Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália?

O cartão de crédito internacional é um salvador da pátria, mas usá-lo com parcimônia vai te ajudar a economizar, muito, durante a sua viagem.

0 3.854

Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália?

Todo mundo já conhece as facilidades do cartão de crédito: não pesa, é fácil de levar, seguro, se der problema é só bloquear, mas muita gente se esquece do lado ruim dessa maravilha moderna, principalmente quando está a milhares de quilômetros de distância. “Ser ou não ser, eis a questão”. Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? DESVANTAGENS

Veja a seguir algumas desvantagens utilizando seu cartão de crédito no exterior.

  • Pense que a cada transação efetuada, CADA TRANSAÇÃO EFETUADA, você paga um IOF de aproximadamente 6,38%;
  • Lembre-se também que se você perder seu cartão na Itália, dificilmente seu banco no Brasil terá tempo hábil para te enviar um novo;
  • Considere também que alguns serviços (principalmente algumas máquinas que vendem bilhetes de trem e ingressos) não aceitam cartão, só dinheiro, ou seja: pode ser um empecilho estar só com o cartão;
  • Sem contar que a cotação do dia do fechamento da fatura nunca é a mesma cotação do dia que você efetuou a compra. Mas, calma, vamos esclarecer alguns fatos e te dar algumas ideias no decorrer desse post.

2) Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? CARTÃO DE CRÉDITO NA ITÁLIA

Devo levar o cartão de crédito para Itália? Sim! Deve! Mas reserve-o somente para utilizá-lo em ÚLTIMO caso, quando não se tem mais opções disponíveis! Ou até mesmo para um caso de emergência! Leia também sobre os Melhores Cartões Pre-pagos para você viajar para a Itália!

3) Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? CARTÃO NOS ESTABELECIMENTOS

O cartão é aceito em todos os lugares? Não (em partes!). Em sua maioria, sim, mas aceitar ou não varia muito de cidade pra cidade, da bandeira do seu cartão e do valor da sua compra. Alguns lugares tem um limite mínimo de valor de compra para você poder utilizar o cartão, outros não aceitam nem em compras maiores, que dirá nas menores.

Dica

  • Se você quiser, ou precisar utilizar, sempre pergunte ao vendedor se eles aceitam cartão de crédito no estabelecimento! (‘Accetta carta di credito?’ – Pronuncia-se: atchêta carta di crédito?).

4) Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? SAQUES NO EXTERIOR

Eu pago para fazer saques no exterior com meu cartão de crédito? Sim! E paga caro! Você vai pagar cerca de 10% sobre o valor retirado; Ah e nem todos os BancoMats (o caixa eletrônico italiano) atende bancos internacionais nem todas as bandeiras, então é melhor não arriscar! A conta, essencialmente, é a seguinte: você vai pagar uma taxa para usar o caixa eletrônico, uma taxa para o seu banco (alguns isentam esse valor, verifique com seu banco), paga o lucro cambial do banco em cima do valor da conversão (os tais 10%!) e os 6,38% do IOF. Leia também Como funcionar o Tax Free na Itália?

Importante Saber

Em cidades maiores, como Roma e Milão, há algumas filiais de bancos brasileiros. Informe-se e veja se seu banco tem filial na Itália, é bom saber esse tipo de informação para uma possível emergência! (Em tempo: sei que o Banco do Brasil tem filiais em Roma e Milão! Não sei, porém, se eles dão assistência a clientes de outros bancos nessas cidades; portanto marque uma hora com seu gerente e tire todas as suas dúvidas antes de viajar, O.K.?!)

5) Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? MELHORES OPÇÕES

Bom, falamos, falamos, falamos e, afinal, quais são as melhores opções?

Levar dinheiro em espécie

Troque o dinheiro no Brasil! Não deixe para trocar no exterior, porque o Real é fraco e tem pouquíssima circulação na Europa, ou seja, nem sempre eles irão trocar! Lei também Como comprar Euro?

Utilizar Cartão Pré-pago

Converse com seu gerente e veja com ele as melhores opções que o banco pode te oferecer. Apesar das taxas serem um pouquinho mais altas, você não vai ter nenhuma surpresa tão desagradável quando chegar a fatura e pode recarregar via internet. É ótimo pra quem gosta de se planejar com muita antecedência.

Converse com o seu gerente

Peça ao seu gerente para que ele te informe com mais detalhes sobre o uso do cartão no exterior, ele pode te dar ideias ótimas, vocês podem negociar tarifas e ele pode te ajudar a escolher a melhor opção para sua viagem.

6) Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? POR QUE LEVAR O CARTÃO?

Você deve estar se perguntando: mas se só tem desvantagens, vou levar pra quê? Para emergências, principalmente! Até porque não é prudente andar somente com dinheiro (nem só com cartão de crédito!).

Além do mais há outros pontos a serem considerados:

Chegada ao Aeroporto: Diversos países (a Itália é um deles!) podem pedir que você apresente uma ‘garantia’ de que você consegue se manter por ali durante a sua estadia, então ter um cartão de crédito é segurança para que ninguém implique com você na alfândega (Não acontece sempre, mas se acontecer com você, já sabe como estar ‘protegido’!).

Hotéis e Locadoras: Os hotéis e as empresas que alugam carro pedem o número do cartão para poder fazer caução, então é bom estar prevenido!

7) Usar ou não usar o cartão de crédito na Itália? CARTÃO DE DÉBITO

E o cartão de débito? Vale a pena? Acaba valendo mais do que o de crédito porque você paga para o banco o câmbio do dia, mas você não se ‘livra’ do IOF e da taxa de conversão da moeda, as dos 10%!


Assista esse vídeo e saiba: Qual é o gasto Médio em um dia na Itália? Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Leve dinheiro em espécie e trocado, principalmente para pegar ônibus e comprar passagens de trem; evite utilizar seu cartão sem necessidade, no final das contas acaba ficando bem caro! No mais: divirta-se! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!