Roteiro do vinho em Val d’Orcia? Roteiro do vinho na Toscana?

Vamos conhecer uma das zonas mais lindas da Toscana? Zona imperdível para os apaixonados por vinho! Vamos falar nesse post sobre os tipos de vinhos e indicar algumas das melhores vinícolas dessa região.

0 13.951

Roteiro do vinho em Val d’Orcia? Roteiro do vinho na Toscana?

Quando se pensa na Toscana, o imaginário coletivo idealiza campos verdes, vinhas e colinas, e isso realmente existe e está no coração da Toscana, mais precisamente no Vale d’Orcia, que se estende desde as colinas do sul de Siena até o Monte Amiata. Vamos ao nosso post do dia? Roteiro do vinho em Val d’Orcia? Roteiro do vinho na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A zona considerada, pela UNESCO, Patrimônio Cultural da Humanidade, proporciona uma viagem em que se torna uma experiência inigualável que nos envolve todos os sentidos: vamos encher os olhos com cores intensas de terra, em seguida, sentar e desfrutar um bom cálice de Brunello, respirar o ar puro sem pressa e admirar as muitas vilas existentes nesse território. Leia também Quais são os tipos de vinhos italianos?

Descobriremos essas colinas cobertas por densa vegetação de vinhas, olivais, ciprestes, faias e castanheiros, modificados por antigos habitantes apenas com casas e fortalezas, rurais e medievais, torres, etc; tudo isso, está espalhado na natureza isolada e tranquila do lugar: esse é o cenário que se apresenta para o visitante do Val d’Orcia, um lugar encantador, como se fosse um retrato feito por mestres da escola de Siena. Conheça aqui Os cinco castelos imperdíveis na Toscana!

Um dos vinhos mais famosos do mundo…

A riqueza e variedade da paisagem não são os únicos elementos que caracterizam esse território virgem, de fato, um dos pontos fortes deste lugar são a comida e a produção de vinho, com um dos vinhos mais famosos do mundo: o Brunello di Montalcino. Para conhecer e apreciar não só o vinho, mas também todos os outros produtos da região, o melhor conselho é certamente parar e visitar todas as cidades de Val d’Orcia, e seus produtores individuais, que são cheios de atrações culturais e enogastronômicas. Conheça aqui os Dez Agroturismo imperdíveis da Toscana!

Importante Saber

  • SE BEBER NÃO DIRIJA !!!! Atenção porque as leis italianas são severas e o mais importante é a preservação da sua vida e de outros ao seu redor.

1) Roteiro do vinho em Val d’Orcia? Roteiro do vinho na Toscana? CONHEÇA OS VINHOS DESSA REGIÃO

Divirta-se explorando as vinícolas, fazendas, bares e os restaurantes. Deixe-se ser dominado pelos gostos e sabores desses lugares e não tenha medo de se perder nesses lugares de sonho. É uma terra quase surreal, mas que também deu origem aos mais preciosos e apreciados vinhos italianos, como Brunello di Montalcino, Nobile di Montepulciano, Orcia Vermelho, e outros fabulosos vinhos com denominação DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita).

O que é a Produção de Vinho “Valdorciana” ?

A produção de vinho “valdorciana” é expressa em um território muito heterogêneo e, portanto, com uma vasta seleção de vinhos, principalmente tintos, atingindo o auge de sua tradição em Montalcino, aonde a vinha, a terra e o homem estão ligados por uma cultura de mais de mil anos.

A Toscana, na verdade, é o berço de alguns dos melhores vinhos tintos italianos, conhecidos e apreciados em todo o mundo. Basta lembrar-se de Chianti Classico, Nobile di Montepulciano, com a uva Sangiovese como base, mas também para Supertuscan (obtido a partir de uvas não locais, como o Cabernet e o Merlot) o Sassicaia, o Tignanello e o Ornellaia, para citar alguns. Entre eles, destaca-se o Brunello di Montalcino, sem dúvida, vinho intenso e de longa duração, que leva o nome de uma cidade localizada ao sul de Siena, que, com uma paisagem montanhosa de grande história e beleza, em 2004 entrou na lista da UNESCO como Patrimônio Mundial.

O que é o Brunello di Montalcino?

É o mais famoso vinho tinto italiano. Ele é Toscano e é produzido em Val d’Orcia. É feito de Sangiovese cultivadas em Montalcino, onde esse tipo de uva encontra o seu clima ideal. É envelhecido durante quatro anos em barris de carvalho e na garrafa, e é um vinho apto a longo envelhecimento. Montalcino, não é apenas o vinho, as ruas e os becos da pequena aldeia são muito singulares e realmente encantadores. O Centro Histórico é dominado pela fortaleza de 1361 e por suas muralhas, que oferece uma vista fabulosa do Val d’Orcia para as colinas da Toscana. Há muito poucos outros lugares que impressionam turistas tão profundamente como este pedaço de território.

