Vamos conhecer a Basílica de São Pedro?
A grande Basílica de São Pedro, no Vaticano, com sua esplêndida e imponente cúpula que paira sobre os tetos de Roma, é a mais importante do mundo cristão. É o monumento que consegue reunir, em um único lugar, fiéis e amantes da arte. É dedicada a São Pedro, principal dentre os apóstolos, primeiro Papa e Chefe da Igreja. Representa um dos locais mais visitados da cidade eterna, seja por sua beleza artística ou por sediar as principais manifestações da fé católica. Mas afinal vamos conhecer a Basílica de São Pedro? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!
Vídeo da Basílica de São Pedro, Vaticano
(Fonte: pedrodoporto)
Nossa Introdução
Na sua imponente praça são celebradas as lotadas missas de Natal, de Páscoa, os ritos da Semana Santa, a proclamação e os enterros dos Papas, a abertura e encerramento dos jubileus e a canonização dos santos. Por isso, para quem vai a Roma, a visita não se conclui até não aproveitar a oportunidade de admirar a basílica, a praça e as colunas que a abraçam. Destino dos peregrinos vindos de todos os cantos da Terra, encontro de fiéis, artistas e estudiosos, ela é conhecida no mundo todo, e é a maior basílica papal de Roma, está entre as maiores igrejas jamais construídas. TURISMO RELIGIOSO NA ITÁLIA? DESCUBRA AS PRINCIPAIS LOCALIDADES E ORGANIZE O TEU ITINERÁRIO AGORA MESMO:)
Um pouco sobre a Basílica de São Pedro
Para conhecer as origens da basílica, é preciso voltar no tempo em quase dois mil anos. Não é por acaso que a basílica está neste local, ela foi construída exatamente onde o apóstolo foi morto e sepultado. A obra foi iniciada pelo Papa Júlio II, no ano de 1506, e concluída em 1602 por Paulo V. O novo edifício, porém, estava em cima de uma outra construção preexistente, erguida no século IV por Constantino, precisamente onde existia o Circo de Nero, lugar onde São Pedro teria sido crucificado e enterrado.
Parte I
A grande Basílica de São Pedro, a mais importante do mundo cristão, é dedicada, como já mencionamos anteriormente, a Pedro, o principal dentre os apóstolos, primeiro Papa e Chefe da Igreja. Chamado Pedro pelo próprio Jesus, porque o escolheu para ser “a pedra” sobre qual edificaria Sua Igreja, foi o maior empreendedor dentre os discípulos. Foi preso e milagrosamente liberado e deixou Jerusalém para ir até Roma (que era o centro do Império Romano). 05 IGREJAS QUE VOCÊ DEVE CONHECER EM ROMA!
Parte II
Aqui foi bispo e primeiro Papa por 25 anos, durante a feroz perseguição ordenada por Nero, acabou sendo preso junto com milhares de outros cristãos e morreu crucificado, por volta de 64 d.C. na colina do Vaticano. Ao contrário do que se acredita, os cristãos não eram sentenciados no Coliseu, como é frequentemente retratado no cinema, mas dentro dos circos. E foi aqui mesmo, onde se estendia o gigantesco complexo do Circo de Nero, rodeado de palácios, templos e jardins, que foi feita a execução e o sepultamento de Pedro. A área ao redor do Circo de Nero, longe do centro habitado, era considerada insalubre e adequada somente como cemitério. Aqui, logo após o martírio de Pedro, começou a crescer uma forte veneração. Com o passar dos séculos, quando as grandiosas estruturas do circo entraram em ruína, se desenvolveu uma grande necrópole com sepulturas pagãs e cristãs.
Parte III
Quando o Imperador Constantino decidiu erguer uma grande basílica dedicada a São Pedro no século IV, se fez necessária uma fundação sólida: os seus arquitetos criaram um jeito de debulhar a colina do Vaticano, pavimentando a terra sobre as tumbas. Nasce assim a primeira catedral que, desde então, representava o centro físico e espiritual do cristianismo. Ao longo dos séculos, passando por vários pontificados, se deu início ao longo processo que, por volta de 200 anos (e com a ajuda de muitos artistas como Bramante, Michelangelo e Bernini), completou a reconstrução da primitiva igreja Constantina. Do ponto de vista artístico, a basílica de São Pedro representa o triunfo do admirável barroco romano, que traçava claramente o desejo da Cúria de se apresentar ao mundo em toda a sua magnificência.
