Como visitar o Museu Vaticano?
O território da República Italiana, conserva no seu interior, uma pequena surpresa: o Estado do Vaticano. A Cidade do Vaticano é um enclave inserido na malha urbana da cidade de Roma, o menor estado independente do mundo, tanto por população (836 habitantes) como por sua extensão territorial (0,44 km²). Têm um sistema de monarquia absoluta com o Papa como seu líder; as línguas oficiais são o italiano para o Vaticano e o latim para a Santa Sé.
Foi apenas um texto breve, pois temos muitos mais a respeito desse tema. Vamos saber agora como visitar o Museu do Vaticano? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Este pequeno estado abriga os Museus do Vaticano: uma das maiores coleções de arte do mundo; fundado pelo Papa Júlio II, no século XVI, quando o recém-eleito papa colocou uma estátua de Apolo no pátio interno do Palácio Belvedere e, a partir daí, começou a colecionar esculturas, o seu exemplo foi seguido ao longo dos séculos pelos outros Papas. Dessa forma, a sua enorme coleção de obras de arte, fazem desse museu um complexo museológico de grande importância tanto por sua beleza quanto pela sua riqueza.
Composto por um conjunto de quartos, salões, museus, galerias, capelas, bibliotecas, enfim a partir do renascimento não existiu um artista que não deixou um “pouco” do seu gênio em uma das tantas obras que hoje se encontra no Museu. Somente para você ter ideia, o Museu do Louvre, em Paris, tem 7.000 m, enquanto esse museu têm 7.600 metros! É incrível, não é verdade? Leia também: quais são os 10 principais monumentos turísticos de Roma?
Com o Guia Viajando para a Itália, você terá acesso a informações privilegiadas, como indicações de hospedagens, melhores gelaterias, pizzerias e restaurantes; informações importantes sobre transportes, museus, passeios e atrações imperdíveis; além de sugestões de roteiro para sua viagem.
Tudo o que você precisa para sua viagem ser perfeita, reunido num só lugar!
Clique aqui e saiba mais!Primeiro Entenda As Divisões dos Museus Vaticano
Na foto abaixo você poderá entender como é dividido os Museus, com as suas várias seções onde você poderá visitar galerias sobre arte egípcia, etrusca, gregas e romanas, além de um conjunto de quatro salas decoradas por Rafael (incluindo a clássica pintura Escola de Atenas), os apartamentos papais com os afrescos de Michelangelo e de Rafael e tantos outros pequenos museus históricos e etnológicos.
Basicamente o museu é composto da seguinte forma:
Museu Chiaramonti
Composto por mais de 800 obras gregas – romanas assim como 5.000 inscrições pagãs e cristãs.
Museu Pio Clementino
Formado por tantas obras neo – clássica, assim como o sarcófago de Santa Helena e de Santa Constança, filha do Imperador Constantino;
Quartos de Rafael
Quando Rafael chegou em Roma foi apresentado a Julio II, que decidiu encomendar com Rafael os afrescos para alguns quartos, entre estes a Escola de Atenas, onde o artista retrata filósofos como Aristóteles, Platão e Sócrates;
Biblioteca Vaticana
A primeira da Europa em termo de antiguidade, de riqueza de manuscritos e de bibliografias raras, poderemos ver entre tantas raridades, o código da Bíblia do IV século, o Evangelho de São Mateus do séc. VI e tantos outros.
Capela Sistina
A Capela Sistina, que recebeu este nome em 1881 por causa de Sisto IV – o papa que reconstruiu a antiga Capela Magna do Palácio Apostólicos. Os afrescos no teto, que retratam cenas do Gênese, foram pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512; enquanto as pinturas que você vai ver nas paredes laterais foram feitas por artistas como Ghirlandaio e Botticelli, além disso como você sabe, a Capela Sistina é famosa em todo o mundo por ser o local onde o conclave desde o século XV se reúne para a eleição dos novos papas e outras cerimônias oficiais feitas pelo Papa. Leia também: Como ver o Papa em Roma? e Como participar de uma Audiência com o Papa?
E por último e não menos importante, você poderá conhecer:
• Galeria dos Mapas;
• Museu Gregoriano Etrusco;
• Museu Gregoriano Egípcio;
• Museu Profano Gregoriano;
• Pátio da Pinha;
• Museu Etnológico;
• Braccio Nuovo;
• Galeria dos Candelabros;
• Galeria das Tapeçarias;
• Galeria dos Mapas;
• Aposentos de São Pio V;
• Sala Imaculada Conceição;
• Apartamentos Borgia;
• Pinacoteca.
Informações Úteis para Visitar os Museus Vaticano
Vou deixar informações úteis para você visitar os Museus do Vaticano, como horários, ingressos e etc.
