Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália

Com "personalidades" bem definidas as regiões Norte e Sul da Itália são apaixonantes: cada uma a sua maneira, claro! Hoje vamos conhecer as principais diferenças entre o norte e o sul italiano.

18 51.829

Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália

Hoje vamos falar sobre uma das questões que comentadas entres os brasileiros quando falamos de Itália: a diferença, claríssima, entre o norte e o sul italiano. Tenho visto muitos leitores comentando sobre as questões culturais italianas e, muitas vezes, não há muita precisão na ‘leitura’ destas diferenças. Vale lembrar que há muitos habitantes no norte italiano que vieram do sul, em busca de melhores oportunidades de trabalho; assim como há diversas pessoas do norte que preferiram ‘descer’, para viver o máximo da dolce vita’ em terras sulistas. Sem contar as diversas famílias, tanto do sul quanto do norte, que se ‘mesclaram’ e vivem um pouco lá e um pouco cá!

Por isso, hoje, vamos te contar um pouco sobre diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália. Gostou do tema? Então vamos lá! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

A Itália é um país lindo – uma das redundâncias mais ditas no mundo e é um país com uma grande diversidade cultural! Temos muitas regiões, muitas tradições e também muitos dialetos distintos. Viajar de uma região para outra na Itália, é quase viajar para um país diferente e, conforme você conhece a Itália, você percebe que um habitante do Vêneto, por exemplo, pode encontrar certa dificuldade em se comunicar com um nativo da Sicília – e vice-versa!

Se analisarmos friamente, no Brasil também há uma grande diferença cultural, não é mesmo?

Mas isso, em nenhum momento, nos faz gostar mais ou menos do norte ou do sul. Claro que sempre tem aquela região com a qual nossa personalidade ‘casa’ melhor, mas mesmo que não gostemos de determinadas diferenças, o importante é sempre respeitá-las, certo?! Assim como no Brasil, aqui na Itália, quando falamos com algumas pessoas de outras regiões, a primeira grande diferença que notamos é, sem dúvida, a diferença no sotaque; sem contar as inúmeras palavras que nem sempre compreendemos, pois são regionais. E, talvez, seja isso que torne tudo tão interessante, encantador e diferente.

1) Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália: SUL X NORTE E VICE-VERSA…

Pois bem: os próprios italianos apontam diferenças entre as regiões norte e sul, e há quem diga que há uma pequena ‘rixa’ entre as duas regiões. Amores: só para deixar claro que quando falamos de norte e sul nesse caso, estamos falando de Roma pra cima e de Roma para baixo; nessa hora eles desconsideram a região do centro, O.K.?! Vamos dar uma olhada no que pensam os italianos do Sul sobre os italianos do Norte e vice-versa? Prontos? Olha ai:

O que pensam os italianos do sul sobre o Norte da Itália:

  • Polentone (que come muita polenta!);
  • Frios, distantes;
  • Chatos, mal humorados;
  • Viciados em trabalho.

O que pensam os italianos do norte sobre o Sul da Itália:

  • Barulhentos, escandalosos;
  • Terrone (que ama cultivar a terra);
  • Super religiosos, supersticiosos;
  • Amantes da família.

Gente: NÃO É REGRA!

É óbvio que há exceções, mas as características citadas em nossas pequenas listas são as primeiras características citadas por italianos quando fazemos esta pergunta a eles.

2) Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália: A CULTURA DE CADA LADO…

Ah a cultura de cada lado! Pois é, pessoal… Como sabemos a cultura de um povo deriva da sua história e na época da unificação da Itália, em 1861, existia uma imensa lacuna no país (entre o norte e o sul) em muitas áreas passando pelo cenário social, econômico, cultural, linguístico, entre outros, e nesse período o norte italiano ostentava um maior grau de industrialização e de alfabetização, principalmente pelas influências de outros países europeus.

Já no sul, permanecia a ideia enraizada de focar na agricultura, e, por isso, para as famílias de agricultores, era inviável mandar um filho para a escola, pois eles perderiam mão-de-obra, por isso era um ‘luxo’, e muitas famílias não podiam se permitir. Porém, com o passar do tempo, como já citamos anteriormente, muitos jovens decidiram ir para o norte, tanto para estudar quanto para encontrar melhores condições de vida e trabalho.