Descrevendo essa obra de arte
Em poucas palavras, acredito ser impossível descrevê-la, vamos fazer então um apanhado desta soberba obra de arte. A Basílica de São Pedro é um reservatório de obras de arte, nela contém centenas de primorosas esculturas de mármore e requintadas tumbas de personagens ilustres (dentre os autores incluem Canova e Bernini). VAMOS CONHECER A ROMA RELIGIOSA?
Parte IV
A fachada do templo é toda em mármore branco com colunas e pilastres devidamente ordenadas, que emolduram o pórtico central. Delas se abrem dois arcos laterais: o da esquerda vai em direção à Cidade do Vaticano. Beirando o pórtico, há nove janelas com sacadas; a mais importante fica no centro, conhecida como Janela da Bênção Papal, onde o Papa se expõe para falar com os fiéis. Acima das janelas, há uma balaustrada que serve de suporte para treze estátuas. O pórtico que dá para o interior tem cinco portas de acesso, cada uma delas tem uma história diferente. A mais conhecida é a “Porta Santa”, que é aberta apenas nos anos de Jubileu, enquanto a Porta de Filarete, com mais de sete metros de altura, é uma das poucas maravilhas que permaneceram da basílica medieval. E, claro, a grandiosa cúpula de Michelangelo, com 119 metros de altura, cobre a basílica – rodeada também por abóbodas menores das capelas Gregoriana e Clementina.
Parte V
E por fim, há a Cúpula de São Pedro, que é um dos símbolos de Roma. Para admirar a Cidade Eterna do alto é necessário subir por volta de 133 metros. Isso é uma coisa que se deve fazer pelo menos uma vez na vida! A cúpula idealizada por Michelangelo surpreende por sua dimensão e harmonia, características apreciadas na cansativa – porém gratificante – subida à cúpula, que permite admirar de perto sua beleza, seja por dentro ou por fora.
Vamos saber um pouco sobre a Cúpula da Basílica São Pedro
A cúpula de São Pedro constitui em uma obra-prima de espírito criativo do homem e, com o passar do tempo, tornou-se o símbolo da Igreja de Roma. Local aonde chegam, a cada dia, numerosos peregrinos e visitantes vindos de todas as partes do mundo. A Cúpula de São Pedro em Roma é aberta ao público durante o ano inteiro, de 1º de outubro a 31 de março das 8h às 17h e de 1º de abril até 30 de setembro das 8h às 18h. O acesso a ela fica no pórtico da Basílica de São Pedro. Diferentemente da entrada da igreja, que é gratuita, é cobrada uma taxa para subir até o topo da cúpula. É possível subir pelas escadas por €5, por elevador já custa €7 (permite acesso ao piso do terraço, depois é preciso subir a pé os 320 degraus). As escadas são muitas, mas a vista de Roma sobre a Cúpula de São Pedro é sem igual! Reserve o bilhete para entrar na Basílica sem enfrentar fila, clique na imagem abaixo e garanta já o seu ingresso papa-fila.
Fique atento a Pietà de Michelangelo
Dentre as tantas obras de arte presentes dentro e fora da basílica, tem uma que não dá para perder: a Pietà de Michelangelo (obra que surpreende há séculos, por sua técnica e emoção). E também, claro, o maravilhoso Arco de 284 colunas dóricas e 88 pilastras em mármore que circundam a Basílica de São Pedro, como se quisessem acolher os fiéis que a visitam, em um ato simbólico de abraço. A brilhante arquitetura dos arcos foi comandada pelo Papa Alessandro VII e desenhada por Bernini.
Os arcos dispõem-se radialmente em quatro fileiras de 284 colunas, cujo diâmetro aumenta de forma gradativa, conseguindo assim manter invariável a relação proporcional entre os espaços e as colunas, também nas fileiras externas. Graças a essa façanha, o expectador, ao acessar os discos de pórfiro em volta do obelisco, consegue ver os arcos como se fosse uma única fila de colunas, um espetáculo de arquitetura dos mestres da arte.
Vamos conhecer um pouco mais das atrações dentro da Basílica
Ao atravessar pela porta de entrada, a emoção é palpável, a magnitude e o esplendor da grandiosa construção são de tirar o fôlego! A imensidão dos espaços é tão enorme a ponto de perder o senso das proporções, como os dois anjinhos segurando a água benta logo na entrada (à primeira vista parecem pequenos, mas depois que se aproxima é possível perceber que eles têm mais de dois metros de altura). É uma espécie de miragem que se manifesta em todas as obras de arte espalhadas pela basílica.
Monumento Fúnebre do Papa Alessandro VII
No corredor esquerdo, o sugestivo (e ao mesmo tempo inquietante) monumento fúnebre do Papa Alessandro VII, que é um espetáculo da inteligência de Bernini, representa um esqueleto gigante que levanta um véu feito inteiramente de mármore, descobrindo a porta do além, enquanto a outra mão segura uma ampulheta, relembrando quanto é efêmero o tempo da existência humana. É muito emocionante mesmo, tanto a obra quanto o significado que ela exprime.
