Bolgheri e o famoso vinho Sassicaia da Toscana
Bolgheri é uma vila central italiana e faz parte do povoado de Castagneto Carducci, um município da província de Livorno, naRegião da Toscana. Bolgheri é uma cidade discreta e charmosa, mas sua grande estrela não é nenhuma igreja, nem seus monumentos:a grande estrela da cidade é o famoso Sassicaia. Este vinho é um dos mais celebrados do mundo, e nasceu em Bolgheri. Por isso, hoje, vamos conhecer Bolgheri e o famoso vinho Sassicaia da Toscana. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
No interior da costa Toscana, a menos de 10 km do mar, encontramos a pequena e preciosa aldeia de Bolgheri. Com seus 400 habitantes, a cidade não entra no circuito turístico dos brasileiros, mas é famosa para os apaixonados por vinhos, discreta, a cidade é uma graça! Saiba mais sobre a Enogastronomia Toscana clicando aqui!
1) Bolgheri e o famoso vinho Sassicaia da Toscana? CONHEÇA A VIALE DEI CIPRESSI
Para começar chegue a Bolgheri através da mágica estradinha Viale dei Cipressi, uma avenida estreita, alinhada com ciprestes altos e seculares, com quase 5 km de comprimento que, da Via Aurelia, levará você para a frente à vila.
Este caminho é celebrado por um dos principais poetas italianos do século XIX: Giosuè Carducci. Em seus versos ele escreve: “Os ciprestes que em Bolgheri, altos e francos, de Van de San Guido, em um duplo filar. Quase em uma raça de gigantes jovens. Eles pularam e olharam para mim.”. – Veja – Bolgheri: Tour Clássico da Adega com Degustação de Vinhos
2) Bolgheri e o famoso vinho Sassicaia da Toscana? CONHEÇA O CASTELO E A TORRE
A cidade não oferece muitos pontos turísticos, mas ao se aproximar da aldeia você começará a ver o encantador castelo feito de tijolos vermelhos, ele fica entre as árvores e é tão bonito que parece que acabou de sair de um livro de conto de fadas.
O centro da cidade, você pode chegar a pé, depois de deixar o carro no pequeno estacionamento (pago) à sua direita. Alguns passos dali você encontra a torre e a porta de entrada para a aldeia. Acima da porta, você vai notar um grande brasão de armas da Della Gherardesca, uma antiga família nobre que era dona do castelo em 1200.
Bolgheri apresenta em seu centro algumas casas de pedra e tijolos característicos, pequenas lojas cheias de comida com produtos vitivinícolas, restaurantes e enotecas. A visita da aldeia é interessante, o conjunto da obra encanta e é o tipo de cidade para conhecer com calma, pois nos oferece uma tranquilidade sem igual!
3) Bolgheri e o famoso vinho Sassicaia da Toscana? CONHEÇA AS VINÍCOLAS
Claro que as estrelas da cidade são as vinícolas e o prestigiado Sassicaia. Para começarmos a falar do vinho e da vinícola que o trouxe ao mundo, não poderíamos deixar de começar com a vinícola mais visitada, famosa e tradicional de Bolgheri: a Tenuta San Guido. Foi aqui que nasceu o Sassicaia!
Sobre a Vinícola Tenuta San Guido
Tudo começou na Tenuta San Guido e o vinho surgiu pelas mãos do Marquês Mario Incisa della Rocchetta. Desde seus 20 anos, o Marquês queria produzir um vinho com personalidade forte, algo como os vinhos de Bordeaux. Seu parentesco com a família Antinori o fez conhecer o enólogo Giacomo Tachis, que foi seu mentor nessa missão e com quem iniciou a produção da primeira mistura tinta de Bordeaux na história de Bolgheri.
Depois de muita pesquisa e estudo, em 1944, tomaram a decisão de plantar as mudas de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. O maior desafio, porém, era o solo: diferente do solo francês, o solo pedregoso de Bolgheri poderia rejeitar as mudinhas, mas, para a surpresa (e alívio de todos!): deu certo! A palavra Sassacaia poderia ser traduzida como “terreno pedregoso”, já que é derivado da palavra sassi, pedrinhas em italiano.
As Primeiras Vinhas
As primeiras vinhas foram plantadas em 1944, depois, entre 1947 e 1967, o vinho era feito somente para consumo familiar. Porém o vinho era tão impecável que, convencido por todos, o proprietário decidiu comercializar o líquido abençoado, assim, em 1968, chegou ao público a primeira safra de Sassicaia. Não demorou para ser um vinho prestigiado, isso porque é um vinho diferente de todos aqueles produzidos até então na Itália. Entenda sobre os tipos de vinhos Italianos clicando aqui!
Vinho com Denominação DOC
Com o vinho lançado e sua fama repentina, o crítico Gino Veronelli foi conferir a bebida. Ele se apaixonou! O vinho era, inicialmente, classificado como Vino da Tavola; não demorou em se tornar IGT e, por seu alto nível de qualidade, tornou-se um mito das videiras italianas, até que em 2013 os 75 hectares de onde provêm as uvas utilizadas para este vinho, originou-se a denominação de DOC.
Se você já ouviu o termo Supertoscano, saiba que o pai de todos eles, é o Sassicaia. O vinho é relativamente novo, tem somente 51 anos, e nasceu de um projeto, não de uma tradição, mas não deixa nada a desejar aos históricos vinhos italianos que o acompanham nas melhores cartas de vinhos do mundo.
O Sassicaia é feito com 85% de uvas Cabernet Sauvignon e 15% de uvas Cabernet Franc, sempre, cuidadosamente, colhidas à mão antes de atingirem a maturidade completa. Assim eles conseguem manter todas as características organolépticas, a delicadeza e a elegância da Sassicaia.
O Processo de Vinificação do Sassicaia
O processo de vinificação ocorre a uma temperatura controlada entre 30°C a 31°C por um período de duas semanas, depois o vinho envelhece por cerca de 24 meses em barris de carvalho francês e, por último, se refina na garrafa de vidro escuro, antes de ser colocado no mercado.
Possui uma cor vermelho rubi intenso, de perfume rico, elegante e majestoso, tem um sabor intenso, volumoso, equilibrado e sua estrutura é primorosa. É perfeito para harmonizar com pratos de carne de caça, alguns queijos envelhecidos, nozes e fungos Porcini. O Sassicaia não é um dos vinhos mais baratos do mundo, aliás, figura na lista dos mais caros! Na Itália uma garrafa pode custar a partir de 300 Euros, no Brasil os preços da garrafa de 750 ml variam entre 1.500 e 10.000 Reais.
Todas as Vinícolas de Bolgheri
Neste site (clique aqui) você encontra TODAS as vinícolas das redondezas de Bolgheri que fazem parte do circuito de vinhos e que oferecem tours guiados e degustações. Saiba também onde comprar vinhos em Roma, Florença e Milão!
Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?
A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Bolgheri e o famoso vinho Sassicaia da Toscana. Bolgheri vai te transportar para outra época: uma época calma, charmosa e cheia de sabor.
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
bom dia. Muito legal seus posts. Você saberia dizer sites que vendem vinhos na itália? para eu ter uma idéia de preços em relação aos vinhos ue temos aqui no Brasil? devo viajar em abril, e gostaria de pesquisar antes.
Luciano vale sempre mais a pena comprar por aqui.. Veja aqui, 🙂 Veja como transporte o vinho aqui
Muito completo e esclarecedor!
Parabéns pelo post!
Te agradeço querida!!! 🙂