Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália?

Fã da sétima arte? Quer dar uma olhadinha na Itália antes de viajar? Reunimos uma pequena lista de filmes que vão te fazer, literalmente, viajar sem sair do lugar!

0 192

Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália?

Pano de fundo para excelentes filmes, a Itália é um local muito procurado por cineastas e roteiristas para ser pano de fundo para suas criações. Hoje vamos ‘viajar’ pela Itália através da sétima arte: quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

O cinema vive em constante evolução desde sua criação. Os efeitos especiais, a computação gráfica, e tantas outras tecnologias estão por ai, nas mãos dos maiores e melhores profissionais do setor que trabalham para grandes e renomados estúdios. Apesar de tudo isso, muitos diretores e roteiristas preferem a maneira ‘old school’ para girarem suas histórias e se recusam a recriar cenários e cidades utilizando a técnica do famoso chroma key, onde você substitui uma imagem verde (por exemplo) e insere uma imagem qualquer. Eles querem ESTAR no lugar, querem VIVER o lugar e contar a história da maneira mais autêntica possível e, portanto, partem para a locação e vivem por ali por alguns meses, ou até que as filmagens estejam concluídas e um dos países mais cobiçados, especialmente por sua diversidade de cenários, é a Itália.

Há MILHARES de filmes que passam no país em forma de bota, basta uma rápida busca pela internet que não vai demorar muito para você encontrá-los, porém há os clássicos, aqueles filmes que, logo que falamos do combo ‘cinema e Itália’, surgem na nossa mente como se fosse uma lembrança boa!

Importante Saber

A lista NÃO segue a ordem do “melhor para não tão bom”, O.K.?! Nesse caso, a ordem dos fatores não altera o produto! Também não citaremos quais filmes foram vencedores e/ou receberam indicações a prêmios para que o post não fique tão longo, O.K.? Ah: e, infelizmente, alguns filmes ficarão de fora da lista, não por não ‘merecem’ estar aqui, mas, para justamente, não estendermos demais nossa lista. Pessoal, essa lista é apenas uma referência.

1) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? O PODEROSO CHEFÃO

O Poderoso Chefão – The Godfather (1972) – Sicília. Impossível não começarmos a lista com um clássico! Francis Ford Coppola, um dos diretores mais aclamados de todos os tempos, escolheu a Sicília para contar essa história fantástica! No primeiro filme da saga, Michael (interpretado pela impecável Al Pacino) é mandado para a cidade natal da sua família, Corleone (a cidade fica, na verdade, ao sul de Palermo – mas o filme foi girado em Taormina, 160 km a leste da cidade ‘original’). Uma vez ali, ele sobrevive a uma tentativa de assassinato fora do Castello degli Schiavi, perto de Fiumefreddo e começa a história de fato! As partes dois e três dos filmes homônimos também se passam na Itália e incluem nas cenas o Vaticano e em províncias da Lazio. DICAS SOBRE A SICÍLIA!

2) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? O PACIENTE INGLÊS

O Paciente Inglês – The English Patient (1996) – Toscana. Nesse romance épico, podemos ver a belíssima Sant’Anna em Camprena, na Toscana: o local é um complexo do século XV que fica perto de Pienza, no Val d’Orcia. A capela visitada por Hana (Juliette Binoche) e Kip (Naveen Andrews), porém, é a Basílica di San Francesco, uma capela do século XIII e fica em Arezzo. DICAS SOBRE A TOSCANA!

3) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? MULHER MARAVILHA

Mulher Maravilha – Wonder Woman (2017) – Umbria e Campânia. Como assim? Pois é! A abertura nos mostra uma sequência ambientada na ilha de Themyscira, casa fictícia da tribo amazônica de onde veio Diana / Mulher Maravilha (vivida pela ótima Gal Gadot). Na verdade a ilha criada é uma combinação de diferentes locais e, TODOS eles na Itália, especialmente em Matera. A cidade fica na região que forma o “calcanhar” da bota do mapa italiano e as habitações em forma de caverna fazem parte da lista da UNESCO de Patrimônio Mundial.

Esculpidas na rocha vulcânica local, foi a locação perfeita para recriar a casa de uma tribo potente e interessante. Themyscira também usa algumas imagens ‘emprestadas’ da Costa Amalfitana, mais precisamente do Terraço do Infinito, na Villa Cimbrone, em Ravello; e para a chegada à praia de Steve Trevor (Chris Pine), a vista é de Palinuro, na Campânia. DICAS SOBRE A CAMPÂNIA!

Curiosidade

  • Matera também foi local também foi pano de fundo para o polêmico “A Paixão de Cristo” – The Passion of the Christ (2004), do diretor Mel Gibson.

4) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? CINEMA PARADISO

Cinema Paradiso – (1988) – Lazio e Sicília. Mais um clássico dos clássicos! A história se passa nos anos que se seguiram à Segunda Guerra Mundial. O projecionista Alfredo (Philippe Noiret) compartilha sua paixão e conhecimento de cinema com o jovem Salvatore “Toto” (Jacques Perrin). Rodado no noroeste da Sicília e baseado na cidade natal do diretor, Bagheria, o filme foi gravado em locações por diversos pontos da Itália e inclui imagens na famosa Piazza Umberto I, no Palazzo Adriano em Palermo, e também em Roma, e em Cefalù, no Mar Tirreno. Esplêndido! DICAS SOBRE ROMA!

5) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? DOIS PAPAS

Dois Papas – The Two Popes (2019) – Lazio. Uma obra prima! O filme mostra a relação e as diferenças entre o Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e seu sucessor, o Papa Francisco (Jonathan Pryce) – Leia também: como ver o papa em Roma?. De longe as melhores atuações de ambos! O filme foi rodado em vários locais romanos, porém, para as cenas dentro das dependências Papais, foram recriados, através de computação gráfica, ambientes que, por questão de segurança, não podem ser acessadas. A equipe foi tão surpreendente que realizou uma réplica em tamanho real do interior da Capela Sistina nos estúdios romanos de Cinecittà.

6) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? SÓ VOCÊ

Só você – Only You (1994) – Lazio, Veneto, Campania e Toscana. Marisa Tomei encarna a excelente Faith, que, quando adolescente, brincando com a tábua de adivinhação OUIJA, recebe um nome como sendo o nome de seu provável futuro marido: Damon Bradley. Anos mais tarde e noiva de outro home, Faith recebe a ligação do tal Damon! Ela simplesmente cancela o casamento e vai atrás de sua provável alma gêmea. Uma delícia de filme! DICAS SOBRE O VENETO!

7) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? CARTAS PARA JULIETA

Cartas Para Julieta – Letters To Juliet (2010) – Vêneto e Toscana. Tem uma queda por comédias românticas fofas e cheias de charme? Então seu filme é esse! Em uma viagem antes de sua lua de mel a Verona, a americana Sophie (Amanda Seyfried) se envolve em uma história de amor de 50 anos e começa a rodar a Toscana vasculhando a Toscana em busca do ex-amor italiano da viúva Claire (Vanessa Redgrave). As imagens são belíssimas, sem dúvida nenhuma! DICAS SOBRE VERONA!

8) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? A VIDA É BELA

A Vida é Bela – La Vitta È Bella (1997) – Toscana. Passa-se em 1938 na zona rural da Toscana. O garçom Guido (interpretado pelo IMPECÁVEL Roberto Benigni) se apaixona à primeira vista por Dora (Nicoletta Braschi), uma professora do ensino fundamental de uma família rica. Com o andamento da Segunda Guerra Mundial, os dois se casam e têm um filho, Giosuè (Giorgio Cantarini). Quando tudo parece bem, os três são levados para um campo de concentração, e Guido tenta de todos os modos fazer com que seu filho vivencie o terror do momento dessa experiência desumana como se fosse um jogo, leve e divertido. O filme é uma obra prima do cinema italiano!

9) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? SOB O SOL DA TOSCANA

Sob o Sol da Toscana – Under The Tuscan Sun (2003) – Toscana. Um dos primeiros filmes que nos surge na mente quando falamos de filmes rodados na Itália. Quando Frances Mayes (Diane Lane) descobre que seu marido a está traindo, sua vida vira de cabeça para baixo. Na tentativa de tirá-la de uma depressão profunda, sua melhor amiga, Patti (Sandra Oh), incentiva Frances a fazer uma viagem pela Itália. Durante a viagem, a nova divorciada decide comprar uma vila rural na Toscana e luta para recomeçar sua vida em meio a personagens cenários lindíssimos que inclui também o belo Marcello (Raoul Bova). Leia também nosso post: Rotas do Vinho na Toscana!

 10) Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? ME CHAME PELO SEU NOME

Me Chame Pelo Seu Nome – Call Me By Your Name (2017) – LombardiaNa Itália do início dos anos 80, um romance despretensioso floresce entre um estudante de dezessete anos e o homem mais velho, contratado como assistente de pesquisa de seu pai. Aclamado pela crítica, oferece cenas cheias de beleza. DICAS SOBRE MILÃO!


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais filmes devo assistir antes de ir para Itália? Poderíamos incluir mais de 100 filmes nessa lista e, tenha certeza, ainda faltariam títulos, mas se quiser ter um gostinho da Itália antes de fazer as malas, pegue a pipoca, se acomode no sofá e bom filme! E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!