Vamos visitar Pienza na Toscana?

A Toscana possui cidades de enorme beleza e uma delas é a encantadora Pienza. Se a Toscana faz parte do seu itinerário, hoje, te convido a conhecer Pienza.

0 292

Vamos visitar Pienza na Toscana?

Pienza fica em Val D’Orcia e é uma encantadora vila que merece uma visita. Como a maioria das cidades da Toscana, chama atenção por sua tranquilidade, belezas e panoramas incríveis. Vamos visitar Pienza na Toscana? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!! Conheça também nossa Seção sobre Exemplos de Roteiros Turísticos na Itália!

Um pouco sobre Pienza…

No coração do Val D’Orcia, na Toscana, está esta maravilhosa vila que é Pienza, uma das joias italianas incluídas na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Encomendada pelo Papa Pio II, a vila é ainda hoje um exemplo único quando falamos de organização racional de espaços e perspectivas; combina praças e edifícios que refletem os cânones urbanos do Renascimento e encantam! Justamente por isso é considerada uma cidade perfeita! Seu belo centro histórico representa plenamente a aplicação desses conceitos humanísticos de planejamento urbano e de cidade ideal: a cidade concentra-se na praça principal que é dominada pelos edifícios mais importantes da cidade seguindo um padrão trapezoidal preciso. Recomendo um super Tour a Montalcino, Pienza e Montepulciano, clique aqui para saber mais!

Enea Silvio Piccolomini

Esta vila é conhecida como a cidade criada pelo grande humanista Enea Silvio Piccolomini, que mais tarde se tornou o Papa Pio II. Piccolomini tinha as possibilidades econômicas e a influência para transformar sua terra natal no que ele acreditava que deveria ser uma cidade utópica, que deveria incorporar os princípios e a filosofia da era clássica e do grande Renascimento italiano, e assim foi. Basta admirar o Duomo, ou a Catedral de Santa Maria Assunta, para se encantar com o delicado equilíbrio entre as formas góticas e renascentistas.

Em seguida, vamos à descoberta de Pienza, a cidade ideal, partindo do seu centro que é a praça dedicada a Pio II, construída por Bernardo Rossellino, com uma forma trapezoidal particular onde se avistam a Catedral e os palácios de Borgia, Piccolomini e Palazzo Comunale. Pienza é caracterizada por ruas e ruas com nomes muito particulares, a rua principal é Corso Rossellino e leva o nome do grande arquiteto-urbanista.

1) Vamos visitar Pienza na Toscana? VISITE SANTA MARIA ASSUNTA (O DUOMO)

Partimos da Catedral de Santa Maria Assunta ou Duomo para nos encantarmos com o equilíbrio entre as formas góticas e renascentistas. O complexo foi projetado para ser inserido na praça principal. A Catedral abriga pinturas importantes e notáveis dos mais renomados artistas da época. O interior está dividido em três naves, todas muito iluminadas pela presença de grandes janelas góticas e podem-se admirar alguns retábulos feitos por artistas da escola de Siena. Há também a bela torre sineira octogonal que se eleva acima da cripta antiga apontando diretamente para o céu.

2) Vamos visitar Pienza na Toscana? VISITE A PALAZZO PICCOLOMINI

À direita da Catedral está o Palazzo Piccolomini, a residência particular do Papa Pio II, um dos edifícios mais importantes construídos por Rossellino. A parte sul do Palácio consiste em três arcadas sobrepostas, de onde você pode admirar o esplêndido panorama do Val d’Orcia. Neste edifício renascentista, pinturas e gravuras representando membros da família Piccolomini são preservadas em várias salas e galerias. Este palácio foi escolhido por Franco Zeffirelli para rodar algumas cenas do seu famoso filme Romeu e Julieta, aqui os dois amantes se encontraram pela primeira vez na festa na casa da família Capuleto.

3) Vamos visitar Pienza na Toscana? VISITE O PALAZZO BORGIA

Outro palácio a ver é o Palazzo Borgia, em frente ao Palazzo Piccolomini e assim chamado porque foi doado pelo Papa ao Cardeal Rodrigo Borgia, na época seu colaborador próximo, que se tornou Papa Alexandre VI e que fez dele sua residência. O edifício é caracterizado por janelas cruzadas guelfas, onde hoje está instalado o Museu Diocesano.

4) Vamos visitar Pienza na Toscana? VISITE A CÂMARA MUNICIPAL

Também nas proximidades fica a Câmara Municipal que se destaca pela sua torre baixa e grande, pelo pátio e por uma loggia com colunas de mármore travertino; além de apresentar janelas gradeadas na fachada. Hoje o prédio é a sede do Município de Pienza.

5) Vamos visitar Pienza na Toscana? VISITE PIEVE DI CORSIGNANO

Até aqui, você ainda está no centro de Pienza; siga as indicações para Pieve di Corsignano, que está localizada a algumas centenas de metros de Pienza e você pode chegar lá com uma curta caminhada. Esta igreja está localizada num campo com um grande encanto paisagístico.

É uma igreja românica com três naves e as suas origens antigas remontam ao século VII, mas o estilo românico atual remonta ao século XII. A igreja está relativamente vazia, mas tem a particularidade de ter um altar em cada nave e, à direita, pode-se ver a pia batismal original em que tanto o Papa Pio II como o seu sobrinho Papa Pio III foram batizados. Na última coluna da capital, você encontrará uma escultura da serpente governante, uma das poucas representações considerada uma divindade romana que não representava necessariamente o mal.

Procurando uma mala especial para transportar os vinhos?

A empresa responsável por estes produtos únicos é a Lazenne e eles entregam em qualquer hotel da Europa. Inclusive você poderá pagar com cartão de crédito, e em Reais! Ficou curioso? Então clique no banner abaixo sem compromisso e conheça todos os acessórios. Você vai se encantar!

lazenne_468x60

BÔNUS:

FAÇA VISITA AS VINÍCOLAS! VOU DEIXAR AQUI UMA INDICAÇÃO…

Visite a vinícola Capitoni Marco, ótima opção, perto da cidade e de fácil acesso! CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS!



Como chegar a Pienza?


1) Como chegar a Pienza? DE AVIÃO

Os aeroportos mais próximos de Pienza são: o de Perugia, a 80 km de Pienza; os aeroportos de Roma: Fiumicino e Ciampino, a cerca de 200 km e o aeroporto de Florença, a cerca de 130 km.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Pienza? DE TREM

Se você quiser chegar a Pienza de trem, deve descer na estação de Chiusi-Chianciano Terme, da linha Roma-Florença e, de lá, tomar um dos ônibus que o levam até a cidade.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui Qual é a diferença dos trens na Itália?. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post Como comprar uma passagem de trem na Itália?.

3) Como chegar a Pienza? DE CARRO

Se quiser chegar a Pienza de carro pelo norte, você deve pegar a rodovia A1 Firenze-Roma, sair em Valdichiana / Bettolle e continuar até Torrita di Siena – Pienza. Caso venha do sul, você deve pegar a rodovia A1 Roma-Florença; saída de Chiusi / Chianciano Terme e continuar pela SS 146 para Chianciano Terme, Montepulciano, Pienza. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos visitar Pienza na Toscana? Pienza é pequena, porém tem muito charme e belezas naturais ao seu redor, sem contar a delícia de visitar as vinícolas que são fantásticas. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!