Por que conhecer San Gimignano?
Não tem desculpa para não ir para San Gimignano, porque é um dos vilarejos medievais mais característicos e encantadores da Toscana. San Gimignano, patrimônio da UNESCO, é uma cidadezinha que permaneceu quase intacta desde o fim do século XIV até hoje, como consta claramente nas pinturas da época (por exemplo, a tela de Taddeo Bartolo, no Museu Cívico da cidade). Por que conhecer San Gimignano? Saiba agora!!! Daremos todos os motivos do mundo para você conhecer esse lugar incrível! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
É preciso conhecer este vilarejo pela singularidade da arquitetura, pelo encanto do clima do povoado, pelas paisagens extraordinárias dos campos em volta e pelo vinho aqui produzido (e suas respectivas degustações). Por todos esses motivos, San Gimignano é um dos lugares mais visitados da Toscana, e não apenas por turistas estrangeiros ou de outras regiões, mas pelos próprios toscanos também, que aproveitam o tempo de folga para passar um dia agradável, passeando ao ar livre. Saiba aqui Como ir até San Gimignano a partir de Florença e saiba também Onde dormir em San Gimignano.
1) Por que conhecer San Gimignano? PORQUE SUAS ATRAÇÕES SÃO IMPERDÍVEIS!!!
O que ver em San Gimignano em um dia? Vamos listar aqui as atrações de San Gimignano para você conhecer em apenas um dia! Que tal uma Excursão por San Gimignano, Siena e Chinati? Em apenas um dia você pode conhecer esses 3 lugares incríveis e imperdíveis na Toscana!
Casas-Torre
Podemos começar pelas casas-torre, que são uma das características típicas deste vilarejo. Das setenta que existiam na época medieval, hoje só restam apenas treze, e graças a elas, San Gimignano conservou toda a arquitetura fascinante de um período inspirador. No passado, as casas-torre não eram apenas um elemento de prestígio (detalhe: a competição era para quem tinha a casa-torre mais alta), mas também tinham razões práticas, como a defesa. Com certeza, são essas torres que distinguem esta linda cidade em relação às outras.
Um pouco mais sobre Casas-Torre
As casas-torre, ligadas entre si através de pontes, eram um sistema extremamente seguro de passar de uma casa-torre para outra sem ter de passar pela rua (que geralmente era frequentada por pessoas suspeitas ou com as quais poderiam ter pendências a pagar, brigas familiares e políticas). Outro motivo da difusão das casas-torre teria sido em relação ao mundo da indústria têxtil, nessa região eram usados corantes à base de açafrão. Para fixar bem a cor, era preciso manter o tecido longe do pó e do sol, não tendo espaço adequado para estender os tecidos, as pessoas sempre construíam casas mais altas.
Catedral de San Gimignano e o Palácio Comunale
Vamos continuar nosso passeio para admirar as principais atrações; dentre elas, não pode faltar a visita à Catedral de San Gimignano e o Palácio Comunale, que fica bem ao lado, onde está a Pinacoteca de Arte Medieval. Sua fachada romântica do século XII é toda original e lá dentro estão reunidas várias obras-primas, entre elas uma cruz de madeira de 1200.
Colegiada de Nossa Senhora da Assunção
A linda Colegiada de Nossa Senhora da Assunção, construída no século XII, é caracterizada por uma escadaria e uma fachada rústica, e dentro, três naves. Nela, está conservada uma série de obras-primas, como: o Martírio de São Sebastião, de Benozzo Gozzoli, as estátuas de madeira de Jacopo della Quercia e os afrescos de Lippo e Federico Memmi. Sem dúvidas, vale a pena subir até o topo da Torre Grossa, a torre mais alta da cidade, de onde é possível observar a melhor vista de toda San Gimignano. Ainda nessa região, vamos visitar o Palácio Comunale, a Pinacoteca e a Torre Grossa.
Palácio Comunale
Construído e ampliado entre 1288 e 1323, o Palácio Comunale é outra obra-prima da arquitetura tardo-medieval, onde fica a Sala de Dante, decorada com uma série de afrescos importantes que têm como tema a corte e sua cavalaria. Na Pinacoteca, há obras do período entre os séculos XIII e XVII.
