Por que visitar a Capela Sistina?
Porque, além da Capela Sistina estar localizada na Cidade do Vaticano, à direita do Palácio do Vaticano, é um dos maiores orgulhos da arte italiana. Ela ainda é consagrada como a Capela Papal e é uma das áreas incluídas na visita dos Museus do Vaticano. Vamos ano nosso post do dia: Por que visitar a Capela Sistina? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Vídeo em 3D da Capela Sistina, imperdível!
(Fonte: ShakamuraGames)
Nossa Introdução
A Capela Sistina é uma das obras mais fascinantes de arte da Alta Renascença, tanto por seu tamanho quanto pela qualidade de seus afrescos e de suas pinturas. A Capela Sistina é dedicada a Maria da Assunção do Céu, e deve o seu nome a Sisto IV della Rovere. Mas por que visitar a Capela Sistina? Porque a beleza e a riqueza de detalhes dessa obra de arte grandiosa vai deixar você impressionado, e com certeza você não vai se arrepender. Leia também nosso post especial sobre os Detalhes da Capela Sistina e faça essa visita entendendo toda a história sobre a Capela!
Um pouco sobre a História da Capela Sistina
O Papa Sisto IV, logo após sua eleição, em 1471, começou uma grande obra de restauração na cidade de Roma, que atingiu o seu auge, na reconstrução e decoração, com o Palácio Apostólico do Vaticano e com a “Capela Palatina”. Essa última, que foi nomeada em sua honra, a “Capela Sistina”, viria a ser a sede das cerimônias mais solenes do calendário católico, então precisava ser um lugar suntuoso, teria que mostrar ao mundo o enorme poder da corte papal.
E assim foi constituída uma obra-prima universal, que se acumula em seus 40 metros de comprimento e 14 de largura, a história da origem da humanidade. Gostaria de conhecer a Roma Religiosa, então clique aqui! Se você quiser ficar boquiaberto, então você deve visitar esta obra-prima e admirar a grandeza de uma das obras mais surpreendentes de arte em Roma e em todo o mundo.
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Os Afrescos e a Construção
É sabido que o afresco considerado o mais famoso da Capela Sistina é “O Juízo Final”, mas as maravilhas presentes na capela, não são só de Michelangelo, na verdade, existem muitos outros pintores importantes, como Botticelli, Ghirlandaio, que ajudaram a fazer essa magnífica Capela.
Durante a construção da capela, entre 1475 e 1481, Sisto IV não teria imaginado que o local iria abrigar algumas das expressões mais impressionantes da arte renascentista, é conhecida em todo o mundo por ser o lugar onde ocorrem o Conclave e outras cerimônias oficiais feitas pelo Papa. Leia também: Como ver o Papa em Roma? e Como participar de uma Audiência com o Papa?
O Juízo Final de Michelangelo…
Mais tarde o Papa Júlio II, sempre da família Della Rovere, quis algo mais majestoso e solene para a capela, que era para ser o lugar onde se realizaria as várias liturgias pontifícias. Nas paredes da capela já tinha sido conseguido, através do trabalho de uma equipe de pintores da Toscana, liderados por Perugino, uma série de pinturas que contava a vida de Moisés (a história da salvação sob a Lei) e de Cristo (a história da salvação sob a Graça).
Júlio II decidiu fazer os afrescos no teto sobre a história da salvação perante sob Lei e confiou à implantação dessa iniciativa ao gênio Michelangelo. Assim nasceu a obra-prima: o Juízo Final. As outras paredes da Capela Sistina foram decoradas por outros artistas, como Sandro Botticelli, Piero di Cosimo, Domenico Ghirlandaio, Pietro Perugino, Pinturicchio e Luca Signorelli.
Informações Úteis para Visitar os Museus Vaticano, incluindo a Capela Sistina
Vou deixar informações úteis para você visitar os Museus do Vaticano, onde está incluída a Capela Sistina, como horários, ingressos e etc.
Bom Saber:
- A Capela Sistina está localizada dentro do caminho dos Museus do Vaticano, ou seja, a Capela é um dos museus e você não tem como comprar um ingresso somente para visitar a capela. A Capela está à direita da Basílica de São Pedro, no Palácio Apostólico. A Capela Sistina, não é apenas uma obra de arte ou um destino turístico, mas aqui, ainda hoje, é realizado o Conclave para a eleição do Papa.
Localização:
- Endereço: Viale Vaticano snc, 00165 Roma
- Estações de Metrô mais próximas para desembarque: Estação Ottaviano (500 metros) e Estação Cipro (650 metros)
Horários para Visita:
- De segunda a sábado
das 9h00 às 18h00 (última entrada às 16h00) - Todo último domingo do mês
das 9h00 às 14h00 (última entrada às 12h30)
Entrada gratuita – Possibilidade de visita guiada mediante reserva aqui!
Importante Saber!!!!
