Como se deslocar na Itália?
Está planejando sua viagem para a Itália? Tem dúvida sobre qual transporte utilizar no seu deslocamento? Então leia o nosso post, tenho certeza que será muito esclarecedor, e se no final você ainda tiver alguma dúvida basta enviar seu comentário. Vou adorar te dar uma mão!! Então, vamos lá? Afinal de contas como se deslocar na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
1) Como se deslocar na Itália? DE AVIÃO
As grandes cidades italianas têm aeroportos com vôos domésticos e internacionais. Em Roma, o aeroporto Leonardo da Vinci, mais conhecido como Fiumicino e em Milão, o Aeroporto Malpensa, são os principais aeroportos para vôos de grande distância. Outro importante aeroporto é o de Veneza o Marco Polo! Já para os vôos nacionais e com vôos da Europa, os principais são: Aeroporto de Linate (Milão), Marco Polo (Veneza) Torino Caselle (Torino), Aeroporto Internazionale Capodichino (Nápoles), Aeroporto Galileo Galilei (Pisa) Aeroporto Internazionale Falcone Borsellino (Palermo), Aeroporto Lamezia Terme (para Calábria). Saiba mais detalhes sobre os Aeroportos italianos em nossa Seção Aeroportos da Itália! Temos posts para os mais importantes aeroportos da Itália!!!! Saiba aqui como se locomover do Aeroporto até o Centro da cidade…
2) Como se deslocar na Itália? DE TREM
Os trens que chegam à Itália de outras partes da Europa cruzam maravilhosas paisagens, como por exemplo os Alpes. Na minha opinião, o melhor meio de transporte para percorrer o território italiano é o trem. Principalmente para o norte e centro da Itália, onde esse transporte funciona muito bem. Já no sul da Itália, o melhor transporte é o carro de aluguel. Veja a tabela abaixo para ter uma ideia do preço médio de alguns bilhetes do trem de alta velocidade. Comprando o bilhete com antecedência você poderá economizar entre 70 e 50%! Compre com antecedência!!!
Dica
- Os sites que indico são os Oficiais das Ferrovias da Itália: Trenitalia e Italo.
Roma – Firenze | euro 34 |
Roma – Venezia | euro 84 |
Venezia – Milano | euro 45 |
Roma – Napoles | euro 46 |
Firenze – Venezia | euro 50 |
- Você quer conhecer o Sul da Itália com trem? Veja o post: ITINERÁRIO NO SUL DA ITÁLIA DE 20 DIAS!
- Você quer conhecer o norte da Itália com trem? Então leia: ITINERÁRIO NO NORTE DA ITÁLIA DE 20 DIAS!
Assista esse vídeo e saiba: Como comprar uma passagem de trem ONLINE na Itália (no site da Trenitalia)? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Trem de Alta Velocidade
As cidades turísticas principais geralmente estão localizadas normalmente com um trem de alta velocidade a partir de 01:30. Considere que os aeroportos estão sempre fora das grandes cidades e para chegar ao centro, demora sempre uma média de 45 minutos a uma hora, por isso tantas vezes com esse tempo, utilizando um trem de alta velocidade, já conseguimos nos deslocar de uma outra cidade. Onde deixar minha bagagem nas estações ferroviárias ou nos aeroportos italianos?
Os trens de alta velocidade custam sempre mais que os trens “intercity” ou que os “trens regionais”, mas são sempre mais limpos, confortáveis e obviamente rápidos que os outros trens. Leia o post Qual é a diferença dos trens na Itália para entender melhor 🙂 Qual é a diferença entre os trens n Itália?
Importante
- Caso queira economizar com esse transporte convém sempre reservar com antecedência ou viajar com as opções mais econômicas: intercity ou trens regionais (fazem mais paradas e demoram muito mais).
- Nas estações ferroviária, você vai encontrar os horários sempre em um grande painel ou impresso na parede.
