Preciso validar o bilhete de trem na Itália?

Viajar de trem é uma ótima opção quando se está na Itália, mas é preciso realmente validar o bilhete? Preparamos um post especial dando dicas e informações para você não esquecer de validar seu bilhete de trem!

2 4.153

Preciso validar o bilhete de trem na Itália?

Uma das perguntas mais recorrentes entre os meus leitores é: Preciso validar o bilhete de trem na Itália? Ahhh, mas não é só essa dúvida que devemos levantar, pois temos outras questões, como: E se eu comprei o bilhete pela internet? E se eu subi no trem, e esqueci de validar? De quanto é a multa? São vários questionamentos que aqui nesse post responderemos da melhor forma possível, afim de ajudar você leitor a não passar aperto durante sua viagem na Itália. Leia nosso Post Especial sobre Como se deslocar na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Trasportes na Itália!

1) Preciso validar o bilhete de trem na Itália? MODALIDADES DE BILHETES NA ITÁLIA

Em primeiro lugar: há diversas modalidades de bilhetes de trem na Itália.

Bilhetes pela internet: Trens Intercity e Trens de Alta Velocidade

  • Se você comprou seu bilhete pela internet NÃO HÁ NECESSIDADE DE VALIDÁ-LO! Porém esteja com ele em mãos (ou na versão enviada para o e-mail, com o QR Code salvo no celular), pois pode ser que o fiscal te peça para verificar. Se ele pedir, é só você apresentar o código pra ele. Ou seja, o bilhete para não ser convalidado deve ter um código de reserva como mostra imagem a seguir.
  • Trens Intercity ou os de Alta Velocidade, NÃO HÁ NECESSIDADE DE VALIDAÇÃO, pois os bilhetes já vêm com a data impressa no bilhete e com a poltrona definida (ver imagem abaixo) e tem o código de reserva.

Bilhetes de Guichês e Autoatendimento: Trens Regionais e Regionais de Alta Velocidade

  • Para os bilhetes dos trens regionais e regionais de alta velocidade: É NECESSÁRIO VALIDAR o bilhete se você o comprou nas máquinas de autoatendimento ou nos guichês;
  • Sempre é necessário validar bilhetes que apresentam a frase DA CONVALIDARE ou CONVALIDA (veja a imagem a seguir).

Atenção

  • O tempo de validade para o embarque APÓS a validação do bilhete é de 4 horas! Então se você perdeu o trem, pode embarcar no próximo.
  • Essa regra só vale para os trens onde você não escolheu assento, ou seja, não vale para trens Intercity, por exemplo, é válida somente pra trens regionais e regionais alta velocidade.

2) Preciso validar o bilhete de trem na Itália? BILHETE NÃO VALIDADO

Eu não validei meu bilhete e o fiscal pediu para verificar: E agora? E agora que você tem duas opções: ou anotar o horário que você subiu no trem quando se der conta de que não validou, pode anotar no próprio bilhete, pois ele será invalidado e, caso o fiscal peça verificação, ele vai ver que você não subiu no trem sem validar o bilhete ‘de propósito’; ou, se o fiscal for mais ‘linha dura’, você vai ter que pagar uma multa bem salgada: 50 EUROS!

Por que tenho que validar o bilhete?

Ai vem a pergunta: mas se eu estou com o bilhete em mãos, estou dentro do trem, isso não significa que eu paguei pelo bilhete? Por que tenho que validar? Não! Não significa! Hahaha… O bilhete pode ser, por exemplo, roubado e eles solicitam validação para evitar, também, evasão fiscal. Algumas regras sobre validação de bilhete mudaram justamente por esses motivos e, se a regra é válida para os cidadãos italianos, é válida pra você também! ; )

