Quais são os festivais imperdíveis na Itália?

Fique com a gente e não perca a nossa lista especial com os 08 Festivais mais Importantes que acontecem na Itália! Monte seu roteiro e não perca nada do país da bota!

0 2.046

Quais são os festivais imperdíveis na Itália?

Antiga e duradoura é a tradição dos festivais que ocorrem no Bel Paese, principalmente durante a temporada de verão, graças principalmente ao clima ameno que caracteriza toda a península. Há muitas oportunidades de entretenimento para experimentar emoções intensas. Vamos ao nosso post de hoje: Quais são os festivais imperdíveis na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Viajar para a ‘Itália dos Festivais’ enriquece ainda mais o viajante, adicionando aos itinerários clássicos de descobertas de belezas artísticas e paisagísticas, os vários eventos e festivais que animam a bota ao longo do ano. Em todas as áreas da Itália, há música de todos os tipos, cada uma com particularidade, são eventos perfeitamente estudados para se casar com as paisagens, territórios e lugares de arte que os caracterizam. Precisamente por esta razão que se você pretende planejar uma viagem para o belo país, é possível encontrar um festival ou um evento e eles se tornaram um veículo para espalhar a cultura das verdadeiras atrações turísticas. A este ponto, vamos viajar pela bota, propondo eventos e festivais para se ver.

Nos lugares onde as montanhas reinam de forma suprema, essas manifestações tornam-se o cenário natural de cada evento, os espaços das antigas casas senhoriais e as suntuosas moradias, tornam-se um palco para concertos, uma praia ou penhasco de tirar  fôlego, o pano de fundo de uma orquestra de cordas; emoções indescritíveis.

1) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? SUDTIROL JAZZ FESTIVAL

Começamos a turnê no Trentino Alto Adige, onde nos encontramos com o Sudtirol Jazz Festival, o evento musical nascido em 1982 que traz artistas de renome internacional para realizar apresentações no Alto Adige. O festival Sudtirol Jazz tem agora um espaço permanente no calendário europeu de eventos de jazz. Entre o final de junho e meados de julho, as estrelas internacionais mais famosas alternam em shows esplêndidos, fazendo com que as notas de jazz ressoem das montanhas, das adegas, dos castelos e das ruas. Para saber mais sobre o Festival clique aqui!

Assim, será o jazz em todo do Alto Adige: nos castelos medievais, nas fazendas, nas praças, nas ruas, nos cinemas modernos, nas plantas industriais durante o dia e à noite. Um vasto programa que explora os vários gêneros do jazz e irá acolher artistas de renome internacional, bem como os músicos de jazz italianos mais bem sucedidos. O Sudtirol Jazz Festival é uma oportunidade única para combinar a experiência do melhor jazz internacional com as belas paisagens do Alto Adige na primavera.

2) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? FESTIVAL DE SANREMO

Um dos festivais italianos mais importantes é o Festival de Sanremo, onde o Teatro Ariston de Sanremo acolhe o Festival ‘Canzone d’Autore’, um evento histórico na cidade de flores onde se revezam os artistas da música italiana mais famosos. Há milhões de espectadores para o evento que acontece todos os anos e abre a porta para a versão europeia, o Euro Festival. O Festival da Canção Italiana, ou mais comumente o Festival de Sanremo, é um evento de canto que acontece todos os anos desde 1951. Representa um dos principais eventos de mídia italiana, com alguns comentários também no exterior, e é transmitido ao vivo tanto pela televisão como pela rádio. Até agora, representa a base da música italiana.

3) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? FESTIVAL DOS DOIS MUNDOS

Indo mais para o centro, encontramos o Festival dos Dois Mundos, de Spoleto que vai além da quinquagésima edição e desde 1973, atrai os maiores músicos do gênero, mesmo em sua edição de inverno, em Orvieto. O Festival dos Dois Mundos foi, e continua a ser, um dos eventos culturais mais importantes e inovadores do mundo. Mais famoso no exterior do que na própria Itália, não tem rivais, nem mesmo na Europa, que compartilhem o caminho e a qualidade dos eventos de seus muitos anos de vida.

Para entender sua importância, basta pensar em muitos grandes nomes que ao longo do tempo honraram a longa história do Festival com suas intervenções. Este importante festival foi fundado em 1958 graças ao mestre compositor Gian Carlo Menotti e à sua visão, para unir duas culturas e dois mundos artísticos muito diferentes, o europeu e o americano (daí o nome), em nome da arte em toda a forma e expressão, para tornar a vida e combinar a arte em todas as suas manifestações.

4) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? ROSSINI OPERA FESTIVAL

Quanto à ópera, os amantes da música não podem perder a chance de participar do Rossini Opera Festival, todos os anos em Pesaro. É a pérola lírica de verão na Itália, um evento internacional inteiramente dedicado ao famoso compositor de Pesaro, Gioachino Rossini. Um festival com uma fórmula única no mundo para a redescoberta de obras-primas esquecidas e que possui uma reputação internacional. Todos os anos, em agosto, no Teatro Rossini e na Arena Adriática, as obras-primas do compositor são postas em ação. A Fundação do Festival da Ópera Rossini, apoiada também pelo Ministério do Patrimônio Cultural, visa recuperar e revitalizar as obras de Gioachino Rossini, considerado parte integrante do patrimônio cultural italiano. Para saber mais sobre Rossini Opera Festival clique aqui!

5) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? UMBRIA JAZZ FESTIVAL

Outro evento que atrai muitos fãs é o Umbria Jazz Festival, no coração da Itália, na Umbria. Um evento que oferece uma variedade de gêneros e nomes famosos desde 1973. Quem não conhece Umbria Jazz, um dos festivais de jazz mais famosos e importantes da Itália? Dez dias durante julho, Perugia é dedicada e abraça o melhor do jazz, e não apenas italiana e internacional. Clique aqui para saber mais sobre Umbria Jazz Festival!

A fórmula do evento dos primeiros anos é certamente diferente da atual, que se tornou itinerante e gratuita, entre alguns dos lugares mais bonitos do Coração Verde da Itália como: Piazza del Popolo di Todi, Piazza IV Novembre em Perugia, o teatro Romano em Gubbio, a fortaleza de Albornoz em Spoleto e a Piazza San Francesco. O coração de Perugia torna-se, durante dez dias, uma aldeia de música global, onde a cada hora você escuta notas intensas entre palácios e quarteirões medievais.

6) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? RAVELLO FESTIVAL

Vamos para o sul onde veremos o rei indiscutível dos festivais de música do verão, Ravello, a pérola da Costa Amalfitana. Os concertos realizados em Ravello, na costa de Amalfi, são particularmente encantadores, especialmente pela localização excepcional, onde se destaca o Concerto de Wagner e o Concerto ao Amanhecer, com vista para a esplêndida costa da Campânia. O Ravello Festival não é apenas mais um de música clássica ou de música, mas também inclui dança, literatura e escultura. Além disso, não é apenas mais um festival de verão.

É um dos destaques do evento, que todos os anos animam o verão da aldeia, alternando música, com shows de jazz e dança. Em Ravello, além disso, a arte faz parte da ‘casa’ e se encontra em todos os lugares. É cheio de destaque e vai atravessando a Piazza Duomo, no coração da aldeia, onde fica a encantadora torre de sino normando da Catedral, caminhando pelas ruas obscuras que cheiram a limão e alecrim, entre a arquitetura barroca de igrejas e mosteiros, andando nos jardins da Villa Cimbrone, pontilhada com fontes, ninfas, templos e pavilhões, chegando até o terraço infinito, com vistas deslumbrantes sobre a costa. Um final de semana cheio de arte. Saiba aqui onde ficar na Costa Amalfitana?

7) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? FESTIVAL DA TARANTA

Sempre no sul há outro evento magnífico, o Festival da Taranta na Puglia. O festival é o maior da Itália e um dos eventos mais expressivos da cultura popular na Europa. Acontece em Salento e dedica-se à redescoberta e valorização da música salentiana tradicional e à sua fusão com outras linguagens musicais, como o rock, o jazz e a música sinfônica.

Ocorre em vários municípios da província de Lecce e da Grécia Salentina, especialmente em Melpignano, onde atinge seu clímax em agosto com o concerto final que registra um total de cerca de 300 mil espectadores. La Notte della Taranta é uma encruzilhada de culturas e tradições do passado que reavivam nas almas dançantes daqueles que participam do evento. Fragmentos do passado revisitados em uma chave moderna: cultura, arte e identidade que se misturam ao ritmo da pizzica de Salento, seguidas de danças frenéticas e do som de pandeiros vibrantes e cordas. Um show interessante e mágico.

8) Quais são os festivais imperdíveis na Itália? FESTIVAL DE JAZZ DE ROCCELLA

E terminamos este tour com os eventos de canto em nossa região com o Festival de Jazz de Roccella. Roccella Jonica, na Calábria, organiza um importante festival de música de jazz, o Roccella Jazz Festival com um outdoor que inclui anualmente artistas de renome mundial e se apresenta como um lugar para experiências e criatividade. Desde 1981, este festival oferece cartazes únicos de seu tipo, combinando produções originais (muitas vezes estreias exclusivas ou internacionais), reuniões culturais e oportunidades preciosas para concurso com músicos, graças a seminários e aulas de mestrado. Um dos mais longos eventos italianos dedicados ao Jazz, sempre um lugar de criatividade e experimentos, que se realiza nos locais mais fascinantes e quase intocados da província de Reggio Calabria.


Assista a esse vídeo e saiba: Qual é o mês que mais chove na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais são os festivais imperdíveis na Itália? Certamente, chegando ao belo país, você nunca vai se entediar, entre arte, história, cultura e música, e neste texto tudo isso é testemunhado pelos vários eventos musicais que tornam nossa Itália ainda mais atraente. E se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!