O que fazer em um dia em Spoleto?

Hoje vamos visitar uma das cidades mais famosas da belíssima região da Umbria, na província de Perugiu; hoje te levo para dar um passeio em Spoleto. Vamos?

0 323

O que fazer em um dia em Spoleto?

Com pouco mais de 37.000 habitantes, Spoleto, na região da Umbria, é uma das cidades mais famosas de toda a Itália. É uma cidade que mescla elegância e simplicidade e nos conquista sem esforço nenhum. Hoje seguimos para a província de Perugia, vamos conhecer um pouco melhor a belíssima Spoleto. Vem comigo saber: o que fazer em um dia em Spoleto? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Belíssimo Vídeo de Spoleto!!!

(Fonte: Daniele Valentini)


Nossa Introdução

Spoleto é uma bela cidade localizada no extremo sul do Vale da Úmbria e é cheia de charme! É o tipo de cidade que, silenciosamente, nos atrai e nos conquista sem nem percebermos e, hoje, te levo para conhecer o melhor de Spoleto em um breve tour de um dia. Imperdível esse tour saindo de Roma, aconselho para aqueles que estarão em Roma com pouco tempo para conhecer outras cidades. Clique aqui para saber mais – Partida de Roma: Fábrica de Chocolate, Perugia e Spoleto Tour!

Um pouco mais sobre Spoleto…

Spoleto é antiga capital dos duques longobardos e, portanto, possui uma herança cultural esplêndida; abriga um patrimônio histórico-artístico que impressiona e agrada até mesmo os turistas mais exigentes. A cidade tem as suas origens na pré-história e no século XII a.C. comprovou-se a existência de povos que já vivam na região. Spoleto está em uma posição estratégica e privilegiada, no alto da colina de Sant’Elia, e já se mostrava promissora desde a Idade do Ferro; por isso, para se proteger, não demorou para que a cidade fosse cercada com paredes de calcário (do século V a.C.), para que pudesse manter potenciais invasores distantes. Apesar de não ser uma cidade grande, Spoleto abriga diversos pontos interessantes para visitarmos, especialmente por conta de sua riquíssima história. Hoje te levo para um tour de um dia na encantadora Spoleto! Vamos?

1) O que fazer em um dia em Spoleto? VISITE A ROCCA ALBORNOZIANA

Bem, não é fácil fazer uma lista de coisas para vermos em Spoleto em apenas um dia, por isso, se possível, fique na cidade por dois ou três dias, para visitar tudo com calma. Se você tem pouco tempo, mas quer fazer um breve passeio, impossível não começarmos nosso tour pela majestosa Rocca Albornoziana, que domina a cidade! A construção deste local, considerando o período, foi muito rápida: levou, apenas, quatro anos, e começou a ser construída em 1363. A Rocca é caracterizada por muros, com seis torres quadradas, e é o símbolo da cidade!

O local divide-se em duas partes:

O Pátio de Honra, onde está localizado o Museu Nacional do Ducado – que hoje opera como um centro de exposições; e o Pátio das Armas, com um belo teatro que fica ao ar livre. Dali você pode seguir para a Ponte delle Torri que liga a Rocca a Monteluco. Esta ponte é espantosa e única em seu gênero; ela possui dimensões impressionantes: 230 metros de comprimento, 82 metros de altura e 10 arcadas. Alguns historiadores afirmam que ela teria sido erguida entre os séculos XIII e XIV, utilizando como base vestígios de uma antiga construção romana – ela foi erguida logo após o saque de Barbarossa. O local é, de fato, magnífico!

2) O que fazer em um dia em Spoleto? VISITE O TEATRO ROMANO E O PALAZZO MAURI

Seguimos o passeio e descemos para o Centro Histórico. Enquanto desce, visite o Teatro Romano do século I d.C. que, até hoje, é utilizado para apresentações sazonais. Pegando a Via Monterone e virando à direita, você encontra o fenomenal Palazzo Mauri, onde fica a biblioteca municipal; à esquerda você pode admirar a linda Igreja de Sant’Ansano e a Cripta de Sant’Isacco, que data dos século XI ao século XVIII. Ali também estão visíveis os Arcos de Druso e Germânico.

Dica

  • Olhe para todos os lados! Spoleto é recheada de construções impressionantes e sua arquitetura é de encher os olhos! Os palácios são maravilhosos e todos muito bem conservados!

