Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália
Tenho visto muitos leitores comentando sobre as questões culturais italianas e, muitas vezes, não há muita precisão na ‘leitura’ destas diferenças. Vale lembrar que há muitos habitantes no norte italiano que vieram do sul, em busca de melhores oportunidades de trabalho; assim como há diversas pessoas do norte que preferiram ‘descer’, para viver o máximo da ‘dolce vita’ em terras sulistas.
Sem contar as diversas famílias, tanto do sul quanto do norte, que se ‘mesclaram’ e vivem um pouco lá e um pouco cá! Por isso, hoje, vamos te contar um pouco sobre diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália. Gostou do tema? Então vamos lá! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
A Itália é um país lindo – uma das redundâncias mais ditas no mundo – e é um país com uma grande diversidade cultural! Temos muitas regiões, muitas tradições e também muitos dialetos distintos. Viajar de uma região para outra na Itália, é quase viajar para um país diferente e, conforme você conhece a Itália, você percebe que um habitante do Vêneto, por exemplo, pode encontrar certa dificuldade em se comunicar com um nativo da Sicília – e vice-versa!
Se analisarmos friamente, no Brasil também há uma grande diferença cultural, não é mesmo?
Mas isso, em nenhum momento, nos faz gostar mais ou menos do norte ou do sul. Claro que sempre tem aquela região com a qual nossa personalidade ‘casa’ melhor, mas mesmo que não gostemos de determinadas diferenças, o importante é sempre respeitá-las, certo?!
Assim como no Brasil, aqui na Itália, quando falamos com algumas pessoas de outras regiões, a primeira grande diferença que notamos é, sem dúvida, a diferença no sotaque; sem contar as inúmeras palavras que nem sempre compreendemos, pois são regionais. E, talvez, seja isso que torne tudo tão interessante, encantador e diferente.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália: SUL X NORTE E VICE-VERSA…
Pois bem: os próprios italianos apontam diferenças entre as regiões norte e sul, e há quem diga que há uma pequena ‘rixa’ entre as duas regiões. Amores: só para deixar claro que quando falamos de norte e sul nesse caso, estamos falando de Roma pra cima e de Roma para baixo; nessa hora eles desconsideram a região do centro, O.K.?! Vamos dar uma olhada no que pensam os italianos do Sul sobre os italianos do Norte e vice-versa? Prontos? Olha ai:
O que pensam os italianos do sul sobre o Norte da Itália:
- Polentone (que come muita polenta!);
- Frios, distantes, ‘ignorantes’;
- Chatos, mal humorados;
- Viciados em trabalho.
O que pensam os italianos do norte sobre o Sul da Itália:
- Barulhentos, escandalosos;
- Terrone (que ama cultivar a terra);
- Super religiosos, supersticiosos;
- Amantes da família.
Gente: NÃO É REGRA!
É óbvio que há exceções, mas as características citadas em nossas pequenas listas são as primeiras características citadas por italianos quando fazemos esta pergunta a eles.
Essas diferenças talvez tenham ficado ainda mais evidentes com a Unificação da Itália, em 1861, porém há quem diga que a “tradição” já é bem antiga. Essa Unificação, no sul, foi vista como uma ‘tomada de território’: até 1871, os italianos do sul acreditavam que o território estava em seu auge, prosperando, se modernizando e, hoje, se compararmos a área do sul, sabemos que, embora não seja bem assim, o sul italiano (especialmente algumas cidades), parecem ter parado no tempo. O sul foi contra a unificação, pois eles acreditavam que ‘perderiam sua identidade’ e, por isso, suas tradições são mantidas mais a ‘ferro e fogo’ do que aquelas do norte.
O setor turístico no sul, com algumas exceções, não é tão desenvolvido quanto no norte; o lixo no sul, por exemplo, não é tratado da mesma maneira como é feito no norte; e o sul italiano tem fama de ser a ‘casa da máfia’, o que causa muita descriminação no resto do mundo e, para ‘piorar’, o sistema de transporte público no sul da Itália, deixa muito a desejar em diversas localidades, inclusive em algumas zonas turísticas.
