Vamos conhecer Pistoia na Toscana?

Pistoia é extensa e inclui áreas planas e montanhosas: uma mais linda que a outra, mas é possível conhece-la em um dia. Hoje vamos saber mais sobre Pistoia.

0 350

Vamos conhecer Pistoia na Toscana?

Pistoia fica entre Lucca e Florença e é incrível! É conhecida por poetas e escritores como ‘a cidade das pedras encantadas’ e faz com que nos apaixonemos por suas igrejas, palácios e ruas largas. Não é uma das cidades mais visitadas por turistas brasileiros, mas é, sem dúvida, uma ótima opção se você estiver perto dela! Com uma arquitetura riquíssima, oferece aos turistas história, cultura e muito mais. Vamos ao nosso post do dia? Vamos conhecer Pistoia na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Pistoia foi fundada na época romana e era chamada de Pistoria. Foi erguida em uma região com assentamentos etruscos no século 2 a.C. para apoiar as tropas romanas que lutavam contra os lígures, que estava estabelecidos nas áreas dos Apeninos. Pistoia acabou se tornando um importante bispado no século V e foi conquistada pelos godos, bizantinos, lombardos e francos. Na passagem do poderoso exército de tribos germânicas, Pistoia foi parcialmente destruída. Alguns séculos mais tarde, ficou sob domínio lombardo; devido a sua excelente localização, expandiu de forma geográfica e econômica e depois passou pelas mãos de imperadores alemães. Conheça Pistoia através de uma excursão a pé pela cidade de 2 horas.

Um pouco mais da história de Pistoia

Depois de muitas guerras por seu domínio, Pistoia se reergueu como um importante eixo político e cultural. Com Lorena, que foi a arquiteta de importantes reformas, Pistoia conheceu, a partir da segunda metade do século XVIII, um significativo renascimento. No século XIX, a construção das linhas ferroviárias beneficiou o desenvolvimento industrial da cidade e em 1861, Pistoia (e toda a região da Toscana), foi anexada ao Reino da Itália. Em 1927, a cidade se tornou província e recebeu uma prefeitura, a tornando, definitivamente, uma cidade de extremo prestigio.

1) Vamos conhecer Pistoia na Toscana? VISITE A CATEDRAL, A TORRE, O PALAZZO E O BATISTÉRIO

Pistoia foi Capital Italiana da Cultura em 2017, e é uma cidade de origem romana; como precisava de proteção, a cidade segue os limites dos três altos muros que rodeiam a cidade. A Piazza del Duomo é marcada pelos principais ‘poderes’ da cidade: o religioso, com a Catedral di San Zeno (e a espetacular Torre do Sino – com seus 200 degraus que nos oferece uma vista magnífica da cidade do alto!); o poder administrativo, com o Palazzo Comunale e com o poder judiciário; ali encontramos o Palazzo dei Vescovi, o Batistério di San Giovanni in Corte, que é uma das maiores expressões do estilo gótico toscano, construído com mármore branco de Siena e Carrara e mármore verde de Prato. Aliás, a arquitetura da cidade é belíssima! Merece um olhar carinhoso.

2) Vamos conhecer Pistoia na Toscana? VISITE O OSPEDALE DEL CEPPO, AS IGREJAS E A BIBLIOTECA

A Piazza della Sala pertence ao núcleo mais antigo de Pistoia e é um núcleo que inclui vários edifícios sagrados (embora algumas vezes profanados), que atestam a centralidade da religião na história da cidade. Ali ficam lojas, restaurantes, bares e é um lugar agradabilíssimo para um café! O antigo centro está incluído em um anel rodoviário que segue a rota do primeiro círculo de muralhas.

Vamos caminhar entre as ruas e descobrir o que tem?

Caminhando entre essas ruas você se deparar com obras inesperadas e preciosas, de uma beleza sem igual! Além da já mencionada Piazza del Duomo vale lembrar do Ospedale del Ceppo, decorado pelo majestoso Fregiano Frieze. Não é possível visitar seu interior, mas você pode fazer um passeio histórico (e guiado) em seu subterrâneo; a Igreja de Sant’Andrea, com o esplêndido púlpito de Giovanni Pisano completamente decorado com belos afrescos medievais, nossos olhos não conseguem desviar dessas obras magníficas.

Não perca também…

Os mármores brancos e pretos que decoram o exterior da Igreja de San Giovanni Fuorcivitas, impressionam e nos prepara para outras duas incríveis obras: a Igreja de San Filippo Neri e a Biblioteca Fabroniana. Mas para realmente descobrir Pistoia é necessário deixar o centro da cidade e se permitir atravessar os extremos dos muros, mais precisamente, do terceiro muro: esta estrutura de parede quadrilateral tem em seu topo quatro portas que levam às principais saídas de Pistoia. Na era Medici, esta terceira ‘cortina’ tinha o curioso propósito de proteger o território controlado pela poderosa família e contava com todo um esquema defensivo, já que invasões poderiam acontecer a qualquer momento.

3) Vamos conhecer Pistoia na Toscana? VISITE O ECOMUSEU

Você pode ver o Ecomuseu das Montanhas Pistoiese, que conta com ótimas opções tanto nos meses mais quentes quanto nos meses mais frios. Merece destaque o observatório. É bem equipado e ótima opção para quem gosta de astronomia. Ali você encontra também uma ‘fábrica de gelo’, que conta como funciona a produção desde 1900, principalmente no inverno; ainda no museu é possível aprender melhor como era o trabalho com ferro. Há uma espécie de circuito que conta toda a história do ferro e como ele era trabalhado a região; além do mais é possível caminhar pelo parque e entrar em contato com toda a impressionante natureza que o rodeia: é revigorante!

4) Vamos conhecer Pistoia na Toscana? VISITE A VILA DE ORSIGNA

Depois dos muros, também é possível descobrir mais cantos de charme inesperados como a bonita Vila de Orsigna (considere uma parada no Molino di Giamba) e uma natureza exuberante, que ‘guarda’ a alma rural e escondida de Pistoia. Se você gosta de ar puro, caminhadas, belas paisagens e locais interessantes, considere essa opção de passeio!

Onde Comer em Pistoia?

Nati Stanchi Enoteca – com excelentes opções de vinhos, oferece pratos que harmonizam perfeitamente com todo o cardápio. Lugar moderno, gostoso e com atendimento impecável. Endereço: Via Pietro Bozzi 7 – Pistoia. Horários: todos os dias, das 11h00 às 15h00 e das 18h00 às 00h00.


Assista esse vídeo e saiba: Como tomar café da manhã em um bar italiano? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos conhecer Pistoia na Toscana? Se estiver passeando pela Toscana, perto de Florença, e quiser conhecer uma cidade que encanta, siga para Pistoia! É o tipo de cidade que, mesmo pequena, é gigante em seu valor histórico, cultural e natural: é apaixonante! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!