O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha?

Nuoro é a capital da província homônima localizada no centro da região da Sardenha. Cheia de história, cultura e uma natureza que resplandece, é o tipo de lugar que vai conquistar seu amor à primeira vista. Hoje te levo para um passeio de um dia em Nuoro.

0 59

O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha?

Com quase 34.500 habitantes, Nuoro é o tipo de cidade que nos encanta. Localizada em uma das regiões mais lindas da Itália, na Sardenha, uma das grandes ilhas italianas, a cidade é cheia de atrações e belezas incríveis. Hoje te levo para uma das cidades mais bonitas e famosas da Sardenha, Nuoro. Vamos ao nosso post do dia: O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Conheça um pouco de Nuoro, na Sardenha!

(Fonte: vladamikulec)


Nossa Introdução

A Sardenha é uma das regiões mais famosas de toda a Itália. No coração do Mediterrâneo, a ilha se apresenta imponente e com uma história esplêndida, abrigando cidades, de fato, únicas. Uma dessas joias é Nuoro, capital da província homônima no centro da região sarda. Saiba mais sobre a Sardenha aqui!

Mais um pouco sobre a Sardenha

Apesar de ser famosa por suas praias com areia branca a água cristalina, a Sardenha também nos oferece um interior incrível, carregado de história, cultura, arte e muito mais. Hoje seguimos para Nuoro, uma bela cidade localizada em um planalto de granito no sopé do Monte Ortobene. Nuoro foi um assentamento nurágico e passou pelo impiedoso domínio romano. Com a queda do Império Romano, passou a ser controlada por vândalos e bizantinos, mas acabou nas mãos dos espanhóis. Que tal fazer um passeio de Barco de 7 Horas pelo Arquipélago de Maddalena, na Sardenha? Clique aqui para saber mais!

Importante Saber…

A Sardenha é uma região que apresenta um transporte público de qualidade meio inferior a outras. A melhor opção para quem quer conhecer a ilha é, sem dúvida, alugar um carro; boa opção pode ser também contratar um motorista ou utilizar um transfer – pelo menos para ir do aeroporto até o seu hotel. Caso queira utilizar o transporte público, tenha paciência, pois atrasos são bem comuns – principalmente na baixa temporada e, durante o verão, os ônibus podem vir cheios. Saiba tudo sobre o Clima na Itália aqui!

O sistema de transporte rodoviário na Sardenha

O sistema de transporte rodoviário é de responsabilidade da A. R. S. T, empresa de transporte regional. As ligações aéreas domésticas incluem apenas o voo Cagliari-Olbia, e para ligações marítimas há conexões que levam de e para a Ilha de San Pietro, Asinara e La Maddalena. As empresas que operam essas rotas são: Saremar e Delcomar. O Saremar sai regularmente de Portovesme e Calasetta e segue para a Ilha de San Pietro, em um trajeto de, mais ou menos, meia hora; já para a ilha de La Maddalena, pode-se embarcar em Palau e a viagem dura cerca de 20 minutos. Já a ilha de Asinara pode ser alcançada partindo de Porto Torres com a empresa Delcomar, que opera somente três saídas diárias.

Atenção!

  • Compre suas passagens, sempre que possível, com antecedência, especialmente se viajar durante o verão, pois a ilha fica bem movimentada.

1) O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? VISITE O MONTE ORTOBENE E OS NURAGHI

Sem mais delongas, vamos conhecer Nuoro! Bom, a cultura de Nuoro mescla arte e arqueologia, sendo transmitida de geração para geração. O território é habitado desde a antiguidade e por ali você encontra inúmeros sítios arqueológicos. Começamos nosso passeio pelo icônico Monte Ortobene, com seus 955 metros de altura, o símbolo de Nuoro. Ali você pode ver diversas habitações pré-históricas, aldeias nurágicas e pré-nurágicas. As rochas, “desenhadas” por agentes atmosféricos nos mostram todos os vestígios da colonização romana. Os nuraghi também se apresentam constantemente por ali: nessa zona há 32 deles, além de 12 vilas nurágicas e as tumbas dos gigantes que cercam o território.