Os museus não abrem aos domingos, com exceção do último domingo do mês quando a entrada é gratuita (das 09:00 às 14:00). Além disso, o museu está fechado nas seguintes datas:
• Janeiro: dias 01 e 06;
• Fevereiro: dia 11;
• Março: dia 19;
• Abril: dias 05 e 06;
• Maio: dia 01;
• Junho: dia 29 (SS. Pietro e Paolo);
• Agosto: dia 15;
• Dezembro: dias 08, 25 e 26.
Atenção!
Aconselho sempre a consulta e/ou acompanhar o Calendário de Eventos do Vaticano, clique aqui para saber mais!
Ingressos pelo Site Oficial do Vaticano:
- Vou deixar aqui o Site Oficial do Vaticano para compra dos ingressos, porém a compra é em italiano. Site Oficial do Vaticano – Clique Aqui!
Ingressos com Parceiros do Viajando para Itália:
Vou deixar aqui algumas opções de compras de ingressos com parceiros que são bem interessantes, alguns oferecem tour guiado e site em português para facilitar a sua visita.
Visita guiada pelo Vaticano com a CIVITATIS:
Participe de um passeio em Grupo com Guia em Língua Portuguesa com nossos Parceiros, faça um orçamento sem compromisso e analise o custo-benefício para sua viagem tranquila e segura pelo Vaticano.
- Língua: Português (quando comprado com antecedência, pois costuma esgotar rápido);
- Duração: de 3,5 / 4 horas;
- Quando: De Segunda a Sábado;
- Observação: as datas disponíveis no calendário são conforme a temporada, mas é sempre importante verificar a disponibilidade, pois os parceiros poderão abrir vagas fora do planejamento anual;
- Direito: bilhetes.
Combo: Visita Guiada pelo Vaticano + Coliseu, Fórum e Palatino com a CIVITATIS
Se você tem a intenção de visitar também o Coliseu, o Fórum e o Palatino, aconselho esse Combo de Tour em Grupo com Guia em Língua Portuguesa, faça um orçamento sem compromisso e analise o custo-benefício para sua viagem tranquila e segura pelo Vaticano e Roma Imperial, veja esse incrível COMBO!
- Língua: Português (quando comprado com antecedência, pois costuma esgotar rápido);
- Duração: 6 a 6,5 horas;
- Quando: Segundas, Terça Quinta, Sexta e Sábado;
- Inclui: bilhetes.
Bilhetes para Museus do Vaticano e Capela Sistina: sem filas + audioguia opcional com a Tiqets
- Entrada sem filas para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina;
- Acesso a todas as salas e galerias abertas para visitá-las ao seu ritmo;
- Audioguia oficial opcional;
- Clique aqui para saber mais!
Mapa Informativo dos Museus Vaticano
Algumas Curiosidades sobre a Capela Sistina:
- A Capela Sistina tem as mesmas dimensões do templo de Salomão, conforme descrito no Antigo Testamento.
- O primeiro conclave realizado na Capela Sistina do Palácio Apostólico foi o de 1492. A partir de 1870, tornou-se a sede de todos os conclaves.
- Antes de Michelangelo fazer sua obra, Deus era geralmente representado como uma mão apontando através das nuvens. A Capela Sistina foi a primeira que ilustrou Deus com um corpo musculoso e um rosto emoldurado por uma longa barba branca, muito semelhante à figura do deus grego Júpiter.
- O Juízo Final foi pintado de uma maneira que parece se ‘apoiar’ levemente no espectador em sua parte superior. Historiadores dizem que Michelangelo queria invocar o respeito pelo poder de Deus. Dizem também que, ao contrário dos outros afrescos da capela, as figuras dessa pintura específica, também teve a intenção de reforçar o respeito à Virgem Maria, que fica no centro, próxima a Cristo.
- A figura central, a mais importante, é Cristo, porém, aqui, ele foi representado em uma figura jovem e atlética. Seu olhar é duro e ele se vira para a esquerda, onde estão os torturadores. Aqui, estamos diante da representação de um “Cristo desconhecido”, no qual a bondade e a misericórdia desapareceram e deram lugar a um Cristo inconformado e quase vingativo em relação às maldades no mundo.
Frase de Goethe
Eu gostaria de terminar com uma frase de Goethe, que, em poucas linhas, explica a imensidão da Capela Sistina. Só depois de ter observado e admirado seu trabalho, ele disse: “Sem ter visto a Capela Sistina, você não pode ter ideia sobre apreciar o que um homem é capaz de conseguir. “
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba onde pegar o acesso privilegiado para participar da Audiência Papal!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Por que visitar a Capela Sistina? Porque caminhar por entre os corredores dos Museus do Vaticano é uma experiência única e incomparável, e justamente por isso deve ser feita do melhor modo possível, se você quiser conhecer somente a Capela Sistina, aconselho que faça o passeio sozinho, já se você gosta de arte ou se quer entender melhor a importância de algumas das obras raras que você encontrará no Museu aconselho que faça o passeio com uma Guia em Língua Portuguesa que vai saber te explicar o melhor da história surpreendente e única desse museu!!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!