Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria?

Localizada no coração da Itália, é rica em história e tradições. Muito rica também em natureza e paisagens dignas de cartões postais, com suas colinas verdes, charmosas vilas medievais, sítios arqueológicos, lugares espirituais e grandes tradições da enogastronomia. Cada cidade, cada vila, possuem suas particularidades, as suas joias para serem admiradas.

5 19.653

Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria?

A Úmbria é uma terra rica em magia, onde a natureza se combina perfeitamente com as preciosas obras arquitetônicas criadas pelo Homem. A Úmbria é uma região cheia de curiosidades e tradições, muito ancoradas ao seu passado, que não se esquece de celebrar com muitos eventos ao longo do ano. Vamos saber quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

Úmbria o pulmão da Itália! A bela região, localizada no coração da Itália, é rica em história e tradições. Anteriormente fazia parte dos Estados Pontifícios, o que ajudou a dar o estilo medieval clássico para toda a região. São tantas, de fato, as pequenas aldeias, joias arquitetônicas que a região detém empoleiradas entre as montanhas dos Apeninos e as suaves colinas verdejantes.

A melhor maneira de se ver essa região é se enfiar no carro e fazer um passeio entre as vilas e cidades, reservando um tempo para fazer caminhadas nos bosques e montanhas para descobrir fortalezas e santuários escondidos na natureza. Aqui não tem mar, do outro lado, no entanto, existem aldeias medievais, montanhas, lagos e uma tradição culinária simples e genuína, que faz com que essa região seja, realmente, muito interessante.


Mapa com as dez cidades imperdíveis da Úmbria

Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria?
Fonte: Google Maps

1) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? PERUGIA

Você pode, definitivamente, começar a partir de Perugia, uma cidade esplêndida, com o seu belo Duomo (Catedral) na praça principal, com suas ruas sinuosas e encantadoras.  É a maior cidade da Úmbria, com raízes etruscas e medievais. Nomeada para ser Capital da Cultura 2019, Perugia, que detém muitos tesouros artísticos e monumentais, atraí milhares de turistas todos os anos. Sede de uma das mais antigas universidades italianas, a cidade oferece uma variedade de lugares bonitos e interessantes para se visitar.

Suas Atrações

O coração da cidade é no final de uma série de escadarias e vielas medievais.  A Fontana Maggiore, a Catedral de São Lorenço e o Palácio dos Priores, dominam a Praça IV de Novembro, que está localizada acima do monte, caminho para a cidade velha. E, em seguida, uma caminhada pelo Corso Vannucci, que está repleta de lojas e pubs, leva à Rocca Paolina, uma fortaleza que era o símbolo papal no final dos anos 800. Não deixem de experimentar os famosos chocolates ‘baci Perugina’. DICAS SOBRE PERUGIA!

(Fonte: Expedia.com.au)

2) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? GUBBIO

O segundo lugar para se ver em Úmbria é Gubbio, uma cidade encantadora que preservou intacto o centro histórico e se apresenta como uma cidadela medieval, tanto pela estrutura das construções, quanto pela planta da cidade, composta por cinco ruas paralelas ligadas por escadarias e becos. DICAS SOBRE GUBBIO!

Suas Atrações

As principais atrações desta cidade são a famosa Piazza Grande com o Gótico Palazzo dei Consoli e o Palazzo Ducale. Na cidade também estão muitas igrejas espalhadas, entre as quais está o Duomo (Catedral), que vale muito uma visita. Passando pelas antigas muralhas da cidade, você vai chegar à Basílica de São Ubaldo, de onde você terá uma vista espetacular.

(Fonte: Daniele Pinto)


3) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? ASSIS

Outra cidade da Umbria, que nem precisa de apresentação, é Assis, a cidade de São Francisco. É um dos lugares mais famosos da região, um destino certo para os peregrinos, bem como centro espiritual. Situada em cima do Monte Subasio, tem uma posição privilegiada e uma vista belíssima. A Basílica de São Francisco é uma obra-prima de arquitetura e arte porque o interior foi totalmente pintado à mão por diferentes artistas, incluindo Giotto. O Eremo delle Carceri e a Porziuncola, também merecem uma visita. DICAS SOBRE ASSIS!

(Fonte: Andrea Sartoretti)


Cidade de Cássia

Além disso, apesar de não entrar na lista das 10 cidades quero mencionar rapidamente outra famosa cidade para o turismo religioso. Adivinhe qual é? Obviamente é Cássia,  uma pequena cidade na Úmbria, na zona rural, na província de Perugia, mais conhecida por ser o lugar onde viveu Santa Rita, é visitado todos os anos por milhares de fiéis em peregrinação da Santa, para procurar nesses lugares os sinais de sua vida, sua fé e seus milagres. Para saber mais sobre Cássia vai no seguinte link: O QUE VISITAR EM CÁSSIA?