- Geralmente são pontuais e confortáveis (principalmente os trens de alta velocidade), mas no período de alta temporada turística podem lotar com facilidade, por isso é importante comprar os bilhetes com antecedência.
- Cuidado com excesso de bagagens nos trens leia e saiba aqui os limites de bagagens nos trens italianos!
3) Como se deslocar na Itália? DE CARRO
Viajar de carro é o melhor meio de transporte quando temos mais tempo à disposição, ou quando vamos conhecer o sul da Itália, ou quando queremos conhecer pequenas cidades, que geralmente estão situadas entre as grandes cidades turísticas. E para chegar é necessário um carro ou ônibus.
Vantagens
- Você poderá se hospedar em hotéis fora da cidade, isso quer dizer muita economia. Os hotéis mais caros são sempre aqueles centrais, por isso vale a pena se hospedar fora dos centros, pegar o carro e ir até um lugar onde pode pegar o meio de transporte melhor para visitar os centros das cidades como: metrô ou ônibus.
- A maior parte das vezes os hotéis e hotéis-fazendas fora das cidades são mais bonitos e românticos.
- Poderão conhecer alguns lugares que sem o carro seria muito complicado conhecer, como por exemplo, a Costa Amalfitana, Apúlia e Calábria.
- Assim como conhecer aos burgos escondidos do mundo, menos turísticos, justamente pela dificuldade de chegar neles, mas que são belíssimos. Lá você poderão ver a vida da gente local e tantas vezes encontrar aqueles restaurantes onde provarão realmente a “cozinha italiana”.
- Poderão parar para fazer fotos especiais e apreciar as paisagens. Poderão também parar para fazer degustações nas fazendas que se encontram nas estradas. Enfim ser um viajante e não um turista. Assim vocês poderão saborear cada momento da viagem com o tempo correto e sem correr de uma parte para a outra!
Desvantagens
- Alto preço da gasolina, preço dos pedágios (principalmente no Norte da Itália) e encontrar lugares para estacionar (nas grandes cidades), além dos preços dos estacionamentos dos hotéis (alguns cobram a parte).
- Alugando um carro popular econômico por 07 dias você pagará R$ 2.235,85 aproximadamente, só o GPS custa 10,00 Euros por dia. Não podemos esquecer dos gastos com pedágios e combustível e colocar pelo menos uma média de uns 350 Euros. Para entender melhor essa conta e saber mais detalhes, leia outro post especial sobre o assunto. Clique no link a seguir e saiba quanto custa viajar de carro pela Itália e se quiser conhecer alguns exemplos de roteiros de carro Clique Aqui!
Assista esse vídeo e saiba: Como estacionar na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Vai viajar pela Itália de carro?
Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa ? Aqui você encontra atendimento em português, para em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12 vezes sem juros no cartão. E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha.
Importante Saber
- Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST Preciso de Carteira Internacional para Dirigir na Itália (PID)?
- Não convém usar o carro para se deslocar nos centros das grandes cidades (como por exemplo Roma, Siena, Firenze, Milão) quase todas essas cidades têm áreas de acessos vetadas para pessoas que não são do lugar, isso quer dizer que entrando com o teu carro você vai pagar uma multa altíssima!! Por isso é importante estacionar o carro fora dessas zonas e pegar outro meio de transporte alternativo para poder viajar com muito mais tranqüilidade e obviamente economizando. Lei aqui sobre as ZTL e não pegue multa!
Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa viajando com carro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Dicas
- É oportuno reservar sempre o carro antes de chegar na Itália, os preços são sempre melhores do que reservar diretamente quando você chega. Sem contar que você pode ter mais possibilidades de escolher o carro.
- Acho também importante fazer o seguro completo, ao contrário do que se pensa, o roubo de veículos está aumentando muito na Itália.
- Para finalizar! Se você tem pouco tempo, por exemplo de 07 a 10 dias, acho mais interessante viajar com o trem de alta velocidade. Com certeza é muito mais rápido e acabará saindo mais econômico que o aluguel do carro (e as outras despesas como estacionamentos, gasolina e pedágio).