Por falar em turismo, embora haja grande esforço das autoridades para manter seu patrimônio histórico, em algumas regiões do sul podemos ver que não há nenhum investimento em restauros e reformas, colocando em risco prédios importantes e monumentos de valor histórico inestimáveis, ou seja: muitas cidades estão perdendo suas atrações e fechando locais que não são seguros para receber turistas, pois podem, literalmente, vir abaixo a qualquer momento.
A Cultura de cada lado
Ah a cultura de cada lado! Pois é, pessoal… Como sabemos a cultura de um povo deriva da sua história e na época da unificação da Itália, em 1861, existia uma imensa lacuna no país (entre o norte e o sul) em muitas áreas passando pelo cenário social, econômico, cultural, linguístico, entre outros, e nesse período o norte italiano ostentava um maior grau de industrialização e de alfabetização, principalmente pelas influências de outros países europeus.
Já no sul, permanecia a ideia enraizada de focar na agricultura, e, por isso, para as famílias de agricultores, era inviável mandar um filho para a escola, pois eles perderiam mão-de-obra, por isso era um ‘luxo’, e muitas famílias não podiam se permitir. Porém, com o passar do tempo, como já citamos anteriormente, muitos jovens decidiram ir para o norte, tanto para estudar quanto para encontrar melhores condições de vida e trabalho.
O desenvolvimento do Norte
As razões pelas quais o Norte esteve sempre à frente do sul, pelo menos em alguns aspectos, são diferentes e isso vem desde a Idade Média graças às influências da Europa continental e do maior poder econômico. A questão da economia teve um grande peso para o desenvolvimento do norte italiano, e isso garantiu não só a presença de grandes empresas e indústrias, como também a presença de diversos centros universitários, alguns deles considerados os melhores do mundo, o que ajudou a difundir a cultura.
Já no sul da Itália, o sistema latifundiário que durou por séculos acabou bloqueando o desenvolvimento de outras áreas e, por consequência, atrasou demais o desenvolvimento da industrialização e do sistema universitário, ou seja: quem quisesse estudar, precisava ir para o norte. Clique aqui para conhecer o Norte da Itália!
O desenvolvimento do Sul
Apesar do ‘atraso industrial e econômico’, o Sul pode se orgulhar de muitos outros aspectos que, até hoje, muitas vezes são negligenciados. No sul da Itália, a população do norte é vista como fria, distante e com um apego imensurável ao trabalho, como se estivessem sempre em busca de bens materiais e ‘esquecessem’ de se divertir, se der leve, relaxado e divertido.
Um parênteses: digo, pela minha experiência (de novo: NÃO É REGRA!) que vivendo há a mais de 17 anos no sul da Itália (Calábria), tendo amigos calabreses, um marido Calabrês e uma família Calabresa (aquela do meu marido que me adotou! hahaha), a população do sul dá muito mais valor a alguns aspectos importantes da vida, como a família e as tradições. Clique aqui para conhecer o Sul da Itália!
Outras diferenças entre o norte e o sul
Vamos listar algumas diferenças entre o norte e o sul da Itália.
As Tradições Culinárias…
Se tem algo que os italianos apreciam e defendem com unhas e dentes, tanto no norte quanto no sul, são suas tradições culinárias! Há, sempre houve e sempre haverá aquela rixa deliciosa para descobrirem qual é a melhor cozinha da Itália. É óbvio que jamais chegarão a uma conclusão, pois é impossível determinar qual é a melhor e qual deixa a desejar. Aqui na Itália isso é algo que não existe: nunca saberemos quem oferece a melhor gastronomia, pois a Itália inteira é impecável quando falamos de gastronomia. Clique aqui para saber mais sobre Alimentação na Itália!