Localização:
- Endereço: Viale Vaticano snc, 00165 Roma
- Estações de Metrô mais próximas para desembarque: Estação Ottaviano (500 metros) e Estação Cipro (650 metros)
Horários para Visita:
- De segunda a sábado
das 9h00 às 18h00 (última entrada às 16h00) - Todo último domingo do mês
das 9h00 às 14h00 (última entrada às 12h30)
Entrada gratuita – Possibilidade de visita guiada mediante reserva aqui!
Importante Saber!!!!
Os museus não abrem aos domingos, com exceção do último domingo do mês quando a entrada é gratuita (das 09:00 às 14:00). Além disso, o museu está fechado nas seguintes datas:
• Janeiro: dias 01 e 06;
• Fevereiro: dia 11;
• Março: dia 19;
• Abril: dias 05 e 06;
• Maio: dia 01;
• Junho: dia 29 (SS. Pietro e Paolo);
• Agosto: dia 15;
• Dezembro: dias 08, 25 e 26.
Atenção!
Aconselho sempre a consulta e/ou acompanhar o Calendário de Eventos do Vaticano, clique aqui para saber mais!
Ingressos pelo Site Oficial do Vaticano:
- Vou deixar aqui o Site Oficial do Vaticano para compra dos ingressos, porém a compra é em italiano. Site Oficial do Vaticano – Clique Aqui!
Ingressos com Parceiros do Viajando para Itália:
Vou deixar aqui algumas opções de compras de ingressos com parceiros que são bem interessantes, alguns oferecem tour guiado e site em português para facilitar a sua visita.
Visita guiada pelo Vaticano com a CIVITATIS:
Participe de um passeio em Grupo com Guia em Língua Portuguesa com nossos Parceiros, faça um orçamento sem compromisso e analise o custo-benefício para sua viagem tranquila e segura pelo Vaticano.
- Língua: Português (quando comprado com antecedência, pois costuma esgotar rápido);
- Duração: de 3,5 / 4 horas;
- Quando: De Segunda a Sábado;
- Observação: as datas disponíveis no calendário são conforme a temporada, mas é sempre importante verificar a disponibilidade, pois os parceiros poderão abrir vagas fora do planejamento anual;
- Direito: bilhetes.
Combo: Visita Guiada pelo Vaticano + Coliseu, Fórum e Palatino com a CIVITATIS
Se você tem a intenção de visitar também o Coliseu, o Fórum e o Palatino, aconselho esse Combo de Tour em Grupo com Guia em Língua Portuguesa, faça um orçamento sem compromisso e analise o custo-benefício para sua viagem tranquila e segura pelo Vaticano e Roma Imperial, veja esse incrível COMBO!
- Língua: Português (quando comprado com antecedência, pois costuma esgotar rápido);
- Duração: 6 a 6,5 horas;
- Quando: Segundas, Terça Quinta, Sexta e Sábado;
- Inclui: bilhetes.
Bilhetes para Museus do Vaticano e Capela Sistina: sem filas + audioguia opcional com a Tiqets
- Entrada sem filas para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina;
- Acesso a todas as salas e galerias abertas para visitá-las ao seu ritmo;
- Audioguia oficial opcional;
- Clique aqui para saber mais!
Mapa Informativo dos Museus Vaticano
Curiosidades…
- Em 2011, 6 milhões de pessoas passaram por esse museu, fazendo dele o museu “italiano” mais visitado, mesmo que na verdade, ele não seja considerado parte do território pertencente à República Italiana.
- Outra curiosidade sobre o museu, foi quando em maio de 1938, Adolf Hitler, líder da Alemanha nazista, chegou em Roma, como hóspede do rei Victor Emanuel III e de Benito Mussolini. O Papa Pio XI não só se recusou a recebê-lo, mas mudou-se por alguns dias para a casa de campo, em Castel Gandolfo, e determinou que o museu e a Basílica permanecessem fechados durante todo o tempo que o Fuhrer estivesse em Roma. Desta forma, o alemão, não só nunca pode entrar no território do Vaticano bem como não pode conhecer as coleções do famoso Museu!!
Como chegar ao Vaticano?
Vou deixar aqui algumas opções para você chegar até o Vaticano, em Roma!
1) Como chegar ao Vaticano? DE AVIÃO!
Aeroportos: L. Da Vinci, Fiumicino ou Aeroporto GB. Pastine, Ciampino (mais perto do centro de Roma).
Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:
- COMO IR DO AEROPORTO DE ROMA FIUMICINO ATÉ O CENTRO DE ROMA?
- COMO IR DO AEROPORTO DE FLORENÇA PARA O CENTRO DE FLORENÇA?
- COMO IR DO AEROPORTO MALPENSA PARA O CENTRO DE MILANO?
- COMO IR DO AEROPORTO DE VENEZA PARA O CENTRO DE VENEZA?
2) Como chegar ao Vaticano? COM O TREM/METRÔ/ÔNIBUS
Estações de Trem: Estação San Pietro / Estação Termini / Estação Tiburtina.
