Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão?
Milão é uma das cidades mais belas e visitadas da Itália: e não é difícil entender o motivo! Milão é uma cidade que mantém suas tradições mais antigas e as mescla com uma modernidade que fascina. É uma cidade ativa, cheia de vida e, claro, pontos turísticos imperdíveis. Hoje vamos saber quais são os seis pontos turísticos imperdíveis de Milão. Vamos o listar o melhor dessa cidade para você leito que tem pouco tempo por aqui! Vamos então saber quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Milão é uma das cidades mais antigas do mundo, foi fundada por volta de 590 a.C. e seu nome era Medhelan. A cidade foi fundada perto de um santuário de uma tribo celta do grupo Insubri, pertencente à cultura Golasecca, mas em 222 a.C. foi dominada pelos romanos, sendo chamada de Mediolanum. Com o passar dos séculos, Milão passou por grande expansão e se tornou capital do Império Romano Ocidental. Foi nesse período também que Milão concedeu a todos os cidadãos, incluindo cristãos, a liberdade e o direito de exercer sua fé.
Principal Centro Italiano
Nas últimas décadas, Milão se tornou um importante centro comercial, financeiro e industrial e possui grande importância não só para a Itália, mas também para a União Europeia e para o resto do mundo. Milão é também o principal centro italiano da moda e do design. Sua importância financeira se concentra, principalmente, por ser a cidade escolhida para abrigar a Bolsa de Valores da Itália, que fica na Piazza degli Affari.
Como se não bastasse, Milão é um dos maiores centros universitários italianos, editoriais e televisivos da Europa e é o lar da Feira de Milão, a maior área de exposições de toda Europa e que recebe eventos como a Feira de Design, Arquitetura, Salão do Automóvel entre outros. Como pudemos notar, Milão é uma cidade repleta de atrações e apresenta uma infinidade de opções aos seus visitantes nas mais diversas áreas, mas seis delas são, realmente, imperdíveis. A seguir vamos saber quais são os seis pontos turísticos imperdíveis de Milão.
1) Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? A ÚLTIMA CEIA
Il Cenacolo di Leonardo da Vinci – A Última Ceia de Leonardo da Vinci – Uma das obras de arte mais famosas do mundo ‘mora’ em Milão. É um dos pontos mais visitados da cidade e é imprescindível comprar o ingresso com muita antecedência, mesmo! Não é exagero! O Cenacolo é uma pintura (impressionante!) feita na parede do antigo refeitório do convento adjacente ao santuário de Santa Maria delle Grazie (Santa Maria das Graças). Leia também A Última Ceia de Leonardo da Vinci!
Sobre a Pintura
A pintura foi feita com uma técnica de pintura a seco sobre gesso e mede 460 × 880 cm. A obra começou em 1495 e foi concluída dois anos mais tarde, em 1498. Dizem que demorou tanto tempo porque Da Vinci era perfeccionista e não se dava por satisfeito até ver todos os detalhes do jeito que ele desejava, porém, ao terminar a obra, notou que a umidade do local já começava a deteriorar sua obra.
Em 1978 começou um processo de restauração que foi considerado o mais longo da história da arte, pois os trabalhos terminaram somente em 1999. Por sua delicadeza e importância artística, é proibido fotografar a obra e há um limite de permanência ali dentro (15 minutos), onde são admitidos grupos de 25 pessoas por vez. A obra é, sem dúvida, uma das mais reproduzidas no mundo e sua beleza é, realmente, única!
Endereço
Piazza Santa Maria Delle Grazie, 2 – Milão.
Horários
De terça a domingo, das 8h15 às 19h00. Não abre as segundas, nos dias 01 de Janeiro, 01 de Maio e 25 de Dezembro.
RESERVE UMA VISITA AGORA
2) Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? DUOMO
Duomo di Milano – A Catedral de Milão – Seu nome oficial é Catedral Metropolitana da Basílica da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, mas é conhecida como o Duomo di Milano (Dòmm de Milan no dialeto milanês). O Duomo é a catedral da arquidiocese de Milão, é o símbolo mor da capital lombarda, localizado na praça de mesmo nome no centro da cidade. Ele é dedicado a Santa Maria Nascente e é uma das maiores igrejas da Itália, sendo a quarta maior do mundo em área e a sexta em volume. Leia também Por que conhecer o Dumo de Milão?
Sobre o Duomo
A fachada, originalmente, foi desenhada por Pellegrino Tibaldi, em 1580 e era baseada em dois andares, com gigantes colunas coríntias e com um nicho na nave central, ladeado por obeliscos, porém, com a morte de Carlo Borromeo, em 1584, o projeto de seu protegido, Pellegrino, foi para as mãos de seu rival, Martino Bassi, que enviou um novo desenho para a fachada ao Papa Gregorio XIV.
