O que conhecer em um dia em Trieste?

Trieste é a capital da região de Friuli Venezia Giulia, no nordeste da Itália, e é uma cidade que sabe como encantar seus visitantes. Hoje vamos saber o que visitar em Trieste em um dia.

0 92

O que conhecer em um dia em Trieste?

Localizada no nordeste italiano, Trieste, capital da região de Friuli Venezia Giulia é o tipo de cidade que nos encanta. Com sua elegância espetacular, a cidade nos oferece diversos pontos turísticos e é possível conhecer os principais deles em apenas um dia. O que conhecer em um dia em Trieste? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Trieste é uma cidade localizada no nordeste da Itália. Capital da região de Friuli Venezia Giulia, Trieste é uma cidade encantadora, repleta de belíssimos pontos turísticos e panoramas de tirar o fôlego. Que tal uma Excursão de ônibus em Trieste com guia de áudio? Clique aqui para saber mais!

Um pouco de história…

A história de Trieste é antiga. Há registros de povos que já viviam neste território desde o segundo milênio a.C.; Um dos povos mais conhecidos da região foram os Castellieri, que viviam em aldeias empoleiradas nas alturas e protegidas por enormes fortificações de pedra. Os habitantes dessa área pertenciam a populações de origens ilírias e indo-europeia. Leia também: Itinerário de sete dias de carro na região de Friuli Venezia Giulia.

O nome Tergeste é de origem pré-romana, e o sufixo terg é um típico topônimo veneziano que quer dizer mercado. Mas há quem diga que a origem latina do nome “tergestum” está ligada ao fato de que os romanos precisaram lutar três batalhas para conquistar o território, ou seja: “Ter-gestum bellum” sendo “ter” referência a três e “gerere bellum” referência a guerrear (que seria um o particípio passado de “gestum bellum”). Vamos ao nosso itinerário por Triste?

1) O que conhecer em um dia em Trieste? A PRAÇA MUNICIPAL

Um dos pontos mais importantes de Trieste é sua praça principal. A Piazza dell’Unità d’Italia é considerada uma das praças mais lindas de toda a Europa e, uma vez ali, você vai entender o motivo: é esplêndida! A praça é rodeada, em três lados, por palácios e todos são muito bem conservados. Os mais importantes deles são: o Palácio do Município de Trieste, o Palazzo della Giunta Regionale del Friuli Venezia Giulia e a Prefeitura. Para coroar toda essa beleza, temos uma imagem divina do mar. Aliás, a Piazza dell’Unità d’Italia é, também, a maior praça com vista para o mar da Europa.

Dica de ouro:

  • Quando estiver na praça, não deixe de visitar o histórico Caffè degli Specchi. O local foi inaugurado em 1839 e é de uma beleza impressionante, além de apresentar quitutes deliciosos a qualquer horário do dia.

2) O que conhecer em um dia em Trieste? A FONTE DOS QUATRO CONTINENTES

Na praça você também pode ver Fonte dos Quatro Continentes. A Fonte demorou três anos para ficar pronta, de 1751 a 1754, e foi feita por Giovanni Battista Mazzoleni. A fonte, como o próprio nome diz, nos apresenta uma belíssima imagem dos quatro continentes que eram conhecidos naquela época: Europa, Ásia, África e América.

3) O que conhecer em um dia em Trieste? MOLO AUDACE, PALAZZO CARCIOTII E A IGREJA DE SAN NICOLÒ

Dali, você pode seguir caminhando para a orla, onde fica a magnífica Molo Audace. É com essa vista que a cidade recebe os visitantes que chegam de trem a Trieste. Passeando pela orla, logo avistamos um belíssimo palácio: o Palazzo Carciotti. Ali você também pode ver a igreja de San Nicolò e uma incrível passarela que parece flutuar no mar, com mais de 200 metros! É magnífico, quase poético. Não preciso nem dizer que o pôr-do-sol visto daqui é algo memorável, não é mesmo?

4) O que conhecer em um dia em Trieste? A IGREJA ORTODOXA SÉRVIA

Outro local que, definitivamente, merece uma visita é a Igreja Ortodoxa Sérvia. Essa é a mais importante igreja ortodoxa de toda a Itália. É de uma beleza sem igual e se apresenta em cruz grega fazendo referência ao estilo arquitetônico que conhecemos como neobizantino. É, de fato, imponente e sua fachada é de encher os olhos, mesclando de forma impecável simplicidade e elegância.

