COVID-19: o que se pode, ou não, fazer na Itália com o novo decreto?

Com o novo decreto de 09 de março de 2020, que inclui todo o território italiano na zona vermelha até o dia 03 de abril. Como ainda há muitas dúvidas, iremos esclarecer o que se pode e o que não se pode fazer na Itália em tempos de Coronavírus.

2 2.194

COVID-19: o que se pode, ou não, fazer na Itália com o novo decreto?

Nas últimas semanas a Itália se viu no centro das atenções por um motivo não muito agradável: o Coronavírus. Diante dos números que cresceram de forma assustadora, o governo italiano tomou uma atitude drástica, mas que funcionou muito bem na China: vetar o trânsito em todo seu território. Mas como funciona isso? E os controles? O que posso fazer? O que não posso fazer? Hoje vamos te informar sobre a atual situação na Itália depois do decreto “bomba” do governo. Vamos ao nosso post do dia: COVID-19: o que se pode, ou não, fazer na Itália com o novo decreto? Fique com a gente e se mantenha informado aqui no Viajando para Itália. Leia também nosso novo Post: O que fazer em casa no período de quarentena?

Nossa Introdução

No dia 09 de março de 2020, a Itália surpreendeu o mundo com uma medida drástica para conter os contágios por Coronavírus: vetar TODA circulação em seu território até o dia 03 de abril. Essa medida entrou em vigor a partir do dia 10 de março, a medida, apesar de extrema, também foi adotada na China e, no país que deu origem ao vírus, funcionou muito bem. A China já apresenta considerável melhora e está confiante de que as coisas se normalizarão em breve.

Decreto Atual

Bom, na noite do dia 11/03/20 o primeiro ministro italiano Giuseppe Conte, anunciou um novo decreto com validade até 25 de Março, porém novas medidas já foram tomadas para conter o Coronavírus. A situação não estará normalizada na metade de abril. O decreto atual está em vigor até dia 13/04 e, muito provavelmente, será prorrogado por mais 15 dias (pelo menos). As informações que chegam em relação à Itália nesse momento para o mundo, são as informações que temos também. Não há previsão de normalização. Ainda teremos que ficar em casa, porém foram liberadas curtas caminhadas perto de casa, óbvio, sempre seguindo a regrinha de não aglomerar! No mais pessoal: tudo na mesma os locais permanecem fechados.

Com tantas restrições, algumas informações não ficaram claras para muitas pessoas e, pensando nisso, decidimos te passar o maior número de informações possíveis. Lembrando de que todas as informações contidas neste post são oficiais e foram retiradas dos decretos assinados pelas autoridades e pelas orientações do Governo Federal Italiano.

Boas notícias?

Temos também! Apesar dos números ainda serem altos, os casos estão diminuindo. Mesmo que seja um número pequeno, é de grande significância para a Itália. O pico já passou, e estamos no final da primeira fase de contenção, amanhã entraremos na segunda e, provavelmente, dia 13, entraremos na terceira fase! Estamos bem confiantes, vai dar tudo certo!

Reforçando

A quarentena funciona muito bem, portanto – vocês aí no Brasil – permaneçam em casa, O.K. ?!? Se proteja! Proteja sua família! Proteja sua sociedade! Vamos ficar bem, mas precisamos nos unir!

Determinação do Governo Italiano

Está PROIBIDA a abertura dos seguintes estabelecimentos:

  • Cabeleireiros, centros de beleza, lojas, bares, restaurantes, pubs e shoppings, além de todos os estabelecimentos considerados ‘não prioritários’, ou seja, que não prestem serviços básicos. Entrega em domicílio de comida e outros itens é permitida.
  • Podem funcionar, sempre respeitando os decretos anteriores: postos de gasolina, farmácias, serviços públicos essenciais, incluindo transporte e escritórios públicos; fábricas, atividades dos setores agrícola, zootécnico e agro-alimentar, incluindo as cadeias de suprimentos que oferecem bens e serviços com relação a essas atividades, como açougues, supermercados e padarias; editoras, bancas de jornal e tabacarias também poderão funcionar.

Segundo o premier, “se os números continuarem a crescer, o que não é de forma alguma improvável, isso não significa que teremos que nos apressar em lançar novas medidas. Não teremos que correr cegamente em direção ao abismo. Teremos que ser claros, responsáveis”.

Ele ainda acrescentou: “também indicarei um comissário delegado para fortalecer a resposta das estruturas hospitalares: ele terá amplos poderes (…) e trabalhará para fortalecer, acima de tudo, a produção, a distribuição de equipamentos para terapia intensiva e sub-intensiva. O comissário será Arcuri, que coordenará tudo com o Dr. Borrelli”.

Os últimos decretos, ainda válidos, você encontra logo a seguir:
Leia aqui o Decreto italiano na íntegra!