(Fonte: ghassan sebaaly)


4) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? ORVIETO

Outro local único e belo é Orvieto. A cidade fica em um penhasco tufo, que se eleva a partir das paisagens abaixo. Além de naturalista a cidadezinha tem um nível cultural e histórico, muito importantes porque tem uma mistura de vestígios arqueológicos e arquitetônicos etruscos, romanos e medievais. DICAS SOBRE ORVIETO!

Suas Atrações

Orvieto é construída sobre um penhasco de origem vulcânica e, desde os tempos antigos, tem sido uma cidade de grande prestígio, especialmente a partir do século IX aC quando, com o advento da civilização etrusca, desfrutou de um período de grande esplendor e se tornou o centro do vasto território da Etrúria. Entre outras coisas, mostra-se ainda uma cidade turística popular, um destino para muitos visitantes, rica em monumentos e lugares de grande valor artístico, como o Palácio Papal e da Piazza del Popolo, além da Catedral de São Patrício, considerada um verdadeiro símbolo da cidade. Claro que, além dos já citados, há ainda o belo Duomo (Catedral) de Orvieto. Outros destaques incluem as muitas lojas de artesanato, com belas obras de cerâmica dos muitos artesãos locais. 

(Source: DronemoviE)


5) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? NORCIA

Para os amantes da culinária é aconselhável ir para Norcia, localizada nas montanhas de Sibillini, é uma cidade atraente e é famosa pelos sabores típicos da Úmbria com gostos únicos tais como trufas, embutidos e o premiado presunto. O patrimônio artístico da cidade sofreu os vários eventos sísmicos que ocorreram ao longo dos séculos, o que a fizeram dela ainda mais interessante e cheia de vida. A destruição sísmica não dispersa as evidências históricas do passado pré-romano. O centro artístico e monumental da cidade está em torno da praça central e fala de seu renascimento florescente através dos monumentos e palácios presentes. DICAS SOBRE NORCIA!

(Fonte: INTHESKY)


6) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? SPOLETO

Agora é a vez de uma aldeia que tem uma certa reputação, tanto pela coleção de locais históricos; de fato, a cidade combina origens romanas que se encontram com origens medievais, tanto por seus eventos culturais, estamos falando de Spoleto. Localizada no extremo sul do Vale de Úmbria, a cidade de Spoleto oferece ao visitante um rico patrimônio monumental, situado entre colinas verdes e florestas antigas. Além de seu centro histórico, entre os maiores da Itália, Spoleto é fascinante pela sua extraordinária vitalidade cultural e por seus eventos de alto nível. DICAS SOBRE SPOLETO!

Suas Atrações

Símbolo da cidade de Spoleto, mas também local do famoso Festival dos Dois Mundos é o Duomo ou a Catedral de Santa Maria Assunta, um dos melhores exemplos da arquitetura românica na Itália. O interior da catedral é rico em obras de arte, entre as quais o ciclo de afrescos de Filippo Lippi, os afrescos da Capela Eroli, de Pinturicchio, e também uma carta assinada por São Francisco de Assis, que presenteou com uma tavoleta, como um símbolo de paz, Frederico Barbarossa para a cidade de Spoleto.

(Fonte: Daniele Valentini)


7) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? LAGO TRASIMENO

Além da beleza histórica das cidades em Umbria, pode-se também visitar locais de beleza naturais, encantadores, como o Lago Trasimeno, onde você também pode praticar esportes e atividades recreativas, ou banhar-se nas cachoeiras  Marmore, que com um ingresso a preço acessível, oferecem uma vista deslumbrante em relação à paisagem. Nesses lugares você pode desfrutar tanto da maravilhosa natureza quanto aproveitar um descanso rejuvenescedor. DICAS SOBRE O LAGO!

(Fonte: iKalzo)


8) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? SPELLO

Então chegamos a Spello, que é sem dúvida uma das mais belas cidades da Itália. Além das lindas ruas e arquitetura medieval das casas e palácios, para torná-lo especialmente agradável, também estão as varandas de pedras cheias de flores. Estes últimos são também o tema de uma apresentação famosa na festa de Corpus Christi, um período em que eles montam tapetes de flores verdadeiras, que decoram a aldeia de forma espetacular. DICAS SOBRE SPELLO!

