Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília?
As Ilhas Eólias ficam na Sicília, que é uma das regiões mais visitadas da Itália e uma das que melhor conta a história desse país fantástico, a Sicília conta com heranças de diversos povos e sua mescla de cultura é interessantíssima. Vamos ao nosso post do dia? Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Assista a esse vídeo sobre as Ilhas Eólias na Sicília!

Nossa Introdução
As Ilhas Eólias, ou também chamadas de Isole Eolie – em italiano – Ilhas Líparas ou Lipárias, na Sicília, conquistam cada vez mais turistas e não é difícil entender por que: a natureza, quase intocada, desse pedaço de paraíso na terra, encanta até os olhos mais exigentes. O mar azul que emoldura o arquipélago formado por 7 ilhas vulcânicas, conquistam até o turista mais exigente, mas, você sabe quais são as ilhas que formam essa beleza da natureza? As ilhas que formam essa beleza natural são: Lipari, Stromboli, Vulcano, Panarea, Alicudi, Salina e Filicudi. Vamos falar, resumidamente, de cada uma delas e começaremos pela mais famosa de todas: Lipari. Que tal uma Excursão de 1 Dia às Ilhas Eólias saindo de Tropea? Clique aqui para saber mais!
1) Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? VISITE LIPARI
Lipari é a maior e mais famosa ilha do arquipélago. A cordilheira rodeada pelo mar apresenta seu centro aos pés do belo Castelo, que já foi uma cidade grega. Com seus 12 mil habitantes, a ilha é cheia de vida, oferece opções ótimas de litoral, história, cultura e natureza. É, inclusive, uma ótima cidade para ser usada de base caso queira passar alguns dias na região. Uma vez em Lipari, não deixe de visitar o Castelo, que citamos anteriormente, o Museu Arqueológico, o MARAVILHOSO monte de Pedras Pomes e a Igreja das Almas no Purgatório. O acesso à ilha é, claro, via mar e, na região da marina da Ilha, há bares, restaurantes e diversas lojinhas muito especiais. Saiba mais sobre Lipari!

(Fonte: Simonebyte)
2) Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? VISITE STROMBOLI
A seguir vamos falar de Stromboli. Stromboli é o vulcão europeu mais ativo e suas erupções são frequentes, durando, mais ou menos, de 1 a 1 hora meia. Quando está acordado dando seus shows, pode ser assustador, mas é de uma beleza que impressiona! Com seus 900 metros de altura, é possível alcançar uma altura máxima de 400 metros caso você queira ver esse “monstro de beleza” de perto! SEMPRE COM GUIA! Não se aventure por lá sozinho, é bem perigoso! Stromboli à Noite: Excursão de 8 Horas saindo de Tropea
À noite, enquanto há erupções, a faixa de lava (Sciara del Fuoco) que escorre por sua lateral é um espetáculo que encanta os turistas e se destaca na imensidão da noite. Em Stromboli é possível visitar: o Museu do Cinema, a Praça de San Vincenzo, o farol de Strombolicchio e passear pela Via Vittorio Emanuele, talvez uma das mais importantes da cidade. Leia mais sobre Stromboli clicando aqui!
Curiosidade
Com vista panorâmica do mar, 300 metros quadrados de terraços rodeados por jardins e sete suítes, a elegante mansão de verão dos estilistas italianos Domenico Dolce e Stefano Gabbana, na ilha de Stromboli, foi colocada à venda. A mansão foi palco de muitas festas e eventos com muta gente rica e importante. Passeando pelas ilhas Eólias as vezes é possível ver a luxuosa lancha dos estilistas que fica circulando na região!

(Fonte: Division Volt’Air)
3) Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? VISITE VULCANO
Em Vulcano a atração principal também é, óbvio, seu vulcão. A trilha que leva até sua cratera é impressionante e oferece incríveis panoramas. Durante sua subida é possível a península de Vulcanello, Lipari, Filicudi, Panarea e Stromboli. A subida não é das mais suaves, já que o terreno é bem acidentado, além do mais, quanto mais perto da cratera, maior o cheiro de enxofre, o que pode enjoar algumas pessoas, as a visão do topo é INCRÍVEL e faz valer cada passo! Parece uma pintura, uma obra de arte que encanta e impõe respeito devido a sua imensidão. É bem interessante também conhecer as piscinas de lama quente (ou fango) conhecidas por suas propriedades terapêuticas. Leia mais sobre Vulcano clicando aqui!

(Fonte: Rosario Bonanno)
4) Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? VISITE PANAREA
Panarea é a menor de todas as ilhas. Tem (só!) 300 habitantes e é ideal para quem quer fugir da movimentação fervorosa da massa turística, mas essa paz tem preço: um hotel por aqui pode custar até 800 euros por noite, isso porque não oferece muitas opções de hospedagem, mas, se você faz questão de ficar em um lugar tranquilo e silencioso, talvez valha o investimento. O ponto mais visitado da ilha é a Cala Junco, uma piscina natural que impressiona pelo tom da água e por sua beleza inigualável. No centro da cidade há ótimas opções de lojas de artesanato local e é ótimo para comprar lembrancinhas!