Inspiração
No século XVII foram convocados os melhores arquitetos disponíveis em Milão para que o projeto fosse continuado. Nesse meio tempo, em 1628, o portal central foi construído e em 1638 o trabalho da fachada prosseguiu com o objetivo de criar um efeito inspirado na Santa Susanna de Roma. Os desenhos de Luigi Vanvitelli e Bernardo Antonio Vittone chegaram no século XVIII e entre entre 1765 e 1769. Francesco Croce completou a coroação da lanterna e da torre principal, onde foi construída, cinco anos depois, uma imagem de Nossa Senhora, feita em cobre dourado e chamada localmente de Madunina, hoje símbolo da cidade.
Napoleão Bonaparte
Já em 1805, a pedido direto de Napoleão Bonaparte, Giuseppe Zanoia iniciou as obras para a conclusão da fachada, pois Bonaparte queria ser coroado Rei da Itália na nova Catedral. A coroação foi em 06 de maio de 1805, mas o Duomo só foi totalmente concluído em 1813, por Carlo Amati. Durante todo o século XIX, foram incluídas estátuas e as torres, sendo a parte mais ‘moderna’ da construção. E foi durante o século XIX que começaram os primeiros trabalhos de restauração na parte interna da Catedral, já que, além de receber muitos turistas, o metrô, que passa aos seus arredores, vibrava a estrutura.
Em 1969, para evitar colapsos e que pedaços de mármore se soltassem ainda mais, já que alguns pedaços já havia colapsado nos corredores, a área ao redor do Duomo foi fechada e a linha 1 do metrô precisou diminuir a velocidade quando passava na região. Apesar de parecer concluída, os trabalhos de restauração na Catedral são constantes e contínuos até hoje, mesmo que não sejam vistos pelo grande público.
O Interior da Catedral
O interior da Catedral é dividido em cinco naves e o transepto em três; o presbitério é profundo e rodeado com duas sacristias que se abrem. A nave central é duas vezes mais larga que os corredores laterais e os arcos das abóbadas iluminam o interior de forma difusa e suave.
O Duomo tem 52 pilares que dividem os corredores e sustentam as abóbadas com nervuras pintadas num túnel gótico. Monumentais são os nichos e cúspides com suas estátuas que decoram os pilares ao longo da nave central, o transepto e a abside. O piso, originalmente projetado por Pellegrino Tibaldi, foi iniciado em 1584 e concluído com algumas variações apenas entre 1914 e 1940. É um mosaico complexo de mármores claros e escuros e merecem destaque o mármore preto de Varenna, o branco e o rosa de Candoglia e o vermelho de Arzo (hoje quase completamente substituído pelo vermelho de Verona).
Endereço
Piazza Duomo – Milão.
Horários
Todos os dias, das 08h00 às 19h00.
RESERVE UMA VISITA AGORA
3) Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? ESTÁDIO SAN SIRO
Estádio San Siro – Mesmo que você não goste de futebol, uma visita ao antro do futebol milanês é quase obrigatória! O histórico estádio de San Siro (para os torcedores do Milan) ou estádio Giuseppe Meazza (para os torcedores do Internazionale) é referência para a história mundial do futebol. Leia também Vamos visitar o Estádio San Siro em Milão?
Divisão do Estádio
Os dois times dividem o estádio de forma amistosa e tudo começou em 1925, quando o estádio foi construído. O presidente do Milan Piero Pirelli, naquela época decidiu construir um estádio de futebol perto do Hipódromo. Foi ele que pagou toda a construção e, em sua inauguração, o estádio contava com quatro tribunas retilíneas e abrigava até 35.000 espectadores. A inauguração foi no dia 19 de Setembro de 1926 e a partida foi um amistoso entre Milan e Inter: deu Inter! 6 a 3 em cima do Milan! Em 1935, o estádio foi comprado pelo Município de Milão que decidiu aumentar sua capacidade para 55.000 pessoas.
Apesar de ter sido construído pelo presidente do Milan, o estádio não foi construído para o time, por isso, entre 1926 e 1945, o Milan começou a utilizar o estádio como ‘casa’ e era ali que as partidas a mando do time da casa aconteciam! Em 1946, o Inter também não tinha nenhum estádio e por isso passou a utilizar o San Siro para sediar seus jogos ‘em casa’ assim como o rival. Entre 1935 e 1999, os clubes pagavam para utilizar o estádio somente em dias de jogos e em 2000, depois de entrarem num acordo com a Câmara Municipal de Milão, foi decidido que os times seriam os responsáveis pela manutenção do estádio, o que acontece até os dias atuais. O museu é repleto de camisas e taças históricas e o campo, bem cuidado, impressiona!
Endereço
Piazzale Angelo Moratti, 20151 – Milão.
Horários
Todos os dias, das 09h30 às 17h00. O estádio não abre para visitação em dias de jogos.
RESERVE UMA VISITA AGORA
4) Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? CASTELO SFORZESCO
Castello Sforzesco – Um dos Castelos mais fascinantes da Itália, o Castelo Sforzesco foi construído no século XV por Francesco Sforza, que era Duque de Milão. O Castelo foi erguido sobre os restos de uma antiga fortificação medieval do século XIV que era conhecido como Castello di Porta Giovia (ou Zobia) e que era um dos quatro castelos defensivos do império romano.
