Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Ítalo?
A situação na Itália em relação ao Coronavírus não está das melhores, porém espera-se que, com os decretos italianos e com a chegada da primavera, a situação fique um pouco mais tranquila. Como muitos planejaram sua viagem com antecedência, os bilhetes de trem já haviam sido comprados, porém não serão mais utilizados por motivo de força maior. Hoje vamos te ensinar como solicitar reembolso de bilhetes de trem da Ítalo. Aqui no Viajando para Itália você sempre tem informações atualizadas sobre a Itália! Conheça nossa seção Transportes na Itália!
Nossa Introdução
A decisão do primeiro ministro italiano Giuseppe Conte, juntamente com a alta cúpula do país, foi de isolar a população italiana na tentativa de conter o Coronavírus. Os números, alarmantes, fez muita gente desistir da tão sonhada viagem, porém, muitos turistas, já estavam com os bilhetes de trem reservados e, por isso, muitos tentam reembolso para ter o mínimo de prejuízo possível. Se você possui um voucher/bilhete de trem para viajar com a Ítalo, hoje vamos te ensinar, passo a passo, a solicitar o reembolso dessa passagem. Se você comprou bilhetes de trem com a Trenitalia, clique aqui para saber como pedir seu reembolso!
Em primeiro lugar vale lembrar que o deslocamento na Itália não está proibido, porém deve-se justificar o motivo da viagem e o motivo “turismo” não está sendo aceito . Além do mais, há um controle sendo feito e é necessário apresentar uma auto declaração para quem se desloca dentro da Itália. Os motivos para deslocamento aceitos são: trabalho, necessidade de ir até o aeroporto para pegar o voo de retorno ao país de origem, motivos médicos comprovados com laudos assinados por profissionais e emergências. Você pode encontrar mais informações e o módulo de auto declaração AQUI!!!!
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Segue o comunicado da Italo sobre o assunto:
A Italo, em execução às disposições emitidas pelo Governo sobre a emergência epidemiológica do COVID-19, informa aos passageiros que a partir de hoje (16/03) e até 3 de abril de 2020:
- a oferta será remodelada. Portanto, solicitamos que você o leia em nosso site;
- os salões “Italo Club” serão fechados;
- não serão prestados serviços de assistência a bordo do trem;
- instruções específicas foram dadas para a tripulação e o equipamento de proteção (máscaras para uso em casos específicos, luvas descartáveis e desinfetante para as mãos);
- atividades de limpeza especiais extraordinárias estão em andamento em trens com material desinfetante;
- as viagens a serem realizadas até 3 de abril de 2020 serão reembolsadas da maneira mostrada a seguir.
Todos os passageiros que renunciarem à viagem com bilhetes para até o dia 3 de abril, serão reembolsados das seguintes maneiras:
- Os bilhetes comprados até 2 de março de 2020 são reembolsáveis para viagens de e para Lombardia, Veneto e Emilia Romagna, enquanto os bilhetes adquiridos até 9 de março de 2020 estão incluídos para viagens de e para qualquer outra área do território nacional (inclusive).
Além do acima, todos os passageiros afetados pela remodelação da oferta para uma emergência médica podem solicitar um reembolso, conforme descrito abaixo:
- O Cliente pode solicitar um reembolso total do bilhete através de Vouchers, que podem ser usados para novas compras de bilhetes relacionados a viagens a serem feitas. dentro de um ano a partir da emissão do próprio Voucher.
- A solicitação pode ser feita diretamente no site, acessando o formulário de Reclamações na Seção Assistência, disponível no seguinte link www.italotreno.it/rimborsoemergenza (disponível apenas no site de desktop). No formulário, será necessário selecionar a categoria “Reembolso para emergência 2020”. Atenção: no caso de solicitação de várias viagens ou ida e volta no mesmo código de passagem, é necessário fazer uma solicitação para cada viagem indicando o número de trem relevante.
- Como alternativa, é possível solicitar um reembolso ligando para o canal de contato telefônico 060708 .
