Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália?

Com "personalidades" bem marcadas as regiões Norte e Sul da Itália são apaixonantes. É importante você conhecer a diferença antes da sua viagem!

18 34.515

Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália?

Tenho visto muitos leitores comentando sobre as questões culturais italianas, por isso notei que seria interessante contar um pouco das diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália. Gostou do tema? Então vamos lá! 🙂 Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa seção sobre Hospedagens na Itália!

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


Assista esse vídeo e saiba: O que incomoda os brasileiros que viajam na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Nossa Introdução

A Itália é um país lindo, porque é simplesmente diferente! Temos muitas regiões, muitas tradições e também muitos dialetos diferentes. Se você viajar pela Itália, vai perceber que um habitante do Vêneto pode encontrar dificuldade em se comunicar com um nativo da Sicília. Acho que no Brasil é assim também, não é mesmo? Quando falamos com algumas pessoas de outras regiões (norte, nordeste, sul e sudeste) percebemos a diferença no sotaque e algumas palavras que não compreendemos, pois é regional.

1) Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália? SUL X NORTE E VICE-VERSA

O que pensam os italianos do Sul sobre os italianos do Norte e vice-versa?

Norte da Itália

  • Polentone (que come muita polenta!!);
  • Frios;
  • Chatos;
  • Viciados em trabalho.

Sul da Itália

  • Barulhentos;
  • Terrone (que ama a Terra, cultivar!!);
  • Religiosos;
  • Supersticiosos;
  • Amantes da família.

2) Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália? A CULTURA DE CADA LADO

Como sabemos a cultura de um povo deriva da sua história, por isso na Itália não poderia ser diferente. Na época da unificação da Itália, em 1861, existia uma lacuna enorme no país (entre o norte e o sul) em muitas áreas, desde o social, econômico, cultural, linguístico: o norte ostentava um maior grau de industrialização e de alfabetização, principalmente graças a influências de outros países europeus; já no sul, continuava a mentalidade enraizada na agricultura e para as famílias dos agricultores mandar um filho para a escola era perder mão-de-obra, por isso era um luxo que muitas famílias não podiam ter.

Desenvolvimento do Norte

As razões pelas quais o Norte esteve sempre à frente do sul, pelo menos em alguns aspectos, são diferentes, desde a Idade Média graças as influências da Europa continental e com um maior poder de compra teve um sistema econômico mais desenvolvido; isso garantiu a presença de centros universitários, o que ajudou a difundir a cultura, já no sul da Itália, o sistema latifundiário durante séculos bloqueou o desenvolvimento de outras áreas e por conseqüência o atraso principalmente na parte da industrialização e do sistema universitário.

Desenvolvimento do Sul

No entanto, apesar do atraso industrial ou econômico, o Sul pode se orgulhar de muitos outros aspectos que são definitivamente acima negligenciados. Vivendo há 8 anos na Calábria, tendo amigos calabreses, um marido Calabrês e uma família Calabrês (a do meu marido), posso afirmar que a população do sul dá mais valor a alguns aspectos importantes da vida, como a família, as tradições, o respeito pelos outros. Não deve ser uma coincidência que o homem do norte é representado como um homem frio, atacado ao trabalho e sempre muito ocupado para notar alguns outros aspectos da vida, enquanto o homem do Sul é representado como um homem bom sempre pronto a ajudar os outros.

Os Aspectos Positivos e Negativos

Existem aspectos positivos e negativos em ambas partes da Itália, infelizmente muitas vezes o sul parece sofrer de algum tipo de “baixa estima”, se esquecem que grande parte dos moradores do norte escolhe de passar as férias no sul, para conhecer as suas paisagens maravilhosas e a autenticidade dos produtos que o Sul oferece.


Assista esse vídeo e saiba: Hábitos dos italianos: verdade e mitos – 1? Se inscreva em nosso canal e recebA mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

A diferença entre sul e norte existe, sempre existiu e provavelmente sempre existirá, e é justamente essas diferenças que fazem esse país ser tão maravilhoso! E se precisar de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!