O que fazer um dia em Ravena?

Na charmosa região da Emilia Romagna, Ravena é uma cidade belíssima com pouco mais de 145 mil habitantes. Hoje vamos saber o que conhecer em Ravena em um dia.

0 191

O que fazer um dia em Ravena?

Ravena (em italiano: Ravenna) é uma comuna da província homônima, na região da Emília-Romanha. Ravena é uma cidade que oferece aos seus visitantes momentos inesquecíveis, únicos e culturais. Com atrações para todos os gostos, é uma das cidades mais visitadas da Itália e encanta por sua herança histórica. Vamos ao nosso post do dia? O que fazer um dia em Ravena? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!

Um pouco sobre Ravena…

Ravenna preserva maravilhas de valores excepcionais! É uma cidade extremamente elegante, erudita e muito, mas muito cultural, pela qual você cairá de amores à primeira vista. Hoje você vai descobrir esta cidade que sempre foi destino de muitos escritores e poetas, com seus versos irretocáveis sobre esse lugar incrível. O que mais caracteriza Ravena é seu incrível conjunto de admiráveis mosaicos, reunidos nos principais monumentos religiosos cristãos e bizantinos da cidade. Que tal uma Excursão Particular com Ingressos para os Monumentos? Clique aqui para saber mais!

O passado de Ravena…

Ravena, de fato, nos apresenta um passado glorioso, já que foi capital de três impérios diferentes: o Império Romano ocidental, o Império Teodorico Rei dos Godos, e também capital do Império Bizantino na Europa, cujo passado é um testemunho valioso em suas fascinantes basílicas e batistérios. Sendo um centro de tamanho médio, mesmo apresentando inúmeras atrações, a cidade pode ser visitada tranquilamente em um dia e a melhor maneira de conhecê-la como se deve é a pé, com o olhar sempre atento, claro, para não perder nenhum detalhe e para se agarrar a todos os seus tesouros. Dito isso, agora só nos resta começarmos nossa visita, lembrando que – por ter apenas um dia – visitaremos os monumentos imperdíveis! Vamos lá?

1) O que fazer um dia em Ravena? CONHEÇA O MAUSOLÉU DE GALLA PLACIDA

Vamos começar nosso passeio pela cidade a partir do Mausoléu de Galla Placida que abriga os mosaicos mais antigos de Ravena. Construído por ordem do Imperador Onofrio, em homenagem a sua irmã Galla Placida, o mausoléu apresenta mosaicos que contam a vitória da vida sobre a morte. Perto da Basílica de San Vitale, este monumento é muito simples e modesto no exterior, mas seu interior é caracterizado por decorações que ajudaram a tornar o mausoléu um Patrimônio Mundial da UNESCO. A parte inferior das paredes é coberta com mármore, enquanto a parte superior tem mosaicos que cobrem as paredes, arcos, lunetas e cúpula.

Um pouco mais sobre o Mausoléu de Galla Placida…

Apenas a parte superior sobre um fundo azul índigo iluminado por centenas de estrelas douradas dispostas em círculos concêntricos, abriga uma cruz latina com o longo braço para o leste. Este edifício transpira uma atmosfera mágica e como foi concebido como um edifício funerário, seus mosaicos celebram a vitória da vida eterna sobre a morte, de acordo com motivos que lembram tanto a tradição artística helenística quanto a cristã. Ao longo dos séculos, as inúmeras estrelas da cúpula impressionaram tanto a imaginação e a sensibilidade dos visitantes que se diz que Cole Porter, em sua lua-de-mel em Ravena, ficou tão impressionado com o pequeno mausoléu e com suas estrelas que compôs sua famosa canção Night and Day.