O tempo…
O tempo é algo que também ‘muda’ entre as duas regiões; quando me refiro ao tempo, não estou me referindo ao clima, estou me referindo ao tempo no relógio mesmo! No norte da Itália, alguns lugares não fazem a famosa ‘siesta’, aquela parada estratégica logo após o almoço para um breve descanso, enquanto no sul, é praticamente lei! O pessoal do norte, muitas vezes, abomina a prática, enquanto o pessoal do sul não consegue entender como quem está no norte vive sem isso!
No norte da Itália, especialmente em cidades pequenas, muitos param, mas nas cidades grandes: de jeito nenhum (mas, vale lembrar:o mesmo vale para o sul: as grandes cidade turísticas nem sempre conseguem parar como gostariam, mas quando podem: param e não se importam se há turistas ou não, se eles ganhariam mais ou não e segue a vida!)
Outra coisa muito prezada pelos italianos do sul: as férias e os feriados! Eles fazem questão de estarem com suas famílias, mesmo precisando ‘sacrificar’ a movimentada alta estação. No sul da Itália não é difícil encontrar hotéis e restaurantes fechados no meio de julho e agosto, mesmo!
O Clima…
Outra coisa que os habitantes do sul gostam de ‘ostentar’: o clima! Eles AMAM dizer que o clima no sul da Itália é ameno o ano todo, o que não é bem verdade, pois quando o frio chega por aqui, ele chega – e impiedoso! Mas se compararmos o clima do sul com o clima do norte da Itália, de fato, nossas temperaturas não nos ‘castigam’ como as baixas temperaturas do norte! Ponto para o sul! Clique aqui para saber mais sobre o Clima na Itália!
Aspectos Positivos e Negativos…
A grande verdade é que existem aspectos positivos e negativos em ambas as partes da Itália, infelizmente muitas vezes o sul parece sofrer de algum tipo de “baixa autoestima”, se esquecem de que grande parte dos moradores do norte escolhe passar as férias no sul para conhecer as suas paisagens maravilhosas e a autenticidade que produtos que o Sul oferece. Isso enquanto o norte da Itália se esquece de que a mão de obra do sul é excelente, pois é uma mão de obra que não tem medo de ‘colocar a mão na massa’, não tem medo do trabalho pesado e o fazem muito bem.
No final das contas?
Norte e Sul se amam ♥, se entendem e, sim, respeitam – demais – as diferenças entre as duas regiões. Eles podem se desentender, mas ‘o de fora’ não tem permissão para ofender nem um e nem outro, pois eles se defendem com unhas e dentes quando necessários. São como irmãos: brigam, discutem, apontam defeitos daqui e dali, mas há um amor e uma conexão entre eles que ninguém, nunca, vai mudar! E é isso que torna a Itália tão mágica!
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba o que os brasileiros odeiam na Itália por conta da diferença cultural!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália – A diferença entre sul e norte existe, sempre existiu e provavelmente sempre existirá, e é justamente essas diferenças que fazem esse país ser tão maravilhoso!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Adorei a página e parabenizo-a por sua iniciativa.Sempre tive uma atração especial pela Itália, já tendo o prazer de visitá-la por duas vezes, apesar de rápido demais para o que desejei e ela merece. Pretendo voltar aí com mais calma e mais vezes, para conhecer essa bota, minunciosamente,de norte a sul. Pretendo fazê-lo de forma independente, algumas sozinha e outras com o meu marido, que não disponibiliza do mesmo tempo que eu. Para isso, estou até aprendendo o idioma italiano e estudando muito sobre a Itália : história, atrações, gastronomia, cultura, contexto sócio-econômico, pequenos segredos etc. Enfim: penso que você, através das suas publicações, me ajudará, em muito, nessa empreitada e realização de um antigo sonho.Agradeço-lhe, desde já, pelo muito que já oferece. Auguri per te ! Grazie !
Obrigada querida!
Lembra de se registrar para receber a nossa newsletter, ok?