4) Como se deslocar na Itália? DE ÔNIBUS
Os ônibus de longa distância, em italiano “pullman”, geralmente custam menos que os trens. Partem de uma estação de trem ou de ônibus e existem diversas companhias que operam nas várias localidades. Aconselho como uma segunda alternativa ao trem e se você tem mais tempo à disposição. De qualquer forma no sul da Itália, tantas vezes esse meio de transporte é melhor que o trem, até mesmo para poder transportar sua bagagem com mais facilidade.
5) Como se deslocar na Itália? FERRYBOAT
Justamente por ter tantas ilhas na costa, o sistema de Ferryboat é muito desenvolvido. Existem várias opções que partem por exemplo de Nápoles e de Sorrento para Capri, e para Ischia e outras ilhas menores. De Nápoles também partem Ferry para a Sicília. Para ir na Sardenha o ferry parte de Civitavecchia (mais ou menos há 82 quilômetros de Roma), Livorno e Gênova. Existem também possibilidades de ir para a Grécia a partir de Brindisi ou para Malta a partir da Sicília.
Principalmente no verão, aconselhamos fazer reservas com antecedência porque são os meses de altíssima temporada para essas zonas e os italianos viajam para muito para essas áreas, utilizando essa tipologia de transporte.
VEJA UM EXEMPLO DE SITE PARA A COMPRA DE BILHETES DE FERRY.
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Em algum outro post daqui , li sobre quando vc se desloca de uma região da Itália para outra, vc tem que passar numa espécie de “delegacia de policia” para registar a sua entrada??? Não entendi como funciona isso. Se eu saio de Roma de carro e vou para Florença, passando e parando em diversas cidades pelo caminho, tenho que fazer isso?
Agradeço a ajuda
Luciana sinceramente nunca vi essa história.. acredito que quiseram dizer de um pais para o outro.. da Itália para a França ou da Itália para a Suiça.. etc..:)
Dentro da Itália nunca vi alguém fazer isso em todas viagens que fiz.. por isso acredito que seja uma informação errada.. 🙂 me envia o link de onde vc viu isso?
Abraços
Ana Patricia
Luciana é somente uma declaração de presença e deve fazer somente uma vez (no 8° dia).
Se você entrar diratamente pelo aeroporto italiano e carimbarem o teu passaporte não é necessáio..
“Se, no entanto, o turista entrar na Europa pela Itália e se a Polícia de Fronteira carimbar em seu passaporte a “Declaração de Presença”, então o turista não precisa ir à Questura.
Para os turistas que entrarem na Itália por outro país europeu (do Espaço Schengen) e não passarem pelo controle de fronteira italiano, será preciso sempre comparecer à “Questura” para declarar sua presença quando esta for por prazo maior do que 8 dias.”
Luciana lembra de se informar sempre atráves do consulato brasileiro e com o teu agente de viagem:)
www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/documentacao-para-entrar-na-italia/documentacao-para-entrar-na-italia/
Pretendo alugar um carro, será preciso ter a carteira de motorista internacional? Como tiro está carteira no Brasil? Serão soebas 15 dias, pretendo sair do aeroporto e ir direto pa Cirtona.