- Por fim, o cliente pode solicitar o reembolso de forma autônoma no site www.italotreno.it, de acordo com os termos e condições do contrato.
Reforçando que o reembolso da Italo ocorre de duas maneiras:
Em forma de um Novo Voucher para Viagens dentro do período de 12 meses, ou seja, UM ANO a partir da data do voucher anterior; as outras modalidades dependerão do valor do bilhete e da forma de pagamento utilizada no momento da compra. Obs.: Para passagens pagas com cartão de crédito ou cartão pré-pago, o cliente receberá o valor proporcional ao bilhete (caso tenha comprado em alguma promoção) via estorno.
Solicitação de Reembolso através de Voucher
Veja como solicitar um reembolso total do bilhete através de Vouchers.
PASSO 01
Clique no link www.italotreno.it/rimborsoemergenza (disponível apenas no site de desktop) e depois escolhas as opções abaixo:
- Categoria: Rimborso per emergenza sanitaria 2020.
- Sottocategoria: Emergenza Sanitaria.
- PROSSEGUI.
PASSO 02
Depois de prosseguir role a tela para baixo e você encontrará essa parte do formulário para preencher com os dados do bilhete (data da viagem / código do bilhete / número do trem), depois aperte PROSSEGUI.
PASSO 03
Na próxima tela você terá que preencher com seus dados pessoais, coloque o código do cliente (somente para quem tem programa fidelidade), em seguida preencha com seu nome, sobrenome, e-mail e telefone. Depois PROSEGUI…
PASSO 04
Nesse passo aparecerá essa tela com todos os dados preenchidos até esse momento, é hora de conferir todos os dados aqui preenchidos. Depois PROSEGUI… E iremos para a tela CONFERMA RECLAMO.
PASSO 05
Fim do preenchimento do formulário. Depois você receberá um e-mail confirmando a sua solicitação.
E-mail de Confirmação
Abaixo segue modelo de confirmação da sua solicitação e sua tradução. Importante reforçar que os dados preenchidos no formulário deverão ser preenchidos corretamente para ser processando o quanto antes pela Italo.
“Confirmamos que sua reclamação foi enviada com sucesso. O processamento da sua solicitação será concluído no prazo máximo de 30 dias. Abaixo, você encontrará um resumo da sua solicitação.”
“Informamos que, em caso de entrada de dados incorreta ou incompleta, seu arquivo não será processado. Conecte-se ao site da Italo Treno para verificar o status da sua reclamação ou entre em contato com a Italo Assistenza em 892020.”
Solicitação de Alteração na Data da Viagem
Abaixo você pode ver os valores que serão reembolsados: o bilhete pode ser alterado: altere a data e a hora da viagem com uma integração de 50% do bilhete até 3 dias antes da partida, além de qualquer diferença de preço com a oferta disponível no momento da alteração. IMPORTANTE: para verificar porcentagem de cancelamento para viagens depois das datas informadas pela Ítalo, você pode clicar aqui!
PASSO 01
É possível também fazer a solicitação através da área do cliente. Para isso, acesse este link e preencha os campos solicitados: nome, sobrenome e código do bilhete.
PASSO 02
Nesta tela, você pode fazer login e, caso não queira cancelar, pode alterar a data da sua viagem:
Outras Informações
- Como uma terceira alternativa, caso prefira cancelar totalmente a viagem, sem saber quando irá visitar a Itália é solicitando o cancelamento através da área de serviço do site. Lembrando que o bilhete com a Tarifa Econômica tem 60% de reembolso e com a Tarifa Flex 30% de reembolso.
- Pessoal, em caso de dúvida, ou dificuldades, ENVIE UM E-MAIL PARA ITALO!
- Em relação às passagens promocionais: a ítalo NÃO INFORMOU se o reembolso será integral para TODAS AS PASSAGENS, pois muitos a compraram pelo valor promocional, portanto, reforço: em caso de dúvida envie um e-mail e questione sobre os valores reembolsáveis.
