Aldeias desconhecidas na Itália?
Aqui vamos conhecer os vilarejos mais belos e desconhecidos da Itália. Vamos percorrer, mais uma vez, as maravilhas da belíssima Itália, desde sempre valorizada por suas riquezas históricas, monumentais e culturais. Gostaria de conhecer as aldeias desconhecidas da Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Seriam inúmeros locais para se listar e, portanto, recomendável para meus leitores, mas desta vez vamos falar sobre ” dez aldeias da Itália” encantadoras e característicos centros edificados fora das antigas muralhas da cidade e que são desconhecidas por vocês e até mesmo por tantos italianos! Recomendo essa leitura: Contratar Consultoria Especializada em Viagens para Itália: vale a pena?
Se você já conhece a Itália tradicional te convido a conhecer essa Itália desconhecida mas que reserva “realmente” tantas belezas e surpresas!! Agora vamos elencar para vocês as aldeias mais valorizadas da Itália. Leia também Quais são as 10 Cidades mais Visitadas no sul da Itália? e O que fazer na Itália em 10 dias?
1) Aldeias desconhecidas na Itália? GERACE – CALÁBRIA
Gerace (Calábria), como a cidade é divida por diferentes núcleos, mas ligados por boas redes rodoviárias, aconselha-se efetuar o percurso de visita a pé para apreciar melhor suas inúmeras belezas arquitetônicas. A visita a cidade inicia-se a partir da aldeia, onde lá era o antiga porta de Varvara e as lojas dos oleiros. A estrada estatal contorna à direita da Cidadela um bairro parcialmente fundado sobre a rocha, até a Praça da República, onde está situada a esplêndida igreja de Santa Maria del Mastro.
Nas imediações se encontra o antigo palácio do Balzo com vista para a planície, esta última de fácil acesso percorrendo uma estrada que se espalha pela estrada principal pouco além da Igreja de San Giorgio do século XVIII; um pouco distante se encontra a fascinante igreja de Santa Maria di Monserrato de origem bizantina. Venha se encantar com um burgo maravilhoso! SAIBA MAIS SOBRE GERACE CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Gerace na Calábria
(Fonte: Explore Calabria)
2) Aldeias desconhecidas na Itália? MONTALBANO ELICONA (SICÍLIA)
Montalbano Elicona (Sicília), na província de Messina, ganhou o título de 2015 da aldeia mais bonita da Itália. O elemento histórico arquitetônico mais significativo de Montalbano Elicona é o castelo que domina um tecido urbano medieval irregular e tortuoso, que se solta acima e abaixo pelas ruelas, adaptando-se às formas do promontório rochoso. As pequenas casas construídas de arenito estão repletas de história autêntica. Rodeada por bosques seculares, Montalbano Elicona é uma das mais antigas e sugestivas aldeias medievais, rico em história, arte e tradições populares. Construída sobre um platô em 907 metros de altitude e coroada com um majestoso castelo, oferece uma paisagem incomparável sobre o mar e as Ilhas Eólias, o Etna e os viçosos relevos verdejantes que a cercam. SAIBA MAIS SOBRE A SICÍLIA CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Montalbano Elicona (Sicília)
(Fonte: Borghi Magazine – Official)
3) Aldeias desconhecidas na Itália? MONTEVERDE (CAMPANIA)
Monteverde (Campania), o Centro Histórico, entrincheirado em torno do castelo, adequá-se à morfologia do lugar, várias vezes devastado por terremotos, e conserva o seu tecido urbano original dos países hirpinos de altura, com as ruas estreitas em plataforma para recordar os desníveis dos círculos de estrada, e um espaço físico apertado onde não é raro o uso da rocha para metas residenciais. Passeando pelas ruas, se nota que, englobado em uma casa, uma rocha modelada pelo vento em forma de elefante. A agregação em fileira de casas ao longo da série concêntrica de becos, arcos e as escadarias que seguem o andamento da colina, têm doado compactação à aldeia. SAIBA MAIS SOBRE CAMPANIA CLICANDO AQUI!