O desenvolvimento do Norte

As razões pelas quais o Norte esteve sempre à frente do sul, pelo menos em alguns aspectos, são diferentes e isso vem desde a Idade Média graças às influências da Europa continental e do maior poder econômico. A questão da economia teve um grande peso para o desenvolvimento do norte italiano, e isso garantiu não só a presença de grandes empresas e indústrias, como também a presença de diversos centros universitários, alguns deles considerados os melhores do mundo, o que ajudou a difundir a cultura; já no sul da Itália, o sistema latifundiário que durou por séculos acabou bloqueando o desenvolvimento de outras áreas e, por consequência, atrasou demais o desenvolvimento da industrialização e do sistema universitário, ou seja: quem quisesse estudar, precisava ir para o norte. Clique aqui para conhecer o Norte da Itália!

O desenvolvimento do Sul

Apesar do ‘atraso industrial e econômico’, o Sul pode se orgulhar de muitos outros aspectos que, até hoje, muitas vezes são negligenciados. No sul da Itália, a população do norte é vista como fria, distante e com um apego imensurável ao trabalho, como se estivessem sempre em busca de bens materiais e ‘esquecessem’ de se divertir, se der leve, relaxado e divertido. Um parênteses: digo, pela minha experiência (de novo: NÃO É REGRA!) que vivendo há a mais de 15 anos no sul da Itália (Calábria), tendo amigos calabreses, um marido Calabrês e uma família Calabresa (aquela do meu marido que me adotou! hahaha), a população do sul dá muito mais valor a alguns aspectos importantes da vida, como a família e as tradições. Clique aqui para conhecer o Sul da Itália!

Outras diferenças entre o norte e o sul

Vamos listar algumas diferenças entre o norte e o sul da Itália.

As Tradições Culinárias…

Se tem algo que os italianos apreciam e defendem com unhas e dentes, tanto no norte quanto no sul, são suas tradições culinárias! Há, sempre houve e sempre haverá aquela rixa deliciosa para descobrirem qual é a melhor cozinha da Itália. É óbvio que jamais chegarão a uma conclusão, pois é impossível determinar qual é a melhor e qual deixa a desejar. Aqui na Itália isso é algo que não existe: nunca saberemos quem oferece a melhor gastronomia, pois a Itália inteira é impecável quando falamos de gastronomia. Clique aqui para saber mais sobre Alimentação na Itália!

O tempo…

O tempo é algo que também ‘muda’ entre as duas regiões; quando me refiro ao tempo, não estou me referindo ao clima, estou me referindo ao tempo no relógio mesmo! No norte da Itália, alguns lugares não fazem a famosa ‘siesta’, aquela parada estratégica logo após o almoço para um breve descanso, enquanto no sul, é praticamente lei! O pessoal do sul, muitas vezes, abomina a prática, enquanto o pessoal do sul não consegue entender como quem está no norte vive sem isso! No norte da Itália, especialmente em cidades pequenas, muitos param, mas nas cidades grandes: de jeito nenhum. (o mesmo vale para o sul: as grandes cidade turísticas nem sempre conseguem parar como gostariam, mas quando podem: param e não se importam se há turistas ou não, se eles ganhariam mais ou não  e segue a vida!)

O Clima…

Outra coisa que os habitantes do sul gostam de ‘ostentar’: o clima! Eles AMAM dizer que o clima no sul da Itália é ameno o ano todo, o que não é bem verdade, pois quando o frio chega por aqui, ele chega – e impiedoso! Mas se compararmos o clima do sul com o clima do norte da Itália, de fato, nossas temperaturas não nos ‘castigam’ como as baixas temperaturas do norte! Ponto para o sul! Clique aqui para saber mais sobre o Clima na Itália!

Aspectos Positivos e Negativos…

A grande verdade é que existem aspectos positivos e negativos em ambas as partes da Itália, infelizmente muitas vezes o sul parece sofrer de algum tipo de “baixa autoestima”, se esquecem de que grande parte dos moradores do norte escolhe passar as férias no sul para conhecer as suas paisagens maravilhosas e a autenticidade dos produtos que o Sul oferece. Isso enquanto o norte da Itália se esquece de que a mão de obra do sul é excelente, pois é uma mão de obra que não tem medo de ‘colocar a mão na massa’, não tem medo do trabalho pesado e o fazem muito bem.

No final das contas?

Norte e Sul se amam ♥, se entendem e, sim, respeitam – demais – as diferenças entre as duas regiões. São como irmãos: brigam, discutem, apontam defeitos daqui e dali, mas há um amor e uma conexão entre eles que ninguém, nunca, vai mudar! E é isso que torna a Itália tão mágica!


Assista esse vídeo e saiba: O que incomoda os brasileiros que viajam na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália – A diferença entre sul e norte existe, sempre existiu e provavelmente sempre existirá, e é justamente essas diferenças que fazem esse país ser tão maravilhoso! E se precisar de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!