Grande abraço
Ana Patricia
Adoro seus comentários. Sou neta de italianos, minha família e do Veneto.Acho os italianos de Roma para cima uns mal educados,grosseiros;acho os do Sul mais simpáticos. Já fui muitas vezes a Itália conheço bastante,vou para Sicília, Napoli (contrário à muitas pessoas que acham horrivel),mas MILÃO, Firenze não quero ..Gente mal humorada
São estiles de vida cara 🙂 o norte vive para trabalhar e acabam algumas vezes sendo mais extressados, enquanto o sul são mais familia, por isso são mais tranquilos:) grande abraço, Ana Patricia
Olá, Gostaria de ler sobre os lugares “de Dante Alighieri e Beatrice” que é citado no livro A Divina Comédia (o qual ainda não consegui ler tudo,rs) mas que me despertou um enorme interesse pela Itália, como a ponte Santa Trinita e a Basilica de Santa Croce. Estou fascinada. Adoro ler o que você escreve. Meu marido e eu iremos viajar em novembro para a Itália e estamos lendo tudo que você posta. Parabéns!
OI querida! O teu comentário foi para o SPAM.. vou colocar o teu pedido no calendário 🙂 Te desejo uma maravilhosa viagem!
Ana Patricia
Parabéns pelas matérias, gosto muito e não deixo de ler. Sugiro quando possível, colocar algo sobre estudos, universidades, cursos etc…. Obrigado
Olá querido, muito obrigada por me seguir:) Não escrevo sobre esses assuntos, porque o blog é turístico e não quero que perca esse foco:), além disso conheço alguns blogs que tratam já esse esses objetos.. mas nunca sabemos.. vamos ver quem sabe para o final do próximo ano..:) por enquanto tenho quase 300 posts no calendário editorial, por isso tenho devo esgotar os argumentos sobre turismo..
Te agradeço tanto pelo teu comentário e dicas..:)
Parabéns pelo texto Ana Patricia !!!E também pela página !!! Bem o meu nome já entrega a minha raiz italiana…e curiosamente tanto o norte quanto sul italiano estão inclusos nesta raiz (De Sanctis vem do norte, precisamente na cidade de Gênova, enquanto Vellardi vem do sul, cidade de Nápoles).
Então vc deve ser uma mistura maravilhosa:) grande abraço, Ana
sou neto de siciliana com calabres e dizem que , quem é mau humorado geralmente é o pessoal do sul
Sinceramente provavelmente era assim nos séculos passados devido o contexto histórico e as dificuldades da vida.. o sul sempre sofreu mais que o norte.. mas agora é muito diferente, o sul é muito mais familia, vive para o divertimento, têm sempre um sorriso na boca:) digo por experiência própria e pela experiência de todas pessoas que conheço ou de todos meus cleintes:) grande abraço, Ana Patricia
( OBS: MEU TECLADO NAO POSSUI OS ACENTOS PORTUGUESES) Oi Ana Patricia, moro na italia do Norte na provincia de Bolzano e vivo aqui a 7 anos, nao concordo com tudo que voce escreveu…Nao estou querendo defender as pessoas do Norte, mas eu acho que as pessoas estao tendo uma falsa impresao sobre como sao as pessoas daqui.
(Norte)
Polentone (que come tanta polenta!!);
Frio;
Chato;
Viciado no trabalho.
Polentone, nao sei onde voce morou mas aqui em casa nos comemos 1 vez por semana.
Em relacao ao frio: é frio sim, no inverno um pouco mais do que no Sul.
Chato: Tem gente chata sim, assim como em todo mundo,as pessoas acabam que generalizando… Europeus nao sao os brasileiros – elas sao fechadas e separadas, para quem vive aqui acaba que demora um pouco pra conseguir o respeito e confianca das pessoas. Hoje muita gente me conhece e me respeitam.Na Europa pelo fato de voce ser Brasileira acabam ti maltradando de uma outra maneira,Porem nao sao todas as pessoas…Conheco muita gente legal aqui,trabalho com Turismo e chegam muitos Alemaes e italianos sao pessoas muita educadas,tem tambem aqueles que nem te olha na cara,o mas facil é voce ingonarar e nao da motivo pra esse tipo de comportamento.
