O que fazer em um dia em Spello?

Spello, na província de Perugia, é uma das cidadezinhas mais belas de toda a região da Umbria. Cheia de charme, especialmente durante a primavera, parece ter saído de um livro de conto de fadas e, hoje, te levo para conhecer o melhor de Spello em um dia.

0 26

O que fazer em um dia em Spello?

Hoje te levo para conhecer uma das cidades mais ‘floridas’ de toda a Itália! Localizada na província de  Perugia, Spello, na região da Umbria, é famosa por suas flores, que ficam ainda mais em evidência por conta dos famosos ‘Infiorate’, que são desenhos criados utilizando pétalas e flores para a celebração do Corpus Domini. Porém, mesmo que você viaje fora deste período, Spello não deixará nada a desejar! Vamos para Umbria? Então, vem comigo para Spello! Vamos saber agora: o que fazer em um dia em Spello? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Belíssimo Vídeo de Spello!!!

(Fonte: Still Wanderer | Italy in 4k)


Nossa Introdução

Spello não é uma cidade grande, porém, como sempre digo a vocês: prefira visita-la com calma, pois é uma cidade, de fato, muito especial! E se você tem pouco tempo, que tal um tour de um dia em Assis e Spello? Clique aqui para saber mais: Assis e Spello Full-Day Sightseeing Tour!

Um pouco sobre Spello

E é com um imenso prazer que, hoje, falo um pouco mais de Spello para vocês. Com pouco mais de 8.000 habitantes, essa preciosidade, localizada na província de Perugia, na Umbria, é magnífica em todos os seus detalhes! A cidade foi fundada pelos Umbros e foi batizada de Hispellum, isso lá na época romana; a antiga Spello é considerada uma das cidades mais importantes da Umbria romana. Aliás, até hoje, os vestígios das grandes muralhas, que no passado eram bem mais largas, estão presentes ali e podem ser admiradas. Porém, nem tudo sempre foram ‘flores’, literalmente: Spello foi invadida pelos bárbaros, que a reduziram de uma cidade próspera a um povoado pobre.

Nas idades lombarda e franca, a cidade parte do Ducado de Spoleto, mas depois passou a ser administrada pelo papado. Em 1516, a cidade foi doada pelo papa à família Baglioni de Perugia, à qual pertenceu até 1648. No século IV, Spello foi um bispado e no início da Idade Média, fez parte da vasta diocese de Spoleto. Já em 1772, Spello foi integrado à diocese de Foligno e obteve sua glória de volta.

1) O que fazer em um dia em Spello? VISITE A PORTA CONSOLARE E O CENTRO HISTÓRICO

Começamos nosso passeio pela belíssima Porta Consolare.  É, literalmente, a ‘porta de entrada’ da cidade e, se você for de carro, é ali que você encontrará estacionamentos. Essa Porta integrava uma parte das muralhas que cercavam a cidade de Spello e é uma das zonas mais antigas de toda a Itália. A estrutura é monumental e nos apresenta grandes blocos de calcário vindos do Monte Subasio. Ao lado direito notamos uma torre quadrada que abriga um relógio, que na antiguidade era utilizada como um observatório, que permitia aos guardas ver o que acontecia fora dos muros. A posição estratégica da Porta era muito favorável na proteção da cidade, já que possíveis invasores podiam ser identificados ao longe.

O Centro Histórico de Spello

Passando pela porta, hoje, chegamos ao Centro Histórico de Spello e é aqui que, indiscutivelmente, começa o ‘show’: a cidade nos apresenta uma arquitetura majestosa e, ao mesmo tempo em que é muito simples, é muito elaborada, dominada por flores e casas de pedras, nos oferecendo panoramas mágicos, difíceis de encontrarmos por ai.

2) O que fazer em um dia em Spello? VISITE A CAPELA DE SANT´ANNA

Ao caminharmos pelas ruas floridas, nos deparamos com diversas igrejas e, confesso, é difícil escolher a mais bonita! Vamos começar pela belíssima Capela de Sant’Anna, também chamada de Capela da Tega. Para não errar seu destino, basta buscar com o olhar uma grande escultura de uma oliveira, que retrata um casal apaixonado.  Atrás da obra de arte, você logo verá um imenso arco envidraçado que fica dentro de um antigo edifício de pedra. Dentro do local podemos ver, de forma discreta, restos de belos afrescos que parecem lutar para não sumirem completamente.

Um pouco mais sobre a Capela de Sant’Anna

A capela de Sant’Anna foi idealizada para ser a sede da irmandade dos disciplinados de Sant’Anna, desde o século XIV. A capela mudou a sua utilização no final do século XIX, quando funcionava como atelier, e em 1911 foram descobertos os afrescos que podemos observar nos tetos abobadados e na maioria das paredes internas. Segundo historiadores, os afrescos preservados no interior da capela são de 1461 e apresentam diversos temas que vão desde a crucificação de Cristo até o retrato da própria Sant’Anna. Os estudiosos identificaram algumas pinturas como sendo de Nicolò di Liberatore, conhecido como l’Alunno; as outras pinturas, porém, são de artistas desconhecidos.