3) O que fazer em um dia em Spoleto? VISITE A PIAZZA DEL DUOMO

Chegamos, finalmente, à praça principal da cidade: a Piazza del Duomo. Indiscutivelmente uma das mais lindas de toda a Itália, mas sua forma é um pouco incomum: ela possui uma forma diferente daquela que estamos acostumados a ver; a praça possui uma escada longa, larga e começa do centro da praça seguindo até a direção oposta da Catedral e, quando avistamos a Catedral, entendemos o motivo dessa cidade nos conquistar silenciosamente! Imponente, o Duomo de Spoleto é um encanto!  Muito bem conservado, o Duomo de Spoleto é dedicado à Santa Maria Assunta e tem origens bem antigas: foi erguida entre meados do século XII e o início do século seguinte sobre um edifício religioso que já existia ali desde o século VIII, a antiga igreja de Santa Maria do Bispado. O interior da Catedral foi concluído século XII, e em 1227 foram finalizadas a fachada e a torre do sino.

A Torre Sineira

A Torre Sineira fica à esquerda da Catedral e possui uma base quadrada; posteriormente ela foi ‘fechada’ como uma torre octogonal. O pórtico de 5 arcos, que fica em frente à fachada, foi erguido somente em 1491 e tinha como objetivo fazer a igreja ter um aspecto renascentista.  Dentro da igreja, podemos ver as influências barrocas, que dominam o local após várias reformas, iniciadas em 1608; sendo concluídas no século XVIII. Foi nesse período também que as três naves da Catedral foram reconstruídas.

Um pouco mais sobre a Catedral

A fachada externa apresenta um típico formato de cabana construída em pedra clara, que reflete abundantemente os raios solares, a deixando, literalmente, iluminada em determinados momentos do dia! O pórtico em frente à entrada nos apresenta os cinco arcos, já citados, são redondos, divididos por colunas coríntias e suas laterais possuem dois pequenos púlpitos. A parte do alto da fachada é a mais antiga e possui um belo estilo românico – ela é dividida por duas faixas horizontais que se alternam com arcos cegos, três nichos e oito rosáceas: de uma beleza impressionante, preciso dizer! Importantíssimo ali é o nicho central, onde podemos observar uma importante obra de 1207: o Cristo entre Nossa Senhora e São João Evangelista.

O que encontrar dentro da Catedral?

Dentro da igreja, após as reformas das quais falamos há pouco, o estilo barroco se destaca em uma planta em cruz latina dividida em três naves com seis vãos. O transepto nos apresenta uma cúpula clara e termina nas laterais com dois altares setecentistas. Depois do transepto podemos observar a bela abside semicircular que é decorada elegantemente com afrescos do século XV que apresentam acontecimentos religiosos, como Nossa Senhora, a Anunciação e o Presépio. Impossível não falarmos das capelas localizadas nas naves laterais e no transepto da catedral: ali você encontra a capela dos Santos Ícones, que nos mostra uma arquitetura setecentista e ícones da Nossa Senhora; a capela do Santíssimo Sacramento, que data do XVI; a Capela de Sant’Anna, onde você pode observar afrescos do século XIV ao XVI, e a Capela das Relíquias.

Bom Saber….

  • A Catedral merece ser visitada com calma, pois abriga, realmente, detalhes que impressionam!

4) O que fazer em um dia em Spoleto? VISITE O TEATRO CAIO MELISSO

Imperdível também é o Teatro Caio Melisso, ao lado da Catedral. À esquerda da construção religiosa, encontramos esse belo teatro, que é o mais antigo da cidade. A construção do que vemos hoje, é do século XVI, e somente a partir de 1657 este espaço foi destinado à utilização pela academia dos obtusos que o fez seu próprio teatro. Este teatro, depois de dez anos, recebeu a aprovação do município que autorizou a construção de quatro fileiras de terraços de madeira e o transformou, oficialmente, no teatro Nobile, o mais antigo teatro público da Itália.

Já em 1864, após passar por outra reforma, o teatro foi reinaugurado, mas não demorou para que ele fosse abandonado. As antigas estruturas de madeira foram, então, demolidas e substituídas por três fileiras; a curvatura do palco também foi alterada e toda a decoração interna foi refeita. Em 1880 foi devolvido à academia dos obtusos e tornou-se o teatro Caio Melisso, uma singela homenagem ao escritor, dramaturgo e bibliotecário de confiança do imperador Augusto nascido em Spoleto. O teatro é usado até hoje.