Sobre o Castelo
Ao longo dos séculos, entre XVI e XVII, o castelo passou por várias mudanças e era uma das principais cidadelas militares da Europa. Foi restaurado em estilo historicista por Luca Beltrami entre 1890 e 1905 e hoje abriga centros culturais e importantes museus. É um dos maiores castelos da Europa e um dos principais símbolos de Milão, uma vez que faz parte da história da cidade.
Torre del Filarete
A torre central é a mais alta do castelo e é onde fica sua entrada principal. É conhecida como a Torre del Filarete. Foi destruída por uma explosão no início do século XVI e reconstruída no início do século XX. O castelo abriga obras de arte, exposições e eventos variados, principalmente durante o verão. Merece, MUITO, uma visita que deve ser feita com calma, apreciando todos os detalhes dessa construção magnifica!
Endereço
Piazza Castello, 20121 – Milão.
Horários
O Castelo abre todos os dias, das 07h00 às 19h30; os museus funcionam de terça a domingo, das 09h00 às 17h30. De sábado as visitas guiadas acontecem às 15h00; Toda primeira e terceira terça de cada mês a entrada é grátis, a partir das 14h00 e todo primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita o dia todo.
RESERVE UMA VISITA AGORA
5) Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? PINACOTECA DI BRERA
Pinacoteca Di Brera – É, sem dúvida, uma das Pinacotecas mais importantes e famosas da Itália. A Pinacoteca di Brera é uma galeria que reúne obras de arte antiga e moderna, localizada no palácio homônimo. Ela tem um espaço total de mais de 24.000 metros quadrados de superfície e exibe uma das coleções mais célebres da Itália na pintura, especializada em pintura veneziana e lombarda, com peças importantes de outras escolas.
Graças a doações de colecionadores particulares, também propõe um roteiro de exposições que vai da pré-história à arte contemporânea, com obras de artistas do século XX. Em 2014, foi o vigésimo primeiro local italiano mais visitado, com 269.805 visitantes e uma receita bruta total de 882.866,20 euros, enquanto em 2016 aumentou o número de visitantes para 311.311! A Pinacoteca, também chamada de Academia de Belas Artes de Brera, foi fundada em 1776, por decreto da imperatriz Maria Teresa da Áustria e é composta por diversas salas, todas muito bem organizadas.
Endereço
Via Brera, 28 – Milão.
Horários
De terça a domingo, das 08h30 às 19h15. Toda terceira quarta-feira de cada mês acontece o Brera/Musica, vai das 08h30 às 22h15. A Pinacoteca não abre as segundas nem nos dias 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro.
RESERVE UMA VISITA AGORA
6) Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? CÓDIGO ATLÂNTICO
Codex Atlanticus – Código Atlântico – “À esquerda, dezesseis armas montadas em um sistema rotativo; à direita, carrinho de mão equipado com um instrumento para medir milhas e carrinho de mão equipado com um instrumento para medir degraus.” É essa a descrição sucinta, objetiva, clara e eficiente de apenas um dos projetos que integra um dos conjuntos de documentos mais famosos de Da Vinci, o Código Atlântico.
Sua Obra
Com doze volumes, a obra tem 1.119 páginas que datam de vários anos, entre 1478 e 1519. O fascínio dessa obra engloba anatomia, astronomia, botânica, química, geografia, matemática, mecânica, projetos tecnológicos, estudos sobre o voo e vários desenhos de arquitetura, provando a genialidade de Da Vinci e nos oferecendo uma verdadeira obra prima. A importância histórica, cultural e artística desse documento, é ainda maior porque contém o testemunho do tempo em que Leonardo esteve em Milão. Por essas e outras razões, o Codex Atlanticus é um dos escritos mais importantes e bem preservados de sua época e cada linha nos dá a clara ideia de como ele já era vanguardista em uma época onde pouco se falava de futuro e tecnologia.
Portas para o Conhecimento
Leonardo da Vinci nos abriu portas e nos ofereceu visões, ideias e projetos importantíssimos, sem contar que foi ele o primeiro a entender, a destacar e a mostrar na prática a relevância de diversos experimentos. Foi ele também que combinou conhecimento e soluções técnicas, afirmando que, juntos, eles podem ser organizados, executados e ainda assim respeitar as regras, ajudando e acrescentando eficiência, precisão e excelência em diversos contextos e em todas as áreas na vida dos Homens.
Endereço
Sala Federiciana, Pinacoteca Ambrosiana – Piazza Pio XI, 2 – Milão.
Horários
De segunda a sexta, das 9h00 às 17h00; não abre nos dias 7 de dezembro e entre os dias 24 de dezembro a 6 de janeiro; também não abre na semana santa.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Quais são os seis pontos turísticos imperdíveis em Milão? Milão é uma cidade cheia de vida, animada, elegante e, ao mesmo tempo, simples! Não há quem não se apaixone por sua arquitetura, suas belezas, seus museus, Praças e Igrejas. É uma cidade única! E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Muito esclarecedor o seu conteúdo, ótimo mesmo.
Muito obrigada querido!