3) O que fazer em um dia em Spello? VISITE A IGREJA DE SANTA MARIA MAGGIORE

Saindo da Capela de Sant´Anna siga a caminhada para chegar até à Piazza Giacomo Matteotti, onde encontramos a bela Igreja de Santa Maria Maggiore. É uma das igrejas mais antigas de Spello e suas origens remontam ao século XII. A igreja foi erguida sobre as ruínas de um templo pagão e sua aparência atual é resultado de uma reforma realizada em 1644, porém, a fachada de pedra presente ali, é uma mescla de diferentes épocas. O portal de entrada é em estilo românico e remonta ao século XIII, além de apresentar belos elementos em mármore que circundam a porta de madeira. Ali há duas colunas que sustentam um pequeno arco no qual existe também uma pequena estátua sagrada. Logo no topo, podemos observar uma janela retangular que ilumina, de forma esplendida, o interior da igreja.

Um pouco mais sobre a Igreja de Santa Maria Maggiore

A fachada, que é do século XVII, possui seis metros e cobre arcos que a distinguiam em toda a sua largura. Outro elemento que nos chama atenção é a torre sineira, que surge imponente do lado esquerdo da igreja e conserva no seu interior dois sinos antigos: um é do século XIII e o outro do século XV. O interior da igreja também impressiona, mas, atualmente, a igreja passa por reformas e seu acesso é restrito, no entanto lhes dou uma prévia do que poderia ser visto: uma nave única, onde encontramos pequenas capelas sobre a qual se abrem algumas pequenas capelas; um coro de madeira; duas pinturas de Pinturicchio e belas abóbadas.

4) O que fazer em um dia em Spello? VISITE A IGREJA DE SANT´ANDREA

A poucos passos da Igreja Santa Maria Maggiore, seguindo pela Via Cavour, na Piazza Matteotti, encontramos a mais monumental igreja de toda a cidade: a Igreja de Sant’Andrea. Este edifício é o mais antigo da cidade e, segundo estudos, remontam ao início do século XI. A fachada atual da igreja foi realizada por diversos artistas, quase todos anônimos, pois foram trabalhos contínuos e não documentados.

Um pouco mais sobre a Igreja de Sant’Andrea

A decoração da entrada da igreja é um arco de mármore da época românica, em que o material quase se entrelaça e coroa a porta de madeira. Uma vez dentro da igreja,  podemos observar uma única, mas belíssima, nave e se apresenta em uma planta em forma de cruz latina. A igreja toda é elegantemente decorada com pinturas que descem do teto ao longo de todas as paredes e, essas pinturas, foram recriadas no início do século XX, em estilo gótico. Na cabeceira esquerda do transepto, ficam dois afrescos do século XIV. Outras obras importantes são a mesa de Pinturicchio, datada de 1508 e que representa a Madona Entronizada; os Santos, e o crucifixo do século XV pintado sobre uma mesa e posicionado atrás do altar-mor.

5) O que fazer em um dia em Spello? VISITE O PALAZZO COMUNALE

Imperdível também é o Palazzo Comunale, a Câmara Municipal. Localizada na Piazza della Repubblica, este palácio foi erguido na segunda metade do século XIII, e passou por ampliações três séculos mais tarde. Construído em calcário branco e rosa, é possível ser visitado e a entrada é através de dois arcos. Juntos, esses arcos formam uma pequena loggia com telhado em cruz.

Um pouco mais sobre o Palazzo Comunale

No primeiro andar podemos ver três janelas gradeadas com pequenas colunas fechadas por capitéis, duas delas possuem vista para a via Garibaldi e uma para a praça principal. Entre os dois arcos há uma placa representando um leão e um javali, enquanto no andar de cima podemos admirar dois nichos embutidos na parede que apresentam o antigo brasão municipal de Spello junto com o brasão da família Maccarelli, uma família local que desempenhou um papel importante nas lutas civis da vila no século XIV. No interior do edifício fica a biblioteca municipal e o arquivo histórico municipal. Ali você também pode admirar um lapidário do século XVII, com diversas peças da época romana e medieval, detalhe: todas foram encontradas nas imediações.

As salas mais famosas do Palácio são:

O Salão do Edito, que é o Salão Principal e, até hoje, é utilizado para exposições e casamentos. É uma obra de arte! As paredes dessa sala são totalmente afrescadas com pinturas lindíssimas dos séculos XVIII e XIX, e retratam a abóbada celeste, cidadãos ilustres de Spello e vistas da vila.

A Sala degli Stemmi, também merece destaque: hoje é usada como gabinete do prefeito e também apresenta belos afrescos do século XVIII, onde podemos ver retratadas 93 armas nobres.  Não deixe de ver também a Sala degli Zuccari, que hoje é usada como biblioteca e também possui um fresco do final do século XVI.

