O que fazer em um dia em Udine?

Com seu charme e tranquilidade, Udine vai conquistar seu coração.

0 312

O que fazer em um dia em Udine?

A apenas 50 km da Áustria e a 20 km de distância da Eslovênia, Udine é o tipo de cidade que nos encanta! Com uma cultura magnífica, a cidade nos convida a desvendar todos os seus monumentos, praças e igrejas. Hoje nosso passeio será na charmosa Udine. Udine não é uma das cidades mais procuradas pelos turistas, principalmente pelos brasileiros, mas suas belezas merecem certa atenção. Todos prontos? Então, vamos lá! O que fazer em um dia em Udine? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

1) O que fazer em um dia em Udine? VISITE O CASTELO

Comece o passeio pelo maravilhoso centro histórico de Udine. Lá é possível conhecer o impressionante Castelo. O Castelo de Udine fica em uma colina de 138 metros de altura e tem uma águia patriarcal como símbolo mor. A colina onde o castelo repousa, tem uma lenda que diz que Átila, depois de ter saqueado Aquileia, em 452, ordenou a seus soldados que criassem uma elevação transportando a terra em capacetes, para que ele pudesse admirar os danos causados por ele do alto.

Um pouco mais sobre o Castelo

O castelo remonta a 1517 e a última parte da obra foi confiada a Giovanni da Udine, aluno de Rafael, para dpeois passar pelas mãos de Francesco Floreani. Atualmente o Castelo de Udine se ergue em um grande parque verde de onde se pode admirar o panorama sobre a planície Friuli e os Alpes e desde 1906 abriga os museus cívicos da cidade.

2) O que fazer em um dia em Udine? VISITE A PIAZZA LIBERTÀ E SUAS ATRAÇÕES

A praça mais antiga de Udine é também a mais bela em estilo veneziano da Europa: a Piazza Libertà é uma preciosidade em estilo gótico e renascentista e fica no coração de Udine. A Piazza Libertà se abre no sopé da colina do castelo e vale a pena uma visita pela riqueza e beleza dos monumentos que a cercam.

A Loggia del Lionello, Tempietto di San Giovanni

A Loggia del Lionello, por exemplo, foi construído em 1448 em estilo gótico veneziano e restaurado 400 anos depois. É aqui onde chegam os turistas, em frente à subida que leva ao Castelo com uma chama de mármore e colunas. Sua arcada hospeda periodicamente eventos e shows. A Loggia abre em frente com o Tempietto di San Giovanni, que remonta a 1533. Hoje, o Tempietto abriga o Memorial de Guerra e é encimado pela bela Torre do Relógio.

A Torre do Relógio

Na torre os dois mouros, Floreàn e Venturìn, como são chamados pelos habitantes de Udine, batem as horas. Na Loggia há também as estátuas de Hércules e a coluna com o Leão de Veneza. Ao lado da Loggia fica o Arco Bollani, construído em 1556 e atribuído a Palladio, e que dá acesso à encosta que leva ao castelo.

3) O que fazer em um dia em Udine? VISITE A VIA MERCATOVECCHIO E SUAS ATRAÇÕES

Do Arco Bollani, sigamos para a Via Mercatovecchio que, toda medieval, é uma das ruas mais elegantes da cidade e leva o nome do mercado que era realizado aqui desde 1248. Hoje é o centro comercial mais famoso da cidade e está protegida por arcadas elegantes, alinhadas com mansões, palácios nobres, cafés e restaurantes. Lugar incrível! O caminho sinuoso nos leva até o antigo fosso e suas paredes, que protegiam o castelo. É aqui também que ficam preciosos edifícios como o Monte di Pietà, a sede da Cassa di Risparmio, que remonta aos anos 1500 e que no andar térreo abriga a Capela de Santa Maria Del Monte.

4) O que fazer em um dia em Udine? VISITE O DUOMO E A TORRE DO SINO

Da Capela de Santa Maria del Monte podemos chegar até o magnífico Duomo de Udine, dedicado desde 1735 a Santa Maria Annunziata. Foi erguido em 1236 pelo então Patriarca de Aquileia e foi remodelado várias vezes. O edifício atual foi renovado no início de 1900 e tem uma aparência gótica, enquanto em seu interior, a quase totalmente barroco.

O Duomo e a Torre do Sino

O Duomo de Udine é o edifício religioso mais importante da cidade e abriga preciosos tesouros como os retábulos pintados por Giacomo Martini e Gianbattista Tiepolo. Ao lado do Duomo fica a torre do sino, que remonta a 1441 e abriga um museu com entrada gratuita no piso térreo.

5) O que fazer em um dia em Udine? VISITE A PIAZZA MATTEOTTI E SUAS ATRAÇÕES

Saindo da Torre do Sino siga para a Piazza Matteotti, também conhecida como Piazza San Giacomo. A Praça é um dos principais pontos de encontro dos habitantes de Udine e, aqui, há um mercado que é realizado todas as manhãs. No centro da Praça ergue-se a Fonte de Giovanni da Udine, construída em 1543; ao lado da praça podemos ver a Igreja de San Giacomo, construída em 1398. Na fachada você notará uma pequena varanda e um altar. A torre da igreja abriga o primeiro relógio público na cidade, inaugurado em 1525.