2) O que fazer um dia em Ravena? CONHEÇA A BASÍLICA DE SAN VITALE

Sigamos pelos arredores do monumento para visitar outro lugar que está entre os mais importantes do início da arte cristã na Itália, a Basílica de San Vitale, um esplêndido templo construído de acordo com os cânones da arte oriental, como demonstra a arquitetura octogonal que combina harmoniosamente elementos da tradição ocidental e oriental. Visitar a Basílica de San Vitale é uma experiência única e deve ser dada atenção especial ao lado do altar. Aqui, de fato, é representado um labirinto onde, seguindo as pequenas setas, chegamos ao coração da Basílica.

Um pouco mais sobre a Basílica de San Vitale

As intenções dos construtores era representar o símbolo da vida pecaminosa do homem, e o caminho para a purificação e para a graça. Encontrar o caminho para sair do labirinto foi visto como um ato de renascimento, de renovação. Uma vez dentro da Basílica, se você erguer seus olhos, você ficará deslumbrado com os belos mosaicos que contam as origens do cristianismo. Uma espécie de livro ilustrado que, na época, tinha seus principais meios de conhecimento em imagens. Impressionante! Entre os muitos dignos de atenção, você encontra os painéis referentes ao Imperador Justiniano e sua esposa Teodora, ambos seguidos por suas respectivas procissões e retratadas com toda a pompa que seu status político e religioso exigia. É uma verdadeira fotografia do mundo bizantino há mais de mil anos.

3) O que fazer um dia em Ravena? CONHEÇA A CATEDRAL DE RAVENA

Daqui podemos seguir para a Catedral de Ravenna, que fica no local da antiga Basílica Ursiana e é o lugar de culto católico mais importante da cidade. Suas capelas e o ambo do bispo Agnello chamam e merecem grande atenção. A basílica original foi demolida por causa das condições terríveis em que se encontrava. Em seu lugar, no século XVIII, foi construída o atual Duomo da cidade. O novo Duomo foi enriquecido por uma cúpula e duas capelas laterais. A capela direita preserva dois sarcófagos que são considerados entre os mais monumentais cristãos primitivos e estão muito bem preservados. Dentro do monumento podemos ver afrescos de Domenico e Andrea Barbiani. Saindo daqui, podemos seguir para o almoço em um dos vários restaurantes da região.

4) O que fazer um dia em Ravena? CONHEÇA A ÁREA DE DANTE E A BASÍLICA DE SÃO FRANSCICO

Saindo da catedral chegamos até a área de Dante que abriga não só o túmulo do grande poeta, mas também o claustro franciscano e a Basílica de São Francisco que no interior esconde um detalhe maravilhoso: uma cripta que, na verdade, é uma curiosa piscina onde peixes coloridos nadam. Ao lado do mausoléu de Dante, você encontra o jardim com o Quadrarco di Braccioforte, um antigo – e belo – oratório. A Tumba de Dante, o jardim, o Quadrarch e os claustros franciscanos, fazem parte da Zona del Silenzio, a área de enterro e respeito dedicada ao Poeta Supremo: imperdível!

5) O que fazer um dia em Ravena? CONHEÇA O BATISTÉRIO NEONIANO

Continuamos o passeio em direção ao Batistério Neoniano que está próximo à Catedral, este monumento também é chamado de Ortodoxo.  É um batistério que data do século V d.C. e leva o nome do bispo Neone; é um dos monumentos mais antigos, onde em seu interior há ricas decorações em estuque e mosaicos. O batistério Neoniano foi construído com um plano octogonal, que é comum também ao batistério ariano, uma vez que a numerologia vê o ‘oito’ como o número da ressurreição. A obra-prima do lugar, entretanto, é o teto da cúpula, decorado com um ciclo de mosaico que inclui três anéis concêntricos, cada um representando um assunto bem definido.