Escultura em Bronze de São Pedro
Do centro da basílica é possível ver, em um dos lados, uma escultura em bronze de São Pedro, relativamente pequena, um contraste perante a magnitude colossal das maravilhas que estão à sua volta. A estátua ilustra o apóstolo sentado rezando e tem os pés literalmente gastos de tanto os peregrinos passarem as mãos, tocando a escultura em devoção há tantos séculos. A enorme cúpula da basílica é revestida por um mosaico imenso, esplêndido em sua totalidade, como um radiante estuque dourado. Também, embora difícil ver lá de baixo, quase todas essas decorações são mosaicos de cerâmica, tão pequenos que de longe parecem verdadeiras pinturas.
Piso com tons diversos…
Essas não são as únicas decorações preciosas. Abaixo de nossos pés, o chão é uma sinfonia de tons diversos, cravejados como por mágica, refletindo exatamente as cores radiantes dos mosaicos ao redor. Não existe no mundo um piso tão vasto e tão bonito quanto este. Logo perto da entrada está incorporado também no chão um grande disco de pórfiro vermelho do Egito, que vem ainda da antiga basílica de Constantino. Na época havia seis desses discos, este foi o único que sobreviveu. Foi ali que Carlos Magno se ajoelhou, na noite de Natal dos anos ’800, para ser coroado imperador.
Atenção as Estrelas Douradas!
Para relembrar que estamos dentro da maior igreja do cristianismo, no chão do corredor central tem várias estrelas douradas que mostram exatamente o quanto de espaço que ocupariam as maiores igrejas do mundo inteiro se fossem instituídas na basílica. A Basílica de São Pedro é fruto da criatividade e do esforço de um grande número de artistas, com os seus 45 altares, 11 capelas, 390 estátuas e 10 mil metros quadrados de mosaicos. Há séculos, este é o lugar mais importante de fé e, sobretudo, o mais conhecido do mundo.
Imperdível: visite a Tumba de São Pedro
Visita à tumba de São Pedro e à necrópole abaixo da Basílica Vaticana. O caminho pelo cemitério do Vaticano é, na realidade, uma caminhada através dos séculos; e constitui um outro aspecto importante da visita à Basílica. Isso porque significa visitar a tumba de São Pedro, percorrendo a antiga estrada de terra batida que conduz à tumba do Príncipe dos Apóstolos e que atravessa uma necrópole romana localizada sob o chão das Grutas do Vaticano, bem abaixo do corredor central da basílica. A pesquisa arqueológica foi um feito inédito que permitiu localizar sobre o altar principal da basílica a tumba de Pedro, que permaneceu inacessível e intocada por quase dois mil anos. Saiba aqui são as catacumbas para visitar em Roma. Foi numa humilde cova, escavada sobre as encostas ao sul das colinas do Vaticano, bem em frente ao circo, o palco das ferozes perseguições contra os cristãos na época do imperador Nero. Saiba aqui: como visitar o túmulo de São Pedro?
O Santuário Funerário
Uma modesta sepultura sobre a qual, cem anos após o martírio do apóstolo, foi construído um pequeno santuário funerário (antes denominado “troféu de Gaius”), indicava aos primeiros cristãos a tumba de Pedro. A tumba, antes já de Constantino, era destino dos devotos peregrinos, testemunhada por várias gravuras pintadas em uma parede, local destinado para cultos (no “muro G”).
Importante Saber
Em um pequeno pedaço de gesso, foram gravadas as seguintes letras gregas: PETR[…] ENI. A gravura interpreta a frase “Pétr[os] enì”, que queria dizer “Pedro está aqui”.
- A visita especial ao cemitério abaixo da basílica, onde está a Tumba de São Pedro, é uma concessão que a igreja faz perante agendamento, preparado pelo Departamento de Escavação.
- Devido à grande atenção pela conservação do sítio arqueológico, onde está a tumba original do Apóstolo Pedro, a basílica concede a visita de apenas 250 visitantes ao dia.
- Os turistas (permitido somente acima de 15 anos) são divididos conforme seu idioma, cada grupo é composto de mais ou menos 12 participantes. A duração da visita é por volta de uma hora e meia.
- A reserva deverá ser solicitada pelo próprio visitante e pode ser efetuada através de mensagem (pelo e-mail [email protected] ou pelo fax +39 06 69873017), ou ainda pessoalmente, direto do Departamento de Escavações (entrada à esquerda do arco da praça).
