Vamos conhecer Volterra na Toscana?
Volterra é uma joia da Toscana que ficou famosa, principalmente, pelo famigerado filme Crepúsculo – porém vamos te contar um segredinho (que fique entre nós!). A cidade é tipicamente etrusca e oferece aos turistas verdadeiros tesouros. Com Palácios, monumentos e obras de valor inestimáveis, merece uma visita com carinho. Então, vamos conhecer Volterra na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Volterra é uma comuna italiana da região da Toscana , província de Pisa, ainda preserva traços de seu passado etrusco de uma maneira orgulhosa! Do século IV ao século VI a.C., a cidade era um dos 12 centros mais poderosos da Itália, dessa época podemos ver os restos das antigas muralhas que foram erguidas até o começo da Idade Média. Volterra ficou mundialmente famosa pelo filme da Saga Crepúsculo, mas o que poucos sabem, e é agora que vem o segredinho: o filme não foi rodado aqui, foi rodado em Montepulciano. Apesar de tudo, Volterra pode ser visitada a partir de sua famosa vizinha, San Gimignano, que é outra razão para incluí-la em seu itinerário na Toscana. Hoje vamos passear por essa pequena joia chamada Volterra. Excursão guiada de 2 horas em Volterra by Night
1) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA A PIAZZA DEI PRIORI
Começamos com a fantástica Piazza Dei Priori, em sua praça central. A beleza do local abriga também o palácio homônimo e outro impressionante edifício, o Palácio do Pretorio. O Palazzo dei Priori é a prefeitura mais antiga de toda a Toscana, embora a torre tenha sido destruída durante um terremoto e reerguida durante o século XIX. Já a Torre do Palazzo Pretorio é chamada também de a Torre del Porcellino (a torre do porquinho) devido à forma característica da pedra que se encontra no cume.
2) Vamos conhecer Volterra na Toscana?CONHEÇA O DUOMO DE VOLTERRA
Um dos pontos mais lindos e, sem dúvida, imperdíveis, é o Duomo de Volterra. A Catedral de Santa Maria Assunta fica perto do Batistério e é esplêndida. Datada de 1120, o interior da catedral foi modificado durante o Renascimento, em 1584, após o Concílio de Trento e isso explica o motivo da mistura da arquitetura românica, na fachada, e renascentista, principalmente no teto todinho decorado e dourado, nas capelas, estão presentes diversos afrescos.
A catedral abriga inúmeras obras de arte de renomados artistas italianos, como Andrea della Robbia, Mino da Fiesole e Benozzo Gozzoli. Já o Batistério é do século XIII e está localizado no lado oposto da catedral. Tem uma base octogonal, com uma fachada decorada em mármore branco e verde escuro e, apesar de ser pequeno e simples, preserva em seu interior com uma bela fonte batismal de mármore esculpida em 1502 por Andrea Sansovino.
3) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA O MUSEU ETRUSCO DE GUARNACCI
Já no Museu etrusco de Guarnacci, ficam centenas de urnas funerárias do período helenístico e arcaico encontradas na área. É um dos museus públicos mais antigos da Europa e foi inaugurado em 1761 pelo nobre Mario Guarnacci, que doou sua grande coleção arqueológica “o público da cidade de Volterra”. A doação também incluiu uma biblioteca com mais de 50.000 livros de arte, história e outros temas e permitiu Volterra poder ostentar um rico patrimônio cultural, além de tudo, Mario queria que sua preciosa coleção de arte e livros permanecesse em casa, ou seja, em Volterra e conseguiu.
As principais obras são a estatueta de bronze “Ombra della notte”, que é uma famosa figura esbelta e longa, a capa da urna cinerária, que remonta ao século I d.C. e conhecida como a “Urna degli sposi”, que representa uma escultura em terracota de um casal de idosos deitado em uma cama. Vale a visita! As obras são incríveis!
4) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA OS MUROS DE VOLTERRA
Em Volterra é impossível não visitar os muros etruscos e suas portas de acesso. Existem na cidade seis portões ao longo das muralhas e são do período entre os séculos XIII e XVI. A Porta all’Arco é a mais antiga e a única que permaneceu quase que completamente intacta. A “porta” possui detalhes do século V. Na Porta San Francesco é possível ver ainda alguns traços de seus afrescos originais, enquanto na Porta San Felice você pode desfrutar de belos panoramas.
5) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA A ACRÓPOLE ETRUSCA
Interessante é também a Acrópole Etrusca. Localizada no topo da colina, em uma extremidade do parque, perto da fortaleza Medici chamada Parco Enrico Fiumi, é uma área que inclui edifícios de várias épocas, passando pelo etrusco até os estilos romano e medieval, todos para fins religiosos. Ali ficam os restos de uma cisterna para coletar água da chuva, uma piscina agostiniana e dois edifícios em forma de templo apelidados de A e B: o A é retangular e data do século II a.C., enquanto o B data do século III d.C. e é caracterizado por um palco com colunas.
6) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA A FORTALEZA DOS MEDICI
Vale a visita também na Fortaleza dos Medici e na Porta a Selci. Do alto, em uma posição privilegiada, a enorme Fortaleza dos Medici parece dominar Volterra. O imponente edifício é claramente visível a quilômetros de distância, e caracteriza o perfil da colina sob a qual a cidade de Volterra se desenvolve. A Fortaleza foi erguida em 1474, dois anos após a conquista de Volterra por Florença, após uma violenta batalha pelo controle de minas de alúmen de potássio, que é um mineral importante usado na produção têxtil.
A Fortaleza tinha, além de proteger a cidade, manter Volterra sob controle e, assim, impedir revoltas contra os novos senhores. O edifício é composto por duas partes: a antiga Rocca, que foi construída pelo duque de Atenas Gualtieri VI de Brienne – governador de Florença – em 1342 e, mais tarde, foi modificada por Lorenzo, o Magnífico. Hoje funciona ali uma prisão de segurança média, o que torna a visita em seu interior inviável, mas é possível observá-la de fora e ter noção da dimensão do local.
Bom Saber
- Bom saber que ali funciona um projeto onde os presos participam de uma espécie de reabilitação e oferece noites temáticas chamadas “Le Cene Galeotte”, quando a fortaleza é transformada em uma espécie de restaurante aberto ao público, e os próprios presos cozinham e servem pratos especiais. Para fazer a reserva basta entrar neste site.
7) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA A PORTA A SELCI
A Porta a Selci, adjacente à Fortaleza, leva para dentro da cidade através de um arco simples e foi construída no século XVI. Para os amantes da arqueologia, anfiteatro romano e a área arqueológica são um prato cheio! Localizado do lado de fora das muralhas medievais, perto da Porta Fiorentina, você encontra o belo teatro romano, aliás, é onde fica o estacionamento caso você vá de carro. Erguido no século I d.C., o anfiteatro fica em um local etrusco mais antigo e está muito bem preservados. Ali, atrás, ficam os restos dos banhos romanos do século IV e do fórum romano. Durante toda a Idade Média o local foi usado como aterro e só foi redescoberto em 1951, após escavações arqueológicas.
Dica
- Entre na porta dentro das paredes e siga à direita, dali você tem visão de toda a área do terraço! Belíssimo!
8) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA A PINACOTECA
Para os amantes das artes: a Pinacoteca, no Palazzo Minucci-Solaini – que é também um esplêndido exemplo da arquitetura renascentista – abriga obras incríveis como as pinturas de Taddeo di Bartolo, Alvaro Pirez e Cenni di Francesco. A Pietà de Francesco Neri de Volterra, duas esculturas de madeira de Francesco di Valdambrino, um retábulo do Cristo na Glória de Domenico Ghirlandaio e a Conversação Sagrada e a Anunciação, de Luca Signorelli de Cortona. Há também uma bela coleção de esculturas e cerâmicas medievais, junto com medalhas e moedas que pertenceram à coleção de obras dos Medici.
9) Vamos conhecer Volterra na Toscana? CONHEÇA O ECOMUSEU DE ALABASTRO
Por último, mas não menos importante: o Ecomuseu de Alabastro. Andando pelas ruas de Volterra, é possível observar objetos diferentes feitos em alabastro, que é uma antiga tradição da cidade. Se você estiver interessado em aprender mais sobre a tradição, você pode visitar o Ecomuseu do Alabastro. Aqui ficam as oficinas recriadas pelos artesãos e admirar mais de 300 peças que vão da era etrusca à contemporânea.
Dica de Ouro!
- Se você ficar em Volterra por dois ou três dias, considere comprar o Volterra Card. Ele é válido por 03 dias (72 horas) e permiti a entrada para vários pontos turísticos. Custa 16 euros e você economiza tempo, principalmente se viajar durante a alta estação. Para maiores informações, clique Clique aqui!
Assista esse vídeo e saiba: Hábitos dos italianos: verdade e mitos – 2? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer Volterra na Toscana? Volterra é uma cidadezinha que, com certeza absoluta, vai te encantar! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!