O que são Nuraghi?

Os nuraghi são construções de pedra que possuem um formato de cone truncado. Alguns são bem complexos, verdadeiros castelos com torre e tudo mais; os mais altos podem chegar a ter 30 metros de altura e, de fato, são impressionantes. Os nuraghi são encontrados em toda a ilha e representam a civilização nurágica. A civilização nurágica, surgiu na Sardenha e abrangeu um período de tempo que vai da Idade do Bronze total (2300 -1800 a.C.) até o século 2 d.C..


Conheça aqui o Nuraghe de Nuoro!

(Fonte: VIDEO 4 MORI)


Um pouco mais sobre Monte Ortobene

O Monte Ortobene nos lembra um ‘panetone’ de granito com torres, pináculos e rochas que assumem formas das mais diversas possível, formas dadas pelos rios Marreri, Cedrino, e Lovuli, só para citar alguns. No alto do Monte podemos ver a imagem do Redentor, construída no início dos anos 1900. Imperdível é o belvedere de Cuccuru Nigheddu, de onde podemos desfrutar de uma vista de tirar o fôlego e que abrange a área que vai do Monte Albo até o planalto de Orune. O Parque Sedda Ortai, ali perto, também é ideal para os amantes da natureza; não deixe de ver a Chiesetta della Solitudine, erguida nos anos cinquenta no local de um edifício do século XVII: aqui estão guardadas as cinzas de Grazia Deledda.


Conheça a Estátua do Monte Ortobene!

(Fonte: Valerio Capello)


2) O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? VISITE O CORAÇÃO DA CIDADE

Descendo do Monte Ortobene, chegamos ao coração de Nuoro. Caminhando pelas belas ruas da cidade, respira-se história, que se apresenta diante de nossos olhos desde os sítios da era nurágica até o moderno século XX. O encanto da cidade inspirou famosos artistas como Grazia Deledda, Prémio Nobel da Literatura; Francesco Ciusa, importante artista que se consagrou na Bienal de Veneza de 1907; o poeta Sebastiano Satta, o fotógrafo Antonio Ballero e os pintores Giovanni Ciusa e Giovanni Pintori. Todos eles contribuíram para o desenvolvimento cultural e artístico de Nuoro que, graças a estes nomes, ganhou o apelido de “Atenas da Sardenha”, por sua capacidade impressionante de apresentar ao mundo artistas importantíssimos, mas também por sua capacidade de inspira-los.

3) O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? VISITE O MUSEU ETNOGRÁFICO E O MUSEU DELEDDIANO

Na cidade, propriamente dita, você encontra o fantástico Museu Etnográfico, localizado na via Mereu. Este é o maior museu do gênero em toda a Sardenha e abriga mais de 8.000 peças entre roupas tradicionais, joias, instrumentos musicais, e até mesmo alimentos, como pães tradicionais. Também é possível visitar o Museu Deleddiano, local de nascimento da já citada Grazia Deledda. Nuoro queria homenagear a escritora que venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 1926, e, assim, decidiu erguer um museu dedicado a ela. A nora de Grazia doou ao local diversos manuscritos, fotografias e objetos pessoais da escritora e, assim, o foi inaugurado em 5 de março de 1983.

BÔNUS:

  • Se tiver tempo visite também o bairro de Santu Pedru, bairro dos pastores. Neste belíssimo e fantástico bairro histórico fica também a Igreja de San Borromeo, do século XVII, com decorações em lindíssimas pedras rosa. Com um estilo muito simples, seu interior é constituído por uma única nave onde se encontra uma cópia da Opera Madre dell’Ucciso, de Francesco Ciusa. O tabernáculo de madeira e as estátuas dedicadas à Madonna, San Francesco, Santa Lucia e San Carlo Borromeo também são muito bonitos e merecem atenção!

