O que fazer em um dia em Aquileia, em Friuli-Venezia Giulia?

Conhecida como a “segunda Roma”, a pequena cidade de Aquileia, localizada na província de Udine, na região de Friulli-Venezia Giulia, encanta seus visitantes com história, charme e simplicidade.

0 100

O que fazer em um dia em Aquileia, em Friuli-Venezia Giulia?

Aquileia é uma pequena cidade friulana que fica na província de Udine. Com pouco mais de 3.000 habitantes é conhecida como “segunda Roma” e se apresenta aos seus visitantes de uma maneira despretensiosa, mas muito apaixonante. Hoje vamos conhecer Aquileia.

Vamos lá? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Itália você realiza a viagem dos seus sonhos!!! Conheça também nossa Seção Hospedagens na Itália – Dicas para suas Férias!


Veja esse vídeo sobre a incrível Aquileia!


Nossa Introdução

Aquileia é uma pequena cidade localizada na província de Udine, em Friulli-Venezia Giulia, e possui pouco mais de 3.000 habitantes. Seu patrimônio histórico é impressionante e, dificilmente, vai te deixar entediado. A cidade se desenvolveu em torno da basílica patriarcal, ao longo de um quilômetro, e mesclou-se com vestígios da antiga cidade romana que existia ali. Aquileia é atravessada pelo Rio Natissa e apresenta também uma área agrícola. Leia também: Vamos Conhecer o Friuli-Venezia Giulia?

Um pouco de história…

Aquileia foi fundada pelos Romanos no ano de 181 a.C., e serviu como base para a luta do império contra os bárbaros; por conta de sua localização privilegiada, serviu também como importante rota comercial por meios fluviais, além de oferecer excelentes estradas para trânsito de mercadorias por meios rodoviários.

O comércio principal era de pedras finas, como diversas gemas, vidro e âmbar. Alcançou seu auge sob o domínio de César, e se tornou a capital de X Regio Venetia et Histria. A cidade se tornou tão importante que ficou conhecida como a ‘segunda Roma’. Durante o saque dos hunos de Átila, foi parcialmente destruída e, após a crise do Império, Aquileia se reergueu através do cristianismo, se tornando um centro eclesiástico.

Hoje a cidade conserva sua história e seu patrimônio histórico de forma carinhosa e orgulhosa, apresentando aos turistas verdadeiras joias arqueológicas, históricas e arquitetônicas. Não é uma cidade conhecida pela grande massa turística e é ideal caso você esteja em busca de um lugar tranquilo, mas recheado de atrações incríveis! Aquileia é pequena e pode ser visitada sem nenhum problema a pé, em poucas horas. Prontos para nosso tour? Então, vamos lá!

3) O que fazer em um dia em Aquileia, em Friuli-Venezia Giulia? Ir ao Museu Arqueológico Nacional de Aquileia

Perto do Fondo Cal, você encontra o magnífico Museu Arqueológico Nacional de Aquileia, que funciona desde 1882. O local nos apresenta uma verdadeira linha do tempo da história da cidade. Ali você pode ver toda a história da Aquileia romana, por exemplo. O prédio possui três andares e oferece verdadeiras relíquias da cidade como esculturas, estátuas, moedas, pedras preciosas, obras de arte e muito mais.

No térreo ficam as estátuas e as esculturas; no primeiro andar você encontra diversas joias de ouro e objetos (lindos!) de âmbar, e no segundo andar você pode ver belos mosaicos, inclusive alguns do século I a.C. Vale, muito, a pena visitar esse local! O ingresso custa 7 euros. Saiba aqui: Como comprar Euro?

4) O que fazer em um dia em Aquileia, em Friuli-Venezia Giulia? Visite a Igreja Barroca de Santo Antônio de Pádua!

Saindo do museu, faça uma parada para tomar um café e dê uma olhada na Igreja barroca de Santo Antônio de Pádua. Seu exterior não denuncia sua beleza interna que, com simplicidade, nos encanta. Erguida em 1697, possui uma planta quadrada, e uma fachada com quatro colunas e algumas estátuas, dando destaque para Santo Antônio, claro. Dentro do local podemos observar diversos afrescos majestosos e, o afresco da cúpula, é um dos mais bonitos; foi atribuído ao Ludovico Dorigny.

Ana Patricia Italia - Roteiros PersonalizadosQue tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

5) O que fazer em um dia em Aquileia, em Friuli-Venezia Giulia? Descubra a Tumba Romana!

Logo após essa breve visita, seguimos o passeio até a Tumba Romana. A Tumba Romana é uma área arqueológica que nos explica muitos detalhes dos costumes funerários dos romanos. Vale lembrar que, naquela época, os romanos não autorizavam os sepultamentos em centros habitados e, por isso, os cemitérios eram construídos fora das muralhas das cidades romanas.

Neste local você encontra diversas cópias de sarcófagos, inscrições e estátuas, enquanto os originais estão no Museu Arqueológico de Aquileia que visitamos anteriormente. Aqui você também pode observar exemplos das duas formas de sepultamento muitos utilizada pelos romanos: a cremação e o sepultamento. Ah, outra cosia: a vista daqui é esplêndida!

6) O que fazer em um dia em Aquileia, em Friuli-Venezia Giulia? Visite o Porto Fluvial

Para fecharmos nosso pequeno tour, visite o Porto Fluvial. Essa estrutura é uma das mais bem preservadas do mundo e é, de fato, muito charmosa. O porto era rodeado por armazéns, paredes defensivas e uma estância aduaneira; nos fundos ficava uma aldeia onde moravam os marinheiros e funcionários do local. Bem organizado, o porto contava com dois tipos de cais: um maior e outro menor, sendo que a atracação dependia do tamanho do navio; os barcos também eram amarrados ou na vertical, ou na horizontal, dependendo da maré e do tamanho do meio marítimo utilizado, e isso nos dá uma ideia da genialidade dos romanos!


MAPA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM AQUILEIA

 SEGUNDO MAPA

 

BOM SABER

Para conhecer todos os pontos citados em detalhes e, se quiser, incluir outros locais de interesse em seu itinerário, você pode visitar o site oficial das atrações de Aquileia. Os pontos citados neste post, são os imperdíveis, mas a cidade nos oferece, além de tudo, uma beleza natural incrível e, por isso, sugiro que você faça uma caminhada sem medo de se perder pelas ruas de Aquileia: observe a arquitetura, a vida tranquila dos moradores locais e tenha uma certeza: a cidade vai te deixar morrendo de saudade!


Assista esse vídeo e saiba: [GARANTIDO] É POSSÍVEL FAZER A VIAGEM PERFEITA PARA A ITÁLIA? CONHEÇA A CONSULTORIA DA ANA PATRÍCIA! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em um dia em Aquileia, em Friuli-Venezia Giulia? Aquileia não é uma cidade grande, mas possui um imenso patrimônio histórico que chama a atenção até mesmo dos turistas mais exigentes! Histórica, a cidade se oferece de maneira simples, mas mescla uma elegância única e acolhe seus visitantes de uma forma inesquecível.

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!