- O custo do ingresso é de €13,00 (pelo fato de o número de acessos ser limitado, a empresa não concede qualquer desconto no preço do bilhete).
Informações Úteis
Agora vamos as informações úteis para você visitar a Basílica Lembre-se que estou aqui para tirar suas dúvidas, basta me escrever que responderei em breve.
Horários da Basílica
A Basílica fica aberta todos os dias das 7h às 19h no período de abril a setembro e das 7h às 18h de outubro a março. Não é permitida a entrada para pessoas vestidas de maneira indecente. A entrada é gratuita, mas é possível pagar um bilhete para a entrada prioritária sem filas.
Horários da Cúpula
A visita à Cúpula é possível todos os dias das 8h às 18h no período de abril a setembro e das 8h às 16:45h de outubro a março. A entrada é pelo pórtico da Basílica.
Horários das Grutas do Vaticano
As Grutas do Vaticano ficam abertas todos os dias das 7h às 18h no período de abril a setembro e das 7h às 17h de outubro a março. O acesso se dá pelo transepto da Basílica.
Horários para visitar os Museus do Vaticano
Os Museus do Vaticano ficam abertos de segunda a sábado das 9h às 18h (última entrada às 16h). Fecha aos domingos (com exceção do último domingo do mês, quando a entrada é gratuita das 9h às 14h – última chamada às 12:30h). SAIBA TUDO SOBRE O MUSEU VATICANO AQUI!
Como participar da Audiência com o Santo Padre?
Para participar da Audiência Geral às quartas-feiras de manhã e de outras cerimônias papais, é necessário reservar o ingresso (completamente gratuito) na Prefeitura Pontifícia. A entrada acontece pelo Portão de Bronze e a bilheteria abre de segunda-feira das 9h às 13h e terça-feira das 9h às 18h. SAIBA AQUI: COMO PARTICIPAR DA AUDIÊNCIA PAPAL?
Curiosidades sobre a Basílica de São Pedro
Antes de finalizar esse post não poderia deixar de falar sobre algumas curiosidades sobre a Basílica de São Pedro.
Gianlorenzo Bernini
Gianlorenzo Bernini tinha apenas 25 anos quando o Papa Urbano VIII o encarregou para construir o altar da Basílica de São Pedro. Ele era um escultor extraordinário, mas como arquiteto não tinha muito experiência e, por isso, ele convidou seu amargo rival Borromini em seu grupo de trabalho e, deu muito certo: o altar ficou lindíssimo. Seu pai, Pietro, um conhecido escultor em Roma, e seu irmão Luigi também trabalharam no projeto.
O dossel da Basílica e os Adornos
O dossel da Basílica é altíssimo e tem 28 metros de altura, o equivalente a um prédio de 10 andares. Muitos se perguntam por que o lugar é adornado com tantas abelhas e sóis. Simplesmente porque é o símbolo da família Barberini, à qual pertencia o Papa Urbano VIII. Ou seja: é uma homenagem.
Folhas de Ouro
As folhas que adornam as colunas, exceto naquelas que representam a Eucaristia, podemos ver folhas de louro. Tudo indica que é uma homenagem ao talento poético do Papa Urbano VIII, já que, com ele, muitos poetas eram ‘coroados’ com louro por suas obras incríveis.
Localização
A Basílica e a praça de São Pedro ficam hoje exatamente onde, na época do Império Romano, surgiu o famoso Circo de Nero: um complexo para apresentações com mais de meio quilômetro de comprimento.
Como chegar ao VATICANO?
1) Como chegar ao Vaticano? DE AVIÃO
Em Roma temos duas opções de aeroportos. Você poderá desembarcar no Aeroporto Internacional L. Da Vinci, Fiumicino ou Aeroporto GB. Pastine – Ciampino.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO
- COMO IR DO AEROPORTO DE FLORENÇA PARA O CENTRO DE FLORENÇA?
2) Como chegar ao Vaticano? DE TREM
Estações: Estação San Pietro / Estação Termini / Estação Tiburtina. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“. Veja as opções de viagens através do site da Trenitalia.
3) Como chegar ao Vaticano? DE METRÔ
A partir da Estação Termini ou da Estação Tiburtina pegar o metrô. Saiba aqui como usar o Metrô em Roma. Chegando em Roma, a parada do metrô mais perto é o OTTAVIANO, linha A, localizado há 10 minutos de caminhada do Museu Vaticano e 12 minutos da Basílica de São Pedro.
