estas propriedades são encontradas apenas na área típica de produção, o ar da serra de Parma, onde existem as condições climáticas ideais para a secagem e o envelhecimento natural do Prosciutto e para dar-lhe o grau certo de doçura e sabor. Uma condição essencial para a obtenção do Parma Cru é, portanto, todo o processamento que ocorre nesta área típica que se estende no território da província de Parma, localizada ao sul da estrada de Emília, delimitada a leste pelo rio Enza, e a oeste pelo fluxo de Stirone. SAIBA MAIS SOBRE PARMA AQUI!

2) Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? EM REGGIO EMILIA

Outra excelência Emiliana é o Parmigiano Reggiano, típico produto de Reggio Emilia, feito exatamente como era feito há oito séculos atrás. Esse produto é considerado um ‘tempero’ por excelência e é utilizado em pratos principais, entradas e ótimo também para saborear sozinho com geleias, mel e vinagre balsâmico. SAIBA MAIS SOBRE REGGIO EMILIA AQUI!

3) Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? EM MODENA

Outro produto de excelência é o tradicional vinagre balsâmico de Modena, que é uma realidade única no mundo do panorama dos condimentos à base de ácido. Cozido, deve amadurecer por fermentação natural através de um longo período de envelhecimento não inferior a 12 anos; pode ser combinado com muitos pratos diferentes. Este produto de excelência representa a história, cultura e tradição gastronômica dos antigos territórios do Ducado Estense, que são as atuais províncias de Modena e Reggio Emilia. Considerado parte da herança da família, era uma boa ideia enriquecer o dote das nobres que eram casadas com garrafinhas de vinagre balsâmico com esse conteúdo precioso. SAIBA MAIS SOBRE MODENA AQUI!

4) Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? EM BOLONHA

Como não provar e mencionar outra peça chave da gastronomia de Emília, a saborosa Mortadela de Bolonha. Esta cidade é um antigo centro universitário com uma vida cultural e social frenética, conhecida por suas torres e suas longas arcadas com um centro histórico bem preservado, que está entre os maiores da Itália. Seu produto típico por excelência é, precisamente, a Mortadela Bologna PGI, produto tão típico a ponto de ser conhecido em outras regiões simplesmente como ‘Bolonha’. Pode-se degustar com pão, cortada em cubos e servir como aperitivo ou servir como recheio de tortellini; uma verdadeira delícia. SAIBA MAIS SOBRE BOLONHA AQUI!

5) Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? EM FERRARA

Agora passamos para uma cidade de valor considerável durante o período da Renascença e que ainda permanece num lugar de destaque no patrimônio artístico internacional de Ferrara. Na lista de Patrimônios Mundiais é também uma antiga universidade e centro arquiepiscopal, que abriga importantes centros culturais.

O produto típico de Ferrara é o Panpepato, feito com chocolate amargo, presente tanto na massa como na cobertura exterior e com muitas avelãs, amêndoas, canela e pimenta preta. O panpepato de Ferrara é uma sobremesa cujas origens remontam a 1600, quando as freiras do Mosteiro de Corpus Domini em Ferrara foram inspiradas na receita de um grande cozinheiro medieval, Cristoforo de Messisburgo, para criar uma sobremesa para presentear as grandes personalidades eclesiásticas. Outro produto imperdível é o Cappellacci Ferraresi IGP, macarrão recheado com abóbora, queijo e noz-moscada. SAIBA MAIS SOBRE FERRARA AQUI!

6) Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? EM RIVIERA ROMAGNA

E então você vamos para a Riviera Romagna, conhecida por sua capacidade de entreter e animar seus convidados. Se você gosta de sol, mar, discotecas e aperitivos na praia, você está no lugar certo. Neste ambiente divertido, você não pode perder um clássico da cozinha ‘romanhola’, a Piadina Romagnola IGP e o Squacquerone di Romagna DOP. Este queijo especial representa e conta os sabores tradicionais da Romagna graças à combinação típica com a piadina. O nome representa a ironia inata e alegria da vida do povo romagnolo. Este queijo combina perfeitamente com mel, compotas e figos caramelizados e deve ser apreciado com um bom vinho como Sangiovese DOP. SAIBA MAIS SOBRE RIVIERA ROMAGNA AQUI!

7) Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? EM CESENA

Como última parada deste passeio, vamos a Cesena que, além de ser um centro de considerável valor arquitetônico e artístico, tem um de seus carros-chefes da região: o queijo de Fossa de Sogliano DOP, envelhecido em covas de arenito, com um cheiro que lembra arbustos.

As origens deste queijo remontam aos anos 1400, ao período de Malatesta, onde se tinha o hábito de enterrar o queijo nos ‘poços’. Eram buracos em forma de frasco, escavados no tufo, usados como celeiros e para escondê-lo de invasões. O sabor decisivo e inconfundível deste queijo rico em aromas herbáceos, combina com muitos pratos da cozinha romana, como aperitivos, entradas ou pratos principais. Depois brindar com o Pagadebit di Romagna DOC, doce ou seco, um vinho que recebe esse nome porque a uva, resistente, era utilizada para garantir o pagamento das dívidas. SAIBA MAIS SOBRE CESENA ROMAGNA AQUI!


Como chegar a Emilia Romagna?


Chegar e se movimentar na Emilia Romagna é fácil: graças à sua posição geográfica, a região está no centro das principais estradas italianas, rodovias e ferrovias. Também é servida por quatro aeroportos e inúmeras estâncias turísticas bem equipadas.

1) Como chegar a Emilia Romagna? DE AVIÃO

Os Aeroportos de Bolonha (conectados diretamente a Moscou), Parma e Rimini (nos quais existem vários voos diretos) conectam a região com as cidades italianas e europeias mais importantes por meio de serviços regulares e voos fretados e comerciais.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Emilia Romagna? DE TREM

A rede ferroviária permite conexões rápidas com o norte, centro e sul da Itália. O serviço de alta velocidade – AV conecta Bolonha e Reggio Emilia em um curto espaço de tempo com Milão – Ancona – Florença – Roma – Nápoles. Da Europa você pode chegar a Emilia Romagna através das passagens de Tarvisio, Brennero, San Gottardo e Sempione.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Emilia Romagna? DE CARRO

A autoestrada A1 Milão – Nápoles liga a região com importantes entroncamentos rodoviários. Em Parma, com o A15 vindo de La Spezia, em Modena com a A22 vindo do Brenner, em Bolonha com a A13 vindo de Pádua – Veneza e a A14 Bologna – Bari. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como funciona o pedágio na prática na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer a enogastronomia da Emilia Romagna? Esta é uma terra fértil feita de hospitalidade antiga, cheia de pessoas francas, simples e raramente grosseiras. Uma terra que deu origem a muitas pessoas famosas, músicos, poetas, sonhadores solitários, grandes dançarinos e orquestras, mulheres bonitas e encantadoras, motores, ciclistas e grandes trabalhadores. Uma terra que, para conhecê-la, você tem que dedicar o tempo necessário para poder descobrir o encanto de caminhar sob os pórticos de suas cidades ducais, entendendo, na bela exibição de suas janelas, aquela vida civil que a caracteriza.

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!