Começaremos pelo que NÃO SE PODE FAZER:

Aqui está o que você absolutamente NÃO PODE fazer:

  • Para quem está em quarentena, é PROIBIDO sair de casa, pois são casos positivos para o teste de Coronavírus. Apesar de a quarentena ser de, normalmente, 14 dias, o período de isolamento é estabelecido pelo médico assistente;
  • Indivíduos, cidadãos italianos e/ou turistas, que apresentaram sintomas de gripe – mesmo que não sejam os sintomas do COVID-19, devem permanecer em casa/hotel e aguardar a recuperação completa;
  • Em caso de febre ou outros sintomas do Coronavírus, não é para ir ao pronto-socorro, pois há o enorme risco de infectar outras pessoas. É necessário ligar para as autoridades (112 ou 118) e informar sua situação. Caso a emergência seja algo como uma fratura ou outros problemas graves, vale lembrar de que o acompanhante NÃO PODE PERMANECER na sala de espera.
  • Fica proibido visitar parentes e amigos no hospital e é altamente recomendável evitar visitas, até mesmo, em casa, especialmente a idosos, que é o grupo de maior risco.
  • São proibidas atividades que reúna grande número de pessoas em locais públicos, como na rua, praias e nos parques da cidade. Também fica proibida a lotação total de bares, clubes e restaurantes. Nestes lugares deve ser respeitada a distância de segurança de um metro entre os presentes. Bares e restaurantes devem fechar às 18h00.
  • Está proibido ir à academia e piscina, praticar esportes coletivos e qualquer atividade que envolva contatos muito próximo; exceção para atletas olímpicos que estão em treinamento e a equipe que os acompanham.
  • Está proibido ir a exposições e museus: todos devem permanecer fechados até o dia 03 de abril de 2020;
  • Proibido também ir à missa e a qualquer outro evento religioso, bem como funerais e casamentos que, inclusive, estão suspensos.

Movimentação pelo País

Conforme previsto no último decreto a movimentação pelo país pode ser feita somente em três casos e sempre com a auto declaração de saúde:

  1. Motivos de trabalho comprovados e justificados;
  2. Motivos de saúde; e
  3. Caso de extrema necessidade, como emergências comprovadas.

Nas estações de trem que ainda estão abertas, fronteiras e ônibus que cruzem a fronteira entre uma região e outra, para cidadãos italianos e turistas, também há a necessidade de preencher uma auto declaração de saúde que deverá o motivo do deslocamento e poderá ser verificada com um rápido controle sanitário pelas autoridades. Reforçamos que o transporte público pode ser utilizado, mas dentro dos meios, também é necessário respeitar a distância de um metro de distância dos outros passageiros.

Atenção

  • Dê informações precisas! Em caso de falso testemunho há sanções como prisão de até três meses e multa de 206 reais.

Auto Declaração para Deslocamento

Para quem precisa se deslocar na Itália, você pode encontrar o modelo de auto declaração no link abaixo. E lembre-se de que você precisa justificar o motivo da viagem e tem que renová-la a cada deslocamento.

www.interno.gov.it/sites/default/files/allegati/modulo_autodichiarazione_10.3.2020.pdf

Posso caminhar pelas ruas?

Com a proibição de deslocamento entre as regiões, muito se perguntam se pode caminhar pelas ruas, praias e parques. Hoje estão expressamente proibido de andar pelas ruas sem necessidade. Importante lembrar que é sempre necessário respeitar as orientações mencionadas anteriormente, se caso haja necessidade de deslocamento, distância segura e saudável – de um metro – beijos, abraços e apertos de mão não podem mais ocorrer.

O que SE PODE FAZER mesmo com o decreto?

  • Sair para fazer compras de itens básicos ou ir à farmácia, sempre evitando contato e ficando a, pelo menos, um metro dos demais. Os locais adotaram a medida de liberar a entrada de pessoas até certo número, para evitar aglomerações. Isso varia de acordo com o tamanho do estabelecimento;
  • É possível ir trabalhar, a menos que a empresa tenha concordado com o trabalho no sistema home office;
  • É possível utilizar transporte público, sempre respeitando as regras definidas.
  • É possível realizar ações comuns como, somente se necessário, por exemplo, ir aos correios;
  • É possível fazer caminhadas (de preferência sozinho, ou respeitando a distância de segurança) em locais ao ar livre;
  • Tomar um café em um bar, mas também mantendo a distância de segurança de um metro dos demais.

Importante Lembrar

  • Sempre lembrando que, quem puder, permaneça em casa o máximo possível.

O uso de máscara é necessário?

Não! A não ser que a pessoa já tenha algum problema respiratório pré-existente. Para esses casos, a orientação também é de que se evite circular. Para maiores informações sobre sintomas, como se prevenir e se viajar ou não, você pode ler estes posts: Coronavírus viajar sim ou não para a Itália? ou Coronavírus atual situação na Itália! 

Fonte: www.money.it/Italia-zona-rossa-cosa-si-puo-fare-coronavirus

Cancelamento dos pacotes de viagens, cruzeiro e voos…

A frustração de não viajar mais vem acompanhada do risco de prejuízo e a discussão de quem deve arcar com ele numa situação imprevisível e de força maior pode gerar acordo mais também conflitos. Segundo o vice-presidente da Comissão Direito do Consumidor OAB/SP, Arthur Rollo a situação é de NEGOCIAÇÃO (procure também o Procon), pedindo adiamento da viagem, ou mudança do destino ou devolução (cada lado perderá seu percentual). Se ambas as partes não chegarem a um acordo a questão irá parar no Poder Judiciário e nem sempre será agradável para ambos os lados.

Saiba aqui como solicitar reembolso de bilhetes de trem Itália com a Italo!
Saiba aqui como solicitar reembolso de bilhetes de trem Itália com a Trenitalia!

Assista esse vídeo e saiba: Posso mudar a data do bilhete de trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Com as novas medidas o governo italiano tem grande esperança de que o vírus seja controlado em território nacional. A medida funcionou muito bem na China e, acredita-se que com a chegada da primavera no próximo dia 20, tudo tenda a acalmar.

Se você tem intensão de vir a Itália no futuro, podemos juntos, fazer um roteiro alternativo para você! Não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!