Dez castelos para visitar na Itália?

A Itália possui muitos monumentos preciosos e muitas belezas arquitetônicas, mas seus castelos são certamente os mais evocadores em termos de charme. Para hoje preparamos uma lista com 10 castelos na Itália para você escolher e colocar no seu Roteiro de Viagem!

0 974

Dez castelos para visitar na Itália?

Ahhh o que falas dos castelos da Itália, belíssimos!!!! Essas fortalezas, grandes ou pequenas, trazem à mente imagens de princesas, cavaleiros e batalhas. Normalmente essas maravilhas estão localizadas nas alturas, em aldeias ou centros históricos muito fascinantes, outros ficam empoleirados em penhascos que se encontram com o mar, em uma paisagem fabulosa. Nas grandes e pequenas cidades, encontramos muitos lugares fortificados que foram protagonistas de eventos históricos às vezes muito relevantes para toda a Itália. Vamos ao nosso post de hoje: Dez castelos para visitar na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Neste texto, analisaremos o ranking dos dez mais belos castelos do nosso país da bota. Os castelos italianos são diferentes, mas contam histórias distantes, na fronteira entre realidade e lenda; e então, o que você está esperando? Deixe-nos levá-lo a uma jornada através de paredes sufocadas, torres, curiosidades e personagens antigos.

1) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO SCALIGER DE MALCESINE

Bem, vamos começar esta jornada visitando um castelo medieval localizado em um esporão rochoso, das costas românticas do Lago de Garda: é o Castelo Scaliger de Malcesine, que realmente merece uma visita. Reconstruído pela família Scaligeri, em 1300, numa base anterior, o castelo, que possui vários museus do lado de dentro, tem uma estrutura real e uma posição espetacular, onde você pode admirar o sustento, as ameias de cauda de pombas, tipicamente scaligere e, uma vez dentro, você terá uma visão incrível das águas intensas do lago, emoções inexplicadas.

O castelo passou, ao longo dos séculos, nas mãos de Longobardos, Francos, Scaligeri, Venezianos, Visconti, franceses e austríacos e também ficou famoso pelos desenhos e descrições fornecidas pelo escritor alemão Goethe em sua viagem à Itália entre 1813 e 1817, o museu é dedicado ao escritor e possui um busto, também sem sua homenagem, em uma das salas do castelo. A visita ao Castelo, além de oferecer uma pausa cultural e relaxante, poderá oferecer, do topo da torre, uma visão completa e fascinante de todo o território, um espetáculo grandioso que certamente permanecerá impresso em sua memória.

2) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO ROCCA CALASCIO

Outro castelo que você precisa conhecer é o Rocca Calascio, em Abruzzo. Localizado dentro do Parque Nacional Gran Sasso e Monti della Laga, a Rocca di Calascio é uma fortificação medieval muito particular que chama atenção pela beleza da sua estrutura com uma figura masculina central imponente que domina as quatro torres angulares. Sua localização é verdadeiramente espetacular e a paisagem que você vai apreciar aqui é magnífica. O seu charme incontestável tornou-se um conjunto perfeito para vários filmes, como ‘O Feitiço de Áquila’ (Ladyhawke), ‘O nome da rosa’ (Der Name der Rose), mas também o mais recente ‘América’ (The Amercian), com George Clooney.

3) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO DE SIRMIONE

Um dos castelos mais completos e melhor preservados da Itália é o Castelo de Sirmione, na Lombardia, um exemplo raro de fortificação no lago. O castelo é banhado por todos os lados pelas águas do Lago de Garda, um desses lugares mágicos que podem nos conquistar imediatamente. As paredes e as três torres principais possuem correntes enfileiradas. Atrás, emerge a imponente presença, com as celas destinadas aos prisioneiros abaixo. É possível acessar, pelas passarelas, e chegar ao topo, além de aproveitar o esplendor da doca. Uma característica do castelo é a doca, ainda hoje ativa. Uma triste lenda de amor dia que, nas noites tempestuosas, a alma de Ebengardo percorre o castelo em busca de Arice.

4) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO ESTENSE

Outro castelo que merece destaque é o Castelo Estense, em Ferrara. Representa o majestoso símbolo de Ferrara com as quatro torres cercadas pelo fosso; os tijolos vermelhos, as elegantes barricadas brancas, as prisões e as salas para jogos e diversão da corte dão o toque final. Construído por Nicolò D’Este, em 1385, está localizado bem no centro da cidade. Originalmente erguido como uma estrutura defensiva e militar e tornou-se a residência da família Este e residência ducal.

As imponentes torres, colocadas nos quatro cantos do castelo, ainda hoje são visíveis na cidade, um símbolo indelével da grandeza e magnificência da família D’Este. Agora é um museu permanente onde você pode admirar, em seu interior, as salas ducais, as antigas prisões, a Torre dos Leões, o Jardim das Laranjas, as cozinhas ducais e obras de arte que homenageiam à magnificência do Príncipe.

5) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO DO MONTE

Agora seguimos para Puglia para admirar um dos castelos mais misteriosos da Itália, ou seja, Castelo Do Monte. Construído com base no número oito, o castelo é uma condensação inexplicável de símbolos e fórmulas que pouco se reconcilia com os propósitos que comumente se atribuem a ele e que, de tempos em tempos, o identificam como um alojamento de caça, fortaleza de defesa do território, lugar de deleite e edificação que comemora o poder de Frederico II. O Castelo do Monte é um ícone na paisagem italiana, tanto que também foi declarado Patrimônio da Humanidade. O castelo tem um plano octogonal e as torres também possuem a mesma forma, que cria uma geometria rigorosa e atraente. Dominado pela simbologia e cercado pelo encanto misterioso de um momento glorioso, é um lugar que realmente vale a pena visitar.

6) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO MIRAMARE

Neste ponto vamos para um castelo italiano por excelência, onde você pode sentir um príncipe ou princesa por um dia, estamos falando sobre o Castelo Miramare, em Friuli Venezia Giulia. Uma edificação de prestígio com uma vista encantadora que se debruça no mar, que tem como cenário o Golfo de Trieste. Uma luxuosa residência nobre que preservou seus finos móveis originais. Foi encomendado pelo arquiduque Ferdinand Maximiliano de Asburgo para compartilhá-lo com sua esposa Carlota da Bélgica. Rodeado por um parque luxuriante, cheio de plantas raras e tratado com detalhes, o castelo mostra o mobiliário original de uma das mais belas residências nobres da Itália, mantido dentro de uma estrutura branca e refinada que inevitavelmente se refere a um conto de fadas imaginário.

7) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO DI FENIS

Outra obra-prima imperdível é o Castelo di Fenis, que fica na cidade Fenis no Valle D’Aosta, uma das mansões mais famosas e belas de toda a Itália. Você ficará fascinado com o seu plano pentagonal, com torres em todos os cantos e pelas paredes duplas, tão lindas quanto elegantes, um edifício cenográfico que, juntamente com sua posição no topo da colina, sugere uma função de representação mais defensiva. A atmosfera é mágica, deixe-se levar em um mergulho no passado. As partes mais fortes do castelo são, sem dúvida, as varandas (cujo acesso foi fechado para não arruinar os afrescos) e sua escadaria, que tem vista para o pátio da entrada. É um dos castelos medievais mais bem conservados da Itália.

8) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO DELL´OVO

Seguimos para a cidade de Nápoles para dar crédito ao magnífico Castelo dell’Ovo, que também é o castelo mais antigo da cidade e, surpreendentemente, é um dos elementos proeminentes no famoso panorama do seu golfo. Já não tem sua aparência original devido a várias reconstruções ao longo dos séculos, mas é sempre uma boa visão. O nome do castelo está ligado à lenda, segundo a qual Virgil escondeu no porão, um ovo afirmando que ‘o ovo dependia de todos os fatos e fortunas do castelo de Marino’.

Entre os elementos mais fascinantes do Castelo, a Torre Maestra, a torre normanda, as celas dos monges esculpidas na rocha, as cinco fileiras de colunas pertencentes à Vila de Lúculo e as ruínas da Igreja do Salvador. O Castelo dell’Ovo está ligado à beira-mar da cidade de Nápoles através de uma ponte sobre o mar e está rodeado pelo pitoresco Burgo Marinaro, animado por restaurantes e bares de manhã e à noite. O castelo pode ser visitado todos os dias, a entrada é gratuita e permite que muitos visitantes admirem suas características arquitetônicas, exposições e mostrar de vários tipos que recebe periodicamente.

9) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO SFORZESCO

Nesta lista não se podia faltar o Castelo Sforzesco de Milão, um dos principais símbolos de Milão e de sua história. A engenharia defensiva pura, combinada com estética rigorosa e elegante, torna este lugar um dos monumentos mais visitados da Itália, bem como um dos maiores castelos da Europa. Foi construído no século XV por Francesco Sforza nos restos de uma fortificação anterior. Ao longo dos séculos, sofreu transformações significativas. O anel externo de fortificações, chamado ‘Guirlanda’, é a parte mais antiga; os quatro cantos são feitos de torres, orientadas de acordo com os pontos cardinais. Sua notável Torre del Filarete, a maior e mais central, constitui a entrada principal. Depois de visitar o forte, você pode relaxar nos gramados verdes do Parco Sempione.

10) Dez castelos para visitar na Itália? CASTELO SANT´ANGELO

A lista de Castelos para visitar na Itália, termina com o inconfundível Castelo Sant’Angelo, em Roma. Castelo Sant’Angelo é talvez um dos pontos mais bonitos de Roma, uma estrutura adequada para belas fotos, solitárias e cheias de charme. Erguido ao longo do Tibre, pode ser alcançado atravessando a famosa Ponte dos Anjos (que iluminada a noite é lindaaaa para fotos); também é chamado de Mausoléu de Adriano, porque nasceu como um monumento funerário para o imperador.

Construído sobre uma base cilíndrica, o monumento é feito de tufo e travertino, enquanto pilastras, mármores e estátuas são os detalhes que o embelezaram ao longo dos séculos. Durante a Idade Média e o Renascimento foi modificado várias vezes, até atingir a estrutura atual: de um monumento funerário a um local avançado, era então uma prisão, uma residência renascentista e um museu, dois mil anos de história e beleza. Em frente a essas obras-primas, não há necessidade de dizer mais nada.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Assista esse vídeo e saiba: Quanto custa viajar de carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Conclusão

Essas fortalezas, esses castelos empoleirados nas colinas, esses muros que atravessaram o destino de famílias importantes e personagens famosos, representam um imenso patrimônio artístico e arquitetônico entre os mais representativos do nosso país. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!