A Torre Grossa e o Museu Cívico
A Torre Grossa, que tem exatamente 54 metros de altura, pode ser visitada pelo Museu Cívico. Símbolo da cidade e do estado laico, a torre impera em todo o vilarejo e nos campos ao redor. Através de uma escada externa do palácio, é possível acessar o Museu Cívico (onde até Dante se hospedou por um período). Lá se destacam: a Majestade, de Lippo Memmi, a Cruz, de Coppo di Marcovaldo, o tondo com a Anunciação, de Filippino Lippi, além de uma das últimas obras de Pinturicchio.
A Capela de Santa Fina
Outra obra-prima da arquitetura renascentista de Giuliano e Benedetto Da Maiano é a Capela de Santa Fina. Reza a lenda que Santa Serafina, após a morte de sua mãe, teria decidido passar o resto de sua vida rezando diante de um oratório. Essa história está ilustrada em um afresco de Ghirlandaio presente na capela, em que o artista narra a vida da santa.
A Igreja de Santo Agostinho
Por fim, sem dúvidas vale a pena ver a Igreja de Santo Agostinho, nos arredores da Porta San Matteo. Ela tem um estilo românico-gótico e abriga uma obra de arte de Piero Pollaiolo (A Coroação da Virgem, no altar principal) – outra maravilha é o conjunto de afrescos de Benozzo Gozzoli sobre A Vida de Santo Agostinho, que decora as paredes do coral. Leia também Castelos para se hospedar na Itália?
Assista a esse vídeo sobre San Gimignano!
(Fonte: Drone Nomds)
2) Por que conhecer San Gimignano? PORQUE SUA GASTRONOMIA É TOSCANA
A esta altura vamos parar em algum dos restaurantes especializados na culinária toscana para deliciar o paladar. Caso tenhamos ainda um pouco mais de tempo, podemos subir até a Rocca di Montestaffoli para ver as ruínas e outra vista linda da cidade. Para terminar a visitação, meu conselho é experimentar o vinho branco local, o Vernaccia de San Gimignano. E sem contar que em San Gimignano estão algumas das melhores gelaterias da Itália. Então aproveite e curta a cidade do ponto de vista gastronômico! Vamos conhecer a enogastronomia Toscana?
Assista esse vídeo e saiba: Como não pegar multa em Florença? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Por que conhecer San Gimignano? Porque uma cidadezinha cuja extensão é de poucos quilômetros quadrados, e cujos habitantes não passam de 7.000, é digna de competir até com um monumento de prestígio como a Torre de Pisa. O mérito é, por exemplo, das galerias, que expõem a arte contemporânea e moderna, dos museus, que ficam sempre abertos, do teatro, que oferece apresentações musicais no verão. Além da temporada de inverno com várias organizações culturais, da biblioteca, que abriga mais de 100.000 obras, dos corais, das escolas de dança, das bandas e escolas de música.
Em outras palavras, a cultura tem um papel predominante. Portanto, não é por acaso que San Gimignano tenha sido eleita pela Universidade de Sena como sede para os cursos de mestrado, e todos os anos recebe um grande número de exposições de arte contemporânea. Eis o porquê de conhecer San Gimignano.
Está inseguro para viajar?
Se mesmo assim você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem;)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Olá! Você acha que vale a pena conhecer no inverno?? Faz muito frio?? Vou em janeiro! ABS.
Boa tarde, estou em licença maternidade, portanto nesse periodo não estou conseguindo me dedicar a responder todos os comentários do blog. Te aconselho a ir nas categorias: Clima na Itália, Inverno na Itália, Viajando pela Itália – conselhos turisticos e Hospedagem na Itália. Tenho certeza que encontrará todas informações que você precisa para a tua viagem. Grande abraço, Ana Patricia
OI Ana Patricia !Tudo bem ?
Estamos indo para Florença em outubro e ficaremos 10 dias .
Queremos conhecer San Gimigniano , Siena , Montalcino e uma vinicola .
Teriamos que contrarar um motorista com guia .
Vc faz este serviço ?
obrigada luiza
Cara Luiza,
Informo que estou em licença maternidade até Setembro.
Todos os emails devem ser enviados para [email protected], com cópia para o email [email protected].
Para contatos via skype por favor salve o novo endereço:
BonjourItalie-Touristico e para contatos via what ap: (+39) 3358385674.
Em caso de EMERGÊNCIAS, por favor entre em contato pelo telefone/what ap (+39) 3358385674.
Grande abraço,
Ana Patrícia da Silva
Responsável comercial do operador Bonjour Italie,