Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália?

Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália? Com "personalidades" bem marcadas as regiões Norte e Sul da Itália são apaixonantes.

18 25.341

Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália?

Tenho visto muitos leitores comentando sobre as questões culturais italianas, por isso notei que seria interessante contar um pouco das diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália. Gostou do tema? Então vamos lá! 🙂

A Itália é um país lindo, porque é simplesmente diferente! Temos muitas regiões, muitas tradições e também muitos dialetos diferentes. Se você viajar pela Itália, vai perceber que um habitante do Vêneto pode encontrar dificuldade em se comunicar com um nativo da Sicília. Acho que no Brasil é assim também, não é mesmo? Quando falamos com algumas pessoas de outras regiões (norte, nordeste, sul e sudeste) percebemos a diferença no sotaque e algumas palavras que não compreendemos, pois é regional.

Conheça também nossos Posts Especiais:

O que fazer antes de viajar?

Exemplos de Roteiros Turísticos

Quanto vou gastar em uma viagem para Itália?

Quais são as principais atrações turísticas da Itália?

Quantos dias eu preciso para conhecer a Itália?

Quais são as 20 cidades mais visitadas na Itália?

Está pensando em chegar na Itália por Roma – Aeroporto de Fiumicino? Então não deixe de ler nosso Post sobre “Como ir do Aeroporto Fiumicino para o Centro de Roma?” com várias opções e dicas;)

Se você acha que tem muito para conhecer da Itália e não quer pensar em muitos detalhes para organizar essa viagem, leia após as Conclusões: “E agora quem poderá me AJUDAR?”


É sua primeira vez na Itália? Então não deixe de assistir a esse vídeo com dicas imperdíveis para viagem dos seus sonhos. Se inscreva em nosso canal e receba vídeos com temas importantes sobre a Itália.

Depois de assistir ao vídeo não deixe de ler também nosso post “O que fazer antes de viajar para a Itália“.


1) Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália? SUL x NORTE E VICE-VERSA

O que pensam os italianos do Sul sobre os italianos do Norte e vice-versa:

Norte

  • Polentone (que come muita polenta!!);
  • Frios;
  • Chatos;
  • Viciados em trabalho.

Sul

  • Barulhentos;
  • Terrone (que ama a Terra, cultivar!!);
  • Religiosos;
  • Supersticiosos;
  • Amantes da família.

Clique no link abaixo e conheça as opções de passeios dos nossos parceiros:

Passeios em Grupo em língua portuguesa nas principais cidades italianas com a CIVITAS

Passeios em Grupo nas principais cidades italianas com a GET YOUR GUIDE

2) Diferenças culturais entre o norte e o sul da Itália? CULTURA

Como sabemos a cultura de um povo deriva da sua história, por isso na Itália não poderia ser diferente.

Na época da unificação da Itália, em 1861, existia uma lacuna enorme no país (entre o norte e o sul) em muitas áreas, desde o social, econômico, cultural, linguístico: o norte ostentava um maior grau de industrialização e de alfabetização, principalmente graças a influências de outros países europeus; já no sul, continuava a mentalidade enraizada na agricultura e para as famílias dos agricultores mandar um filho para a escola era perder mão-de-obra, por isso era um luxo que muitas famílias não podiam ter.


VOCÊ SABIA?

Presenteio meus leitores com 30 minutos de Consultoria GRATUITA para a escolha dos Hotéis.

EU QUERO A MINHA CONSULTORIA AGORA


Assista o vídeo e saiba o que incomoda os brasileiros que viajam para Itália. Se inscreva em nosso canal para receber mais informações sobre a Itália e deixe seu Like:)


Desenvolvimento do Norte

As razões pelas quais o Norte esteve sempre à frente do sul, pelo menos em alguns aspectos, são diferentes, desde a Idade Média graças as influências da Europa continental e com um maior poder de compra teve um sistema econômico mais desenvolvido; isso garantiu a presença de centros universitários, o que ajudou a difundir a cultura, já no sul da Itália, o sistema latifundiário durante séculos bloqueou o desenvolvimento de outras áreas e por conseqüência o atraso principalmente na parte da industrialização e do sistema universitário.


GANHE um guia de viagem para a Itália clicando no banner abaixo e não deixe de conhecer nossos outros Guias de Viagem Clicando Aqui!