Os Palácios
Vale a pena ver o castelo, construído em pedra local para a defesa das fronteiras do ducado vizinho de Benevento. Nas calçadas pavimentadas, a atenção é muitas vezes capturado pelos edifícios de interessante manufatura da burguesia terreira do século XIX, como os palácios Pelosi e Spirito na rua Bocchetti, embelezado pelos portais artísticos. Quanto aos locais de culto, o principal é a ex-catedral dedicada a Santa Maria de Nazaré. Dominada pelo castelo, se apresenta a nós em estilo barroco da reparação. Na parte interna conserva pinturas da escola napolitana do século XVII, estátuas de madeira e altares com a idade compreendida entre os XV e XVIII séculos.
Assista ao Vídeo de Monteverde (Campania)
(Fonte: Info Irpinia)
4) Aldeias desconhecidas na Itália? CASTELSARDO (SARDENHA)
Castelsardo (Sardenha), entrincheirado sobre um grande promontório com vista para o mar, Castelsardo com o seu labirinto de calçadas sinuosas da antiga aldeia – oferece uma visão de grande fascínio. De fato, a partir de qualquer perspectiva observa-se, oferecendo vistas de cartão postal, em particular do Castelo, que agora abriga o Museo dell’Intreccio Mediterraneo. SAIBA MAIS SOBRE A SARDENHA CLICANDO AQUI!
Um pouco mais sobre Castelsardo
Característicos são os seus inumeráveis degraus e labirintos de ruas estreitas sobre as quais se tem a vista das típicas habitações construídas em vertical, os alargamentos em pedra e as praças. Entre as catedrais mais importantes destaca-se a Catedral de Santo Antônio, padroeiro da cidade, visível do mar e também de várias milhas, graças a sua torre sineira, graças ao seu campanário miólico colorido.
Igreja de Santa Maria
Nas proximidades, encontra-se a Igreja de Santa Maria, sede da Irmandade de Santa Cruz, da qual se toma partida as antigas representações sagradas da Semana Santa. A igreja conserva alguns tesouros notáveis. A partir do promontório de Castelsardo na parte ocidental, percorrendo o mar em direção a ilha de Asinara, fecha o embocadura do porto de Frigiano, oferecendo aos navegantes um reparo seguro, enquanto na parte oposta degrada sobre o mar. É aqui que os antigos romanos construíram uma de suas aterrissagens, Cala Austina, ainda hoje uma belíssima baía.
Assista ao Vídeo de Castelsardo (Sardenha)
(Fonte: Massimo Nalli)
5) Aldeias desconhecidas na Itália? PITIGLIANO (TOSCANA)
Pitigliano (Toscana), aldeia de origem etrusca, foi construída sobre uma colina de Tufo em que foram escavados túneis, tumbas, becos e adega e os vários períodos e sob várias dominações romanas e longobardas. As formações de rocha calcária, fortuna turística de Pitigliano, variam das simples grutas naturais até mais antigas e bem como parte integrante das mais célebres necrópoles etruscas e caminho das cavernas etruscas.
Sobre Pitigliano
O característico centro histórico é notado pela Pequena Jerusalém, para a presença histórica de uma comunidade hebraica, sempre bem integrada no contexto social e que aqui tinha a sua própria sinagoga. De particular importância são os arcos do aqueduto Mediceo, a Igreja de Santa Maria, o catedral de 1400, o castelo Orsini e todo o centro histórico. Conhecida também como cidade do amor, Pitigliano é também reconhecido como um cartão postal, graças à beleza e fascínio medieval que a diferencia. SAIBA MAIS SOBRE A TOSCANA CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Pitigliano (Toscana)
(Fonte: ACMRufus)
6) Aldeias desconhecidas na Itália? BOVINO (PUGLIA)
Bovino (Puglia) localizada na fronteira entre Puglia e Campania, no decorrer dos séculos, Bovino tem desempenhado um papel estratégico nas ligações entre o mar Adriático e Tirreno. A aldeia antiga, destruída e reconstruída mais vezes, é caracterizada pela harmonia da estrutura urbanística e o estado de conservação, bem geral, materiais, formas e cores típicas da sua tradição.
