Onde mergulhar na Itália?
Que a Itália é belíssima: todos sabem! Com sua superfície de mais de 300 mil quilômetros quadrados, a península itálica nos oferece montanhas, planícies, e mares, muitos mares, o que faz com que a Itália nos ofereça praias paradisíacas e cheias de beleza. A Itália é um dos países com algumas das praias mais lindas do mundo e isso nos leva a outro assunto: a prática do mergulho. Com seu fundo do mar repleto de diversas espécies aquáticas, o país é perfeito para os amantes da prática do mergulho: mas você sabe onde mergulhar na Itália? Vem saber agora! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Itália é linda. Ponto! Isso é indiscutível, mas o que poucos sabem é que o país também é lindo debaixo d’água! A península itálica é banhada pelos mares Adriático, Iônico, Tirreno, o mar da Sicília, o mar Lígure e o mar da Sardenha. Todos eles oferecem belezas submarinas inacreditáveis! Clique aqui para conhecer algumas as praias da Itália!
Muitos dos locais indicados para um mergulho dos sonhos ficam em áreas protegidas, por isso são locais extremamente bem conservados, limpos, e com água cristalina! Neste post faremos um mergulho (sem trocadilhos!) nas áreas mais belas da Itália. Saberemos agora onde mergulhar na Itália. Leia nosso Post Especial: Como Planejar uma Viagem para a Itália?
1) Onde mergulhar na Itália? Na Sardenha – Grotta di Nereo!
Uma das regiões privilegiadas em termos marinhos é, sem dúvida, a bela região da Sardenha. Em uma posição privilegiada, no meio do Mar Mediterrâneo, a Sardenha apresenta aos amantes do mergulho locais, de fato, muito especiais. Um deles é a esplêndida Grotta di Nereo. Com profundidades que podem chegar a 30 metros, neste local encontra-se uma dos mundos submersos mais bonitos de toda a Itália. Clique aqui para saber mais sobre a Sardenha!
Um pouco mais sobre a Grotta di Nereo
Sob o promontório de calcário de Capo Caccia, aqui fica a maior cavidade marinha submersa de toda a Europa. A gruta possui 300 metros e se desenvolve entre túneis e câmaras secundárias, com um total de mais de meio quilómetro de comprimento. Com diversas espécies marinhas, um dos destaques daqui é o coral vermelho, lindíssimo! Para saber mais sobre esse lugar mágico, clique aqui!
2) Onde mergulhar na Itália? Na Sicília – Lampedusa!
Lampedusa é uma das ilhas Pelagie, localizadas no Mar Mediterrâneo, na Sicília. É muito famosa por suas belas praias, incluindo a badalada Spiaggia dei Conigli (Praia dos Coelhos). Por aqui as águas são mais rasas, mas a vida marinha é bem animada. Entre os diversos lugares submarinos sugiro o sul da Isola dei Conigli, que é particularmente riquíssimo para os amantes da vida marinha! Aqui fica também a estátua de bronze que simboliza a Madonna del Mare, e esta é uma obra do escultor paduano Giorgio Crosta. Essa mesma estátua foi abençoada pelo Papa em 1979, na Praça de São Pedro, em Roma. Vale a pena conhecer! Para mais informações, clique aqui!
3) Onde mergulhar na Itália? Na Campânia – Nápoles!
Um dos lugares mais magníficos de toda a Itália para quem ama mergulhar é o esplêndido Parque submerso de Baia, ao norte do Golfo de Nápoles. Este parque é chamado de a “Pompéia Submersa”, pois aqui, no fundo do mar, fica um sítio arqueológico, sendo o mais importante sitio arqueológico submerso de toda a Itália. Clique aqui para saber mais sobre a Nápoles!
Um pouco mais sobre o Parque submerso de Baia
Os achados arqueológicos desta área estão extremamente bem conservados e possuem um valor histórico e cultural de valor inestimável! Além de esculturas, no fundo do mar você encontra mosaicos, vestígios de afrescos, traçados de estradas e diversas colunas antigas. Sua profundidade não é tão grande assim, apenas 5 metros, mas a vida marinha que se estabeleceu por aqui encanta até mesmo o turista mais exigente. Para saber mais, clique aqui!
4) Onde mergulhar na Itália? na Toscana – Isola d’Elba!