6) O que fazer em um dia em Spello? VISITE O PALAZZO URBANI

Outro palácio nas redondezas que merece destaque é, sem dúvida, o Palazzo Urbani Acuti ou Palazzo Cruciani. O local não fica longe Piazza della Repubblica, mas é meio ‘fora de mão’, seja como for, se puder, faça uma visita, pois é um lugar, realmente, belíssimo! Esse palácio foi residência de várias famílias nobres até o início do século XIX, e era o principal edifício privado de Spello.

Um pouco mais sobre o Palazzo Urbani

O nome de Urbani Acuti deve-se à primeira família proprietária do local, a que, efetivamente, solicitou sua construção no início do século XVII; já o nome de Palazzo Cruciani deve-se à última família proprietária do local, que viveu ali no final de o século XVIII. Anos depois o edifício foi vendido ao colégio Vitale Rosi e, desde 1972, é administrado pela administração municipal que fez sua restauração e faz constante manutenção no local. Ao longo dos séculos, as diferentes famílias que passaram por ali mexeram um pouco no prédio, fazendo com que sua estrutura fosse uma mistura – muito harmoniosa – de diversos estilos.

A primeira decoração foi a colocação de azulejos com o brasão da família Urbani Acuti, tanto na cornija do prédio quanto no poço localizado no centro do pátio interno. No entanto, o que mais nos surpreende, é o elemento que logo atrai nossos olhos: a bela varanda elevada. Ela é de madeira, e possui uma linda cobertura de madeira. A arcada interna do pátio também é lindamente decorada com pinturas do início do século XVII, assim como suas escadas e o andar principal. Vale, DEMAIS, a visita! É realmente muito bonito!

7) O que fazer em um dia em Spello? VISITE O ARCO ROMANO

Saímos do Palazzo Urbani e, caminhando, passamos por outras tantas pequenas igrejas ao longo do caminho: se tiver tempo, não hesite em visita-las, são muito charmosas, se tiver pouco tempo, siga para o Arco Romano. Subindo para o ponto mais alto da cidade, siga pela Via Cappuccini. Ali você logo avista o Arco Romano, que data do período anterior ao imperador Augusto, e servia para ligar a parte baixa de Spello até a parte mais alta, o Monte Subasio. Bom saber que esse arco também é conhecido como Porta dell’Arce, isso porque ela fica bem próxima da fortaleza de Frederico I Barbarossa.

8) O que fazer em um dia em Spello? VISITE A IGREJA DE SAN SEVERINO

Para fecharmos nosso tour com chave de ouro, seguimos para a belíssima Igreja de San Severino com sua famosa torre sineira. Logo à direita do arco romano vemos a igreja no alto de uma pequena escada. Este também é um dos edifícios mais antigos de Spello e data do século VI, no entanto, sua aparência atual, é do século XII, quando a igreja passou por uma reforma que deu a ela o estilo românico. Do lado de fora, na fachada da igreja, dominam as pedras brancas e rosas; podemos ver um pequeno pórtico na porta principal, que serve de suporte para uma janela gradeada que fica dentro de um arco. Dentro da igreja você pode observar a bela planta em forma de cruz latina, as abóbadas cruzadas, que são ricamente pintadas com afrescos do século passado, e do lado esquerdo o afresco de dois séculos antes, que representa São Miguel, o arcanjo.

BÔNUS

Torres de Properzio e Porta Venere

Não deixe a cidade sem fazer uma visita às torres de Properzio e de Porta Venere: as duas construídas no período Augustino e feitas em travertino branco.

O Infiorato de Spello

Impossível não falarmos do Infiorato de Spello. O infiorato de Spello é a principal festividade da vila e ocorre todos os anos, sempre no dia de Corpus Domini.  Nesse período, praticamente todas as ruas da cidade ficam, ainda, mais floridas por conta de imensos tapetes florais com imagens fantásticas, porém temporárias. Isso é possível, pois semanas antes, a cidade toda se empenha em buscar as flores mais lindas para que possam ser usadas no evento. As flores são limpas e as pétalas conservadas para que, no dia da ‘pintura’, tudo esteja impecável.

Bom Saber…
  • Caso você viaje neste período, é bom saber que, a partir da tarde anterior, as ruas da aldeia são fechadas ao público e são instaladas algumas estruturas para proteger as obras do vento e da chuva, então pode ser meio difícil passear por ali, portanto: organize bem sua visita à Spello.  A cidade apresenta cerca de 70 Infioratos e suas dimensões variam entre 25 a 90 metros quadrados, o que nos dá um comprimento total de, aproximadamente, cerca de um quilômetro e meio de Infiorato. Ah, a cidade costuma ficar repleta de turistas, portanto: reserve hotéis e restaurantes com antecedência!

Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em um dia em Spello? Spello é, sem dúvida, uma cidade a ser descoberta com calma, mas se você tem pouco tempo e quer conhecer os pontos principais, espero que esse post te ajude a conhecer um pouco melhor uma das cidades mais incríveis de toda a Itália. Quer um roteiro detalhado? Converse comigo! Juntos podemos elaborar o roteiro dos seus sonhos e você conhecerá Spello de uma maneira única, mágica e muito especial.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!