4) O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? VISITE A CATEDRAL DE SANTA MARIA DELLA NEVE

Chegamos a um dos pontos mais importantes da cidade o centro histórico, e é ali que você encontra a Catedral de Santa Maria della Neve. A Catedral, conhecida como nova Catedral, possui formas neoclássicas que datam do século XIX – a antiga Catedral da cidade é a Igreja da Madonna delle Grazie, que veremos em breve. A Nova Catedral é uma estrutura erguida no século XVII e nos apresenta um aspecto gótico tardio; possui diversos afrescos do século XVIII. O prédio foi totalmente concluído em 1853 e, espiritualmente, refere-se à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. A fachada dessa igreja possui torres sineiras e algumas capelas laterais. Dentro do local há uma nave única e algumas capelas laterais, todos lindíssimas. Merece destaque uma pintura de 1600 que retrata Cristo Morto e foi atribuída a Alessandro Tirini.


Vídeo da Catedral de Santa Maria della Neve

(Fonte: VIDEO 4 MORI)


5) O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? VISITE A PIAZZA SAN SEBASTIANO SATTA E O MUSEU CIUSA

Ali fica também uma das praças mais importantes da cidade, a Piazza San Sebastiano Satta, dedicada ao famoso poeta. É uma das mais bonitas da cidade e possui uma forma irregular, com piso de lajes de granito e rochedos de granito puro; é decorada com estatuetas de bronze – que podem ser vistas subindo degraus especiais e, ao redor, você pode notar que todos os prédios são pintados de branco.

O Museu Ciusa

Aproveite que está ali e, caso tenha tempo, visite outro importante museu de Nuoro, o Museu Ciusa. Ali você encontra 6 salas com cerca de 60 obras, sendo considerada a coleção mais completa, de Francesco Ciusa, o primeiro artista de arte moderna da Sardenha. O museu também nos apresenta um vídeo contanto um pouco da vida e da obra do autor. Vale a pena a visita se você é um apaixonado por arte! O Museu fica no antigo tribunal de Nuoro, um grande edifício recentemente reformado que, há tempos atrás, também foi um convento.

6) O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? VISITE O PARQUE COLLE DI SANT´ONOFRIO

Com o dia acabando, siga para o Parque Colle di Sant’Onofrio, onde fica o Museu da Vida e Tradições Populares da Sardenha. A vista daqui é magnífica e você pode ver toda a cidade.  Ah, importante: da Serra de Oliena, aproveite para ver o pôr-do-sol! É um dos mais lindos de toda a ilha, pode acreditar!

7) O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? VISITE AS PRAIAS E ENSEADAS

A cidade de Nuoro é, de fato, maravilhosa, mas a província também não deixa nada a desejar. Se quiser ficar mais tempo na cidade, lembre-se de visitar as praias e enseadas da província, que sempre figuram entre as praias mais lindas da Europa. Duas delas ficam localizadas no território de Siniscola: Berchida e Capo Comino. Merecem, muito, uma visita.

Dicas de Ouro

  • Ao caminhar pelas ruas da cidade, atente-se às lojas de artesanato de Nuoro. A maior parte delas está concentrada ao longo do Corso Garibaldi e é difícil escolher a mais bonita! Nessa zona você encontra objetos artesanais, tecidos, baús, cerâmicas, tapetes e muitas mercadorias maravilhosas feitas por artesãos locais. Os tecidos bordados e as joias de prata merecem destaque: são únicos! Entre as peças mais interessantes há a ‘aliança da Sardenha’, presente dado às mulheres amadas.
  • Experimente a aranzada, um torrone muito especial feito de amêndoas tostadas, misturadas com mel e aromatizado com cascas de laranja.
  • Outras vias para quem busca ótimos artesanatos são: Via Devoto, via Biscollai e o Shopping Room, na Via della Costituzione.

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba como funciona minha Consultoria de Viagem para Itália!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em um dia em Nuoro na Sardenha? Evidente que falar de Nuoro em um post apenas chega a ser até injusto, tamanha a variedade de atrações impressionantes que a cidade e sua província no oferece, mas é possível conhecer o melhor da cidade em apenas um dia. Se não quiser conhecer os locais com pressa, fique dois ou três dias por ali, você vai ter uma experiência inesquecível! Nuoro é uma verdadeira joia sarda! História, cultura, arte, arquitetura e tantas outras atrações tornam essa cidade, verdadeiramente, única em todos os aspectos!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!