O que é o Nobile di Montepulciano?

Outro vinho para saborear e degustar é o Nobile di Montepulciano. Vamos então para Montepulciano para ver as suas construções renascentistas majestosas e a beleza elegante de suas igrejas, e para ouvir as histórias do Vino Nobile di Montepulciano, que passou a ser um símbolo da cidade. Montepulciano e seus vinhos são sinônimos de qualidade e excelência no mundo da enogastronomia. Um caminho que não só traça as melhores adegas, onde podemos desfrutar em toda a sua delicadeza, mas também é uma maneira de viver de um território onde sabores, arte, cultura e tradição são os protagonistas.

A cidade fica no topo de uma colina, completamente cercada pelos muros da cidade. O tempo parece ter parado e os monumentos estão bem conservados e bem cuidados. Nós recomendamos que você visite além das cantinas, a Câmara Municipal, a Piazza Grande, (aberto de segunda a sábado) de cuja torre você pode ter uma vista de tirar o fôlego, o Duomo, Piazza Sant’Agostino e Michelozzo.

O que é o Orcia DOC Rosso?

Como mencionado anteriormente, o Val d’Orcia é uma área rica em muitas produções e, em particular, produções de vinhos em sua maioria tintos, de alto nível; terminamos o passeio conhecendo a Rosso Orcia. Uma das características mais interessantes dessa área é o fato de que ele oferece uma variedade pedo-climáticas que não se pode ficar indiferente, você raramente vai encontrar em outros lugares, isso explica por que há uma escolha tão larga dos vinhos com denominação Orcia.

Em relação a esse interessante vinho tinto toscano, Orcia DOC Rosso, deve-se notar que é, na realidade, um produto de vinificação de uvas das vinhas Sangiovese, que deve estar presente no interior da mistura, para uma percentagem que nunca pode ser abaixo de 60%. As colinas onduladas, uma variação de elevação que muda muito de zona para zona e uma tipicidade territorial, que varia de município para município, permite produzir vinhos muito diferentes entre si, mas que são marcados por um Orcia, o nome em comum. Um nome que é uma garantia de qualidade, com uma marca conhecida em todo o mundo.

Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?

A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!

lazenne_468x60


Assista a esse vídeo sobre a Val D´Orcia!!!

(Fonte: Video de Sandrino Lucchesi!)


2) Roteiro do vinho em Val d’Orcia? Roteiro do vinho na Toscana?  CONHEÇA ALGUMAS VINÍCOLAS DA REGIÃO

A seguir, uma pequena lista com algumas das melhores vinícolas para visitar na Zona de Montepulciano e Montalcino na Toscana. Que tal um Tour a Montalcino, Pienza e Montepulciano? Clique aqui para saber mais!

BIONDI SANTI (Em Montepulciano)

Histórica, foi a vinícola que engarrafou o primeiro Brunello do mundo, em 1888. Faça um tour por suas espetaculares vinhas e, depois, aproveite a degustação de dois tipos de vinho por 15 euros.

FATTORIA DEI BARBI (Em Montepulciano)

Outro produtor forte do Brunello é da família Cinelli Colombi desde 1790, também oferece um tour belíssimo de 40 minutos que mostra ao visitante garrafas históricas, os barris de envelhecimento e o processo de produção. Ali fica também um restaurante excelente. O passeio custa 5 euros e a degustação é paga a parte. Custa a partir de 15 euros.

CAPARZO (Em Montalcino)

Uma das mais visitadas de Montalcino. Além de ser linda, foi uma das vinícolas que ajudou o Brunello a receber a fama que possui. Além de vinhas, possui também cultivo de azeitonas e produção de azeites. Vale a visita!

TALOSA (Em Montepulciano)

Localizada em Montepulciano, é uma das mais tradicionais e visitadas. Em seus corredores é possível ver garrafas antigas, barris e diversos itens relacionados a enologia. A vinícola é elegante e ainda produz Grappa e azeites.

Agradecimento Especial do Viajando para Itália ao cliente Luiz, que indicou outras excelentes vinícolas!
Vejam a seguir as indicações das vinícolas em Montalcino:

Assista esse vídeo e saiba: Qual transporte utilizar na Itália: carro ou trem? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Roteiro do vinho em Val d’Orcia? Roteiro do vinho na Toscana? No final você só pode adicionar que foi uma excursão rica em arte, cultura, vinho e comida deliciosa, uma experiência inesquecível, como ir para uma caminhada no Val d’Orcia na Toscana. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!