Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália?
Um país como a Itália, que através dos milênios de história viveu grandes divisões durante o período medieval, não pode deixar de ser repleto de aldeias e castelos. Isso acontece porque as cidades se fechavam dentro de muralhas e fortalezas, resultando em joias de arquitetura e paisagismo, preciosidades históricas que estão entre as mais importantes do mundo. Não é à toa que os vilarejos italianos são “a menina dos olhos da Itália”, prova de um passado não tão distante assim. Mas afinal quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Olá leitor!!! Saiba que participo do blog Brasil com Z com um post super especial dedicado a Itália desconhecida, ou seja aos vilarejos e burgos italianos.. não deixe de me seguir, tenho certeza que você vai adorar!!
Nossa Introdução
Os vilarejos italianos não são mais apenas história e cultura, mas também (e principalmente) lugares repletos de vida e oportunidades. Pontos de referência, cenários inéditos, estradinhas, casas antigas e habitações modernas colocadas entre pedras seculares, velhas técnicas que se renovam, pessoas otimistas e verdadeiras, espírito jovial e muitos mais. Detalhes, emoções, curiosidades, tudo isso faz parte de um programa que deseja promover os vilarejos da Itália, não apenas como destino turístico, mas também como possíveis locais para se escolher um novo estilo de vida.
Nossa Seleção
Na Itália há aldeias famosas e povoados desconhecidos, de igual beleza também. É uma descoberta contínua dessa realidade fascinante, que pouco a pouco é revelada. A Itália proporciona grandes e pequenas surpresas (como os centros que apresentamos). Fizemos esta seleção após consultar a opinião de duas organizações bastante respeitadas: “Os vilarejos mais bonitos da Itália” e “Bandiere Arancioni”, clube de Turismo Italiano.
Assista esse vídeo e saiba: Qual é o gasto médio em um dia na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Analisamos as escolhas deles e depois selecionamos mais algumas também, com base no nosso “coração”. Esta é uma lista aleatória dos lugares mais bonitos e encantadores, porém pouco conhecidos. A nossa intenção é justamente de incitar a sua curiosidade e, por que não, convencê-lo a pegar o carro, moto, ônibus, trem, ou qualquer meio de transporte, e vir correndo visitar esses vilarejos.
1) Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? ÉTROUBLES
Étroubles – Vale de Aosta. Este vilarejo no coração do Vale do Grande São Bernardo, possui apenas 500 habitantes. Conhecido desde o período medieval, pois era um dos pontos de passagem da via Francigena (percurso que naquela época unia Cantuária a Roma). Quem se hospedou em Éntroubles foi Napoleão, durante a viagem para a batalha de Marengo. Hoje Éntroubles é famoso entre os amantes da arte, pois seu centro histórico é um museu com obras de artistas internacionais, inspiradas no tema de viagem.
2) Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? CASTELLBATE
Castellabate – Campânia. Dentre os vilarejos da Itália para se visitar, não pode faltar esta pérola do Cilento. Famosa, também por ter sido o set de filmagem do aclamado “Bem-vindo ao Sul”, um dos maiores sucessos do cinema italiano nos últimos anos. Com mar aprovado pela “Bandeira Azul”, seu território entra no Parque Nacional de Cilento e no Vale de Diano, região onde nasceu a Dieta Mediterrânea.
3) Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? SAN LEO
San Leo – Emília-Romanha. Não é difícil imaginar o motivo pelo qual San Leo foi incluído entre os vilarejos mais visitados da Itália. Pitoresco e peculiar, San Leo é definitivamente o destino turístico mais frequentado de Valmarecchia. Localizado na ponta de uma rocha enorme e intransitável, a cerca de 32km de Rimini, conquista os turistas com sua imponente fortaleza (colocada bem no pico da rocha). Casa de Dante, do Conde Cagliostro e de São Francisco de Assis, que aqui receberam de presente o Monte Alverne do Conde Orlando di Chiusi no Casentino (1213).
4) Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? SERMONETA
Sermoneta – Lácio. Aldeia tipicamente medieval, pertencente à Igreja, Sermoneta é vigiada por uma monumental muralha e um castelo do século XI. Estamos falando do Castelo Caetani, um dos mais conhecidos exemplos de arquitetura defensiva de Lácio. O território de Sermoneta, que se estende entre os montes Lepinos e o Agro Pontino, na província de Latina, possui cerca de 9.797 habitantes.
5) Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? GANGI
Gangi – Sicília. Exótico e de atmosfera curiosa, Gangi encanta e cativa com seu lindo centro histórico. De origens antigas, desde a Idade da Pedra, este vilarejo na entrada de Palermo é considerado um dos mais fascinantes do território de Madonias. Com um centro histórico caracterizado por vários prédios e igrejas de grande valor histórico, com casas típicas de pedra (que agora estão à venda). Até o New York Times falou sobre Gangi, graças à iniciativa da cidade em vender as casas por preços irrisórios (praticamente de graça), desde que fossem reformadas ao longo de quatro anos.
6) Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? BOVA
Bova – Calábria. Considerado a capital da Bovésia, região grecófona da Calábria, este vilarejo de 400 habitantes foi colônia da Magna Grécia e área conquistada também pelos normandos. Localizado no alto, é vigiado por um imponente Castelo Normando. Antiga sede episcopal, a vida da aldeia de Bova é inseparavelmente ligada à região. Para comprovar este fato, a cidade é famosa pela produção de instrumentos musicais e pelo Sentiero della Civiltà Contadina (um museu a céu aberto pelas ruas do vilarejo – exposição da vida cotidiana e principais ferramentas utilizada por agricultores). SAIBA MAIS SOBRE BOVA.
Conheça um pouco mais sobre os Vilarejos
A “aldeia” italiana é percebida como um lugar pouco conhecido, que deve ser explorado, em uma dimensão ligada ao passado – geralmente com uma natureza característica da região ou um elemento de atração (um castelo, uma igreja, um edifício particular – como, por exemplo, os trulli ou nuraghe). Os vilarejos se distinguem das grandes cidades porque partem de uma perspectiva diferente. Eles envolvem diretamente os moradores, as associações, o comércio local e os artesãos. Esse é um grande recurso, pois em lugares assim os cidadãos são muito ligados a tradições – e isso implica em maior colaboração da parte do povo. É por isso que, para propor uma linha de desenvolvimento, é preciso analisar o contesto histórico-cultural, o que significa fazer com que as pessoas participem e desfrutar da criatividade deles.
O clube dos “Vilarejos mais bonitos da Itália”
“Museus a céu aberto do país mais bonito do mundo”, eis a breve definição da ANCI (Associação Nacional dos Municípios Italianos), que pensou em formar o clube dos “Vilarejos mais bonitos da Itália”, a fim de preservar e valorizar a singularidade dos pequenos centros do nosso país. O clube dos “Vilarejos mais bonitos da Itália” nasceu da necessidade de valorizar o grande patrimônio de história, arte, cultura, ambiente e tradição presente nos pequenos centros italianos que são, em grande parte, excluídos da rota dos turistas.
Patrimônio histórico, paisagístico, cultural e criativo
Na verdade, esses lugares precisam se desenvolver e merecem destaque pelo enorme patrimônio (histórico, paisagístico, cultural e criativo). Eles são capazes de satisfazer a demanda turística na Itália, igualmente ou até mais do que as grandes cidades. A história de cada aldeia, a autenticidade, os prazeres e sabores, os eventos e os museus guiam o turista através da inesperada riqueza do município, onde a beleza depositada na história aguarda apenas a oportunidade para se revelar ao visitante curioso. Todos os vilarejos categorizados pela Associação (junto com a ANCI) são fruto de uma seleção cuidadosa em todo o território nacional.
Condições do Vilarejo para o Clube
Quais aspectos devem ter um pequeno município para fazer parte deste prestigiado clube? São duas as condições:
- O padrão de “vilarejo”, ou seja, uma população inferior a dois mil habitantes no Centro Histórico e a quinze mil na cidade inteira.
- Alguma característica especial em nível de planejamento urbano e arquitetura, comprovada pela Superintendência de Belas Artes.
Junto a esses aspectos físicos, o vilarejo deve possuir uma série de “dons” emocionais e racionais e qualidades imateriais que conferem autenticidade e personalidade ao lugar. Portanto, “vilarejo” quer dizer autenticidade (artesanato, costumes locais), espontaneidade (patrimônio enogastronômico nativo, comidas típicas e sabores a serem resgatados) e tradição (folclore, até então perdido nas cidades grandes). É a procura dessas sensações que traz o turista para as aldeias italianas. O visitante deseja compreender que é possível vivenciar essas emoções, seja por uma hora, um dia, uma vida.
Outros Vilarejos
Não se deve rejeitar nenhuma cidade, pois cada uma tem seu encanto. É preciso descobrir esses lugares, onde você pode confrontar a si mesmo, com seus próprios fantasmas. Na imaginação é possível absorver o “senso de tempo”, sentir o perfume da vida e de suas fases. Os vilarejos são esses lugares encantadores, cuja beleza consolidada pelos séculos transcende a nossa vida. É por isso que temos o dever de salvá-los.
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!


Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Quais são os vilarejos mais bonitos da Itália? É impossível contar sobre todos os vilarejos, pois são tantos! Esses que vimos são uma pequena parte. Porém, qualquer lugar que escolher ir, qualquer que seja o destino que tenha decidido, você vai encontrar em todos esses vilarejos a beleza das cidades menores que engrandecem a Itália. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!