O Portal da Redenção

O exterior da catedral recebe os visitantes com o Portal da Redenção, feito por um artista alemão desconhecido e que remonta ao século 14. É ricamente decorado com relevos representando, claro, a Redenção. Acima você pode admirar a águia patriarcal. A Praça é rodeada por três lados e é perfeita para uma caminhada tranquila no centro de Udine: aqui você vai encontrar cafés, trattorias e lojas elegantes; a estrutura da cidade é excelente!

6) O que fazer em um dia em Udine? VISITE A CASA CAVAZZI

Seguimos para a Casa Cavazzini, do século XVI, no centro de Udine; aqui é a sede do museu de arte moderna e contemporânea da cidade e é lindíssima! É um espaço de exposição que possui dois andares e abriga mais de 4.000 obras entre pinturas, esculturas, gravuras e desenhos. As obras fazem parte de uma série de coleções doadas ao Museu e são divididas em exposições permanentes e rotativas.

7) O que fazer em um dia em Udine? SOBRAND TEMPO VISITE O PARCO DEL CORMOR

Se sobrar tempo, passe pelo Parco del Cormor, com cerca de 30 hectares de prados, bosques, áreas de piquenique e espaço para crianças. O parque leva o nome de Cormor, o rio mais importante da região e que o envolve completamente. Um dia aqui, especialmente no início da primavera ou outono, é uma ocasião perfeita para admirar as cores e a variedade de paisagens tipicamente friulanas.

O jardim botânico dentro do parque recriou o habitat natural para insetos em extinção e inclui trechos de prados floridos, sequoias, cedros, amoreiras e outras espécies de flora. Uma visita guiada dentro do parque permite que você descubra todas as suas peculiaridades; o parque abriga áreas de descanso, estacionamento externo, bar e restaurante. No verão, o parque é palco de shows ao ar livre e música, sempre animado!

O que fazer em um dia em Udine? Fonte: www.geoplan.it/mappa/7237-udine%5B/caption%5D

Baixe agora o mapa completo de Undine:

CLIQUE AQUI!

Vamos falar um pouco sobre a historia de Udine?

A primeira fonte confiável da fundação de Udine data de 983 com um diploma do então Imperador Ottone II. Foi também nesse período que começa a expansão da cidade que, em virtude de sua posição estratégica, está rodeada de fortificações defensivas. O Castelo de Udine permanece em sua posição original e, embora de tamanho modesto, dominava e protegia a área circundante, uniforme e plana de invasores.

Em 1238 o patriarca Bertoldo de Andechs mudou-se para Udine e fez da cidade, durante dez anos, um mercado estável e a sede da Igreja de Aquileia, dando à cidade o status de capital religiosa e administrativa do patriarcado, em resumo: uma cidade muito poderosa. Nesse período também ocorreu considerável crescimento de população e um boom de desenvolvimento. A nova disposição urbana incluía a nova aldeia mercantil e as aldeias rurais; o processo foi lento, mas inevitável e, assim, uma ‘nova cidade’ formava-se fora das muralhas. Passado apenas um século a cidade ganhou novos ares, principalmente em seu centro: se tornou conexão entre o mercado, que era a alma econômica do núcleo urbano, e a igreja, a alma religiosa. Pouco a pouco Udine foi enriquecida com maravilhosos mosteiros e igrejas, o que trouxe à cidade ares calmos e tranquilos. Em 1866 a cidade renasceu e rapidamente enriqueceu sua disposição urbana com edifícios novos erguidos com vários estilos arquitetônicos.

Undine na Primeira Guerra Mundial

Na primeira guerra mundial, Udine foi saqueada e destruída pela primeira vez após a derrota de Caporetto pelas tropas austro-húngaras. A recuperação foi rápida, mas, durante a segunda guerra, a cidade sofreu com os bombardeamentos e a presenciou a demolição de edifícios históricos notáveis. O terremoto de 1976 também causou sérios danos à cidade e uma das construções mais danificadas foi o castelo do século XVI. O terremoto foi um marco na história recente e causou a morte quase mil pessoas. Foi nessa hora que a união, força e determinação do povo Udinese serviu de exemplo para todos e, com muita dedicação, a cidade foi recuperada e hoje resplandece bela e pacífica.

Onde comer em Udine?

Trattoria Ai Fratti – um dos restaurantes mais tradicionais de Udine, apresenta um cardápio variado com pratos típicos da região, vinhos de primeira e atendimento excelente. O ambiente é agradabilíssimo e está bem localizado. Onde fica: Piazzetta Antonini, 5. Horários: de segunda a sábado, das 09h00 às 00h00.


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em um dia em Udine? Udine é o tipo de cidade que, muitas vezes, não nos chama atenção à primeira vista e chega a ser ‘esnobada’ por tantos, mas uma vez ali você vai passar a vê-la com carinho, respeito e paixão! Se estiver ali perto, não deixe de conhecer Udine.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!