Sobre o Trabalho: A vida aqui nao e facil como em qualquer lugar do mundo, Tem muita gente viciado em trabalho sim,mas a generacao que trabalha mais…,é a antiga.
Vamos a parte do Sul
Terrone ( que ama a Terra, cultivar!!) Querida… eu acho que voce se inganou um pouco… ao contrário do Sul as pessoas aqui cultivam muito mais-do-que-no-sul, nao estou querendo generalizar,é tanto que Norte tem que pagar taxas todos os meses para o sul.Sobre Familia As pessoas aqui dao muito valor a familia falo principalmente da minha e conheco muita gente que valorizam muito a familia.
obs Antes de comecar a escrever alguma coisa que voce nao tenha muita experiencia pense…pois nao se sai por ai escrevendo coisas que voce nao conhece, pois acaba que ofendendo pessoas que moram aqui e que gostam de viver aqui.
Olá Ana, esse post não é feito somente com minha experiência pessoal (seria muito presunção da minha parte julgar, verdade?) , mas com a experiência de tantos amigos que vivem na Itália e de tantos clientes brasileiros que viajam para o norte e sul:) Não é a minha intenção ofender ninguém;) Fico contente com o teu depoimento, super importante o que você escreveu. Abraços, Ana
Para descontrair um pouco, sugiro os filmes “Benvenuti al nord” e “Benvenuti al Sud”, que abordam exatamente essas diferenças, que tem gerado tantas polêmicas.
abraços,
Verdade.. adoro!!! 🙂 vale realmente a pena ve-los.. mas já tem no Brasil?
Oi Ana, tudo bem? Achei bem interessante esta matéria. O que vi quando estive na Itália foi realmente um norte extremamente desenvolvido e organizado. Não desci além de Roma, o que pretendo fazer em minha próxima viagem, mas conheci Palermo, na Sicília e o que senti foi que é uma cidade com um grande potencial cultural mas que não cuida bem de seus monumentos, como pude ver em outras cidades visitadas. Outra coisa que vi foi muita sujeira e com um transporte coletivo muito aquém do restante. Não sei como é a divisão de recursos financeiros dentro do país mas a impressão que dá é que Palermo é meio esquecida pelo governo italiano. Uma pena mesmo pois foi uma cidade que adorei conhecer, com pessoas simpáticas e uma cultura fantástica! Completamente diferente do restante do que conheci. Un abbraccio!
Obrigada pelo comentário querido!!! Realmente as diferenças são evidentes.. 🙂
Olá, td bem? Pretendo viajar para a Itália a médio prazo e ficar lá por 17 dias. Antes de fazer meu roteiro (que pretendo submeter a sua consultoria posteriormente) gostaria de 3 dicas. A primeira é: por onde devo começar a viagem?
Gostaria de conhecer a Costa Amalfitana, mas, uma vez estando na Itália, claro que vou aproveitar para conhecer outros lugares de sonho (Veneza, Roma e Florença).
Então, o mais inteligente (considerando a logística e o menor custo) seria ir primeiro para a Costa Amalfitana e depois Roma, Florença e Veneza – e voltar para o Brasil de Veneza?
Ou seria melhor fazer o inverso? Veneza, Florença, Roma e Costa – e depois voltar para Roma e então voltar para o Brasil?
A segunda dica é sobre a Costa Amalfitana. Pretendo ficar lá uma semana. Por onde começar essa parte da viagem? O ideal seria chegar em Nápoles e seguir para Sorrento, Positano, Capri, Ravelo e Amalfi? Ou tem ideia melhor?
E, por fim, o ideal na Costa é montar base em uma cidade (Sorrento, por exemplo) e ir e voltar das outras cidades todos os dias ou é melhor me hospedar por um ou dois dias em cada cidade?
Muito, muito obrigada!
Joelma depende de quando vai viajar se é melhor iniciar por Veneza e terminar pela Costa etc… Sobre a Costa acabamos de lançar um e-book super completo que vai tirar todas as tuas duvidas: www.viajandoparaitalia.com.br/e-books/ Um grande abraço, Ana Patricia