(Fonte: Davide Fiorini)
5) Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? VISITE ALICUDI
Partimos para mais uma ilha, Alicudi. A ilha tem 110 habitantes e, do ponto de vista turístico, ainda não está totalmente apta para recebê-los, mas o faz com maestria – mesmo com poucos recursos. As encostas da ilha e suas praias cheias de charme que nos apresentam panoramas cinematográficos. Se você não faz questão de conhecer inúmeras atrações turísticas como monumentos, igrejas e praças, essa pode ser a sua ilha! Ótima para quem quer contato com a natureza, praia, sol e tranquilidade.

(Source: LUCA VALENTI PALAZZOTTO VPH)
6) Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? VISITE SALINA
Agora vamos falar de Salina. Salina é rainha da produção do tradicional vinho da região, o (delicioso!) Malvasia. É um vinho de sobremesa, mas cai bem a qualquer hora. O especial desse vinho é a uva: ele é feito com uva passa e as uvas são secas sob o sol, sem nenhuma interferência humana. É possível também visitar algumas vinícolas e saber mais sobre o produto que movimenta a região. Não deixe de conhecer a Pollara, cenário de famosos filmes como O Carteiro e o Poeta. Outro ponto interessante para conhecer é Punta Scario, que apresenta um mar com um azul quase que personalizado para esse pedacinho de beleza na terra.

(Source: Sicily Tourist)
7) Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? VISITE FILICUDI
E, para fecharmos a lista, vamos para Filicudi. Novamente, o mar é a atração principal ao lado das montanhas. A ilha apresenta praias ESPETACULARES e montanhas que compõe a paisagem de forma incrível! Com seus 774 metros de altitude, é ideal para quem gosta de longas caminhadas, contato com a natureza em sua forma mais pura e quase intocada, além de paz e tranquilidade. Não deixe de conhecer o Villaggio Neolitico di Capo Graziano e a Gruta: são belíssimos!

(Source: LUCA VALENTI PALAZZOTTO VPH)
Qual o melhor período para visitar as Ilhas Eólias?
Bom, sendo destino de praia, claro que o melhor período é o verão, porém, durante o alto verão italiano, que é entre Julho e Agosto, muitas cidades ficam LOTADAS, e por não serem tão grandes assim, fica tudo muito tumultuado, muita gente para pouco espaço, então dois ótimos meses para visitar as ilhas são Junho, quando o calor ainda não está no máximo, mas os dias quentes agradam aos que querem passar o dia à beira mar
E Setembro, quando a multidão turística já deixou a região. Fica tudo mais tranquilo: transporte, hospedagem, restaurantes, praias e atrações turísticas. Não é uma boa ideia ir para as ilhas durante o inverno, por exemplo, porque a maioria dos lugares estarão fechados, inclusive hotéis. Então fica bem complicado se hospedar e fica difícil até sair para almoçar e jantar, pois não há quase nada aberto. Conheça nossa seção Clima na Itália e saiba qual a melhor época para se viajar pela Itália!
Como chegar até as Ilhas?
1) Como chegar até as Ilhas? DE TREM
O melhor ponto de partida para chegar até as ilhas é Milazzo. Para chegar até lá você pode ir de trem, saindo de Messina ou de Palermo. De trem também se pode sair de Catania ou Taormina, mas chegando a Messina é necessário trocar de trem.
Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.
2) Como chegar até as Ilhas? DE CARRO
Se estiver de carro, utilize a rodovia A20. Bem sinalizada, é só seguir as indicações estradais. Chegando a Milazzo, é necessário utilizar um transporte marítimo, óbvio! A empresa responsável pelo transporte via mar é a Siremar. Para informações adicionais, você pode clicar aqui! Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS
Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
Importante Saber
Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?
3) Como chegar até as Ilhas? DE ÔNIBUS
Você pode ir de ônibus, saindo diretamente do aeroporto de Catania. A empresa responsável pela operação do trecho é a Giunta Bus e você conferir maiores informações, como horários, clicando aqui. A viagem é meio longa, duas horas, e a passagem dia e volta custa 30 euros.
4) Como chegar até as Ilhas? DE BARCO
Também é possível ir direto de barco saindo de Reggio Calabria, Tropea, Palermo e Messina. A viagem é bem mais longa e há poucos horários disponíveis, mas é ótima opção para quem gostar de viajar pelo mar. A empresa responsável pelo serviço é a Liberty e, para saber mais, clique aqui!
Como se Locomover nas Ilhas?
Para se locomover pelas ilhas há opções de aluguel de scooters, quadriciclos e táxis (em carrinhos de golfe) que funcionam bem por ali. Em Vulcano e Paranea é melhor se locomover a pé. Para ir de uma ilha para a outra, no porto de embarque/desembarque de cada ilha há barcos que saem em diversos horários para as ilhas vizinhas e vice-versa.
Assista esse vídeo e saiba: Quais são as placas de sinalização de trânsito na Itália? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Vamos conhecer as Ilhas Eólias na Sicília? O arquipélago siciliano é um dos mais bonitos do mundo! Oferece diversas opções para os mais variados grupos de turistas! Importante saber que nunca se deve fazer passeios que levam até ‘a boca do vulcão’ sozinhos! Sempre contrate um guia especializado, pois, em caso de emergência ou de uma erupção ‘surpresa’, eles sabem exatamente como agir e o que fazer, ok?! Não arrisque!
Está inseguro?
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!