Um pouco mais sobre Bovino
Pode-se hoje ainda admirar amplos traços de pavimentação em pedra de rio, casas de pedra, abóbada de berço em pequenos tijolos, construções nobiliárias com os seus romanos e belíssimos pátios, um impressionante número de portais em pedra (deles eram contados cerca de oitocentos), obra de mestres escultores locais e prova do desempenho assumido pela cidade nos séculos. As casas brancas, os degraus íngremes das ruas, o campo verde circundante completam o sugestivo quadro, que é de beleza frágil. A aldeia engloba ao seu interno sete igrejas, entre as quais se destaca a importante Catedral Basílica. SAIBA MAIS SOBRE A PUGLIA CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Bovino (Puglia)
(Fonte: cirovideo1)
7) Aldeias desconhecidas na Itália? BRISIGHELLA (EMILIA ROMAGNA)
Brisighella (Emilia Romagna) pouco além de Faenza, sobre a estrada montanhosa para Florença, vale a pena descobrir a pequena aldeia medieval de Brisighella, colocada ao pé dos três pináculos rochosos que dominam uma das mais fascinantes paisagens do nosso Apeninos. Característica da aldeia, é o trajeto dos jumentos, intimamente ligada às raízes da história local.
Museu da Civilização Rural
O Museu da Civilização Rural está localizado dentro de Roccaveneziana, poderoso exemplo da arte militar renascentista, construído em um dos três picos rochosos. Ao lado da Torre do Relógio, abriga-se o Museu do Tempo. E aconselhável uma parada próximo ao moinho para degustar um dos produtos de excelência da cidade, que é o azeite extra-virgem Brisighello. Todos os anos, entre o final de junho e início de julho, revive nas Festas Medievais de Brisighello representações “sagradas e profanas” do passado, com espetáculos, mercados e jantares medievais que oferecem pratos preparados segundo antigas receitas. Um fascínio absolutamente indiscutível, que não pode passar despercebido. SAIBA MAIS SOBRE A EMILIA- ROMAGNA CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Brisighella (Emilia Romagna)
(Fonte Roberto Donà)
8) Aldeias desconhecidas na Itália? VENOSA (BASILICATA)
Venosa (Basilicata), classificada entre as mais belas aldeias da Itália, é considerado digno de suster a imponente e magnífica beleza do Appenino Lucano. Emoldurado por paisagens fantásticas é uma pequena joia de relaxamento e diversão, natureza e cultura, cheia de maravilhas à espera de serem descobertas. Entre as zonas mais fascinantes está o parque arqueológico, com as suas antigas termas romanas. O símbolo indiscutível de Venosa é a igreja incompleta da Santíssima Trindade, uma verdadeira obra de arte em pedra, mas sua incompletude, nada faz senão aumentar o fascínio misterioso e romântico do edifício. SAIBA MAIS SOBRE A BASILICATA CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Venosa (Basilicata)
(Fonte: Angelo Cardillo)
9) Aldeias desconhecidas na Itália? MONTAGNANA (VÊNETO)
Montagnana (Vêneto), uma cidade de planície, protegida por um cinturão de muralhas no final da Idade Média, perfeitamente conservada e entre as mais espetaculares da Europa. Quem se aproxima de Montagnana e a vê florescer pelos prados, não pode deixar de admirar uma verdadeira parêntese de Idade Média. A muralha da cidade representa, de fato, uma verdadeira e própria joia de rara beleza. Uma vez que não é para ser desperdiçada é o município e a esplêndida Villa Pisani, uma obra-prima de Palladio. Mas as belezas mais valiosas de Montagnana são: a muralha, a fortaleza das árvores e do castelo de São Zenão. SAIBA MAIS SOBRE O VENETO CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Montagnana (Vêneto)
(Fonte: 7eDintorni)
10) Aldeias desconhecidas na Itália? NEIVE (PIEMONTE)
Neive (Piemonte), que exibe bastante beleza indiscutível. Entre elas recordamos: a torre do relógio, em posição dominante, no coração do vilarejo medieval, e as faixas de ruas de seixo. A atmosfera é genuína e a paisagem de colinas onduladas, parece representar um parêntese idílica em uma região mágica. Em Neive, cores não faltam, as pequenas ruas são frequentemente animada por festivais camponeses e mercados. As casas têm telhas vermelhas, próximas uns das outras de modo a criar um cenário pitoresco abraçado de plantas e vinhas. Não pode faltar uma visita à adega da aldeia e a a torre do mosteiro. SAIBA MAIS SOBRE PIEMONTE CLICANDO AQUI!
Assista ao Vídeo de Neive (Piemonte)
(Fonte: Linda Rasetto)
Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça uma viagem perfeita para Itália!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Aldeias desconhecidas na Itália? Aproveite a oportunidade caros leitores, sejam alpinistas da beleza e encham os olhos de maravilhas italianas. A Itália espera por vocês! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!