Conheça Monte Castello na Emilia Romagna
Em 1945, o Brasil conquistava Monte Castello, mas só depois de várias tentativas. Com diversos mortos, o Brasil recebeu uma bela homenagem nesse pedacinho de terra italiano tão especial para nós. Vamos ao nosso post do dia? Conheça Monte Castello na Emilia Romagna? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!
Nossa Introdução
Monte Castello fica ao lado de Gaggio Montano e é uma cidade de 5.100 habitantes na província de Bolonha, em Emília-Romanha. Seu símbolo é o farol também chamado Sasso di Rocca, e seus habitantes são chamados de “gaggesi”. Por ser uma cidade pequena, não há muito que se fazer, porém, toda a natureza que a rodeia, faz o passeio valer a pena.
1) Conheça Monte Castello na Emilia Romagna: VISITE O SANTUÁRIO DELLA MADONNA DEGLI EMIGRANTI
Uma das atrações é o Santuario della Madonna degli Emigranti. O Santuário fica a 1100 metros acima do nível do mar, imediatamente acima de Gaggio e foi construído na cordilheira onde corre a antiga estrada da fronteira, que ainda liga Monte Castello ao Monte Belvedere, na região do Lizzanese. Fica em uma área cuja população remonta à era lombarda e que, durante séculos, foi palco de duras lutas entre Bolonha e Modena pelo controle político da vizinha Frignano.
2) Conheça Monte Castello na Emilia Romagna: CONHEÇA A ROCHA SASSO DI ROCCA
Do terraço do Belvedere da cidade pode-se ter uma fantástica vista para a enorme rocha Sasso di Rocca, que se ergue na parte superior da vila mais substancial; dali é possível apreciar a vista de um dos panoramas mais encantadores dos Apeninos da Bolonha. Particularmente sugestiva é a parte antiga de Gaggio Montano, que fica empoleirada em torno da majestosa pedra que simboliza a cidade, com ruas estreitas e edifícios antigos, incluindo a Casa Tanari, o Palazzo Pasi, o elegante arco na porta de acesso ao Sasso di Rocca e a antiga aldeia subjacente, que permaneceu intacta ao longo do tempo.
3) Conheça Monte Castello na Emilia Romagna: CONHEÇA O FAROL EM GAGGIO MONTANO
O farol em Gaggio Montano, no topo de uma montanha, além de lindíssimo também é um monumento aos caídos e inclui ‘a ponte’, a vila original de Gaggio, onde, além do Ca ‘del Ponte, fica um parque cheio de essências preciosas como a Casa Tanari (séc. XIII-XIV) – cujo pátio é acessado por um arco do século XVI – e a Casa Capponi ( séc XV). Mais abaixo, a antiga fortaleza foi transformada, na segunda metade do século XVI, na residência dos Capacelli, que ainda mantém quartos interessantes do século XIV e peças de afrescos, incluindo uma Nossa Senhora com Jesus e diversos santos, todos do início do século XV.
Vamos de História?
“É mais fácil para uma cobra fumar do que o Brasil entrar em guerra”, disse o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, mas a “cobra fumou”. A FEB, Força Expedicionária Brasileira, então, adotou o lema e o logotipo deles foi “a cobra está fumando”.
É importante lembrar que o Brasil entrou na segunda guerra por pressão dos EUA, em 1942 e, assim que chegaram a Bolonha, os americanos o acompanharam. E, em 21 de fevereiro de 1945, a FEB, após várias tentativas frustradas, finalmente conquistou Monte Castello (perto de Gaggio Montano) enquanto os americanos atacavam o monte Torraccia.
A tática derradeira dos brasileiros foi atacar as defesas alemãs em Monte Castello, acima de Gaggio Montano, em condições climáticas proibitivas; no entanto, nem tudo são flores: eles relataram perdas significativas declarando a morte de 146 homens, mas um bombardeio prematuro da artilharia americana também contribuiu para esse fato. No total, morreram cerca de 416 pessoas (entre brasileiros e americanos) antes do ataque final e bem sucedido.
Chegando a Itália…
O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial com apenas 25.000 apoiada apenas por uma pequena força aérea. A chegada na Itália foi em julho de 1944, sob o comando do general J. B. Mascarenhas de Morais. Ali a FEB juntou-se ao 4º Corpo do V Exército Americano e iniciou sua campanha militar em setembro na área de Camaiore e em Garfagnana; no início de novembro, foi transferida para o Alto Reno, com o objetivo principal de conquistar Monte Castello. Com esta divisão de infantaria e uma força aérea mínima, suas tropas lutaram apenas na Itália, nos Apeninos Toscano-Emiliano e entre os sucessos mais significativos alcançados não está somente a conquista do Monte Castello: é preciso lembrar também da libertação de Montese (Modena), nas proximidades, e da captura, entre Collecchio e Fornovo, na área de Parma, da divisão alemã.
No dia 21 de Fevereiro de 2020, a conquista completa 75 anos. Hoje, em Monte Castello, há um monumento aos caídos brasileiros. A obra é da artista Mary Vieira, e fica no sopé da montanha. Representa o sacrifício dos chamados “pracinhas”, ou seja, os soldados brasileiros.
Onde comer em Monte Castello?
Osteria della rocca: com pratos típicos e em uma localização privilegiada, o local oferece um ambiente bem agradável, preços justos e ótima opção de cardápio. Endereço: Via del Borgo 59, 40041 Rocca Pitigliana, Gaggio Montano. Horários: domingo, das 11h00 às 22h00; quarta, das 11h00 às 15h00 e de quinta a sábado, das 11h00 às 23h30.
Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)
Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".
BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!
Conheça nossos outros Guias de Viagem
Ver lista completa
Conclusão
Conheça Monte Castello na Emilia Romagna. Com uma homenagem mais do que merecida aos brasileiros, Monte Castello faz com que lembremos de todos aqueles que lutaram por um ideal; Gaggio Montano nos oferece toda a paz de um lugar que, há 75 anos, sofria com a guerra. Imerso na natureza, a zona é uma excelente pedida para aqueles que querem fugir do turismo tradicional e da multidão que acabam ‘soterrando’ cidades maiores como Milão, Roma, Veneza, entre outras. Se você busca história, cultura e vistas de tirar o fôlego: considere uma viagem diferente para um lugar que, muito provavelmente, você nunca pensou em conhecer; considere conhecer esse pedaço de terra que mescla um pouco da história brasileira com a italiana, e que tem tudo pra te encantar!
E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)
O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?
Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália
Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema.
A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.
Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!
- O que visitar na Itália em 10 dias?
- Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
- As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
- Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da Itália?
- Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? (Veneza, Milão, Roma, Florença)
- O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas?
- As melhores dicas sobre alimentação na Itália (vinhos, comida tipica, roteiros de enogastronomia)
- Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
- Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
Tenho 73 anos a minha esposa 63 estamos planejando uma viagem a Itália mais precisamente a Monte Castelo pois meu pai foi “pracinha” brasileiro lutando na segunda guerra próximo dia 21/02/2021 vai cmpletar 76 anos da tomada pelo Exército Brasileiro de Monte Castelo meu sonho é conhecer essa região que meu pai, na minha infância,me fez “conhecer”;gostaria de um roteiro para esse lugar e um projeto de gastos para 7(sete) dias
Te respondi por email querido:)