Como é a benção das alianças na Itália?

A benção das alianças pode ser incorporada em qualquer cerimônia de bodas e é simples, elegante, charmosa e inovadora! Vamos saber mais sobre esse assunto?

0 664

Como é a benção das alianças na Itália?

Quando estamos planejando nossas bodas queremos que tudo saia impecavelmente perfeito. Detalhes são escolhidos com carinho, os convidados são escolhidos a dedo, afinal, em um dia tão especial, queremos as pessoas que amamos bem perto de nós e, para tê-los ainda mais perto, há uma forma bem original, delicada e charmosa de fazer com que seus convidados participem, efetivamente, da sua boda, é os fazer participar da benção das alianças. Gostaria de saber como é a benção das alianças na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Organizar uma boda não é fácil, sabemos! Os detalhes fazem TO-DA a diferença e fazer algo diferente e especial nem sempre é fácil, pois acabamos caindo na “mesmice”, mas hoje temos uma ideia SUPER original para você fazer no seu casamento: a benção das alianças pelos convidados! Conheça também nosso post Onde fazer um pedido de casamento na Itália?

Ter uma cerimônia de benção das alianças é uma maneira maravilhosa, simples e fácil de permitir que seus convidados participem ativamente de um dos dias mais especiais da vida de qualquer pessoa, o dia do seu casamento. Também acrescentará ainda mais significado às alianças que você e seu cônjuge usarão todos os dias, pelo resto da vida, a partir daquela cerimônia. Mas, afinal, o que é e como funciona a benção das alianças feita pelos convidados?

Importante Saber

  • Ao contrário do que muitos pensam, a benção das alianças não é só aquela feita pelo padre. Evidente que a benção do celebrante é de extrema importância, e se você quiser unir o “útil ao agradável”, pode realizar a cerimônia da benção dos convidados na igreja, mas há outras maneiras de receber a benção das pessoas queridas por vocês.
  • Em inglês a benção das alianças é chamada de ring warming, e suas origens têm suas raízes na Irlanda. A cerimônia envolve uma bênção pessoal de cada convidado nas alianças dos noivos. Há várias maneiras de realizar essa benção. A seguir te daremos algumas ideias bem interessantes!

1) Como é a benção das alianças na Itália? NO CIVIL E/OU NA IGREJA

Se sua cerimônia for, por exemplo, no civil, ou até mesmo na igreja para poucas pessoas (poucas é algo em torno de, no máximo, seis pessoas, pois pode ficar demorado) você pode amarrar as alianças em uma fita e entregar na mão dos convidados para que, silenciosamente, eles façam um desejo ao novo casal. Uma dica, Informe no convite que haverá tal cerimônia e, de forma resumida, explicar aos convidados como ela funciona. Conheça também nosso Post Casar na Itália? Que tal casar na Toscana?

O Guardião das Alianças

Se preferir, você pode escolher alguém encarregado por ser o guardião das alianças. Antes da cerimônia, essa pessoa poderá passar por todos os convidados, explicar como funciona a benção e pedir para que os convidados façam um desejo para o casal. Você pode também passar a aliança por todos os convidados enquanto o padre faz o sermão, é uma ideia ótima se você se casar em uma capela, por exemplo, e, novamente, com pouquíssimos convidados!

Mas, Ana: tenho muito convidados, gostei da ideia, e quero fazer! E agora?

Sem estresse: é possível fazer, não tem mistério: coloque a informação no convite e coloque as alianças em um lugar seguro, claro, mas onde todos tenham acesso (deixe uma pessoa encarregada de ‘cuidar’ das alianças). Escreva uma mensagem charmosa e coloque ao lado das alianças, algo como uma oração. Quer um exemplo?

“Pedimos a você somente alguns segundos para que você possa abençoar nossas alianças! Segure as alianças por alguns instantes, e faça um desejo silencioso para nós! Carregaremos seus mais doces desejos conosco pelo resto de nossas vidas, e saber que você nos desejou tantas coisas boas, nos deixa muito feliz! Muito obrigado por fazer parte desse momento tão importante para nós!”

2) Como é a benção das alianças na Itália? CERIMÔNIA ÍNTIMA

Se quiser algo mais íntimo, privativo, discreto, mas ainda assim especial e dentro desta ideia, reúna os familiares mais íntimos (normalmente participam os pais dos noivos e os padrinhos) e antes de começar a cerimônia se reúnam e peça que eles participem e ofereçam suas bênçãos ao casal. É algo privativo, mas com muito charme, elegância e significado para os envolvidos. A ideia também serve para que os convidados possam ver de perto as alianças, já que nem sempre todos têm essa oportunidade. Você pode colocar as alianças amarradas em uma fita, coloca-las em uma charmosa caixinha, em uma pequena almofada... Há uma infinidade de ideias.

Dica

  • Dê tempo aos convidados para que possam fazer isso com calma, não adianta ‘disponibilizar’ as alianças 10 minutos antes da cerimônia e depois tirá-las de lá. O ideal é deixar as alianças ali por, pelo menos, uma hora. Claro que isso vai depender do tamanho da cerimônia, numero de convidados e como você vai fazer a benção, mas não apresse ninguém, fica deselegante. Caso você faça essa cerimônia na carestia ou no cartório, explique como funciona a ideia ANTES de começar a cerimônia, O.K.?

3) Como é a benção das alianças na Itália? SOMENTE PARA OS NOIVOS

É possível também realizar a cerimônia somente em casal, inclusive em alguma igreja da Itália. Basta combinar detalhes com o pároco e acertar a agenda da sua viagem com a disponibilidade da igreja. É uma cerimônia bem romântica e cheia de significado. Embora a ideia não seja muito difundida no Brasil, é uma ideia que pode ser muito bacana – até pelo fato de poucas pessoas conhecerem a prática. Ah: lembre-se de, vocês, noivos, também fazerem a benção pessoal de vocês, esse momento pode ser, ou antes, ou depois dos votos.

Dica

  • Se a cerimônia for na igreja e não houver a possibilidade de fazer essa benção na própria igreja, após o casamento, você pode disponibilizar as alianças na entrada da recepção para pegá-las de volta na hora da apresentação dos noivos. Mas, novamente, deixe um padrinho ou madrinha tomando conta dos anéis! ; )

Bom Saber

Pessoal, lembrando que essa pequena cerimônia vale para casamento, bodas de ouro, bodas de prata, aniversário de casamento… É uma ideia super original, bem diferente e muito interessante, pois seus convidados participarão efetivamente da celebração.

Gostaria de fazer a benção das alianças na Itália?

Clique aqui e peça seu orçamento sem compromisso!


Assista a esse vídeo e saiba: Como solicitar a benção ao Papa? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Um casamento abençoado vai além de alianças, sabemos, mas saber que as pessoas que vocês amam e que vocês convidaram com tanto carinho para um dia tão especial para o casal deixaram um pouquinho de energia positiva e os melhores desejos de felicidade e amor em uma peça que estará sempre com vocês, é um sentimento delicioso e, evidente, muito especial.

Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!