Cara la categoria Dirigindo na Itália tem um post justamente sobre isso:) dá uma olhadinha.. abraços e boa viagem.Ana Patricia
Oi Ana, muito bom seu blog. Estou indo para Suica/Itália em 07 de Março queria algumas dicas suas. Como é clima nessa época? Sei que é inverno, mas é muito frio em Março? Um jeans com um casaco da pra segurar? Outra coisa, eu vou ficar 5 noites em Lucerna e de lá vou para Florença (ainda não sei como!!!! Alguma dica? ) daí vou ficar 4 noites em Florença (que eh bem central fazendo bate volta para Milão, Veneza e Piza) O que acha??? É uma boa? Depois mais 5 noites em Roma. De lá quero fazer bate volta Nápoles (Pompeia) e para Capri. Os outros dias só para Roma. O que você acha? Eu preciso de dicas sobre o Roma passar e sobre os passes de trem dentro da Itália. Tem algum tipo ilimitado? Já que eu vou fazer uns 5 bate voltas. Outra coisa, alguma dica da Suíça? Querendo ficar em Lucerna e de lá fazer bate volta pra Berna, Interagem e Gruyeres. Te agradeço se puder me ajuda. Bjs
Oi Driely, março faz frio, portanto se o casaco for realmente invernal é tranquilo, para ver mais sobre clima ir na seção Clima:) Sinceramente na minha opinião esses bates e voltas acaba sendo mais cansativo e mais caro, melhor dividir a tua viagem em pelo menos 4 bases. Para dicas sobre as vária cidades te aconselho a ir na seção dedicada a Roma, Nápoles, Florença. 🙂 Para o pass te aconselho a ver esse link pt.eurail.com/eurail-passes/one-country-pass/italy 🙂 grande abraço e boa viagem, Ana Patricia
Oi Ana, a respeito dos valores dos trens de alta velocidade os preços são somente para uma viagem ou ida e volta? Quero ir de Milão para Veneza e voltar no mesmo dia, quinto acha que vou gastar (2 adultos e 2 jovens)? Adorei seu blog, parabéns!
Os valores são médios por pessoa.. 🙂 por uma viagem.. Grande abraço, Ana Patricia
Oi Vou programar uma viagem com o marido e filha a Itália, gostaríamos de fazer o seguinte itenerário: Milão, Veneza, Florença, Pisa e Roma. Estamos na dúvida se alugamos carro ou se vamos de trem, o que aconselha? Acha que uma semana chega?
Catarina para esse itinerário aconselho trem e pelo menos 8 dias.. vai na seção Exemplos de roteiros para consultar as várias opções:) Um grande abraço e te desejo uma ótima viagem, Ana
Olá Ana Patricia, vamos para Italia em 14/07, Chegaremos em Roma, eu, meu marido, minha filha e meu genro, vamos para Amalfi,
Ficaremos lá até o dia 17/07, depois vamos para Napoli onde ficaremos hospedados em Pomigliano D’Arco até o dia 05/08. Estamos pensando em alugar um carro pelo período todo. Já temos a PID, porém as dúvidas são sobre as zonas de acesso restritos. é viavel alugar um carro? No período de 17/07 a 05/08, faremos passeios em Napolis e Calabria, vamos ficar hospedados pelo Airbnb, Grata.
Bom dia Vera, dá uma olhada no post www.viajandoparaitalia.com.br/informacoes-uteis/dirigindo-na-italia/como-funcionam-as-ztl-na-italia/ e em relação a Calabria no post www.viajandoparaacalabria.com/city-tours-na-calabria/ 🙂 Os ZTL são sempre nas zonas centrais, basta estarem atentos a placa de ZTL (ver o post) e estacionarem sempre um pouco fora do centro.. para visitarem bem essas zonas assim como a Calabria é necessário um carro por isso aconselho o carro.. além disso na Calábria sou guia se quiserem fazer um tour bem legal estou a disposição de vocês para oferecer a melhor proposta:) Um grande abraço, Ana
Olá Patricia; boa noite.
Sobre esta questão de transporte na Itália, gostaria de saber se em cidades como Turim, Milão, Roma, Napoles, Florença e Veneza há algum passe diário/ou 03 dias/ ou semanal, para utilização de todos os modos de transporte, como metro, trem ou onibus, a preço único? E onde podem ser comprados?
Agradeço muito a sua gentil ajuda.
Olá, quase todas cidades importantes (ou cidades grandes) tem passes diários ou para mais dias a preço único.. isso é muito normal em todos lugares.. Você pode comprar nas bancas de revistas e principalmente nas bilheterias nas várias estações.. lembrando que nas estações têm bilheterias automáticas, portanto você podera comprar diretamente em diversas linguas.. 🙂