3) Preciso validar o bilhete de trem na Itália? MUDANÇA DE PLANOS

Outra coisa muito comum que acontece é: eu não vou mais viajar no dia que consta no bilhete, eu vou perder esse bilhete? Talvez não! Se você se for ao guichê e pedir alteração de data, talvez você pague somente a diferença. Não é regra e a operadora NÃO É OBRIGADA A EFETUAR A TROCA, então fique atento com as datas e horários, OK?! Pode ser que você precise comprar um novo bilhete. E NÃO SE ESQUEÇA DE VALIDÁ-LO, hein?! (risos)

4) Preciso validar o bilhete de trem na Itália? MÁQUINAS DE VALIDAÇÃO DOS BILHETES

Onde encontro as máquinas para validação do bilhete? Nas próprias plataformas, próximo ao embarque. A validação consiste em aproximar o bilhete da máquina e aguardar alguns instantes. Pronto! Trabalho feito! : ) Ou seja: não tem desculpa, né?!

5) Preciso validar o bilhete de trem na Itália? PARADAS DOS TRENS

Preste atenção também nas cidades de destinos e em suas PARADAS! Nem sempre a cidade que aparece no trem é a parada do SEU DESTINO FINAL, mas é só conferir o número do trem e embarcar. Isso acontece porque algumas viagens NÃO SÃO DIRETAS, fazem paradas em outras cidades antes de chegar ao destino final e, só altera o nome da cidade, depois de já ter passado por outras.

6) Preciso validar o bilhete de trem na Itália? MUDANÇA DE HORÁRIO

É possível também validar o bilhete para outro horário caso você não consiga chegar no horário que está no bilhete, mas somente nos trens regionais e regionais de alta velocidade. Se você embarcaria às 15h00, mas não vai chegar a tempo, você pode utilizar o mesmo bilhete até às 23h59min daquele mesmo dia, OK?!

É importante saber o seguinte: normalmente, para os bilhetes dos trens Intercity, não há nem reembolso e nem a possibilidade de trocar o bilhete, mesmo pagando a diferença, então EVITE PERDER OS TRENS COM ESSES BILHETES! Se você não sabe se vai conseguir chegar no horário, ou se você não quer ficar ‘preso’ a horários predeterminados, compre o bilhete in loco, não pela internet.

Atenção

  • O reembolso nem sempre é possível, principalmente para trens com tarifas promocionais e que não sejam regionais e regionais velozes.

Importante Saber

  • Se você já leu outros posts do nosso blog relacionados a trens, sempre digo: chegue com antecedência à estação! Pelo menos meia hora. Observe as informações dos painéis, confira os binários – plataformas – onde você deve embarcar, destino, horário, número do trem e revise tudo. Se você não está habituado a utilizar trens na Itália, não deixe para se familiarizar faltando 10 minutos para seu embarque.
  • Se possível visite a estação de trem de onde você vai partir um dia antes da viagem para se familiarizar com as plataformas. Ou chegue bem cedo ao local e dê uma volta em toda a estação.
  • Se você está ‘perdido’, peça ajuda aos funcionários da estação, não se preocupe e nem tenha medo, alguns deles falam outras línguas e, mesmo não falando, eles vão fazer o máximo possível para te ajudar.

Assista esse vídeo e saiba: Preciso validar o bilhete de trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Apesar de muitos entrarem em pânico quando se fala de validar bilhetes de trem, como pudemos observar não é nada difícil de fazer e não requer prática e tampouco habilidade; preste atenção quando é necessário verificar o bilhete, vá até a máquina e o valide; depois disso: boa viagem! É só se divertir e trazer com você, de volta na bagagem, memorias lindas da sua incrível viagem pela Itália… De trem, claro! : )

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


para sua viagem perfeita!

CONSULTORIA

Guias 100% customizados e dentro de seu orçamento!

Planejamento de Viagem

MINICURSO

Apenas para inscritos em nossa newsletter!

 

Aproveite melhor suas férias! Aprenda a planejar com segurança e eficiência sua viagem pela Itália. Curso grátis!