Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília!

Lipari é a maior e mais visitada das ilhas Eólias. Hoje vamos conhecer esse lugar mágico, cheio de encantos e atrações na Região da Sicília. Fique com a gente e saiba detalhes sobre essa Ilha Eólia!

0 936

Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília!

Lipari é o sistema nervoso das Ilhas Eólias que fica na Região da Sicília. É a maior delas em extensão e em número de habitantes, com cerca de 13.000 pessoas, e é a ilha que serve de ponto de partida para as outras. Lipari é charmosa, atraente e hoje vamos saber tudo sobre essa pequena joia siciliana. Vamos ao nosso post do dia? Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Lipari, além de ser a maior das ilhas Eólias, é também a ilha com mais variedades de atrações, opções de hospedagem, bares, lojas e restaurantes. A melhor maneira para conhecer essa joia siciliana é alugando um carro ou uma pequena scooter, embora, fazer belas caminhadas, ofereça vistas incríveis. Saiba mais sobre as Ilhas Eólias clicando bem aqui! E que tal um Tour em Lipari e Vulcano com um Mini Cruzeiro Aeolian Tour saindo de Taormina? Clique aqui para saber mais!

1) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! CONHEÇA MARINA CORTA

Vamos começar o passeio pela porta de entrada da ilha, Marina Corta. É aqui que fica o porto de Lipari, que recebe barcos vindos de vários lugares próximos. A área urbana da ilha fica atrás da ilha e é onde há diversas atrações como bares, boates e igrejas com uma vista incrível para o mar. Imperdível, claro, é sua Praça Principal e as pequenas vielas que parecem dançar vibrantemente com os passos das pessoas.

2) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! VISITE A IGREJA DE SAN GIUSEPPE

Não deixe de visitar a Igreja de San Giuseppe. A estrutura é de 600 e tem vista direta para a praia e é de enlouquecer os amantes da arquitetura. A Igreja foi construída acima da cripta onde ficavam as relíquias de São Bartolomeu, que é o padroeiro das Ilhas Eólias.

3) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! CONHEÇA A PRAIA DE CANNETO

Outro ponto importante de Lipari é a Praia de Canneto. A brisa, o sol e o mar com águas cristalinas, fazem dessa praia uma das mais bonitas de toda a ilha. O local é rodeado de bares e locais noturnos, o que torna a área ideal para caminhadas, aperitivos e jantares; tudo, claro, sem pressa. A beira do mar, a areia é escura e se combina com pequenas pedrinhas, o que dá um toque fascinante ao lugar.

4) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! CONHEÇA A CATEDRAL DE SAN BARTOLOMEO

A Catedral de San Bartolomeo, para a ilha, é a construção mais importante e representativa. Foi erguida no século XVI e está localizada no centro da cidade. A decoração, cheia de afrescos e florais, é rica de detalhes e impressiona.

5) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! CONHEÇA O CLAUSTRO NORMANDO

Não deixe de conhecer o Claustro Normando. É uma das estruturas mais antigas da ilha de Lipari e resistiu bravamente à passagem do tempo ao mais diferentes povos que habitaram ali. O Claustro foi restaurado em 1978, dizem que foi erguido a pedido do rei Roger II e era parte da Catedral de São Bartolomeu.

6) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! VISITE A IGREJA DA MADONNA DELLA CATENA

Descolando-se para Quattropiani, encontramos a Igreja da Madonna della Catena. Muito bem localizada, nos imerge em um ambiente de paz e tranquilidade, onde o silêncio parece nos massagear a alma. Ideal para momentos de orações, pensamentos e reflexões, aonde você vai se encontrar com você mesmo de uma maneira única. Além do mais, a vista do alto é de deixar qualquer um de queixo caído!

7) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! CONHEÇA O BELVEDERE DE QUATTROCCHI

Imperdível é também o Belvedere de Quattrocchi. Ele fica no topo de uma colina e, por sua ótima localização, apresenta uma das vistas mais bonitas de todas as Ilhas Eólias. Dali é possível avistar as pilhas de pedra de Menalda e Pietralunga, o Vale de Muria e ter uma vista magnífica de Vulcano.

8) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! CONHEÇA AS TERMAS DE SAN CALOGERO

Passe também pelas Termas de San Calogero. Infelizmente, não são ativas, mas as escavações presentes ali são um relato belíssimo das civilizações greco-romanas. Ali ficam blocos de lava que se apresentam numa espécie de cúpula magistralmente sobrepostos.

9) Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! CONHEÇA A MINA CONTRADA CAOLINO

Por fim, mas não mesmo importante, vá até a Mina Contrada Caolino. Suas rochas brancas e argilosas eram usadas para a fabricação de uma belíssima porcelana. Apesar de hoje parecer uma mina abandonada, sua real beleza está completamente no jogo de reflexos e cores que contrastam com o azul único da água.