Acostumados com as montanhas da região, poucos sabem que a Toscana nos apresenta águas deliciosas! Mais precisamente na Isola d’Elba, o mar azul faz com que caiamos de amores assim que nossos olhos se encontram com o azul profundo do mar. Aliás, uma das atrações da ilha é um pequeno navio batizado de Elviscot que afundou por aqui em 1972.
Os restos da embarcação ficam entre 8 e 12 metros de profundidade, e ainda é possível ver a casa das máquinas, o motor e alguns corredores do navio. A vida marinha também se refugia por ali, o que torna esse um dos pontos mais bonitos de toda a Itália para os apaixonados por mergulho. Para saber mais, clique aqui!
5) Onde mergulhar na Itália? Na Ligúria – Portofino!
Icônico! Assim podemos definir o fundo do mar de Portofino. O Promontório de Portofino é um clássico para que adora mergulhar e, também, fica em uma reserva natural, em uma área protegida. No entanto é importante que você peça autorização para praticar o mergulho.
As melhores áreas para mergulhar possuem acesso pela Spiaggia del Cannone ou Pidocchio. Uma vez submerso, você poderá ver diversos destroços, paredes e cavernas. Se você já possui experiência na prática, pode chegar até 50 metros de profundidade em Isuela. Imperdível, claro, é o famoso Cristo dos Abissas que tornou Portofino o que ele é hoje para os amantes do mergulho. Para saber mais, clique aqui!
Dicas de Ouro para mergulhar em Segurança
- Se você não está acostumado a mergulhar: NÃO MERGULHE SEM GUIA, MUITO MENOS SOZINHO! Lembre-se de sempre priorizar a sua segurança;
- Priorize mergulhar com um guia local especializado em mergulho. Não faça nenhum trajeto sozinho, especialmente em áreas de “dúvida”;
- Algumas áreas de mergulho são proibidas, por isso sugiro que você converse com mergulhadores profissionais e contrate um guia especializado para que você não ultrapasse os limites permitidos;
- Esteja atento à pressão do cilindro de oxigênio. Faça o controle de acordo com a orientação do guia;
- Antes de cair na água repasse TODOS os sinais subaquáticos com os guias responsáveis;
- Verifique todo o equipamento ANTES de cair na água;
- Não mergulhe fora de locais apropriados para isso;
- Os equipamentos podem ser alugados in loco, já que há diversas empresas que disponibilizam tudo que você precisa para se aventurar no fundo do mar;
- Utilize o equipamento completo de mergulho;
- Caso haja orientação para não mergulhar, especialmente por motivos meteorológicos, NÃO MERGULHE! Siga todas as orientações disponíveis tanto pela defesa civil, quanto pelos responsáveis das áreas protegidas;
- Não é recomendado mergulhar com crianças menores de 8 anos;
- Não mergulhes caso você possua asma descontrolada, doenças cardiovasculares e epilepsia. O mesmo vale para quem toma remédios que afetam a capacidade de reação, ou seja, que provoquem sono;
- Não pegue NADA do fundo do mar, nem uma conchinha;
- Lembre-se de controlar o retorno à superfície de acordo com a orientação do seu guia.
Importante!
- Não deixe lixo em nenhum local;
- Leve toalha, chinelo e roupa de banho;
- Lembre-se de programar um descanso entre os mergulhos: o ideal é repousar por, no mínimo, 12 horas para um único mergulho, e para mergulhos múltiplos, entre 36 e 48 horas;
- Coma alimentos leves antes de mergulhar e se hidrate;
- Se for sua primeira vez, EVITE grandes profundidades;
- Caso você sinta cansaço extremo, coceira (“pulgas de mergulho”), dificuldade para respirar, dor ou fique inconsciente após o mergulho, procure auxílio médico para reposição de oxigênio. Na maioria dos casos esses sintomas não indicam nada grave, porém devem ser tratados os mais rápido possível, para que não evoluam para algo mais grave.
Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália! Saiba aqui como funciona a minha Consultoria de Viagem;)
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Onde mergulhar na Itália? Se você é um entusiasta da prática de mergulho e está indo para Itália: aproveite!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem.
O meu post te ajudou? Ainda tem dúvidas? Lembre-se de colocar o seu comentário abaixo que te respondo.
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!