Guia Sua Viagem Para a Italia Gratuito Viajando Para Italia


Desenvolvimento do Sul

No entanto, apesar do atraso industrial ou econômico, o Sul pode se orgulhar de muitos outros aspectos que são definitivamente acima negligenciados. Vivendo há 8 anos na Calábria, tendo amigos calabreses, um marido Calabrês e uma família Calabrês (a do meu marido), posso afirmar que a população do sul dá mais valor a alguns aspectos importantes da vida, como a família, as tradições, o respeito pelos outros. Não deve ser uma coincidência que o homem do norte é representado como um homem frio, atacado ao trabalho e sempre muito ocupado para notar alguns outros aspectos da vida, enquanto o homem do Sul é representado como um homem bom sempre pronto a ajudar os outros.

Existem aspectos positivos e negativos em ambas partes da Itália, infelizmente muitas vezes o sul parece sofrer de algum tipo de “baixa estima”, se esquecem que grande parte dos moradores do norte escolhe de passar as férias no sul, para conhecer as suas paisagens maravilhosas e a autenticidade dos produtos que o Sul oferece.

Gostaria de conhecer a belíssima Calábria ?

A Calábria se estende ao sul da Itália, território montanhoso entre o Mar Jônico e o Mar Tirreno. Após os Gregos, vieram os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. Justamente por isso, essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente!

Saiba mais sobre essa região através do meu outro blog feito especialmente para minha Calábria “Viajando para a Calábria


Assista esse vídeo e saiba qual é o gasto médio em um dia na Itália. Se inscreva em nosso canal e recebe mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


 

Informação Importante

Escolhemos os nossos parceiros com muita atenção, mas frisamos que o blog “Viajando para Itália” não se responsabiliza por nenhum tipo de problema durante o serviço prestado indicado.


Conclusão

A diferença entre sul e norte existe, sempre existiu e provavelmente sempre existirá, e é justamente essas diferenças que fazem esse país ser tão maravilhoso!

E se precisar de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA PARA O CENTRO DE ROMA?

COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?

COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA VENEZA CENTRO

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?


“E agora quem poderá me AJUDAR?”

Muita informação não é mesmo ? Se você leu esse artigo e sentiu aquele friozinho na barriga pensando: E agora???? Quem poderá me AJUDAR??? Não se desespere, pois nós temos a solução.

Como dirigir com neve na Itália?

São tantos detalhes para se pensar: dinheiro, passagens, hotéis, restaurantes, opções de passeio, tempo, deslocamento, segurança, clima, família… que as vezes dá vontade até de desistir, não é mesmo? Mas nós TEMOS A SOLUÇÃO OU O SEU DINHEIRO DE VOLTA (estornamos 100%)Para oferecermos essa GARANTIA é porque temos certeza absoluta que irão gostar dos nossos serviços. Veja os depoimentos de quem fez esse serviço conosco.

Para todas essas questões temos a Consultoria de Elaboração de Roteiro, onde otimizaremos seu tempo através do seu perfil.

 Não, não, não pense que é caro ou fora do seu alcance. Inclusive, provamos a você que é possível gastar bem menos através de um roteiro bem elaborado e personalizado. Continue lendo nosso post.

Vai sobrar dinheiro ?

Como dirigir com neve na Itália?

Otimize seu tempo, conheça mais lugares e poupe seu dinheiro

→ Contratando a Consultoria de Roteiro com antecedência, o nosso serviço será quase gratuito*. E tem mais, você ainda receberá muitos brindes e bônus. Descubra os presentes que você estará recebendo ao longo dessa pré-organização clicando bem aqui!

Clientes que reservam esse tipo de serviço com antecedência (em média 2 a 3 meses) podem economizar mais de 200 Euros com os nossos serviços (que deram um total de, mais ou menos, 90 Euros), ou seja: economizaram na viagem com pequenas mudanças e, só com passagens de trem, dicas de restaurantes, etc,você poupou mais de 200 Euros; além de ter toda a viagem organizada da melhor maneira possível.  Entre em contato conosco e saiba mais…


Conheça também nossas indicações:

PASSEIOS EM GRUPO EM LÍNGUA PORTUGUESA NAS PRINCIPAIS CIDADES ITALIANAS? RESERVE AGORA CLICANDO AQUI!


Não deixe de ler:

Como Chegar na Itália?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para ItaliaAluguel de Carro na Italia Viajando Para ItaliaOnde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus.Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

  Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para ItaliaConsultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro.Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade.A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora!
  6. O que fazer em 1, 2, 3 ou 4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  7. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida típica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  8. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  9. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdíveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  10. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor período? O clima na Itália?
  11. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  12. Os melhores exemplos de roteiros turísticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos!

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!