5) O que conhecer em um dia em Trieste? O TEATRO ROMANO

Outro ponto imperdível de Trieste é seu Teatro Romano. Perto da praça principal, o Teatro Romano é uma das heranças mais importantes que os romanos deixam em Trieste. Este belo teatro possuía 6.000 lugares e, em épocas áureas, tinha vista para o mar. Com a modernização da cidade, essa vista se perdeu, porém ele não deixa de ser impressionante e de merecer uma visita!

6) O que conhecer em um dia em Trieste? O ARCO DE RICARDO

Após a visita ao Castelo di San Giusto, voltando para o nível do mar, encontramos o famoso Arco de Ricardo. Este é um arco quase intacto e um forte testemunho da passagem dos romanos pelo território.

Dicas de ouro:

  • Em Trieste você não pode deixar de tomar um café no esplêndido, e histórico, Caffé ‘San Marco. Em funcionamento desde 1914, é uma das cafeterias mais antigas e cobiçadas de toda a Itália. Esplêndida! Onde? Via Battisti 18/A.
  • Que tal uma experiência gastronômica na casa de um morador? Clique aqui para saber mais!

7) O que conhecer em um dia em Trieste? A CATEDRAL DE SAN GIUSTO

Saindo do Teatro Romano, siga seu passeio pela bela via Di Donota. Dali, chegamos ao topo de uma colina. Ali fica a Catedral de San Giusto. Embora tenha um estilo arquitetônico mesclado, sua influência românica é evidente. A igreja é, na verdade, uma junção de duas basílicas românicas anteriores. A união foi feita o ano 300 e, do lado direito, você pode observar uma pequena rosácea não centrada na fachada.

8) O que conhecer em um dia em Trieste? O CASTELO DE SAN GIUSTO

Saindo da Catedral, não deixe de visitar o Castelo de San Giusto, que fica perto dali. O castelo foi uma residência e, ao longo do tempo, se deteriorou. Foi totalmente restaurado nos anos 2000 e, hoje, é utilizado como um Museu Cívico pela Câmara Municipal de Trieste, dona da propriedade desde 1930. Para chegar até lá, você irá passar por diversas ruínas. Essas ruínas são de uma antiga basílica que ficava no local onde, hoje, fica Castelo de Tergestino e o Museu do Lapidar, que também podem ser ótimas opções de passeio caso tenham mais tempo disponível.


Mapa com as atrações em Trieste

O que conhecer em um dia em Trieste?
Fonte: Google Maps


BÔNUS: O CASTELO DE MIRAMARE e A RISIERA DI SAN SABBA

Estes dois pontos estão mais distantes de nosso roteiro, mas, se você tiver tempo, valem a pena conhecer!

Castelo de Miramare

Impossível não citarmos o maravilhoso Castelo de Miramare. Este belo castelo foi erguido para Maximiliano da Áustria que morou ali com sua esposa, Carlota da Bélgica, até 1864. Foi neste mesmo ano que ele aceitou, resultando em sua morte, a coroa do México: ele foi fuzilado. Assim, seu irmão, o imperador Franz Joseph I da Áustria e sua esposa, Elizabeth, que muitos conhecem como a histórica Sissi, passaram vários dias neste local. Sugiro que você realize a visita com um guia e que não deixe de observar todos os detalhes do local! Ingresso sem filas para o Castelo Miramare, clique aqui para saber mais!

Risiera di San Sabba

Outro local que você não pode deixar de visitar é a Risiera di San Sabba. Este local nasceu como uma fábrica de ensacamento de arroz no final do século XIX e foi o único campo de concentração que possuía seu próprio crematório. Foi qualificado pelos nazistas como Polizeihaftlager, que era um campo de detenção policial e tinha, na verdade, três funções: eliminar reféns, guerrilheiros, presos políticos italianos, eslovenos e croatas e judeus; triagem de deportados políticos e para outros campos de concentração do Reich – que, normalmente era os campos de Dachau, Buchenwald e Mauthausen para os políticos, Auschwitz (e depois Bergen Belsen) para judeus; e um local de armazenamento de bens roubados das comunidades judaicas. Entendo que não é uma visita fácil, porém nos faz entender muito o período do nazismo na Itália e, historicamente, é riquíssimo de informações.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba se a Itália é segura para viajantes!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que conhecer em um dia em Trieste? Trieste é o tipo de cidade que precisa de, pelo menos, uma visita uma vez na vida! É charmosa, elegante, cheia de história e cultura, além de estar muito bem localizada.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!