Conheça um pouco da História de Lipari

Dizem que a cidade de Lipari foi construída antes da guerra de Tróia. A mitologia conta que Ulysses, em sua viagem de retorno a sua amada Ithaca, desembarcou a Ilha e ficou na corte do Deus do Vento, Éolo. A ilha foi povoada pelos povos de Roma, da Sicília, da Grécia, da Campânia e outros de áreas vizinhas.

Os primeiros registros de humanos nas Ilhas Eólias datam do quinto milênio a.C. As pessoas teriam sido atraídas pela enorme quantidade de rochas vulcânicas vítreas, que eram negras e brilhantes. Eles se acomodaram na ilha e, assim, a ilha passou a ter um grande poder comercial. Por um período, Lipari foi centro comercial e, além de tudo, exportava ferramentas e rochas para a França, Dalmácia e outros locais da própria Itália.  O ápice do comércio foi registrado no período Neolítico Superior. Assim, Lipari tornou-se um dos assentamentos mais populosos do Mediterrâneo.

Idade do Bronze

Com a Idade do Bronze, novos grupos étnicos chegaram a Lipari e a todas as Ilhas Eólias, trazendo certamente um novo e precioso sopro cultural e artesanal para toda a região. Ao longo da história, o despertar econômico e as atividades de intercâmbio comercial favoreceram contatos com novos povos e uma expansão marcante. Aliás, as Ilhas Eólias, devem seu nome aos gregos: os povos grego-micênicos da linhagem eólica batizaram a ilha por causa do Reio Éolo, o senhor dos ventos, mencionado, inclusive, na grande ópera de Homero, a Odisseia.

Homero descreveu o Deus Éolo como um rei justo e hospitaleiro que concedeu ao herói uma garrafa de vento para facilitar seu retorno a Ítaca. Os povos que desembarcaram nas Ilhas Eólias, em uma tentativa de se defender contra as ofensivas dos piratas fenícios e etruscos, formaram uma poderosa frota capaz de derrotar e saquear seus inimigos. Por cerca de um século, as relações da Ilha com Siracusa criaram uma condição política sólida que terminou com a derrota dos romanos na primeira guerra púnica.

Os Ataques Romanos

Em 264 a. C., Lipari estava aliada aos cartagineses e sofreu repetidos ataques da frota romana. Este episódio parecia já traçar o destino da ilha de Lipari: ser subjugada pelos romanos, em 252 a. C., pelo cônsul Caio Aurelio. Por ocasião da guerra civil, Lipari foi conquistada entre 37 e 36 a.C. e passou pelos poderes de Otaviano a Sexto Pompeu. A história do período romano não está bem documentada, mas é sabido que o imperador Caracalla, depois de matar seu sogro, prendeu a esposa e cunhado em Lipari.

A ilha chegou a ser também refugio para os Etruscos que fugiam de perseguições. Paralelamente às enormes dificuldades causadas pelas erupções, Lipari teve que enfrentar as invasões árabes que, em 839 a.C., arrasaram a ilha, forçando a população a ‘sobreviver’ na escravidão. Após o período longo e obscuro causado pela dominação árabe e bizantina, Lipari experimentou um período de ouro graças à dominação normanda, que fortificou o castelo e reforçou a segurança, além de ter devolvido à fé cristã com a fundação de um mosteiro, em 1803.  Lipari é, realmente, uma preciosidade!

Onde comer em Lipari?

Veja agora sugestões de onde comer na Ilha de Lipari.

Gilberto e Vera Paninoteca
  • Nota: sanduíches deliciosos e uma carta de vinhos fantástica! Sem contar no atendimento amigável e ótima localização.
  • Onde fica: Via Giuseppe Garibaldi 22/24 – Lipari.
  • Horários: todos os dias, das 09h00 às 0h00.
Da Marisa
  • Nota: ótimas porções, grande variedade de pratos e ótimos doces! Atendimento espetacular, amigável e ambiente agradável.
  • Onde fica: Via Stradale Pianoconte, 98055 – Lipari.
  • Horários: de terça a quinta, das 08h00 às 13h00 e das 17h00 às 23h00.

Como chegar a Lipari?

Como chegar? Para chegar a Lipari de trem, você pode usar os trens diretos de Roma, Nápoles, Milão, Turim, Palermo, Veneza ou Messina com destino para Milazzo. A partir daqui, é necessário pegar um barco, operador pela empresa Liberty, e seguir para Lipari.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.


Assista esse vídeo e saiba: Como comprar uma passagem de trem ONLINE na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Lipari a rainha das Ilhas Eólias na Sicília! Lipari é uma ilha que vai encantar todos os seus sentidos! Inclua essa mágica cidade em seu roteiro, você não vai se arrepender. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!