5) O que fazer em um dia em Spoleto? VISITE A IGREJA DE SANTA MARIA DELLA MANNA D´ORO

Impossível não olhar para o teatro e ignorar, ao lado, a Antiga Igreja de Santa Maria della Manna d’Oro. A estrutura octogonal se ergue logo atrás do teatro e parece estar integrada a ele. Estamos falando da Igreja de Santa Maria della Manna d’Oro, construída entre os séculos XVI e XVII. A base da igreja é retangular e feita em pedra curtida; seus muros possuem belas pilastras e cornijas, e seu interior passou por uma reforma no final do século XVII. Ali dentro você também pode admirar uma antiga pia batismal do século XVI.

6) O que fazer em um dia em Spoleto? VISITE O PALÁCIO DO ARCEBISPO E A IGREJA DE SANT´EUFEMIA

Saindo da Piazza do Duomo, siga seu passeio utilizando a Via dell’Arringo: ali há a escada que segue da praça para a via Aurelio Saffi e, à esquerda, logo você pode ver uma bela rua com um arco que liga dois edifícios; caso prefira virar à direita, você chegará ao belo Palácio do Arcebispo, reconhecível pelo grande afresco colocado acima de sua entrada. No interior do pátio deste palácio, há um pórtico de origem setecentista que permite o acesso ao museu diocesano na ala denominada “Apartamento do Cardeal”. No museu você pode admirar as portas do século XVI e as pinturas no teto que datam do século XVIII, além das pinturas que datam dos séculos XIII e XVIII, e esculturas, incluindo o busto de Urbano VIII de Gian Lorenzo Bernini. É, sem dúvida, um lugar de uma beleza incrível e merece uma visita!

A Igreja de Sant’Eufemia

Em frente às arcadas dê uma passada na Igreja de Sant’Eufemia, que data do século XI.  Dentro da igreja você pode ver afrescos do século XV e um painel sobre o altar do século XII. A igreja de Sant’Eufemia possui um lindo estilo românico, três naves e duas galerias que se desenvolvem sobre as naves laterais. O teto da igreja é abobadado e, entre a segunda e a terceira nave, há um belíssimo pilar decorado. A fachada da igreja é extremamente simples, e possui cores claras e uma janela para iluminar o interior do local.

7) O que fazer em um dia em Spoleto? VISITE A CASA ROMANA E O PALAZZO DEL COMUNE

Na Via di Visiale você encontra a Casa Romana, uma das atrações mais famosas de Spoleto. Essa é a casa mais antiga de toda a cidade e data do século I d.C. Foi descoberta no final do século XIX, após escavações e o achado de uma inscrição que dedicava um Polla ao imperador Calígula, sugerindo que a casa pertencia a Vespasia Polla, mãe de Vespasiano. Dentro da casa, você pode ver os pisos de mosaico originais e a estrutura típica das casas patrícias daquele período. Há também um corredor que nos leva até o átrio, onde há uma cisterna. Dos lados, você pode visitar também as salas secundárias e seus lindos mosaicos. Segundo historiadores, a casa foi usada até o início da Idade Média e, depois, abandonada por conta de um incêndio. Dali siga para o esplêndido Palazzo del Comune.

Palazzo del Comune

Saindo da casa romana e virando à esquerda, pegue a Via del Municipio, e, sem demora, você já pode avistar a Câmara Municipal. O poder municipal veio para cá em 1296, após uma longa restauração. A parte mais antiga daqui é a torre alta, que surge majestosa e data do século XIII; aqui também fica o relógio solar. Durante o século XVIII, foram realizadas diversas ampliações e restauros por conta de um violento terremoto que quase destruiu o prédio.


Mapa 01 com as atrações em Spoleto

O que fazer em um dia em Spoleto?
Fonte: Google Maps


Mapa 02 com as atrações em Spoleto

O que fazer em um dia em Spoleto?
Fonte: Google Maps

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba tudo sobre o melhor da bela Itália!!!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em um dia em Spoleto? Um dia em Spoleto, confesso, é pouco! A cidade é um verdadeiro antro de história! Mas se você tem pouco tempo, saiba que é possível conhecer um pouco de uma das cidades mais bonitas da região da Umbria. Claro que Spoleto oferece ainda mais opções de patrimônio cultural, histórico e arquitetônico, sem citarmos as delícias típicas que a enogastronomia local nos oferece, porém seria impossível lista-los em um tour de apenas um dia. Quer conhecer Spoleto em detalhes e passar mais dias na cidade? Converse comigo! Juntos podemos montar um roteiro dos sonhos para você descobrir ainda mais belezas dessa cidade tão especial!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!