4) Como chegar ao Vaticano? DE ÔNIBUS
Existem várias conexões das principais cidades italianas até Roma. Quase todos os serviços de longa distância têm como último destino um ponto em frente a estações de metrô, dentre as quais as principais são Tiburtina e EUR Fermi.
Vai se hospedar em Roma? Então siga nossas dicas exclusivas de Hotéis!!!
Aqui você encontrará gratuitamente indicações de hospedagem para não cair numa furada e não ficar em uma zona distante das atrações na Itália!
A seguir, não deixe de ler nossas dicas e conselhos sobre os bairros de Roma e onde se hospedar. Aqui você encontrará o melhor bairro e o tipo de hospedagem que mais se encaixa no perfil de sua viagem;)
Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.
Hospedagens que aconselho perto do Centro Histórico
Se você é apaixonado pela arte e gostaria de ficar no centro onde poderá se deslocar a pé, assim como ter inúmeras possibilidades de lugares para almoçar/jantar ou lanchar te aconselho a ficar no centro histórico. Podem ser consideradas “centro histórico” as regiões perto da Fonte de Trevi, do Coliseu, do Fórum Romano, Fórum Imperial e da Villa Borghese, da Piazza Spagna e da Piazza Navona. São as áreas mais caras, porém estará próximo de tudo, literalmente!
Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um bom hotel, tenho três opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Região de San Giovanni
Para quem deseja encontrar alternativas mais econômicas em áreas tranquilas, mas ao mesmo tempo perto dos meios de transporte para o centro, sugiro a região de San Giovanni ou do Monti (perto das estações de metrô San Giovanni, Castro Pretorio e Circus Massimo) – que é um bairro mais residencial; portanto, mais econômico e tranqüilo! E com apenas 15 minutos de metrô estará no centro também!
Tenho duas opções de Hotéis que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Cidade do Vaticano
Uma zona interessante para se hospedar e um pouco mais econômica que o centro histórico é a zona do Vaticano (Museus do Vaticano) que está muito bem conectada com tudo.
Tenho duas opções de Pousadas que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um hotel, tenho três opções que recomendo, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho perto da Estação Termini
Para quem prefere ficam em bairros que tenham um bom acesso ao resto da cidade e com um preço melhor, então deve escolher uma acomodação nas intermediações da Estação Termini (de onde parte uma densa rede de meios públicos de transporte, que serve tanto o povo local quanto os turistas).
Tenho 3 sugestões boas de hotel em Termini, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere pousadas tenho 2 sugestões boas, clique nos links abaixo e conheça cada uma. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Hospedagens que aconselho em Trastevere
Para quem prefere “saborear” a Roma autêntica e característica, não há nada melhor que reservar um hotel no Trastevere (nos arredores do histórico rio da cidade), pleno de história e tradições tipicamente romanas, conhecido pelas ruas tortuosas de pedras sampietrini e pelos centros habitacionais em estilo medieval.
O bairro fica no centro histórico e à direta do rio Tevere, em meio a uma paisagem espetacular, onde cada visitante pode observar as inúmeras igrejas e praças (como a de Santa Maria in Trastevere). Além disso, este bairro oferece vários restaurantes locais e cantinas para quem deseja experimentar a típica culinária romana.
Se quiser economizar uma ótima opção é o B&B, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Se prefere um bom hotel, tenho duas opções que gosto muito, clique nos links abaixo e conheça cada um. Se gostar da sugestão já faça sua reserva e garanta bons preços;)
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre a bela Itália!!!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer a Basílica de São Pedro? Terminando, podemos afirmar que a Basílica de São Pedro é patrimônio da história da humanidade e não existe lugar no mundo tão carregado de memórias, de fé e de arte. O evento trará a este lugar mágico milhões de fiéis, curiosos, turistas e amantes da arte.
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Amo essa basílica ! A Pietá é a minha imagem favorita!!! Me emocionou cada vez que visito o Vaticano
Verdade querida! è uma obra prima maravilhosa! 🙂
Ana Boa noite.
Eu José Carlos e minha esposa Bernandete, estamos preparando as malas pra viajar em fevereiro pra li. Estou lendo seu blog. é maravilhoso.
Parabéns.
Muito obrigada querido:) Boa viagem.. Ana Patricia
Oie Ana, tudo bem ? Estou indo pra Roma daqui 2 semanas e tenho uma duvida sobre a cupula da basilica ? Quero muito visita a cupula somente, preciso comprar ingresso antecipado ou compro na hora ? Tenho visto diversos tipos de ingressos, mais nenhum deles falam sobre a cupula. Poderia me dar essa dica se possivel ? Meu interesse é visitar a igreja e a cupula somente. Muito obrigado.
Yuri compra diretamente na Basilica:)