Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília!

As Ilhas Eólias, na Sicília, reúne diversas ilhas próximas umas das outras e uma das mais belas nós vamos conhecer hoje: Vulcano. Saiba tudo sobre essa incrível ilha na Sicília!

0 503

Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília!

Vulcano é uma ilha no norte da Sicília que faz parte do arquipélago das Ilhas Eólias. A ilha de Vulcano guarda excelentes opções de passeios e é ótima para quem quer passar momentos tranquilos, em contato direto com a natureza, sem se preocupar com nada, só em admirar toda a beleza que esse local mágico oferece. Vamos ao nosso post do dia? Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Nossa Introdução

As Ilhas Eólias (Isole Eolie) é um arquipélago formado por 7 ilhas vulcânicas. É difícil escolher a mais bonita, mas seja qual for sua ‘eleita’, é bom saber que todas são fantásticas! O mar as ‘abraçam’ de forma quase poética e o pôr do sol de qualquer ponto das ilhas, é de impressionar. Hoje vamos deixar as ilhas Lipari, Stromboli, Panarea, Alicudi, Salina e Filicudi de lado e vamos falar dessa belezinha chamada Vulcano. Que tal uma Excursão de 1 Dia às Ilhas Eólias saindo de Tropea? Clique aqui para saber mais!

Um pouco da História

O antigo nome de Vulcano era Therasia que significa, literalmente, “terra quente’”. A ilha de Vulcano é reconhecida mitologicamente como sede das forjas de Hefesto, nome grego do deus do fogo, já na mitologia romana, Hefesto é Vulcano, por isso o nome da ilha. A partir do que está documentado na literatura da época, a ilha é o resultado da fusão de vários vulcões entre eles o Vulcano della Fossa e o Vulcanello. Geologicamente a ilha foi submetida, durante muitos séculos, a extração de enxofre feita por condenados, que se tornavam escravos. Leia também Quais são as 10 cidades imperdíveis da Sicília?

Suas Vinhas

Sob o domínio dos Bourbon a atividade de mineração na ilha foi elevada a seu ponto máximo e se transformou em uma grande indústria. Na primeira metade do século XIX o inglês Stevenson, que continuou mineração, também plantou primeiras vinhas da ilha para, em seguida, comprar a ilha inteira.  Sua Vila fica perto do Castelo e a construção está lá até hoje. Os ingleses que habitavam ali abandonaram a ilha após uma violenta erupção, em 1888. Aliás, foi a última erupção de Vulcano, não há registros de erupções posteriores a essa.

Sua Inatividade

Os poucos colonos que tiveram coragem de continuar ali a exploraram para trazer a tona todos os recursos que ela poderia oferecer. Há, na verdade, uma frase excelente que define a ilha de forma precisa: sorte da terra quente que gira em torno desse cone vulcânico tão próximo e poderoso e ao mesmo tempo tão quieto e silencioso. Inativo por mais de um século, resta, no entanto, uma terra vibrante de vida, respiração ofegante e fumos calor emitido, coloridas estruturas de enxofre, e uma majestosa natureza que tem o poder de virar a maré e fazer da paisagem uma pintura, sem alterar a morfologia de uma terra que permanece mágica e mitológica com o passar dos séculos.

Curiosidade

Vulcano não é só o berço mitológico do Deus Grego Hefesto, mas foi imortalizada, depois de décadas de silêncio e falta de interesse neste paraíso natural. Em 1949 o diretor Dieterle imortalizou Vulcano no cinema: fez o filme homônimo estrelado por Anna Magnani e colocou Vulcano em seu devido lugar: em um pedestal digno de um deus. Que tal sair de Taormina para um Tour em Lipari e Vulcano com um Mini Cruzeiro Aeolian Tour? Clique aqui para saber mais!

1) Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília! VISITE O TOPO DO VULCÃO

Um dos passeios mais famosos da ilha é, sem dúvida, a trilha que leva ao topo do vulcão. A trilha passa ao longo de toda a lateral da montanha e, do alto – conforme se avança – oferece belas vistas do arquipélago: em primeiro plano a vista da península de Vulcanello, olhando para frente podemos ver Lipari – com sua salina – Filicudi também parece estar a um passo de distância, com Panarea à direita, para fechar o panorama, avistamos Stromboli.

A caminhada é bem cansativa e o terreno acidentado, mas as maravilhas naturais e a vista do alto pagam todos os músculos doloridos no dia seguinte. O cheiro do enxofre, conforme se avança, também incomoda, mas é impressionante colocar os pés naquela terra vermelha que impressiona por sua história. No topo da montanha, o abismo da cratera é fascinante: a visão de ebulição das nuvens de vapor sulfurosas que saem da terra ,e as pedras manchadas de amarelo ocre e vermelho, são impressionantes.

2) Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília! VISITE VULCANELLO

Ótima opção de passeio é ir para Vulcanello, onde é possível visitar o Vale dos Monstros. O nome do vale é por causa da forma que suas rochas ganham após o por do sol. As formas naturais das rochas trazem à mente imagens e perfis quem lembram animais, figuras monstruosas e meio assustadoras, é um espetáculo a parte!

3) Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília! VISITE A PRAIA

Claro que, em uma ilha, o que não falta são praias, mas em Vulcano há uma excelente opção: Spiaggia dell’Asino, que é uma enseada de areia preta, mar calmo, silenciosa durante o dia e iluminada a noite. Um lugar tão alusivo que consegue combinar o verde da montanha e o azul do mar de forma única! Este paraíso quase exclusivo é acessível por barco ou por uma íngreme descida a pé. À noite a música dá o tom e convida para você dançar até não aguentar mais movimentar as pernas!

4) Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília! VISITE TERME DI VULCANO

Outro local imperdível é Terme di Vulcano. A energia da terra que vem do subsolo faz dessa área da ilha de Vulcano um lugar especial. Por causa do enxofre no mar aberto e adjacente à área das lamas centenárias da ilha, essa lama tem poderes terapêuticos (banho de fango). O lago natural de lama quente é o resultado perfeito do equilíbrio entre a intervenção humana e a lama vulcânica.

A intervenção humana não violou nenhum patrimônio natural, foi feita somente uma limpeza da crosta superficial (nos anos 60) e, assim, foi criado o lago vulcânico. Parece impensável mergulhar nas águas de um lugar onde o cheiro de enxofre é significativa perceptível, mas a paisagem e os efeitos benéficos da lama vulcânica dá um sentimento de grande riqueza para tornar a experiência de mergulho na lama única e imperdível! A imersão no lago natural da lama quente de Vulcano é a realização da simbiose entre homem e natureza: inesquecível!

Seus Benefícios

Os benefícios são sentidos no sistema musculoesquelético e tem propriedades energéticas, analgésicas e é ótimo para tendinites, bursites e dores musculares.  Há, porém, algumas precauções úteis e indispensáveis: a lama não deve ser aplicada no rosto, a área deve ser evitada por pessoas com problemas cardíacos e deve-se evitar contato com olhos e boca.

A lama também trata muito bem doenças respiratórias. As emanações sulfurosas são indicadas para que tenha problemas de asma, rinite, sinusite entre outros. Inalar o vapor a uma distância segura de cerca de 50 cm de distância, são como sprays naturais.  O lago natural de lama de Vulcano não é apenas um show único em paisagismo, mas é uma espécie de clínica natural para o cuidado do corpo e da alma, onde você terá benefícios físicos e psicológicos.

Onde Comer em Vulcano?

Para comer há ótimas opções de restaurantes na Ilha de Vulcano. Veja as dicas a seguir:

Le Mannere
  • Nota: Apesar de ter um cardápio a base de frutos do mar, oferece opções para todos os gostos. O atendimento é ótimo, as porções generosas e está super bem localizado.
  • Onde fica: Contrada Piano Cardo, 98050 – Vulcano.
  • Horários: todos os dias, das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 00h00.
Ficodindia
  • Nota: Com pratos típicos sicilianos, o restaurante apresenta ótima opção de cardápio, atendimento amigável e preço bem justos! As porções são ótimas.
  • Onde fica: Via Anna Magnani, Isola Pedonale, 98050 – Vulcano.
  • Horários: de domingo e sábado, das 12h00 às 15h00; de segunda, das 19h00 às 22h45 e de terça a domingo, das 19h15 às 22h45.

Como chegar a Ilha de Vulcano?

Você pode ir de barco partindo de MessinaPalermo, Nápoles, Milazzo ou Reggio Calabria. O porto mais próximo dali é o de Milazzo e a viagem demora cerca de uma hora.  Para saber mais sobre horários e itinerários, pode acessar o site que oferece os menores preços clicando aqui!


Assista esse vídeo e saiba: Aonde ir ao banheiro na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Vulcano uma preciosidade das Ilhas Eólias na Sicília! A ‘terra quente’ Vulcano é tão única que fica bem difícil de descrevê-la com precisão em palavras! É um dos poucos lugares do mundo onde os elementos ar, fogo, terra e água se combinam de forma única, harmoniosa e impecável. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!