6) O que fazer um dia em Ravena? CONHEÇA O MAUSOLÉU DE TEODORICO

Seguimos para visitar o Mausoléu de Teodorico, o mais famoso e importante edifício funerário feito pelos ostrogodos e construído por Teodorico o Grande para ser sua futura tumba. Uma vez que está localizado em direção à área portuária, sugiro que chegue de carro e o deixe como o último monumento a ser visitado, juntamente com a Basílica de Santo Apolinário. A ‘vontade do Imperador’ foi feita inteiramente de blocos de pedra da Ístria, o que a torna diferente de todos os outros monumentos em Ravenna. Além de sua grandeza maciça, a característica distintiva do edifício é o telhado, formado por uma grande cúpula monolítica no topo do mausoléu coroado por doze alças com os nomes de oito Apóstolos e quatro Evangelistas.

Um pouco mais sobre o Mausoléu de Teodorico

Com a chegada do Imperador Justiniano estava destinado a ser um oratório e depois um lugar de culto ortodoxo. Além de um curto período, no final, o Mausoléu de Teodorico nunca foi destinado à função para a qual foi construído. Ao redor do mausoléu, faça uma pausa no Parque Teodorico, um imenso espaço verde onde você encontrará trechos de água e calçadões de madeira para apreciar a natureza e a arte.

7) O que fazer um dia em Ravena? CONHEÇA A BASÍLICA DE SANT´APOLINÁRIO

Como último monumento a ser visto, a Basílica de Sant’Apolinário, que fica a cerca de oito quilômetros do centro da cidade. A visita a esta Basílica é quase obrigatória, ela porque foi definida como “o maior exemplo da Basílica Cristã Primitiva”. Não é coincidência que os mosaicos no interior sejam TODOS destinados à luta contra o arianismo, a religião oficial do anterior Reino dos Godos. O esplendor desta Basílica está ligado à beleza da estrutura e seus esplêndidos mosaicos na bacia da abside, assim como os antigos sarcófagos de mármore dos arcebispos colocados ao longo dos corredores.

Um pouco mais sobre a Basílica de Sant’Apolinário

Foi construído no século VI por Giuliano Argentario e foi uma encomenda do Arcebispo de Ursicino. Incluído pela UNESCO na lista de Sítios Italianos Patrimônio Mundial, não é difícil entender o porquê. É um daqueles lugares atemporais que lhe tiram o fôlego; a basílica é agradavelmente surpreendente vista do lado de fora. Na verdade, embora numerosos relevos tenham destacado a antiga presença de um pórtico de quatro lados, infelizmente perdido, ele ainda conserva sua incrível beleza original.


Como chegar a Ravena?


Ravena tem boas opções de a para a cidade; você pode tirar proveito de aeroportos em cidades próximas, da boa linha ferroviária, estradas fáceis e conexões marítimas: todas rápidas e seguras!

1) Como chegar a Ravena? DE AVIÃO

Para chegar a Ravenna de avião você pode escolher entre os aeroportos próximos sendo: de Bolonha, Forlì, Rimini e Veneza.

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Ravena? DE TREM

A estação da cidade é servida pelas principais linhas ferroviárias que são: Rimini-Ravenna, Ravenna-Bologna, Ravenna-Florence, Ravenna-Roma. A estação de Ravenna foi inaugurada em 1863 e está localizada perto do centro histórico da cidade, a cerca de 200 metros da área de pedestres.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Ravena? DE CARRO

As conexões mais rápidas para chegar à cidade de carro são a autoestrada A14, que vem de Bolonha, onde se encontram a autoestrada A1 del Sole, a autoestrada A21 Turim-Piacenza e a autoestrada A22 Brenner. Além das autoestradas A1 e A14, a autoestrada E45, que liga Ravenna a Roma através dos Apeninos, e a estrada estadual 16 Adriática também são boas opções!

Vai viajar pela Itália de carro?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer um dia em Ravena? Ravena sempre foi a cidade historicamente mais importante da Emilia Romagna, com seus oito monumentos que fazem parte da lista da UNESCO, e em um território que vai dos Apeninos ao mar contando uma história que é invejada pelas maiores capitais do mundo antigo. Uma cidade dividida entre o Leste e o Oeste.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!