Assista esse vídeo e saiba: Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Italo? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Conclusão
Como solicitar reembolso de bilhetes de trem Ítalo? Solicitar o reembolso não é um enorme problema, basta seguir os passos, passar as informações solicitadas e forma correta e aguardar um retorno! Lembre-se: muitas pessoas estão na mesma situação que você, portanto tenha paciência. Evidente que a Ítalo precisará dar um retorno a todos, mas não será um retorno imediato: poderá demorar algumas horas ou alguns dias, então, tenha paciência! Tudo será resolvido da melhor maneira para todos os envolvidos, tenha fé, mantenha a calma e respire!
Se você ainda tem a intensão de vir a Itália no futuro, podemos juntos, fazer um roteiro alternativo para você! Não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
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Olá, o meu problema é com a Alitalia porque por enquanto só liberou remarcar sem custo bilhete até 3 de abril e o meu é 3 de maio. Vou esperar pra ver se dilatam até maio, senão vou cancelar.
Ana Patricia,
Grato pelos posts, estão nos ajudando muito.
Tenho um atestado médico que diz que estou INAPTO a viajar para a Itália em 12/04 (data da minha viagem) devido a crise de asma e diabetes.
Neste caso, como devo proceder para reembolso da Italo e Trenitalia já que cancelei toda a viagem e não pretendo ir mais neste ano?
Espero que a Itália saia rápido deste crise e que o Brasil não entre nela.
Abraço,
Marcelo
Caro Marcelo, para pedir o reembolso basta seguir as instruçoes que passei nos dois posts:) se tiver dificuldades na compreensao, veja os videos no canal youtube, publiquei essa semana:) um grande abraço e obrigada pelo carinho:) Ana
Ana Patricia,
Poderia informar o e-mail da Italo para tirar dúvidas sobre o valor do reembolso no caso de cancelamento? Não consegui identificar no meu ticket qual a minha tarifa e consequente reembolso.
Att.
Ricardo
Ricardo deve ir na categoria assistencia do site do italo.. 🙂 Abraços, Ana
Boa noite Ana Patrícia, agradeço pelo texto informativo! Eu estava com viagem programada e paga pra Itália no final de abril, mas obviamente cancelamos. Tive dúvidas sobre a política de reembolso da Italo por dois motivos: a primeira delas é porque uma parte do texto fala sobre viagens com data até dia 3 de abril (a minha seria no dia 23 de abril), e a segunda dúvida gira em torno da forma de rembolso: pelo texto do site fala só nas opções de remarcação e do voucher pra usar no prazo de um ano. Você fala no texto sobre a possibilidade de reembolso via estorno do cartão de crédito, mas eu não achei isso no site. Você saberia me ajudar a chegar nesse lugar da opção pelo reembolso via estorno do cartão? Muito obrigado
Leonardo a alternativa de extorno depende do teu plano tarifario, basta entrar na tua area cliente, vc vai encontrar no site um lugar para entrar com o teu email e com o codigo do teu bilhete.. mas considera que vai sempre perder dinheiro… avalia se vale a pena.. Abraços, Ana
Obrigado, Ana! Acho que vou perder mesmo…. Mas se eu não vou mais viajar, infelizmente não tem mais o que fazer né? Valeu!
Oi querido, porque? eles estao reembolsando em forma de voucher.. nao entendi a tua msg–:)
bom dia,
tentei pedir o reembolso da empresa ITALO usando o link desta página: www.italotreno.it/rimborsoemergenza , porém a página exibida muda automaticamente para o link: www.italotreno.it/it/contatti-supporto/reclami e as opções não são mais as mesmas mostradas no tutorial daqui.
Oi marcelo, infelizmente fizeram varias mudanças.. assim que possivel vou atualizar o post:) Grande abraço, Ana
Olá, você poderia informar o e-mail para reembolso da Italo? Pois não tem mais a opção sobre o Covid e por telefone fica inviável o contato.
Samir veja esse video onde falo sobre isso.. www.youtube.com/watch?v=cDEkZmctOls sobre o site deve ir nessa seçao: www.italotreno.it/it/contatti-supporto
Boa sorte:) Ana