A partir da Estação Termini ou da Estação Tiburtina você fará o seguinte:
- De Metrô: chegando em Roma, a parada do metrô mais perto é OTTAVIANO, Linha A, localizado há 7 minutos de caminhada do Museu Vaticano e 12 minutos da Basílica de São Pedro. Leia também Como usar o metrô em Roma? e Onde se hospedar em Roma perto do Metrô?
- De ônibus: existem várias conexões das principais cidades italianas até Roma. Quase todos os serviços de longa distância têm como último destino um ponto em frente a estações de metrô, dentre as quais as principais são Tiburtina e EUR Fermi. Leia também: como se locomover em Roma?
Você sabia?
- Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui: Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post: Como comprar uma passagem de trem na Itália?
Mapa da Estação de Metrô Ottaviano até os Museus Vaticano
Assista esse vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como visitar o Vaticano em poucas horas! Vídeo perfeito para quem tem pouco tempo em Roma!
Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like!
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Como visitar o Museu Vaticano? Caminhar por entre os corredores dos Museus do Vaticano, como você imaginou é um experiência única e incomparável e justamente por isso deve ser feita do melhor modo possível, se você quiser conhecer somente a Capela Sistina de modo superficial aconselho que faça o passeio sozinho, já se você gosta de arte ou se quer entender melhor a importância de algumas das obras raras que você encontrará no Museu aconselho que faça o passeio com uma Guia em Língua Portuguesa que vai saber te explicar o melhor da história surpreendente e única desse museu!!
Está inseguro para viajar?
Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Bom dia Ana Patrícia, primeiramente gostaria de lhe parabenizar pelo blog, está me ajudando muito. Vi que o Museu do Vaticano é fechado aos domingos, porém estarei em roma, junto com uma amiga nos dias 24, 25 e 26. Havíamos combinado de visitar o museu no domingo e justamente nesse dia ele será aberto, já que será o último domingo do mês. Só que não sei se compensa, porque imagino a quantidade de gente, já que nesse dia é gratuito. Por favor, gostaria que você me aconselha-se se seria melhor pagar e ir no sábado ou ir ao domingo e economizar, que não é ruim?
Agradeço desde já e tenha uma ótima semana.
Oi Gemina, tudo bem?
Obrigada pelo comentário. Sinceramente eu acho que se compensa somente se você realmente tiver necessidade de economizar esses 20 euros.. Lembra que não será somente a fila que será enorme, mas dentro terá muito mais pessoas do normal, por isso até mesmo a visita dentro será de algum modo prejudicada 🙁
Se forem ir eu aconselho que máximo per 07:30 (ou antes) estejam já na fila.
Se decidir comprar os bilhetes vai nos posts de Roma para ver como comprar o bilhete online sem dificuldades.
Grande abraço da Itália
Ana Patricia
Procuro por um post deste ha anos… E nesse achei tudo o que procurava. Adorei. Estou programando ($) uma viagem para a Itália e com certeza vou te procurar. Beijos.
Querida obrigada!! Quando um leitor me diz isso, recompensa todo o sacrificio de encontrar tempo para poder escrever no blog:)
Fico a tua disposição,
Grande abraço,
Ana Patricia
Realmente Ana o seu blog é excelente!! Ajuda demais todos estes comentários e artigos para serem lidos e relidos antes de qualquer viagem. Inúmeras pesquisas, leituras, respostas de blogueiros já me auxiliou em 2 viagens que já fiz, por 5 países da Europa.Continue a nos auxiliar com seu blog!!! Esplêndido!!!!
Obrigada querido! E quando os leitores reconhecem o nosso trabalho è um grande prazer!! Obrigada pelo feedback!
Ana Patricia
Olá, Ana Patricia, seu blog é muito bom, tem me ajudado muito na criação do meu roteiro pela Itália! Você sabe me dizer se é melhor comprar a entrada dos Museus do Vaticano pela internet ou se comprando na hora é o suficiente? Será que pegarei muita fila se for comprar na hora?
Muito obrigada!!
Laura recomendo sempre a compra desse bilhete online..:) veja o video onde digo quais sao os bilhetes que deve comprar antes: youtu.be/GDKum71fpLc 🙂 Grande abraço, Ana
Olá, Ana Patricia, boa tarde. Muito obrigado por todo trabalho e esforço em trazer todas essas informações. Eu estarei em Roma entre os dias 15 e 17 de novembro próximo. Meu voo está com previsão de chegada as 12:00hs; pretendo ficar hospedado próximo ao terminal Termini. Vc saberia em dizer se é possível visitar os museus do Vaticano ainda neste mesmo dia?
Abraços e obrigado
Na pratica vc poderia comprar os teus bilhetes para as 16, mas sinceramente acho arriscado, melhor fazer nos outros dias..:) Abraços e boa viagem, Ana