Suas Atrações

Aninhado nas colinas e com vista para um vale, é sem dúvida o local ideal onde procurar um pouco de relax. Spello é a aldeia que se eleva entre Assis e Foligno, os lugares franciscanos. A cidade está situada sobre um esporão do Monte Subasio, apenas pouco acima da planície. A cidade é construída com o calcário rosa da mesma montanha, que a faz brilhar com uma cor incrível ao pôr do sol, e é por esta razão que ela é chamada de ‘a pedra-de-rosa da Úmbria’. Ainda mantém os sinais de uma longa história: as origens da Úmbria, o seu pleno florescer na era romana, a evolução da cidade medieval, até as grandes obras-primas do Renascimento. O Corpus Christi, como disse antes, em Spello, é comemorado de uma forma muito especial, as ruas e praças da cidade ficam cheias de cores e aromas dos tapetes florais, compostos por ‘pinturas reais’, feitas com pétalas de flores, chamada Infiorata de Spello.

(Fonte: Marco Iaconetti)


9) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? TODI

A essa ponto, você vai visitar uma das praças mais bonitas da Itália, localizada na bela cidade medieval de Todi, a Praça do Povo. O coração da cidade medieval e moderna, é a área do Fórum Romano, nessa Praça ficam todos as construções do poder secular e religioso, como o Palazzo del Popolo (ou Podesta), o Palazzo del Capitano e do Palazzo dei Priori, construídos entre os séculos XIII e XIV, e, na extremidade oposta, fica a Catedral de Maria Santissima Annunziata. Seu piso é sustentado, na verdade, por cisternas monumentais construídas nos tempos romanos, com a função de servir de apoio para a área de sobreposição do fórum, a praça pública do antigo centro Tuder. DICAS SOBRE TODI!

Mais Atrações em Todi…

As cisternas romanas, obras valiosas da engenharia hidráulica, tiveram a tarefa de fornecer água para a colina e fazem parte de uma rota de um passeio subterrâneo fascinante, que leva você a descobrir a densa rede de poços, túneis e reservatórios de vários períodos. Para apreciar plenamente sua beleza e suas cores, é aconselhável visitá-las no meio do dia, quando o sol está no seu brilho máximo e é capaz de exaltar a pedra branca com a qual os edifícios públicos foram construídos. Talvez você pode vê-los durante um aperitivo, tomando um cálice de vinho DOC, beneficiando os costumes e os ritmos calmos e lentos das típicas pequenas cidades italianas, que usam as praças como lugares de passagem, estacionamento, salas de reuniões e socialização.

(Fonte: Alessandro Marinelli)


10) Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? TERNI

Terminamos esse passeio por Úmbria falando de outra capital regional, a cidade de Terni. Mesmo que agora tenha uma estrutura moderna e dinâmica, devido ao seu desenvolvimento industrial, ela mantém algumas de suas cidades antigas e muitos palácios ducais, igrejas antigas e paisagens verdes e naturais para serem visitados. Andando pelo centro você pode ver a alternância de edifícios modernos, construídos após o bombardeio durante a Segunda Guerra Mundial, misturados, certamente com os mais antigos. DICAS SOBRE TERNI!

Suas Atações

O monumento mais antigo da cidade é San Salvatore, que surge em uma construção romana pré-existente, a Igrejinha de Sant’Alò, de estilo românico e a de São Pedro, com seus arcos e seu interessante claustro. Outro monumento sagrado no centro de Terni é a Igreja de São Francisco. Inicialmente uma ‘imitação’ da basílica de Assis, a igreja foi posteriormente ampliada e preserva importantes obras de arte, tais como a capela Paraíso, afrescos com cenas do último julgamento, de Bartolomeo di Tommaso. Digno de interesse turístico é a Catedral ou a Igreja de Santa Maria Assunta e a catedral da diocese de Terni. Com uma localização central na praça de mesmo nome, no interior pode-se admirar o órgão desenhado por Bernini, uma pintura de Guido Reni e uma arte flamenca. Muito interessante também é a cripta onde se encontra o túmulo de Dom Anastácio. Em Terni, também, tem a Basílica de São Valentino, que abriga o corpo do santo, eleito hoje padroeiro mundial dos amantes.

(Fonte: THEWORLDOFTRAVEL)


Assista esse vídeo e saiba: Onde estacionar nas principais cidades italianas? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Quais são as dez cidades imperdíveis da Úmbria? Além da história a Úmbria também é rica em natureza e paisagens dignas de cartões postais, com suas colinas verdes, charmosas vilas medievais, sítios arqueológicos, lugares espirituais e grandes tradições da enogastronomia. Cada cidade, cada vila, possuem suas particularidades, as suas joias para serem admiradas.

Está inseguro?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!